Dark River - Biótopo Rio Negro


Ximen

Recommended Posts

Bom dia a todos,

Estive alguns anos afastado do forum, visto me ter mudado há cerca de 4 anos para paragens mais para Este.

De qualquer forma vim parar a um dos países no mundo onde a Aquariofilia é tida como um hobbie a sério, o que me facilita o acesso a equipamento de qualidade e bem mais barato.

Neste momento tenho um aquário plantado com um casal de Apistogrammas Cacatuoides Gold a reproduzir.

Ao meu lado tenho um gigante de 180*80*70 que ainda nem sem bem o que fazer com ele. Mas o próximo projecto é o que já há bastante tempo ando a preparar e que sempre quis tentar, um biótopo. Na minha opinião podem não ser os aquários mais agradáveis á visão para alguns, mas para os peixes são os melhores. Passo então a colocar o projecto que ainda está em fase de recolha de equipamento e material necessário, sendo que opiniões e críticas são desejadas. É de mencionar que o Projecto Outono do membro Nuno Prazeres foi para mim dos artigos (sim, já é mais que um post apenas) mais completos para o projecto em causa.

Aquário:

135*60*60 (medidas estranhas mais foi oferecido, não me posso queixar)

Aquecimento:

Aquecedor Eheim (Jäger) 100w (As temperaturas raramente descem muito aqui, sendo que 100W é mais que suficiente, provavelmente nem estará ligado a maior parte do ano)

Filtro:

Neste momento tenho um Eheim Ecco Pro Easy 60 livre, como a litragem não é suficiente, vou usar uma caixa de overflow que o aquário tem. Aqui tenho uma dúvida, o Rio Negro tem zonas onde a corrente é mais forte que outras, calculo que uma powerhead com capacidade de cerca de 1000 l/h junto com o filtro forme uma corrente razoável pode é vir a ser demais, depois de estar pronto tenho que medir o caudal, mas talvez seja demais.

Vou usar turfa na filtragem para tornar o PH e KH da água o mais parecido possível com o natural, e claro ajudar a dar aquela cor escura.

Substrato:

Areia Branca. 20kg serão suficientes, porque não preciso de ter uma grande altura no substrato, estará todo coberto de folhas de amendoeira da india. Aqui há literalmente ao pontapé, no outro dia fui dar uma volta nas montanhas e há literalmente milhares. Talvez as comece a exportar :) Tenho que descobrir qual o melhor método para as tratar, sugestões aceitam-se. Li algures que é mais seguro recolhe-las na árvore ainda verde e deixar secar, mas também li opiniões contrárias. Há aqui outras espécies tropicais que podem ser usadas, mas os benefícios da amendoeira estão bem documentados e a aparência não foge do que vi em videos.


Flora:

Em quase todos os vídeos que vi do rio negro e imagens de aquários que tentavam replicar as condições do mesmo, as plantas eram quase inexistentes. Todos sabemos dos benefícios que as vergonhas trazem para os nossos amigo aquáticos.
Depois de alguma pesquisa encontrei algumas espécies que muitos concordam existir no Rio Negro e que penso ter acesso a:
Phyllanthus fluitans, Cabomba aquatica, Ceratopteris pteridoides, Ceratopteris thalictroides, Echinodorus horizontalis, Echinodorus tenellus, Eichhornia azurea, (E i c h h o r n i a crassipes) Espécie inserida no DL 565/99. Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal, Hydrocotyle leucocephala, Limnobium laevigatum e Macaca fluviatilis. Flutuantes vou escolher uma ainda estou um pouco indeciso com relação a qual, aceito sugestões. No substrato sinceramente ainda não decidi se vou colocar alguma (se colocar nunca será em quantidades muito grandes,apenas para melhorar a qualidade da água), se colocar talvez coloque um pouco de substrato fértil e tenho um sistema de CO2 pressurizado que posso usar se necessário e de acordo com as necessidades da espécie que escolher. Se algum de vocês tiver encontrado em pesquisa prova de que alguma destas espécies não existe no Rio Negro por favor digam, será imediatamente removida da lista. O mais provável é ficar-me por alguma flutuante apenas, se tiverem experiência com alguma das espécies que mencionei por favor relatem a vossa experiência.

Fauna:

Carnegiella strigata - 10 ou mais

Nannostomus mortenthaleri - 10 ou mais

Um trio de Apistogrammas, espécie ainda não escolhi, provavelmente vou experimentar uma das espécies mais exóticas

Tenho estado a pensar numa espécie do Loricarideo, mas vou ser sincero não encontro um que não cresca muita e que partilhe o mesmo habitat com as espécies acima mencionadas, se alguém souber...Também queria atingir o objectivo de reprodução não sei se um peixe "blindado" seria uma boa opção em caso dos apistogrammas reproduzirem. Sugestões?

Inerte:

Vou tentar encontrar alguns troncos de forma a simular um sistema de raízes numa das extremidades do aquário. Se tiver plantas, será nessa área que serão plantadas. A ideia é simular uma margem.

Iluminação:

Calha LED, será suficiente, não desejo muita luz.

Nesta montagem talvez use desde o inicio a maravilha tecnológica que é o twinstar. Claro que quero algas neste aquário, mas não quero demais e aqui vendem-se por cerca de 100 EUR (cambio a 1-37), talvez me meta nessa brincadeira só para formar opinião.

Este fim de semana vou buscar o aquário, vou continuar a pesquisar e a projectar. A montagem será feita metodicamente, sem pressas, pelo que as fotos vão aparecer mais tarde. Espero que seja bem sucedido e para tal a vossa ajuda é sempre bem-vinda.

Cumprimentos,
Simão Brito


Bem logo após coloção do post vi que uma espécie é proibida em Portugal, ainda bem que não estou em Portugal :character0050:

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse projeto promete, também vou acompanhar. Se me permites fazer uns reparos:

- Talvez seja boa ideia experimentar várias espécies de flutuantes ao mesmo tempo. Dessa forma, terás mais benefícios e saberás qual é mais adequada ao teu sistema, conforme as necessidades.

- Os cardumes deveriam ser maiores, para os peixes se sentirem mais à vontade e os comportamentos serem o mais naturais possível. Na minha modesta opinião, 15 a 20 seria o mínimo. Claro que consegues manter cardumes de 10 peixes, mas não me parece que se sintam seguros.

- Eu optaria por uma colónia de Apistogrammas e não um trio. 1 - se o aquário tiver bastante estrutura (vários centímetros de folhas, troncos, raízes e plantas) eles definem territórios naturalmente e as agressões, mesmo entre machos, serão diminutas. 2 - Na natureza, os Apistogrammas vivem em zonas com "densidade populacional" extremamente elevada, ou seja, colónias e não trios como somos levados a acreditar. Claro que podes manter em trio, mas lá está, não será uma reprodução fiel. Este é um pormenor que estou a tentar corrigir na minha tentativa de biótopo.

- O CO2 não é boa ideia, porque devido aos níveis extremamente baixos de durezas do Rio Negro, qualquer alteração, por mais pequena que seja, na concentração de CO2 na água pode provocar alterações drásticas e talvez mortais no pH.

- A areia deve ter a menor granulometria possível e atenção, lembra-te que tem de ser inerte.

- Folhas de amendoeira da Índia são boas (pelo que li, nunca experimentei) mas parece que se desfazem depressa. Há muitas outras espécies boas. O melhor método é apanhá-las do chão, já secas. Eu apenas lavo as minhas com água corrente e vão diretas para o aquário. Há quem as ferva, mas assim elas perdem as propriedades que queremos na água do aqua. Atenção: Deves apanhá-las em zonas onde saibas que não utilizam químicos.

- Também existem Nymphaeas no Rio Negro, penso que não referiste.

- Vou pesquisar Loricariídeos, mas com o leito de folhas, terás sempre muitas partículas em suspensão.

- A madeira, mesmo que simules uma margem com mais numa das extremidades, deve existir em todo o aquário, para criar barreiras visuais e ajudar a definir territórios, para diminuir a agressividade

 

Boa sorte com o projeto e vai atualizando! Espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Editado por HugoHeisenberg

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela leitura, a coisa promete!

 

Já estou a acompanhar!

 

Abraço

 

João Pereira

Espero não desapontar :rolleyes:

 

- Os cardumes deveriam ser maiores, para os peixes se sentirem mais à vontade e os comportamentos serem o mais naturais possível. Na minha modesta opinião, 15 a 20 seria o mínimo. Claro que consegues manter cardumes de 10 peixes, mas não me parece que se sintam seguros.

- Eu optaria por uma colónia de Apistogrammas e não um trio. 1 - se o aquário tiver bastante estrutura (vários centímetros de folhas, troncos, raízes e plantas) eles definem territórios naturalmente e as agressões, mesmo entre machos, serão diminutas. 2 - Na natureza, os Apistogrammas vivem em zonas com "densidade populacional" extremamente elevada, ou seja, colónias e não trios como somos levados a acreditar. Claro que podes manter em trio, mas lá está, não será uma reprodução fiel. Este é um pormenor que estou a tentar corrigir na minha tentativa de biótopo.

 

 

 

Obrigado pelo feedback. Sem dúvida os cardumes serão maiores, daí ter referido 10 ou mais. Quanto á colónia de Apistogrammas tenho que pesquisar mais o assunto. Há que ter em consideração o território em cm2 que um macho tem e dentro desse território os territórios de cada fêmea. Tens alguma fonte que possas citar pare verificar? Não que não acredite, pelo contrário, quero catalogar todas as informações para futura consulta.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tens de agradecer, estamos aqui para nos entreajudar o mais possível e trocar informações benéficas para todos.

 

Sim, não tinha pensado na questão da área do território... vou pesquisar também! Tens alguma ideia de que espécie queres manter?

 

Já não sei onde foi que li, mas vou procurar, não deverá ser difícil. Acho que foi num artigo do Mike Wise ou do Dr. Kullander.

Em relação aos L's... http://www.planetcatfish.com/common/search_result.php?distr_id_url=28&sort_order=species&results=100

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, se o objectivo é representar fielmente um biótopo de um afluente do rio negro, penso que o melhor será ver as fotos/vídeo de alguma expedição que inclua pelo menos algumas dessas espécies que deseja e tentar replicar o mesmo no aquário.

A planta flutuante será talvez a mais indicada para água escura e pela altura do aquário as raízes não vão obstruir demasiado. Outra variável com que pode jogar, para tirar partido da da altura e largura é criar diversas zonas com diferentes profundidades,é mais natural para o olhar e para os peixes também.

@HugoHeisenberg usas água de osmose? se sim dás algum suplemento mineral aos peixes?

no meu aquário uso água da chuva e meto alguns litros de água de nascente só para os peixes não estarem num ambiente completamente desmineralizado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Concordo, fotos e vídeos são um excelente recurso. E com tudo o resto que disse! Substrato ligeiramente mais elevado atrás?

A água da chuva é igual ou bastante semelhante à de osmose, mas pode estar contaminada por poluentes no ar. Respondendo à pergunta: Não utilizo água de osmose porque ainda não arranjei dinheiro para comprar um sistema de OI, que ainda são caros, estou a juntar para isso (semanada de cinco euros não chega a tudo) mas utilizo água destilada, que vai dar ao mesmo. A água no meu aquário de momento está demasiado mineralizada (~300ppm) portanto utilizo apenas água destilada, quando chegar ao nível pretendido (~40ppm) começarei a misturar água da rede para as TPAs. Mas atenção que a fauna aquática destas zonas evoluiu em águas cuja mineralização é perto de nula, logo, devemos replicar isso utilizando uma porção diminuta de água mineralizada juntamente com a desmineralizada. Também se pode considerar a utilização de sais próprios para o efeito, mas parece-me um custo desnecessário (sinceramente, nunca me dei ao trabalho de pesquisar sobre a utilização dos ditos sais, mas é algo que farei).

Os vídeos do Ivan Mikolji (espero não me ter enganado na escrita) são muito bons, segundo dizem.

 

Mais uma questão @Ximen , os peixes vão ser selvagens ou nascidos em cativeiro? E lembrei-me de mais uma coisa. A turga tem o efeito que pretendes mas é algo muito incerto, falo por experiência própria. Vai perdendo as propriedades com o tempo, o que leva a alterações nos valores químicos da água ao longo do tempo. E alterações algo bruscas sempre que é trocada.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela demora a responder mas com o fuso horário...

 

Antes de mais muito obrigado pelo vosso apoio, tenho a certeza de que com a ajuda de todos o projecto vai ser bem sucedido.

 

Antes usei sistema de OI, notei que a água ficava bastante desmineralizada. Neste momento, tenho um filtro XPTO que me elimina completamente o cloro da água da torneira e quaisquer metais pesados. A mineralização da água ronda os 50ppm que me parece razoável. Uso já esta água há mais de um ano e os meus peixes agradecem. No entanto o PH que sai é bastante alto, 8.2. O que faço agora e continuarei a fazer no biótopo é deixar um saco de turfa num recipiente de 20 litros durante uma semana. Claro que neste novo aquário a quantidade será maior. Neste momento no aquário que uso este método a ph está nos 6.4, tenho no entanto CO2, pelo que espero que no biótopo as folhas e maior quantidade de madeira ajudem a descer, além disso terá sempre turfa dentro do filtro, coisa que agora não tem. Espero que compense a falta de acido carbónico. Caso seja mesmo necessário, talvez coloque CO2 durante 1 ou duas horas por dia só mesmo para manter o PH, mas ainda tenho que fazer contas nesse sentido.

 

Com relação ás plantas, tive a pesquisar ainda mais as espécies de plantas que coloquei acima, várias fontes concordam que são endémicas da região, contudo nos videos que vi pura e simplesmente não as vejo. Será que existem mais nas margens ou diversos afluentes do Rio Negro? Sinceramente não encontro prova. Alguns aquariofilistas brasileiros garantem a sua presença, mas vou tomar a decisão baseada nos videos. Além das flutuantes o aqua não terá mais plantas.

 

Quanto á fauna, apesar de ser ainda um bocado cedo, visto só neste fim de semana ir buscar o aquário, partilho o que encontrei até agora.

 

Hugo tens toda a razão ao mencionares "colónias" de apistogrammas. No entanto o que encontrei, e que achei bastante razoável, foi que o território das ditas colónias é variável. Um macho dominante tem um território de cerca de 50 a 80cm de área. Dentro dessa área podem existir várias fêmeas, que têm cada uma um território de cerca de 20~30 cm (o espaço é diferente para cada espécie). Dentro do território do macho, outros machos podem ser permitidos, mas serão sempre dominados (ou então assumem aparência de fêmeas e fecundam desovas estilo ninja-travesti). Agora a coisa muda com a reprodução. As fêmeas tornam-se muito mais agressivas e o tamanho do seu território pode aumentar. Se um macho tiver mais fêmeas o seu território também vai aumentar. Na natureza não é nada demais, basta expulsar ou dominar o vizinho, mas num aqua com área fixa a situação é diferente. Assim a menos que queiramos arriscar mortes e violência, a sugestão do trio parece-me sensata. Sim não imita na perfeição o que acontece na natureza, mas e menos que consigamos alargar o espaço do aqua quando houver posturas, não me parece que consigamos simular esse aspecto natural.

 

Ainda não decidi qual a espécie, tenho aqui um fornecedor que neste momento tem 15.000 apistos (até agora eu só tenho reproduzido uma espécie, ele faz reprodução de dezenas). Faz criação e importa espécies selvagens, quando chegar a altura de os colocar peço-lhe o catálogo e vejo quais as espécies encontradas no Rio Negro que mais me atraem, em seguida verei se opto por selvagem ou criação, ele tem ambos. Os apistos serão os últimos a entrar no aqua, penso que irão entrar daqui a 3 meses ou mais.

