1 Tentativa de Plantado " Sky Is The Limit"


Nuno C.

Recommended Posts

Olá a todos, venho apresentar a minha tentativa de ter um aquário plantado o qual já andava há algum tempo para fazer num aquário que tenho de 60 litros, no entanto há pouco tempo um familiar que comprou um aquário novo disse-me se queria ficar com o antigo dele de 120litros, eu todo contente nem pensei 2x ia ficar com o dobro da capacidade. No entanto quando o fui levantar não gostei muito dele era um aquário tipo cubo e eu tinha idealizado uma forma mais rectangular, mas como a cavalo dado não se olha o dente, la o trouxe para casa lavei-o bem lavado e coloquei-o no lugar , mas estava decepcionado e a minha ideia já era vou é vende-lo e com o dinheiro compro outra coisa ao meu gosto, no entanto não queria desistir sem ter pelo menos tentado fazer qualquer coisa dele, então pensei porque não compro as coisas como se fosse para o aquário de 60 litros e coloco-as neste se depois não gostar como fica é só passar as coisas de um aqua para o outro e assim nasceu o Sky Is The Limit com o seguinte setup:

 

Aquário: Juwel Lido 120
60x40x58 120L

Iluminação: 2x 24w T5

Será para alterar para 2x58 pll daylight porque 2x24w para 58cm de altura acho insuficiente penso eu

Filtro: Biobox com 6 cestos de materias filtrantes, esponjas cerâmicas e bioballs pena é ser 500 l/h

Termostato: Aquaheat juwel 100w

Co2: Botija co2 750gr tipo extintor com torneira sem válvula solenoide

Difusor co2: DIY tipo seringa com conta bolhas, regulo para 2b por segundo aprox.

Substrato: Aqua Soil Amazônia 9L

Hardscape: Dragon Stone e Hornwood

Flora: Não tenho a certeza das espécies, apenas a de tapete que é a Monte Carlo

Rotala Macrandra
1 Anubia
Foxtail
Hygrophila dwarf
Monte Carlo

Fauna: Sem fauna de momento, embora tenha usado uns materiais filtrantes do outro aqua e uma tpa também com agua deste prefiro correr pelo seguro e esperar 2 ou 3 semanas. No entanto vou ter

Red Cherrys 3 casais 1 femea de um deles de momento está ovada
Caridina Japonica 3 que já tinha do outro aqua
Gupies a maria gosta muito deles....( fds parecem coelhos em 3 meses já dei uns 30)
6 barbos cereja, ou não me aconselham a por estes por causa dos reds?
4 ou 5 cory pandas
Queria por mais 1 ou 2 espécies em principio será rasbora harlequim , mas queria uns conselhos aqui do pessoal em relação ás espécies não queria que os red virassem petisco.

Em relação ao nome: Sky Is The Limit foi porque o hardscape foi pensado para um aquário de 37cm de altura e não 58cm xd.

Mas chega de paleio aqui ficam as fotos

 

256e0jo.jpg

 

9ps7lt.jpg

 

2roidjl.jpg

 

2jbk401.jpg

 

15occbl.jpg

 

33to0si.jpg

 

2r2rlts.jpg

 

2h38v9d.jpg

 

2s9c3o8.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tem potencial.

Na minha opinião, com essa altura aproveitava para criar uns declives interessantes.

 

Um aquecedor de 100W chega para essa litragem?

Bem, provavelmente a minha casa é mais fria.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, daqui por 2 meses ou assim se a flora ficar uma cena porreira e realmente o aquário for para manter, provavelmente irei arranjar o layout de acordo com a altura que o aquário tem.

Em relação ao aquecedor tenho o aquário estável nos 26 graus o que considero suficiente, no entanto está regulado para o máximo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No máximo nao estara muito tempo ligado pa manter essa temperatura?

Se calhar compensava por um de 300w liga menos veses e se kiseres aumentar a temperatura tens sempre possibilidade.

