The Valley


Fábio.R

Recommended Posts

Só 5/10s??.....excelente, o meu (marca branca) ainda demora os seus 30mn para começar a trabalhar é algo que tenho de mudar porque quando a botija perde pressão vai demorando cada vez mais a debitar....ou seja, só deve trabalhar bem com maior pressão.

 

Neste caso o meu problema está ligado à pedra porosa que não é das melhores..

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ADA até se consegue limpar com ar da boca. Meto-o dentro de agua morna com lixivia. Deixo estar uns 5 minutos apenas.

A seguir meto-o dentro de agua limpa. Depois com a boca no tubo do CO2 consigo sugar agua limpa para dentro da camara (Passaar agua limpa através da pedra) e expelir a agua através da pedra novamente. Entradas e saidas de agua em duas ou três enchidelas da camara e está limpo.

 

O ADA deve ser limpo todas as duas semanas (se caso disso). Porque com a sujidade acumulada altera o débito.

 

Basta olhar para a pedra difusora. Se estiver algo acastanhada ou vestigios de verde é limpar logo.

 

Se o aquario estiver desiquilibrado o Difusor é um bom indicador. A pedra muda logo de cor. Mau sinal. ;) Como disse antes.

 

Se o aquario estiver no ponto a pedra fica sempre branca. Apenas perde rendimento, e tem que ser limpo de 15 em 15 dias.

 

Nota:

Fabio, sempre que limpares o difusor, vais ver que ele debita em excesso nos primeiros minutos. Não te preocupes é mesmo assim. É ate a pressão no restante circuito (depois da camara cheia) estabilizar. Nunca mexas no redutor.

Uma vez o CO2 acertado não se mexe no redutor. Após limpezas do difusor ele faz isto. Mas depois estabiliza.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Miguel estive a contar e o difusor funciona depois de 30s. acho que nem é mau.

 

Paulo

Vou fazer isso quanto o tiver que limpar, obrigado

 

abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O meu dispara bolhas mais rápido. Quando chegar a casa já crono. Só por mera curiosidade.

 

E estou com BPS abaixo de 3

 

Abraço

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Miguel estive a contar e o difusor funciona depois de 30s. acho que nem é mau.

 

........

 

...nem é mau?! é óptimo! quem me dera nem que demorasse 2mn já era bom :)

 

É como digo, tenho de mudar de difusor :(

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

#Miguel, não me parece que essa demora em arrancar seja motivada pelo difusor, apostava antes no teu regulador ou redutor, não sei o que tens.

 

teoricamente, como o teu é mais poroso que os Ada devia arrancar mais depressa do que eles :cool2:

 

abraço e desculpas ao Fábio pelo offtopic,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Medições de ontem:

 

Com o difusor só com ar na camara. (acabadinho de limpar). Demorou 19 segundos.

 

Já com o difusor cheio de agua na camara demorou 12 segundos.

 

Abraço

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

#Miguel, não me parece que essa demora em arrancar seja motivada pelo difusor, apostava antes no teu regulador ou redutor, não sei o que tens.

 

teoricamente, como o teu é mais poroso que os Ada devia arrancar mais depressa do que eles :cool2:

 

abraço e desculpas ao Fábio pelo offtopic,

 

...desculpa Fábio, apenas para concluir o offtopic!

 

#António tens toda a razão, já liguei o meu novo redutor e agora é quase instantâneo com o mesmo difusor ;)

 

No meu último redutor tinha uma afinação de pressão de trabalho que não estava devidamente afinada, vou actualizar o meu tópico.

 

Abraço aos dois! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Estejam á vontade para falarem do que quiserem, acho que é sempre bom aprender mais.

 

Já agora, que planta posso substituir pela UG?

Eu ainda estou a pensar colocar mais 1x a UG mas será a ultima, senao der tenho de ter outra opção.

Eleocharis mini nao posso ser....tem der ser uma que combine com a eleocharis e a cuba.

o que pode ser?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

para substituir pela UG? deves querer dizer para substituir a UG, certo?

 

se sim, pondera a E. Tenellus, que achas?

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ferreira

 

Tenellus nao, no aquario anterior, para mim foi um problema, ela cresce muito mas muito rapido e ficou alta, sei que ela pode ficar mais baixa mas isso ja depende com a luz...sei que tenho boa luz mas nem quero exagerar.

A minha tenellus no aquario anterior ficou tipo blyxas =/.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A última vez que tive Tenellus tinha plantas mãe que não cabiam na palma da minha mão. O tapete fechou por completo e ficou lindíssimo. Uma zona com cerca de 50cm por 25cm cheia delas e que os rebentos chegavam a passar por cima de troncos e ir pegar atrás deles. É como dizes Fábio pareciam blyxas... mas bem mais lindas. Retirei as plantas maiores e fiquei com um tapete bem mais rasteiro. Adoro a tenellus e estará de certeza no meu próximo plantado.

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

Entao sobre as UG.

Recebi hoje 3 potes, dá para encher aquela parte toda.

Senao der ou vou colocar tudo staurogyne ou deixo a cuba crescer nesses sitios com a eleocharis.

 

 

Entretanto o CO2 está mesmo no limite, tenho tido algas castanhas nas plantas e starghorn, ou seja aumentei o CO2, TPA quarta e domingo 40% e so me falta mudar uma lampada que chega amanha.

Que posso fazer mais?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: Se for excesso de luz talvez tenha que diminuir o tempo em que as 4 lampadas estao ligadas.

as que acendem as 18h em vez de desligarem as 23 com o CO2 desligam as 22.

 

O que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas novas montagens que realizo começo sempre com luz por baixo. A massa vegetal é baixa, as plantas ainda estão a adaptar-se.

O aquário é novo, tem um mês, teres algumas algas é normal!

Fábio como sabes excesso de luz é prejudicial dado que potencia as nossas "amigas", experimenta menos luz e sobe um pouco a calha caso esteja muito em perto da água! Nesta altura duas horas de pico máximo chega e sobra.

Se fizeres esta alteração mantem-na aí umas 3 semanas para poderes aferir resultado concretos e não ao fim de uma semana andares a mudar outra vez.

 

Paciência e perseverança é o que é necessário!!!!

 

Abraço

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto o CO2 está mesmo no limite, tenho tido algas castanhas nas plantas

 

 

O que é o limite Fabio? Creio que te tinha falado na solução calibrada a 30 PPm da Cal Aqua.

 

O castanho que referes é no rebordo das plantas. À volta das folhas?

Tenho este Drop Cheker da Cal Aqua. Embaixo leva uma solução da Cal Aqua já calibrada a 30 PPM e em cima o reagente.

Quando os dois tiverem a mesma cor está feito. E é não mexer mais. Simples.

 

Slide1_zps0luztbik.jpg

 

No CO2 não facilito. É só a maior causa de algas.

 

Investi e não estou nada nada nada arrependido. No teu caso depois de tudo o que já investiste eu não hesitaria.

 

Abração.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas paulo

 

é que o DC está amarelo claro mas os peixes até andam bem ao fundo.

Apesar de as vezes o aquario ficar com alguma espuma, bem pouca.

Estou tambem a pensar comprar um skimmer que dê para regular a entrada, ou seja a abertura da zona superior.

As algas castanhas sao moles e saem se as abanar um pouco com o dedo, nada que se agarre muito.

Li que podia ser silicatos mas a unica coisa que tenho lá sao as ryuoh stone.

As starhorn tambem é a mesma coisa apesar de estar entre a cuba venho andado a tirar algumas.

 

Tipo isto:

2_zpsw4x4ckgs.jpg

Atençao que a foto nao é minha. tirei do google.

 

Sobre ainda o DC tenho uma solução KH4...achas que esse DC seria melhor?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fabio.. soluções dessas compradas cá ou feitas pelo dono da loja não comento.

 

Reagente amarelo e os peixes andam na boa? Quanto a mim está tudo dito sobre essa solução.

 

Num reagente devidamente calibrado se o Bromotimol chegar a amarelo andas bem acima dos 30 PPM e com os vivos á procura de O2..

 

Eu não confiaria nessa solução. Mas isso sou que já tive três soluções dessas (uma delas feita à minha frente pelo lojista) de três lojas nacionais e em todas tive esse problema.

 

Além de que ninguem te garante se deitas dois ou três mililitros de reagente com a solução de 4Dkh .. só por aí se vê o rigor.

 

Repito: No que se refere ao CO2 eu não facilito.

 

Recebi hoje mesmo dois frascos da Cal Aqua. ( A solução reagente e a solução referência ). À partida tenho o meu CO2 calibrado mas mandei vir para verificar. Amanhã já sei se o meu Co2 está parametrizado ou não. E se não estiver em 24 horas fica certo.

 

Depois disso e enquanto não compras uma solução como deve ser, posso emprestar-te o meu Drop Cheker por uns dias para acertares o teu CO2 no teu aquario. Eu sou de Almada, pelo que se fores por aqui perto ou Lisboa é facil. Este fim de semana tenho disponibilidade. Metemos o Drop no teu aquario duas horas antes das luzes ligarem e quando elas ligarem logo vês como está isso. Simples.

 

Abraço


És de Lamego.. grande azar..

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fábio.

Isso são as diatomáceas normais de inicio da montagem.

Tive a ler aqui por alto o teu tópico recomendo-te o seguinte.

Fotoperiodo de 7h com um pico de 2h com as lampadas todas.

Aumenta o número de caridinas japónicas aí para umas 15 e deixa-as à fome 3 ou 4 dias, elas limpam-te isso em menos de nada.

Mantem a tpa bi-semanal.

Não encontrei informação sobre que doses de fertilização estás a utilizar.

A UG é uma planta difici, de tudo o que tenho visto, mas sem experiencia propria, os casos de sucesso usam altos níveis de co2 (40 / 50 ppm) na fase de transição de emerso para submerso para a planta se adaptar.

Cumprimentos
Luís Cardoso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas luis

 

é o que vou fazer.

Reduzir para 2h as lampadas todas e levantar a calha.

Sobre a fertilizaçao estou a usar potassio step 1 e special lights tudo da ADA.

8 de K

8 de step 1

5 de special lights.

 

Adicionar por agora camaroes amano nao o devo fazer isto porque tenho a UG. Elas adoram comer aquilo.

Mas futuramente sim posso colocar mais quando a UG ganhar raiz.

 

Vou começar é a aumentar o CO2 a olho e ver como está a fauna.

Como diz o amigo ferreira o melhor avaliador sao os nossos olhos.

 

Aquilo com a mangueira sai mas prnto, é feio.

Tou mais preocupado com as Starhorn que sao mais complicadas. mas aumentar o co2 deve resultar.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ja disse mas tenho outro filtro a funcionar com as medias que tinha no outro e coloquei stilla no filtro novo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.