 

Tenho estado a ver se consigo criar uma calha que simule o nascer e pôr do sol, com LEDS. Sou um nabiço nessas coisas e não faço ideia como o fazer, já vi esquemas mas não percebo. Estou a ficar um bocado desanimado, talvez acabe por ter a calha LED comercial apenas...Mas vamos ver, o projecto ainda está na fase embrionária pode ser que consiga, com calma e método chegamos lá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esperemos que seja bem sucedido e uma fonte de aprendizagem para todos nós.

 

Se a água tem essas características e o filtro remove todas as impurezas, não há necessidade de usar OI. 50ppm é mais que bom! Sabes valores de kH e gH? Suponho que o kH ande na casa dos 4... com as quantidades de matéria orgânica em decomposição, turfa e madeira dentro de água, provavelmente consegues descer o pH para menos de 6. Principalmente com esse tratamento...

Não vou opinar relativamente ao CO2, não tenho conhecimentos para isso.

 

Já vi vídeos do médio/alto Rio Negro em que aparece cabomba, de resto, é possível que essas plantas existam em pequenos tributários com pouca ou nenhuma corrente...

 

Muito obrigado pela informação, Simão. Onde a encontraste? Tens razão, tendo em conta a agressividade durante as posturas, não é sensato ter o tanque muito populacionado. É um risco desnecessário. No entanto, penso que tens área de aquário para mais sem riscos.

 

15.000 apistos... quem me dera ter acesso a algo parecido. Mas é uma boa escolha. Deixa o tanque fazer bem o ciclo e maturar e mais tarde escolhe a espécie, tendo em conta até os valores da água e necessidade da espécie.

 

Há pessoal no fórum que te pode ajudar com a calha e com a programação da mesma, tenta falar com um deles. Mas tens calhas LED muito boas no mercado e os controladores disponíveis também não são maus.

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Concordo, fotos e vídeos são um excelente recurso. E com tudo o resto que disse! Substrato ligeiramente mais elevado atrás?

A água da chuva é igual ou bastante semelhante à de osmose, mas pode estar contaminada por poluentes no ar. Respondendo à pergunta: Não utilizo água de osmose porque ainda não arranjei dinheiro para comprar um sistema de OI, que ainda são caros, estou a juntar para isso (semanada de cinco euros não chega a tudo) mas utilizo água destilada, que vai dar ao mesmo. A água no meu aquário de momento está demasiado mineralizada (~300ppm) portanto utilizo apenas água destilada, quando chegar ao nível pretendido (~40ppm) começarei a misturar água da rede para as TPAs. Mas atenção que a fauna aquática destas zonas evoluiu em águas cuja mineralização é perto de nula, logo, devemos replicar isso utilizando uma porção diminuta de água mineralizada juntamente com a desmineralizada. Também se pode considerar a utilização de sais próprios para o efeito, mas parece-me um custo desnecessário (sinceramente, nunca me dei ao trabalho de pesquisar sobre a utilização dos ditos sais, mas é algo que farei).

Os vídeos do Ivan Mikolji (espero não me ter enganado na escrita) são muito bons, segundo dizem.

 

Mais uma questão @Ximen , os peixes vão ser selvagens ou nascidos em cativeiro? E lembrei-me de mais uma coisa. A turga tem o efeito que pretendes mas é algo muito incerto, falo por experiência própria. Vai perdendo as propriedades com o tempo, o que leva a alterações nos valores químicos da água ao longo do tempo. E alterações algo bruscas sempre que é trocada.

Olá Hugo, trata-me por tu sff :)

Exactamente Hugo com 60 cm de largura e altura há muito por onde jogar com as profundidades, há peixes que preferem profundidades pequenas(às vezes até de 15-50 cm) pelo que um aquário com diversas "plataformas" em altura ia realçar o comportamento dos peixes mais pequenos e fazer tudo parecer mais natural (claro isto depende das espécies escolhidas).

A água da chuva tem poluentes como disseste mas duvido muito que tenha mais que a da torneira, se utilizares água das "segundas chuvas". Já vem com ph de ~5.5 e tudo :)

Assim consigo sempre ter ph baixo e manter as durezas abaixo de 20 ppm

Já vi os vídeos todos do Mikolji, aconselho-te a fazer esse investimento, ficas com uma visão completamente diferente do que são realmente os ecossistemas subaquáticos.Para mim são o ponto mais alto de sofisticação, esquece lá os plantados :P Ele não tem é muitos vídeos em águas com taninos dada a dificuldade em filmar mas também muitas das espécies que vivem em águas com taninos também se encontram em águas claras...

 

Para o teu biótopo do Peru, que irei ler brevemente, é só traduzir para inglês:

https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=zvqMguM_pjMw.kLRGFP-cnbZs

O correspondente canal do youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCDsUGGbJKteBHVkJ63PUwiA

 

@Ximen: Vê este site, tem algumas expedições:

http://apisto.sites.no/page.aspx?PageId=120

http://biotopeaquarium.freeforums.net/

Editado por Mentro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

 

@Ximen: Vê este site, tem algumas expedições:

http://apisto.sites.no/page.aspx?PageId=120

http://biotopeaquarium.freeforums.net/

O primeiro site tem Apistogrammas lindíssimos! Pena não ter imagens subaquáticas. De qualquer forma ja tenho uma ideia de qual vai ser o aspecto do aquário. Só espero conseguir encontrar os troncos adequados para a visão se tornar realidade :alberteinstein: Em breve vão começar a entrar as fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou seguir. Sempre me interessou fazer um biótopo do Rio Negro e ultimamente já tive a oportunidade de ver 2 mais de perto. A ver se é desta que também me aventuro num mundo um pouco diferente. Boa sorte para a montagem. Espero que com muita informação e claro as absolutamente necessárias FOTOS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Bom dia! Antes de mais, desculpem pela demora, houve algumas complicações...O aquário que era suposto usar para este projecto teve problemas, então tive que optar por um de 90cm de comprimento. É um pouco mais pequeno, mas dá para o objectivo de biótopo.

 

Aqui vão as fotos:

/Users/simaobrito/Downloads/IMG_0085.JPG

 

O aqua quando chegou

 

/Users/simaobrito/Downloads/IMG_0086.JPG

 

A areia branca

 

/Users/simaobrito/Downloads/IMG_0087.JPG

 

Tentativas de hardscaping

 

/Users/simaobrito/Downloads/IMG_0088.JPG

 

turfa para o filtro

 

/Users/simaobrito/Downloads/IMG_0089.JPG

com agua

 

/Users/simaobrito/Downloads/IMG_0090.JPG

 

segundo dia

/Users/simaobrito/Downloads/IMG_0093.JPG

 

com folhas

 

As pedras vão sair todas, são horríveis, estão só a manter os troncos no fundo, depois de afundarem tenho que ver se consigo coloca-los de forma um pouco mais agradável. AS folhas estão uma confusão mas é de propósito, e a água já está idêntica ao que vi em filmes do Rio Negro. Quanto aos valores...fiquei sem as gotas para medir o pH e Kh esta semana, mas o pH já estava a 6.0 no 3 dia. Aceito sugestões. Em breve trarei novidades quanto á alimentação. Biótopo não pode ter cá rações!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confesso que as fotos não ficaram nada de jeito...Não fazem nada jus ao que tenho á minha frente. Depois de dar os retoques no hardscaping volto a tirar fotos com a máquina.

 

Falando sobre alimentação e porque tenho outros aquários vou já começar a fazer experiências. Nunca tive paciência para alimento vivo e foi uma grande falha da minha parte, agora as coisas vão mudar. Tenho já pronto uma artemeira caseira, os cistos devem chegar amanhã de manhã. Tenho um recipiente de cerca de 10 litros para depois de nascerem , crescerem. Espero que resulte. Tenho também a criar...larvas de mosquito... É arriscado mas tomei todas a precauções possíveis e estou sempre de olho para não deixar as larvas atingirem a maturidade. Já dei algumas aos meus apistos noutro aqua e eles gostaram imenso. Que outro tipo de alimento recomendam para este projecto, tendo em conta que não quero usar rações? Parece estranho falar de alimentação antes sequer de haver peixes, mas quero que tudo corra bem. Tenho um bocado de receio das dafnias, já ouvi falar em tantas histórias de fracassos...

 

Quanto ao aqua, a cor está um espanto parece mesmo o que vi. Estou ansioso por tirar aquelas pedras horríveis.

 

Mais uma vez, agradeço sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, Ximen, boa noite!

É bom ver o projeto a avançar, mas tenho pena de não poderes usar um aquário maior... Eu acho o meu de 1 metro pequeno para biótopo (tenho andado desleixado com o tópico). Espero que não te aconteça o mesmo.

As pedras não são horríveis, se fossem melhor posicionadas até ajudariam ao efeito de biótopo, mas não sei se se adequam à zona que pretendes modelizar. O aquário promete, estou a gostar!

Quanto ao alimento vivo... nunca dei artémia (só congelada), mas não me parece que compense. Muito trabalho e despesa para um ganho nutricional idêntico ao de outros seres vivos que dão menos trabalho. Larvas de mosquito são uma excelente opção, são fáceis de manter e criar e podes largar no aquário e deixar os peixes caçar como na natureza e aguentam dias lá dentro. As dáfnias são, sem dúvida, algo que deves experimentar. As colónias por vezes perdem-se, mas acontece, deves voltar a tentar e vale sempre a pena. O ganho nutricional é enorme. Depois tens os microvermes, vermes de grindal, minhoca preta, há muito por onde escolher. É ir tentando e ver o que te serve melhor.

 

 

Vai dando novidades e postando fotos! Já pensaste em alguma fauna?

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como mencionei no inicio do tópico, vou ter um cardume de nannostomus e um cardume de Carnegiella para fazer companhia a um trio de apistos. Todos podem ser encontrado no Rio Negro.

 

Hoje retirei uma das pedras do tronco maior, mas ainda preciso de pelo menos uma ou duas semanas para poder tirar todas.

 

É impressionante a diferença que as folhas fazem no aquário. Só as folhas dão um aspecto extremamente natural ao aquário. Fervi as folhas antes de as usar, há quem diga que não é necessário, eu não quis arriscar.

 

@hugo dáfnias...estive a ver na net se encontro algumas por aqui. Tenho espaço para ter criação de artémia e dafnias. Após a última colheita de larvas de mosquito há já uma semana...nada...quando quero mosquitos nem os ver....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como previsto, ao usar parte de matérias filtrantes de um aquário maduro, e 30% de água de um outro aquário, o aqua está com o ciclo feito em duas semanas. Já removi algumas das pedras mas ainda não dá para remover todas. Talvez esta semana coloque mais algumas folhas ainda não decidi.

 

Quanto á fauna. O que acham de Apistogramma Mendezi? Segundo informação que recolhi, é originário do Rio Negro, o biótopo que pretendo simular.

 

Queria colocar os nannostomus primeiro, em seguida carnegiella e por último os apistogrammas, mas não estou a conseguir encontrar nannostomus...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com o tronco. Se lhe dá para virar atira com as pedras e podem ir bater em alguma parte do vidro. Eu punha uma pedra maior e bem mais pesada a segurar o tronco mesmo ao meio. Seja como for parece me bem. Talvez mais uns esconderijos para os apistos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando fiz a pergunta relativamente à fauna queria dizer se já tinhas pensado em apistos, desculpa.

Boas,

 

 

 

De facto, as folhas fazem uma diferença brutal. Tanto no ambiente que criam, como na cor da água . Sei por experiência própria e outros relatos que tenho lido (no apistogramma.com, nomeadamente) que as de magnólia estão entre as que libertam mais cor.

 

Entretanto já arranjaste daphnia?

 

 

 

Aconselho-te a continuares a adicionar folhas até teres uma camada generosa, mas é algo que fica ao teu critério. Vai fazendo TPAs regulares caso contrário, como eu, chega a uma altura em que mal consegues ver para dentro do aquário tal é a cor da água.

 

 

 

Apistogramma mendezi parece uma boa opção. Pessoalmente, é das espécies que um dia mais gostaria de manter. Fala com importadores ou outros aquariofilistas, pode ser que alguém te consiga ajudar a encontrar Nannostomus.

 

 

 

E fotos, queremos fotos!!

Revival

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.