 

Na minha opinião

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim era preferível, e mais á frente se este aqua for para manter certamente que irei fazer isso, mas a 1 alteração que vou fazer é iluminação para 2x pll 55w daylight. Em principio faço um DIY e posto na secção de iluminação do fórum a alteração das 2x 24 t5 que têm neste momento para essas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao fundo vou esperar que as plantas que tenho plantadas atrás se desenvolvam depois decido se ponho uma cartolina ou um vinil, em relação á biobox eu até tenho um filtro externo fluval, no entanto a biobox vem colada no vidro eu ainda a tentei arrancar mas tá muito bem colada então decidi deixa-la estar e ver se faz um bom trabalho e até vêr funciona muito bem mas se isso se alterar é para remover.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, passadas 3 semanas introduzi 1 casal de gupies adulto

14 gupies juvenis com 3 semanas

14 camarões red cherry

8 camarões amano

E estou a pensar introduzir 10 rasbora harlequim ou 10 neos verdes para peixes de centro ( cardume)

A iluminação foi também alterada para 2x 55w pll 6500k cool daylight

 

E neste momento o aquário encontra-se assim

 

k3afpd.jpg

 

ab48zk.jpg

 

Neste altura o aquário começou a ganhar algas nas plantas e uma quantidade anormal de algas nos vidros.

Como não tenho testes, será algo a corrigir no futuro, pensei que o aquário ainda nao tivesse ciclado completamente e por isso teria algas.

Dirigi-me então á Aquaeden e pedi ao Sr. Rui que me fizesse os testes á agua, e o resultado foi que o aquário estava óptimo completamente ciclado, mas alem dos nitritos a 0 o que é óptimo tinha também os nitratos a 0 o que segundo o Sr. Rui era a causa mais provável do aparecimento das algas. Perguntou-me se eu tinha alguma equipa de limpeza no aquário á qual eu respondi que tina 13 ou 14 red cherys e 3 amanos e ele disse-me leva mais uns camarões amano e começa a fertilizar o aquário recomendou-me Tropica Plant Grow 7 bobadas a cada 7 dias, estou a pensar se não será melhor 1 bombada por dia?

Daqui a 7 dias voltarei a postar aqui um update do aquario se a fertilização resolver o problema vou considerar começar a usar o método E I para fertilizar, mas ainda tenho bastante para lêr sobre isso que é bastante confuso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Ficava bem colocares um vinil preto ou azul

por traz do aquário,tapava-te os fios,e fazia

sair mais as cores das plantas,e só uma opinião.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, já tinha pensado nisso mas vou aguardar que as plantas que tenho no fundo se desenvolvam depois vejo se coloco um fundo ou não, de qualquer forma isso ainda irá demorar uma vez que estou com uma praga de algas no aquário, pelo menos dois ou 3 tipos diferentes de algas de maneira que vou vêr se consigo estabilizar isto. De qualquer forma no fim de semana vou tentar colocar um post com mais detalhes a vêr se consigo livrar-me das algas com a ajuda desta comunidade.

 

Enviado do meu NOS Roya através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui estou novamente para dar algum feedback. Passados 3 dias de ter usado o fertilizante da tropica não notei melhorias ao nível das algas então decidi usar o fertilizante diariamente com 2.4ml sendo que a dose recomendada na garrafa é de 12ml semanais. Já li por aqui que nos fertilizantes da tropica têm que se aumentar a dosagem para se ver resultados, alguém confirma isto?

Passados mais 2 dias e depois de muito lêr por este fórum verifiquei que a maior causa de algas são irregularidades no co2 e de facto o meu que é uma garrafa de 750gr de co2 apenas com uma torneira nem manómetro tem, tornava-se muito difícil controlar a saída do co2 que ligava de manha quando as luzes acendiam e apagava á noite quando as mesmas apagavam. Por vezes deixava de manhã com 3 bolhas por segundo e quando chegava a casa só tinha 1 bolha de 2 em 2 segundos e andou assim 2 semanas.

Portanto a explosão de algas foi de certeza culpa minha, por isso na terça feira regulei o co2 para 2 bolhas por segundo e já não o desligo de noite e têm se aguentado sempre com a mesma cadência.

Entretanto arranjei uns testes que hoje já não os vou fazer porque fiz uma limpeza ao aquário e uma tpa de 30% mas amanhã já faço os testes e depois coloco aqui os valores.

Conclusão vou esperar que a causa das algas tenha mesmo sido as irregularidades no co2 e vou continuar a fertilizar com 2,4 ml de tropica specialised durante mais uns dias e depois vamos vêr o que isto dá.

 

Ficam aqui umas fotos de como estava antes da limpeza

 

34gtroz.jpg

de4k8g.jpg

ei1jep.jpg

20tfi8m.jpg

1qjrr9.jpg


E agora já depois da limpeza


ojf1jk.jpg

2ahfeyx.jpg

2yla876.jpg

2uj4j77.jpg

 

Amanhã depois de fazer os testes já coloco aqui os resultados

Cumprimentos aqui ao pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"...tornava-se muito difícil controlar a saída do co2 que ligava de manha quando as luzes acendiam e apagava á noite quando as mesmas apagavam."

 

Quantas horas é que tens de iluminação?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"...tornava-se muito difícil controlar a saída do co2 que ligava de manha quando as luzes acendiam e apagava á noite quando as mesmas apagavam."

 

Quantas horas é que tens de iluminação?

Não era uma questão de controlar a saída do co2 de manhã, deixava aquilo a 2b/s mas quando chegava a casa tinha dias que já nem 1b/s tinha, deve ser um problema qualquer na borracha da torneira da garrafa por isso enquanto não arranjo uma válvula de ajuste fino optei por deixar sempre ligado e aquilo agora está estável 2b/s e pelos testes que fiz tenho 30ppm de co2, portanto não lhe mexo mais. Em relação á iluminação neste momento tenho 8h mas tinha 10 reduzi para 8h á 2 semanas quando me começaram a aparecer as algas.

 

Como tinha dito ontem hoje foi dia de testes ao aquário aqui ficam os resultados

 

Gh 60 ppm

KH 40 ppm

PH 6,6

Fe 0,6 ppm

O2 10 ppm

Nh3/Nh4 0

No2 0

No3 10-20 ppm

Po4 < 0,02

 

Pelo que li os valores encontram-se todos normais á excepção do ferro que deveria ser inferior mas repeti o teste e o valor confirma-se, no entanto alguém mais entendido que me confirme isto e face a estes valores como poderei reduzir as algas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu reduzia ainda mais a iluminação e resolvia o problema do co2. Não ligava mais do que 6h a ilumincação.

Limpa o maior numero de algas que puderes e fertiliza com macros e micros. O plant growth da tropica ou é o premium (micros), ou especialized (macros). Tenta melhorar a circulação da água.

Há claramente um desiquilibrio no teu aquário e precisas de acertar isso.

Eu no teu lugar aplicava também diariamente algum flourish excel para promover o crescimento das plantas e assim combater indiretamente o aparecimento de algas.

Se puderes tirar o hardscape limpa essas algas. Agua oxigenada mata tudo :)

Espero ter ajudado


Cps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação ao co2 já está resolvido constante a 2 b/s mas nunca é desligado, o fertilizante é o tropica specialized.

Se daqui a 3 ou 4 dias não notar melhorias vou considerar as 6h de iluminação, já li que o h2o2 é eficiente mas queria primeiro tentar perceber efectivamente a causa, poque mesmo que o h2o2 me resolva o problema agora se não tiver tratado da causa as algas voltam a aparecer penso eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 nunca é desligado??

 

Tens que o desligar. Só deve estar ligado durante a fase em que as plantas necessitam de consumir CO2, ou seja, quando a iluminação está ligada. Pode estar aqui um dos problemas de excesso de algas....

O especialized é só macros. Nesta fase inicial os micros são muito importantes. Tens que fertilizar com micros também...

Sim, as algas voltam a aparecer. Mas tenta eliminar o maior numero possível de algas. Limpeza e TPA´s. Ajuda!

Editado por JotaCruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O CO2 nunca é desligado??

 

Tens que o desligar. Só deve estar ligado durante a fase em que as plantas necessitam de consumir CO2, ou seja, quando a iluminação está ligada. Pode estar aqui um dos problemas de excesso de algas....

O especialized é só macros. Nesta fase inicial os micros são muito importantes. Tens que fertilizar com micros também...

Sim, as algas voltam a aparecer. Mas tenta eliminar o maior numero possível de algas. Limpeza e TPA´s. Ajuda!

Não leves a mal mas não concordo com esta afirmação, acredito que a maior parte dos aquariofilistas desliguem o co2 durante a noite por que tem o equipamento adequado para isso, ou seja válvula de ajuste fino e válvula solonoide de maneira que conseguem regular com precisão o co2 deste modo mantendo o nível de co2 equilibrado, e em segundo lugar para poupar o co2 que dura muito mais tempo do que se estiver sempre ligado, porque na natureza o co2 está sempre lá nunca é adicionado ou desligado, uma vez que não tenho o equipamento adequado entendi por bem deixar o mesmo sempre ligado e neste momento está constante e sem variações.

Agora em relação aos micros talvez tenhas toda a razão,e vou considerar utilizar outro fertilizante em conjunto com o specialized da tropica, neste caso qual me recomendarias?

 

 

Algas verdes nos vidros= falta de fosfatos.

 

Cumps

 

José

 

Olá José o que me recomendas fazer para rectificar essa situação? Estava a pensar baldar-me um pouco nas tpas e dar um pouco mais de comida á fauna para ver se os fosfatos sobem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno,

 

Não te esqueças que aquários são ambiente controlados. Não é como na natureza! Não é o excesso de CO2 que provoca algas mas sim a maior dificuldade que terás em controlar os atuais desequilíbrios e por isso é que disse o que disse..

Acho que o especialized não é só macros como referi anteriormente...eu separo macros de micros!

A luz tem um factor crucial no aparecimento de algas. Eu reduzia para 6h

Editado por JotaCruz
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um conselho que te posso dar, e que se pesquisares um pouco vais ler bastantes vezes, é que na aquariofilia é preciso paciência. Não é com 2 ou três dias que vês alterações nas algas, tens que dar um tempo.

 

 

Edit : os fosfatos costumam ser para controlar as greenspot, o que tinhas parecia Green dust, se voltar a aparecer não limpes, ela tem um ciclo, leva um tempo e desaparece. Podes pesquisar melhor. E nas pedras parece me bga, se fôr, aí sim vai ser mais chato.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim continuo só com o tropica specialized ou vale a pena adquirir o tropica premium fertilizer também?

Ou esqueço isto e parto para um método de fertilização tipo E. I. ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um conselho que te posso dar, e que se pesquisares um pouco vais ler bastantes vezes, é que na aquariofilia é preciso paciência. Não é com 2 ou três dias que vês alterações nas algas, tens que dar um tempo.

 

 

Edit : os fosfatos costumam ser para controlar as greenspot, o que tinhas parecia Green dust, se voltar a aparecer não limpes, ela tem um ciclo, leva um tempo e desaparece. Podes pesquisar melhor. E nas pedras parece me bga, se fôr, aí sim vai ser mais chato.

Sim, concordo totalmente contigo sei que não é em 3 dias que vou ver as algas desaparecerem o que eu realmente queria saber era se estava no bom caminho para isso acontecer, por exemplo se depois de 3 ou 4 dias vi-se que a propagação das algas tinha diminuído saberia que estava no bom caminho e a partir dai seria só remover manualmente o mais possível e o resto iria ao lugar o problema é que ainda não consegui vêr nada disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

3 ou 4 dias num ecossistema não é nada... espera pelo menos 15 dias antes de tirares conclusões.

 

Estou a combater um surto há mais de três semanas e só agora começo a ver resultados. Um dos melhores remédios para as algas é a paciência ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.