Doença e mortes


JOPE

Recommended Posts

Bom dia

Gostava de tirar umas duvidas depois de tanto ler aqui e noutras paginas/blogs de aquarofilia.

 

Após a compra de uns neons, notei que algo se passava pois iam morrendo sem cor e com a barriga rebentada, onde nunca percebi se era mordida de outros apos morte ou se a propia causa de morte.

O betta começou com as barbatanas a fechar e a nadar de lado, e a molly preta de seguida apareceu com pontos brancos que apos dois dias se foram dispersando pelo corpo, ao ler e cruzando info poderia ser ictio, poderia ser tratado com sal caso nao tivesse corys o que afastou este tratamento, onte ontem ao chegar a casa a molly estava coberta de pontos onde recorri ao esha 2000 lendo e colocando as 20 gotas do medicamento.

Passadas duas horas o otto aparece a boiar sem pontos brancos no corpo.

Ontem chego a casa e 2 neons desaparecidos de contagem e uma cory a boiar, estava rosa e era albina. À noite apos o primeiro dia de tratamento a molly estava com mais pontos brancos e voltei a ler mais coisas, acabando por a retirar para uma taça de agua com sal e deixando-a 2 minutos lá assim como o companheiro, regressando ao aqua comunitario depois novamente, e os pontos pelo menos tinham perdido a cor :)

 

Agora a duvida ao ler dizem para aumentar a temperatura durante 18 dias, e num lado leio par apor ás escuras e noutro para aumentar a luminosidade, como fico e o que faço?

Ontem fiz TPA de 25 L e coloquei novmaente as dosagem par ao segundo dia, hoje de manha tinhamais uma cory albina a boiar e estava tb arosada.

 

As corys sao sensiveis aos medicamentos? e apago a luz ou nao?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jope,

 

É difícil poder ajudar-te sem saber o setup completo do teu aquário, mesmo assim, sabendo dos pontinhos brancos e se se tratar de íctio neste momento já deves ter a malta toda infectada....

 

Continua com o tratamento do esha durante os 3 dias conforme indicação, e não faças tpa's durante o tratamento, se verificares que a doença persiste faz outro tratamento igual, agora era mesmo importante saber todos os dados do teu aquário e quais as úlitmas aquisições que fizeste nos últimos dias.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem

 

120L comutario com PH 7 a 26º

 

4 mollys

2 espadas

4 corys albinas - restam duas

10 neons - restam 7

5 guppies

1 casal ramirezzi 4 cm

1 ramirezzi azul 4 cm

1 otto - primeiro a desaparecer apos medicamento

1 betta isolado acerca de 4 dias apos "colagem" das barbatanas

 

alimentação inicial era de flocos agora é flocos de manha e granulado á noite. deito uma pastilha de fundo de algas e spirulina para as corys

 

filtro interno Hydor Crystal 200-300 com biosporax e lã

 

o aquario tem cerca de um mes e 3 semanas com TPA´s semanais de 30 a 40L

ultima compra na 5ªf de neons e ramirezis e no domingo de guppies

 

a agua sai a 7.5 da torneira e uso gotas de limao para baixar para 7

tenho usado agua engarrafada (continente) ao fazer TPA semanalmente 30 a 40l de agua

 

Só a molly preta apresenta os pontos o macho nada até ao momento embora ontem tenha ido ao banho salgado também

Editado por JOPE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no fundo é jbl manado

e tenho anubias nana e normal e mais 5 plantas

4 troncos comprados na loja e fervidos; e uma rocha dragon stone

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais, penso que adquiriste demasiada fauna para o tempo que tens a montagem feita, ou seja, tens a montagem feita há 1 mês e 3 semanas, ora 1 mês é para o ciclo do azoto, restam 3 semanas, nessas 3 semanas colocaste 29 habitantes + os ramirezis + os guppies....deverias ter colocado a fauna com mais espaço de tempo, penso que não deste tempo suficiente para as bactérias se multiplicarem consoante a fauna colocada.

 

Para além do que disse acima, é possível que tivesses trazido da loja alguma fauna infectada que te colocou em risco o restante que já tinhas.

 

Dizes que usas gotas de limão para baixar o pH, eu não faria isso porque limão vai descer sim o pH muito rápidamente mas durante muito pouco tempo porque vai voltar a subir e isso provoca oscilações dos parâmetros e nunca vais conseguir estabilizar isso, deves usar métodos naturais como troncos, turfa no filtro, pinhas de amieiro, etc, se injectasses Co2 para o aquário já estarias a descer o pH e dar algo que as plantas necessitam. Volto a mencionar que não deverias usar o limão para esse efeito.

 

Se for mesmo íctio, essa doença provém de grandes oscilações de temperatura, como por exemplo as tpa's no inverno, estamos a tirar água quente e a repor água muito fria, os habitantes não devem sofrer mais do que uma diferença de 4º graus.

 

Agora é ires com calma, não comprares mais fauna nenhuma enquanto esse problema não estiver resolvido, continuas o tratamento que estás a fazer e não dás comida e nem luz durante esses 3 dias, a fauna não morre por 3 dias sem comida.

 

Entretanto aguarda por mais alguns comentários porque há várias maneiras de fazer a mesma coisa ;)

 

Vai dando notícias!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues comprar um filtro externo?

É possível que consigas um 2213 usado, com torneiras, por 35 a 40 Euros.

Qual o condicionador que utilizas?

Será que a mineralização da água do continente será adequada?

Colocaste peixes que devem de ser colocados em aquários com uns seis meses, por exemplo os ramirezis.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos comentários e ajudas.

As bactérias estavam nas peças a colocar no filtro da seporax com bactérias. Não estou a usar co2 e claramente não irei colocar mais fauna até ter tudo estabilizado. Posso ser principiante mas ainda sei ouvir (ou ler) e apesar de não quer deitar dinheiro à rua penso nos peixes como seres vivos.

 

Recapitulando o termostato teve algumas oscilações pois aquecia e demorava algum tempo a ligar novamente e apanhei alguns picos de temperaturatura. As gotas de limão uso mas cá fora ou seja a água já entra com o ph baixo, mas deixarei de usar.

 

De momento p filtro externo está fora de hipótese, e por isso fui ao hydor mas irei estar atento ao olx e outros!

 

Não estou a usar condicionador pois usava água do garrafão.

Estive a observar tudo e não vejo mais pontos brancos em nenhum embora tenha lido que a temperatura deve focar nos 30/31 durante 18 dias devido ao ciclo de vida do parasita. Tenho deixado a luz acesa tendo aumentado com outra fonte a intensidade como tinha lido , irei então apagar tudo amanhã.

 

Obrigado

 

 

Enviado usando o Tapatalk

Editado por JOPE
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao termostato, leste as instruções?

Quando se coloca um termostato novo ou que esteve fora do aquário, este não deve de ser imediatamente ligado. Só passado um tempo.

Mas parece que agora isso já está resolvido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim ainda andei a ver como atinava com aquilo devido á temperatura e roda vermelha... mas durante a ciclagem deu para atinar, com dois termometros em cada ponta do aqua deu para ver o erro de marcação inicial-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais