Quironomídeos - Praga de Chironomid (midge fly larva)


Recommended Posts

Bom dia caros amigos,

 

Apresento-vos algo que nunca tinha visto.

Recorrentemente o meu aquário tem sido acometido desta espécie de matéria que as fotos documentam agarrada aos troncos, rochas e plantas. Tenho limpo com as mãos pois aquilo sai facilmente se esfregar. É um tipo de pasta. Contudo não tenho conseguido descrutinar a origem do problema.

Se alguem já teve ou sabe a origem disto fico agradecido por ajuda.

1- O aquario não tem peixes.
2 - Filtro limpo todos os 30 dias como mandam as regras, com agua do aquario.
3 - Plantas com excelente crescimento
4 - Aquario isento de algas de qualquer tipo.

A seguir o Set up completo.

AQUARIO
160L Brutos (100x40x40)
130L Efetivos.


ILUMINAÇÃO
Odyssea T5 3x39w 3* 6500 K
70 Lumens / litro
Temporizado: Das 15 PM às 23 PM

FILTRAGEM
EHEIM professionel 4+ 600
Matérias Cerâmicas Equo Stilla (3 cestos) + lã + esponja azul

CO2
Regulador com válvula solenoide “CO2ART”
ADA Difusor 40 MM Pollen Beetle
Temporizado: Das 10 PM às 21 PM

CAL AQUA Double Drop Checker

HARDSCAPE
ADA La Plata Sand
Black Pagoda Stone 15 KG
Red Moor Wood

SUBSTRATO
9 Litros Tropica Growth Substrate
9 Litros Tropica Aquarium Soil
3 Litros Tropica Soil Powder

Fertilização:
Tropica Specialized 60 ML Semanais
Tropica Premium 30 ML Semanais

NO3 – 5 a 10 ppm
PO4 – 0 a 0,5 ppm
K – 4.75 ppm
Ca - 0.3 ppm +0.24ppm CaCl2
Mg – 1.8 ppm
Fe - 0.32 ppm
Dureza Carbonatos (KH) = 3º
Dureza Total (GH) = 3º

P1080065_zps0h38a5ft.jpg

P1080064_zpsrhv9uwtb.jpg

Muito obrigado a todos.

Paulo Soares


Bom dia,
Mais uma notas adicionais.

Podendo equacionar que isto deriva dos troncos. Os troncos já os tinha no outro aquario. Foram comprados na Aquaplante. Efectivamente a ideia que dá é que derivam deles porque a zona do aquario mais afectada é onde estão os troncos.

No UKAPS (forum Inglês) disseram-me que eram larvas de mosquito (?) wacko.gif

Como é que iriam lá parar? E segundo o senhor me disse tenho que desmontar tudo.. spiteful.gif
Outro disse-me que se meter peixes e camaroes que eles tratam do assunto.

Agora vem a parte Ética e Deontológica. Arrisco a meter peixes? E se isto for uma praga terrivel de alguma coisa menos boa e mata os peixes? Estou num dilema.. esta é a razão pela qual ainda não tinha colocado peixes neste aquario. Quero ver-me livre disto primeiro.
Alguns camarões já tenho e lá andam. Vou arriscar meter uma Japónicas e ver o resultado.

Esta porcaria até come a pouca GSA que estava nas pedras. Cobre a GSA e elimina-a. Alimenta-se dela pelo que vejo.

O que sei é que já à uns meses que ando a combater isto e sôpa!

Limpo tudo bem limpo, e passado uma semana volta outra vez. Agora ainda por cima dei com caracois que tambem gostava de saber de onde vieram se as plantas é tudo 1/2 Grow..

Não sei que faça. Nunca tinha visto isto em lado nenhum.

Abraços

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

Entraram 10 Corydoras, 5 Platys, e 50 Red Cherrys. Estou à espera de uns CRS.

Entretanto cortei uma folha de uma planta para tirar umas fotos melhores.

Na segunda foto como se vê ao passar os dedos naquilo fica em pó castanho.

Já andei a pesquisar na web sobre "Vermes" e Larvas" etc e não encontro nada semelhante. Até descobri umas cenas que se chama "TUbifex" mas não é igual.

P1080072_zpsnxe8uihy.jpg

P1080077_zps9iit7skz.jpg

Abraços a todos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu não vou estar a inventar neste caso, é sem desprimor para com os nossos colegas do fórum, aconselho a contactares a Aquahobby.

