O meu primeiro tópico- pedido ajuda


Recommended Posts

Boa tarde a todos,

 

Acabei de me inscrever nesta comunidade e sou completamente inexperiente no que diz respeito à aquariofilio. Tenho um aquário de cerca de 53 litros. Tenho-o há uns bons anos 19 anos mas 98% deste tempo esteve sempre encostado a um canto e completamente esquecido.

 

Quero agora dedicar-me a ele e daí ter começado há duas semanas à prática da aquariofilia. Comprei 3 peixes (um cometa vermelho, um dourado e um telescópio preto) e durante uma semana estiveram sempre bem. Reparei que há 4 dias a esta parte o telescópio começou a ter uma pintas brancas. Pesquisei na net e chego à conclusão de que poderá ser íctio.

 

Não tenho hipótese de o colocar em quarentena pois não tenho onde o colocar.

 

Após pesquisa na net coloquei duas colheres e meia de sal grosso e aumentei a temperatura do aquário para os 29 graus. A bomba de ar está sempre a funcionar e o filtro (Boyu SP-601 E de 200 l/h) também. O meu receio é se a tmperatura não está demasiado elevado para peixes de água fria... e se o sal não acabará por matar os peixes.

 

O sal pus hoje há cerca de 4 horas. Creio que terei de esperar 5 dias correcto?

 

Agradeço toda a ajuda e peço desde já desculpa por toda a minha inexperiência.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

 

Alguma razão para teres ido para esses peixes, tendo um aquário desse tamanho?

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php

 

Bem, agora resta resolver o problema actual.

Como não tenho experiência no assunto, não posso ajudar. Certamente alguém o fará.

 

Olha, ando nisto há pouco mais de um ano e ontem também apareceram-me uns 3 ou 4 peixes com íctio.

Comprei Esha Exit (€ 4,99).

Vamos ver como vão correr as coisas nos próximos 3 ou 4 dias.

 

Não leves a mal ser tão directo, mas com esses peixes aí, um filtro como o que tu tens é para brincar.

Quem te vendeu os peixes, devia de ter vergonha.

Mas o que interessa agora é tentar tratá-los.

 

 

Cumprimentos,

 

José


Já agora:

 

http://www.arcadenoe.pt/raca/olho_de_telesc_pio/111

 

Eu não sei se algum dos teus peixes está incluido, mas acho que há uns desse género que não convém dar comida à superfície.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno

 

Acho que deves ler aqui no foro sobre o ciclo do

azoto,deves ler muito mais coisas que te vão dar

mais um pouco de saber sobre aquáriofilia.

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Bruno,

 

Definitivamente deve estudar um pouco mais sobre a coisa. Como já te disseram uns posts atrás procura sobre o ciclo do azoto e como montar um aquário. Depois podes ir a uma loja, ou apanhar, tratar do substracto, plantas e bomba.

Sobre a temperatura, já não me recordo se essas espécies aguentam 29 graus ou não, de qualquer forma se colocaste água noa qua e os peixes, o resultado não vai ser bom para os peixes. Podes tentar colocar bactérias... Mas o ideal é levares os peixes para a loja cuidar deles até teres o ciclo concluído.

 

Saudações,

AR

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esha exit, temperatura a 28,máximo 29, eles aguentam mesmo sendo de água fria. Para 53L máximo de um peixe de agua fria. e sim, ideal é devolveres os outros 2 que estão ainda de saúde Fazer tal e qual como diz a bula.

 

Tópico movida para a área adequada.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Bruno,

 

 

Alguma razão para teres ido para esses peixes, tendo um aquário desse tamanho?

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php

 

Bem, agora resta resolver o problema actual.

Como não tenho experiência no assunto, não posso ajudar. Certamente alguém o fará.

 

Olha, ando nisto há pouco mais de um ano e ontem também apareceram-me uns 3 ou 4 peixes com íctio.

Comprei Esha Exit (€ 4,99).

Vamos ver como vão correr as coisas nos próximos 3 ou 4 dias.

 

Não leves a mal ser tão directo, mas com esses peixes aí, um filtro como o que tu tens é para brincar.

Quem te vendeu os peixes, devia de ter vergonha.

Mas o que interessa agora é tentar tratá-los.

 

 

Cumprimentos,

 

José

Já agora:

 

http://www.arcadenoe.pt/raca/olho_de_telesc_pio/111

 

Eu não sei se algum dos teus peixes está incluido, mas acho que há uns desse género que não convém dar comida à superfície.

 

Olá Bruno,

 

 

Alguma razão para teres ido para esses peixes, tendo um aquário desse tamanho?

 

http://www.aquahobby.com/gallery/b_goldf.php

 

Bem, agora resta resolver o problema actual.

Como não tenho experiência no assunto, não posso ajudar. Certamente alguém o fará.

 

Olha, ando nisto há pouco mais de um ano e ontem também apareceram-me uns 3 ou 4 peixes com íctio.

Comprei Esha Exit (€ 4,99).

Vamos ver como vão correr as coisas nos próximos 3 ou 4 dias.

 

Não leves a mal ser tão directo, mas com esses peixes aí, um filtro como o que tu tens é para brincar.

Quem te vendeu os peixes, devia de ter vergonha.

Mas o que interessa agora é tentar tratá-los.

 

 

Cumprimentos,

 

José

Já agora:

 

http://www.arcadenoe.pt/raca/olho_de_telesc_pio/111

 

Eu não sei se algum dos teus peixes está incluido, mas acho que há uns desse género que não convém dar comida à superfície.

José antes de mais muito obrigado pela resposta.

 

Em relação à compra dos peixes foi mesmo naquele de ser bonito.Só depois de os comprar e de começar a dar problemas é que pesquisei e li mais sobre o peixe telescópio. Segundo li os artigos que me aconselhou o peixe não é indicado para o tamanho do meu aquário.

 

Neste preciso momento acabei de isolar o telescópio num pequeno aquário de 4 litros pois notei que as pintas brancas desapareceram mas apareceram outros dois problemas: primeiro o facto de os olhos começarem a ficar algo para o esbranquiçado,tipo uma membrana... o outro grnade problema e daí o ter tirado do aquário foi o facto dos dois cometas andarem atrás dele a comerem os barbatanas.

 

O aquário em que o coloquei não tem bomba de ar nem filtro de água... o que poderei fazer?

 

Em relação ao Esha Exit, acabei de o comprar hoje juntamente com o Exha 2000. Irei fazer o tratamento no telescópio e nos cometas como prevenção.

 

Que filtro me aconselhas a ter sendo que o que tenho supostamente é fraco (200 l/h para um aquário de 54 litros).

 

Em relação à comida e após pesquisa efectivamente ter um peixe destes juntamente com outra espécie não é nada aconselhável. Primeiro porque é um peixe que vê mal e que na hora de se alimentar não exerga bem a comiga, tendo que se insistir um pouco. Ora tendo outros peixes tipo balas as correr em direcção à comida... não ajuda nada. Assim sendo comprei comida em flocos que se ajustam ao telescópio uma vez que é um peixe de fundo.

 

Vou aguardar e ver o que irá acontecer.

 

Abraço

Boas Bruno

 

Acho que deves ler aqui no foro sobre o ciclo do

azoto,deves ler muito mais coisas que te vão dar

mais um pouco de saber sobre aquáriofilia.

 

Comp: Álvaro Silva

Boas Álvaro,

 

Irei pesquisar então sobre isso.De referir e sendo leigo na matéria, antes de colocar os peixes no aquário, tive o aquário a funcionar durante 8dias...

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, que produto utilizas para tratar a água?

Estás a utilizar algum activador bacteriano?

José o produto que coloco sempre que mudo a água é um acondicionador chamado Esklarin da Tropical. Em relação ao activador bacteriano nunca coloquei nada. O que me foi oferecido por um amigo que deixou de ter aquário é o bio nitrivec da Sera (material filtrante biológico com bactérias depuradoras).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, deves dd utilizar esse Bionitrivec da Sera.

Agora esse peixe em 4 litros e sem filtro, acho que não vai durar muito.

Oferecê-lo aqui no fórum é a melhor sugestão que posso dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, deves dd utilizar esse Bionitrivec da Sera.

Agora esse peixe em 4 litros e sem filtro, acho que não vai durar muito.

Oferecê-lo aqui no fórum é a melhor sugestão que posso dar.

è o que estava a pensar em fazer... como posso postar? vivo em Portimão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Indo para baixo na página principal do fórum, encontras a secção de classificados.

 

Indo para baixo na página principal do fórum, encontras a secção de classificados.

Ok Já encontrei

Link to comment
Partilhar nas redes sociais