The Valley


Fábio.R

Recommended Posts

 

Boas Fábio

 

Os produtos ADA são destacados definitivamente pela positiva, embora concorde com o Vasco no método EI, comigo também funciona e com muita gente funciona, o que aqui se está a contrapor é uma simples situação, no método EI temos de ir aperfeiçoando as dosagens até chegar ao ponto adequado para cada aquário, na fertilização ADA a "papinha" já vem toda feita, ou seja, o segredo é a receita da ADA em toda a gama existente.

 

Logo acho normal a inclinação para a ADA, Trópica ou Elos quando não se consegue chegar a consenso nenhum no método EI.

 

PAFS não considero este assunto um offtopic até porque se torna uma discussão saudável pelas opiniões de cada um e tem tudo a ver com a evolução do aqua do Fábio ;)

 

Cumps,

 

Como eu disse miguel, comigo tambem funcionou e se tiver de usar pós para equilíbrio assim o vou fazer.

Mas como tu proprio disseste a EI nao chegas a nenhum consenso. tens de ir por tentativas e achas que um novato nisto vai ter paciencia para dizer:

''Oh hoje meto 2ml, amanha 5ml,''?

ACho que nao, mas ele ja gastou 500 ou 700€ nisto e vale apena arriscar? tou a falar nisto para os que nao têm experiencia porque para nós pode dar certo mas como nós sabemos tambem pode nao dar.

ADA e outras marcas ja tem a papinha toda claro, e quem poder acho que ajuda muito, seja que marca for.

Eu so nao quero ter mais stress a estabilizar o aquario outra vez.

Assim sendo vou testar os da ADA. da ultima vez so com K e step 2 tive bons resultados.

Vamos ver com a gama todos

 

PAFS que powerhead aconcelhas?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu tenho ali PAFS mas chamo-me Paulo. As letras é iniciais do meu nome todo.

 

Bem haja a todos. Salutar.

pois agora é que tou a associar ao outro forum que tens lá paulo =D

Erro meu XD

Não me lembrava.hehehe

 

O powerhead convem ser um fraquinho?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Como eu disse miguel, comigo tambem funcionou e se tiver de usar pós para equilíbrio assim o vou fazer.

Mas como tu proprio disseste a EI nao chegas a nenhum consenso. tens de ir por tentativas e achas que um novato nisto vai ter paciencia para dizer:

''Oh hoje meto 2ml, amanha 5ml,''?

ACho que nao, mas ele ja gastou 500 ou 700€ nisto e vale apena arriscar? tou a falar nisto para os que nao têm experiencia porque para nós pode dar certo mas como nós sabemos tambem pode nao dar.

ADA e outras marcas ja tem a papinha toda claro, e quem poder acho que ajuda muito, seja que marca for.

Eu so nao quero ter mais stress a estabilizar o aquario outra vez.

Assim sendo vou testar os da ADA. da ultima vez so com K e step 2 tive bons resultados.

Vamos ver com a gama todos

 

PAFS que powerhead aconcelhas?

 

Abraço

 

Fábio,

 

Concordo com o facto de quereres usar a gama ADA pelas várias razões que já mencionaste, apoio-te nesse sentido, eu próprio se não tivesse outras contas para pagar era o que faria sem dúvida :)

 

Em relação a "Mas como tu proprio disseste a EI nao chegas a nenhum consenso. tens de ir por tentativas", deixa-me esclarecer que esta frase não está bem construída, o que eu quis dizer foi que quando o aquariofilista não consegue chegar ao consenso dose certa VS Flora prefere optar por uma dessas marcas, não quis dizer que com EI não se chega a consenso nenhum.

 

O método EI não é para ser usado por um iniciante que nada entende sobre fertilização e necessidade das plantas, neste caso deve optar por um fertilizante já feito seguindo o plano da marca.

 

O método EI também não é "hoje meto 2ml e amanhã secalhar meto 5ml", eu calculo uma dose para uma semana e respeito o plano diário em conjunto com as tpa's.

 

Tiveste sim um desiquilíbrio no teu aqua Origin eu recordo-me, mas também te deves recordar que não estavas a fertilizar as doses certas, estavas a dar a quantidade num dia que deverias ter dividido por 3 dias (post #74) logo aí deves ter ficado com uma má impressão do método EI digo eu :)

 

Apenas quero defender que o método EI também funciona, confirmo sim que é mais arriscado, mas a médio longo prazo as poupanças são bem notórias :naughty:

 

Grande abraço ;)

 

Eu tenho ali PAFS mas chamo-me Paulo. As letras é iniciais do meu nome todo.

 

Bem haja a todos. Salutar.

 

Desculpa Paulo! :)

 

Ainda não tinha verificado o teu nome na assinatura! :sorry:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel

 

Acho que nós nao temos esse problema, nós sabemos o que doseamos, mas um inexperiente é capaz de nao ter a paciencia de verificar valores durante um tempo e ir ajustando como nós o fazemos, so depois de alguma pratica e muitos erros.

Sim eu tive aquele problema no origin e admito que o erro foi meu e nao da EI.

E cmo disse funciona tanto como os outros mas é stressante até achares a formula da fertilizante vs flore + fauna.

Enquanto com os de marca é chegar e ja ta.

Como disse EI funciona e muito bem, tu proprio sabes que usei por muito tempo mas até arranjares o pnto certo tens de admitir que é uma pequena dor de cabeça loool.

os resultados aparecem seja ADA, ELOS, EI.

Mas fertilizar porque é barato enquanto somos capazes de gastar 700€ em material acho que é dinheiro fora. principalmente uma pessoal que ainda nao percebe do assunto.

 

Vamos supor 2 casos.

 

Eu gasto 1000€ em tudo que 1 aquario tem direito e vou no modo EI

 

O novato gasta 1000€ em tudo que 1 aquario tem direito e vai no modo EI.

 

Quem vai desistir 1º?

O problema acho que nem passa se funciona ou nao porque funciona e sim ter a paciencia para estabilizar o aquario para aquilo.

Como disse usei e se for preciso uso, alias sempre gostei do metodo mas acho mais facil ADA, ELOs etc (isto porque neste momento posso, amanha nao sei).

 

Um á parte.

Gosto deste tipo de discussões.

Várias ideias, várias soluções =D

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem desses 2 casos o primeiro a desistir era eu! .....1000€ !? loooool

 

Garantidamente que se o novato não for persistente vai desistir 1º. até mesmo às vezes alguém com experiência em EI por um factor desconhecido qualquer acaba por desistir ou refazer uma nova montagem por já não conseguir controlar a situação.

 

Como dizes, "ter paciência", essa é a porta certa para o bom caminho!

 

Também gosto do teu à parte! ;)

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Bem desses 2 casos o primeiro a desistir era eu! .....1000€ !? loooool

Um sistema completo ADA anda á volta de 3500€ sem plantas

Quando fiz as contas até me ri...acredito que possa ir ate 4500 se optarmos por ainda melhor o sistema e adicionar mais mer*** =D

 

Sim paciencia é o melhor remedia.

 

PS: Difusor já chegou =O

Lindo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outro á parte

 

Qualquer novato que veja esta conversa vai logo pensar em desistir e acho que nao é isso que queremos alias, esta conversa acho que serve ainda mais para incentivar a começar o hobby, para quem gosta de desafios, porque se a vida fosse facil nao tinha piada =D

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Agora imaginem, um substrato ADA completo e meterem uma receita completa de Estimativa index.. o resultado é catastrófico!

A única parte que discordei foi esta.

Quanto ao resto são opções e não tenho nada contra quem só usa isto ou aquilo ou uma mistura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Olhem este menino.

Que diferença

As plantas notaram logo

A espuma branca desapareceu.wtf

Vamos ver se agora arranja de vez

2º-feira chega as plantas e começo o regime de fertilizaçao para ver se as staurogyne pegam de vez.

As UG ja vi que nao vai dar. vou esperar mais uns tempo ate tudo estabilizar

Continuar com 2 TPA semanais de 30% domingo e quinta. porque adiciono macro

Se podo nao fertilizo.

A Cuba tem algumas folhas amarelas.

Vamos ver nos proximos dias

 

IMG_20160506_200916_zpsssalldnr.png

 

 

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Digam-me uma coisa, afinal como se fertiliza com a ADA?

Andei a pesquisar e cada 1 diz umas coisa, no rotulo diz outra, logistas dizem outra =/

Comprei o K, step 1 e special lights.

Penso que seja o prioritário.

 

Tambem diga-me se falta algo de importante no aquario sff, pois difusor ADA ja tem.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

Em caso de dúvida, acho que o melhor será seguir as indicações da marca e não os "rumores" da net, ou então esperar que alguém experiente nos produtos ADA se manifeste ;)

 

Gostei do difusor e da forma que executa a sua função, excelente! :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabio,

 

Este post responde ás tuas perguntas. Tens aqui a opinião do George Farmer e do Victor Lanktos. Qualquer duvida pergunta.

 

http://www.ukaps.org/forum/threads/ei-dosing-vs-ada-liquid-ferts.25611/

 

 

Ressalvo apenas aqui o comentário do George Farmer que vem cimentar o que eu queira dizer lá atrás sobre os produtos serem concebidos para trabalharem entre si e não isoladamente.

 

George Farmer says:

It's worth mentioning that the ADA liquid fertiliser range are designed to be used in conjunction with the ADA substrate system, which compensates for the lean nature of the liquid.

 

 

 

Se tens usado a "EI" eu faria durante três dias seguidos, três TPA´s de 30% de forma a limpar a agua e filtro de vestigios de sais. E ao terceiro dia de TPA iniciava então a ADA System Fert com o CO2 apuradinho e nivelado. A partir daqui é a tua visão e estares atento aos sinais do aquario. Ou mais Fert para a luz ou menos LUz para a Fert adicionada etc.

 

Contudo e tal como disse o Miguel consulta também quem te vendeu a ADA. Explica-lhe bem as rotinas que tens seguido.

 

Mas muita atenção mesmo ao aquario nesta fase de transição.

 

Abração.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Miguel pois vou fazer isso.

O difusor é mesmo um espetáculo, que diferença.

Sem espuma na agua nem nada....ve-se logo a qualidade disto.

Penso que o CO2 está a ser ultizando pois a espumada desapareceu correto^?

 

Paulo

Vou ler esse artigo mas eu nao usava EI neste aquario.

So estava com ADA K e step 2 que era o que tinha mas usava bem pouco do Step 2....

So usava o PO4 pois n tinha e magnesio.

Mas vou fazer esta semana assim como disseste mas tenho de ter cuidado pois tenho rams e ja com filhotes, alteraçoes bruscas assim talvez nem sejam as melhores. mas vou ver da melhor maneira.

 

Obrigado


PS: agora vem step 1, K e special lights tudo de 500ml

Vai durar um tempinho.


Alias outra questao.

Qual seria a importancia do difusor estar perto da entrada do filtro?

Alguns da ADA estao assim =/

Qual a razao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não usas o Ei tanto melhor Fabio.

 

Dá uma olhada na pagina da ADA e consulta o representante cá, que assumo tenha sido quem te vendeu.

 

Abraço


Se não usavas a Ei não faças as TPA que te disse.


Qual seria a importancia do difusor estar perto da entrada do filtro?

Alguns da ADA estao assim =/

 

 

Ser o Inflow a sugar o que sai do Difusor de Co2 é isso?

 

Caso seja o que posso dizer é que no meu caso o Eheim passado umas horas começou a fazer barulho.

 

Tive que voltar à velha forma.

 

Há quem tenha assim e diz que não há problema. Mas mesmo que tivessem tido problemas nunca ninguem admite.. ou quase ninguem. Eu ainda não vi nenhuma montagem ADA com o Difusor debaixo do IN.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo o difusor nao está em baixo da entrada do filtro e sim ao lado.

ou seja por baixo do outflow ao lado do inflow.

 

Nao seria melhor o difusor de um lado e a saida do filtro do outro?

Eu uso dessa maneira e acho a melhor maneira mas pode ser que aja alguma razao que desconheça.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo o difusor nao está em baixo da entrada do filtro e sim ao lado.

ou seja por baixo do outflow ao lado do inflow.

 

 

Isso assim estás a desperdiçar Co2 e não me parece que desse modo seja a melhor distribuição.

 

O difusor é para estar do lado oposto ao Outflow mesmo na "mira" do Outflow para levar com a agua projectada que sai pelo Outflow e levar o Co2 pelo aquario afora.

 

E tens que ter um DropCheker, e esse sim perto do Inflow lá em baixo a avaliar o Co2 que está a chegar ao Inflow (que será a area do aquario com menos corrente). Logo quando aí o dropcheker acusar valores bons de Co2 está bom.

 

Ou então pelo metodo do PH embora esse não seja tao fiel como a solução calibrada a 30 PPm do reagente.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é exatamente assim que uso

entao vou continuar com as 2 tpas que tenho andado a fazer até ao final da proxima semana.

DEpois faço so 1 no final da semana pois ja deve tudo estar mais estabilizado.

Em junho talvez compre outra vez a UG pois possa ser que o aquario esteje melhor para a planta e tambem deixo os camaroes amano numa maternidade senao os sacanas nao largam aquilo e ver se as staurogyne crescem que so ficamram os caules =(

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A UG é um caso sério. Essa planta é terrivel.. mas não desistas.

 

Fabio,

 

Agora que tens o Difusor rei preocupa-te em teres isso a debitar correctamente. Isso é a tua prioridade.

Se puderes faz o teste do Co2 através do PH.

Na falta do drop é o teu melhor indicador.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio,

 

Como estamos de parâmetros, a coisa está controlada? E esse difusor está a debitar correctamente? :)

 

Já agora apenas por curiosidade, quando a valvula solenoide liga, passado quanto tempo verificas o difusor a trabalhar?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas miguel

 

Os parametros ainda tenho de fazer alguns teste.

Sobre o difusor penso que sim, está a 3b/s senao me engano.

 

Quanto a isso do difusor trabalhar logo nao te sei dizer ao certo pois nao estou em casa para ver no momento mas nos testes que fiz antes nao demora muito 5/10s talvez nem tanto e começa a deitar

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a isso do difusor trabalhar logo nao te sei dizer ao certo pois nao estou em casa para ver no momento mas nos testes que fiz antes nao demora muito 5/10s talvez nem tanto e começa a deitar

 

 

Com os BPS que o Fabio referiu é à volta dos 10 segundos sim. É até a camara ganhar pressão e começar a expelir o gas. Durante o tempo que o CO2 está desligado a camara enche-se de agua. Depois o gas tem que fazer sair essa agua pela pressão.

 

Mas tudo depende da abertura no redutor. Quanto mais aberto mais depressa o gas chega ao difusor e mais velocidade.

 

Cumprimentos,

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.