 

Já agora, porquê tantas horas de diferença entre o início do CO2 e da luz?

A não ser que tenha percebido mal.

 

Cumps.

 

José

Ah, ou então a Água Viva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,
Precipitei-me na avaliação. Era mesmo muito muito parecido.

Mas aqui fica o que o aquario tem tal como afiança também aqui o amigo Tiago. ;)

"Chironomid (midge fly larva)"

O link:

http://www.caudata.org/cc/articles/Tank_critters2.shtml

Se compararem com as minha fotos vêm que é precisamente igual.
Como seja.. um ou outro eis o que fiz:

Uma massiva poda, mesmo massiva porque se fosse passar os dedos nas plantas para retirar aquilo, estaria a espalhar pelo aquario e mais uma vez iria encher o filtro daquela maldita larva.
Portanto foi uma poda brutal. Tive mais pena das minhas Echinodorus Red que estavam bem grandes e vermelhas. Paciência..

A seguir dei-lhe com H2O2 nos troncos e rochas e sobre as remanescentes plantas.

Hoje de manha as rochas estavam a libertar uma leve poeira castanha / bege que é as larvas a desfazerem-se / dissolverem-se. Pelos vistos dão-se mal com água oxigenada.

E os Platys e as Corys a comerem aquilo tambem. Estão a dar-lhes uma rasia boa. Não queria meter Corys para não me lixarem o layout mas olha teve que ser. Lá vão elas dar cabo da La Plata Sand a mandarem o substrato lá para cima .wink.gifMas não faz mal. Já comprei outro saco de La Plata depois aspioro e meto nova dose. Um saco de 3 Kg dá para bué. Eu até adoro Corydoras. Acho-as lindas de morrer (Sterbay) e com um comportamento fabuloso.

Portanto está no bom caminho, Vou continuar a monitorizar, hoje ao fim do dia dou-lhe mais H2O2 e vou repetindo até erradicar. Fim de semana abro o filtro a ver como está lá dentro. Se lá houver algo disto lá vai mais uma limpeza. Esta parte é que é do caraças.. mas tem que ser porque se ficaram vestigios disto no filtro acabam por se colonizar por lá e então nunca mais me vejo livre disto.

Nem que comprometa parcialmente a componente bacteriológica mas tem que ser. Penso eu que seja o melhor.

Mas sugestões são sempre vindas.

Obrigado a todos pelo apoio.

Nota: As tipas não se agarram aos musgos (?) Sôpa! Os musgos estão hiper cristalinos.

 

E pronto , se alguem no futuro tiver este problema aqui fica a resolução.

Abraço

 

 

Olha, eu não vou estar a inventar neste caso, é sem desprimor para com os nossos colegas do fórum, aconselho a contactares a Aquahobby.

Já agora, porquê tantas horas de diferença entre o início do CO2 e da luz?
A não ser que tenha percebido mal.

Cumps.

José
Ah, ou então a Água Viva

 

 

Bom dia Bringer,

 

Não é desprimor nenhum. Ninguem tem a presunção de saber tudo e estamos cá todos para nos ajudarmos mutuamente.

 

A tua sugestão foi bem recebida.

 

Embora já tenhamos deslindado a origem do problema fica registado a tua louvavel atitude de ajudar um colega.

 

Grande Abração

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem comia isso com gosto era umas (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]

Editado por JCarneiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulinho, és mesmo um rapaz cheio de sorte! Nunca tinha visto nada assim!

 

O teu problema é a falta de paciência, ficas apavorado, queres resolver na hora e percipitas-te.

Quando surge o problema deves mesmo consultar vários fóruns mas fá-lo ao mesmo tempo em todos, para mais rapidamente filtrares a informação.

Eu quando não estou à vontade com certos assuntos prefiro abster-me.

 

Ontem por acaso vi a resposta do Tiago e apanhei esse link e pareceu-me mesmo igual em termos de fotos.

 

Não concordo mesmo nada com a entrada de 50 red's logo agora, muito menos crs, é estar a deitar € para a rua por muito barato que os tenhas arranjado e para além disso são seres vivos, devias resolver primeiro o assunto, ainda por cima estares por alta recriação a usar água oxigenada.

 

De futuro, também tens de ter cuidado com a fertilização por causa dos camarões e reduzi-la. Impensável até fertilizares em quantidade para fazeres face a 3dias de ausência, dás cabo deles num instante, tens de ter prioridades.

 

Sempre que utilizas agua oxigenada devias fazer tpa's a seguir, não esquecendo que dizes ter limpo o filtro em profundidade, perdeste parte da colónia de bacterias, certo? A utilizar água oxigenada todos os dias, podes ter um pico de amónia.

 

Principal pergunta:

 

Que quantidades de água oxigenada estás a colocar? Cuidado com isso. Quem te avisa teu amigo é. E esta é a minha modesta opinião, vale o que vale.

 

Beijinhos para ti!

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Editado por Vera Santos
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Verinha,

 

Bem haja pelo reparos.

 

Só duas notas.

 

H2O2, mais que testado de á uns dois anos para cá, seja com peixes peixes seja com camarões. Zero mortes ;) Nunca tive uma baixa. Obviamente que não é meter à toa.. tenho os meus métodos que pude desenvolver de lá para cá. ;)

H2O2 é coisa que não me assusta mesmo.

 

O mesmo posso dizer da fertilização. Nunca tive qualquer incidente com a fertilização. Mas repara que não meti fert depois da entrada dos vivos. Foi antes!
Contudo, quando introduzi para três dias, foi para atingir o Target semanal. E o target semanal , mesmo que o depositasse todo de uma assentada não eliminaria qualquer vivo mesmo que os tivesse na altura já no aquario. O meu target é baixissimo. E não uso Estimative Index. E neste momento deixei de usar tambem o fertilizante Tropica. Não uso qualquer fertilizante vendido por aí. Não era para dizer isto mas corresponde para te tranquiliar neste aspecto. Percebo as tuas palavras e enalteço por isso esclareço assim para que fiques tranquila amiga.

 

Só para teres uma ideia o máximo que vou atinjir com a nova fert anda entre 5 a 10 PPM de nitratos / semana. Todos os demais estão sempre abaixo disso.

 

Se não tivesse paciência já tinha desistido do hobby à muito.. como bem dizes com a sorte que tenho tido muitos ja tinham feito as malas. Mas cá ando e sempre com o propósito de melhorar dia após dia. E este aquário bem me o demonstra quando olho para ele. Agora há que reconhecer que depois de ultrapassados alguns obstaculos sempre emergentes, os frequentes neste Hobby, etapas vencidas e superadas aparecer um filme destes que secalhar é um num milhao é obra.. e aí por vezes apareça uma revoltazita interior que se pode expressar em palavras mas não no aquario :)

 

Mas as coisas estão bem encaminhadas. ;)

 

Beijocas.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo estiver a ver na net ontem e não consegui ver nenhum artigo sobre como as eliminar, Já encontraste alguma coisa? se souberes de alguma opinião nesse sentido diz, é sempre bom saber estas coisas e muito útil

partilhar, para outros que tenham o mesmo problema.

 

Achava bem também editares o titulo do tópico e colocares lá o nome da larva, qualquer coisa como. " Quironomídeos - Praga de Chironomid (midge fly larva)"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vera,

 

Não consigo editar o titulo. Creio que isso só um moderador ou administrador.

 

As medidas de prevenção / correcção já as referi acima. Para o meu caso e em função do nivel de afectação.

 

Bejijinhos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,


Só para vos dar nota que o problema está completamente resolvido. Estonteante..


Em mais ou menos 24 horas fiquei com o aquario absolutamente limpo, sem qualquer vestigio da larva.


Até me arrependo hoje de ter dado a poda que dei às plantas, pois não era nada necessário. Mas na altura não sabia o que sei hoje.


O que sucedeu, e que me apercebi, foi que passado algum tempo de ter aplicado a H2O2,pela segunda vez, as alrvas mudaram de cor e começaram a dissolver-se. Foi a partir daqui que as Corys e os camarões se atiraram para cima delas sem descanso.


Hoje de manhã o aquario está absolutamente limpo. Nem queria acreditar.

Troncos, rochas e inclusivé a Echinodorus que era a mais afectada ficou totalmente limpa.


E termino invocando a velha máxima de que há males que vêm por bem.


Antes disto tinha as pedras com a tradicional coloração verde que se vai formando. POrque nunca as rapava e até gostava de ver.


Como estas larvas assentaram em cima das pedras, e creio que se alimentavam daquilo, estas acabaram por limpar as rochas.

Com o desaparecimento das larvas, as rochas estão como se as tivesse comprado ontem.


E pronto, assunto resolvido fica aqui a história para quem no futuro se deparar com isto.


Cumprimentos a todos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais