Alterar iluminação


Miguel Neto

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Tenho um aquario com as seguintes medidas 80Cx30Lx40A.

 

Neste momento estou usar uma calha Odyssea T5 2x24W 6500k+4000k. Estas lâmpadas medem 50cms +/- o que faz com que tenha falta de luz dos lados e só tenha 0.5W por litro e 38 lumens por litro.

 

Para um aquario com injecção de co2 e com algumas plantas e fertilização EI, deve ser ligeiramente fraca a luz.

 

Tava a optar por fazer umas modificações, passar para 2 pll 36W 6500k.

 

Acham a escolha acertada? Ou aconselham outra coisa?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Para essa medida de aquario eu claramente optaria por duas T5 39W (ambas de 6500 K). Uma calha Odyssea portanto.

Ficaria a calha com 5 cm a mais de cada lado do aquario. E acredite que além de não ser inestético, fica excelentemente bem servido nos cantos do aquario e ainda para que daqui a um ano ou menos até, o senhor adquira um aquario com 90 cm ou 1 metro e já tem uma calha à altura. Se gosta mesmo do hobbie é certo que vai querer evoluir para outros voos. Digo eu..

Na aquariofilia há que pensar sempre em termos futuros. Poupa-se muito dinheiro.

Esta é a solução ideal para si quer em termos de recurso financeiro quer em termos de eficiência.

Comprar isto PLL 060CM - 2X36W é insistir no erro. 60 cm!

Ou comprar PLL "080CM - 2X55W" ou outra do género para o seu aquario é ainda um maior erro que pode cometer.
Irá ficar com uma calha que claramente excede a capacidade energética do aquario, o que o irá obrigar a andar para lá dos limites com todas as consequências que daí advém e CUSTOS, e para alem de que a mesma o limita na evolução do hobby. E veja a diferença financeira de uma calha dessas para a Odyssea. Essa então é grotesca.

 

Vende essa Odyssea e compra o modelo seguinte.

 

Isto seria o que eu faria.

Cumprimentos.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Nao é senhor mas sim tu!

 

O problema de uma calha 90cm é mesmo nao ficar estetico, e o aquario está na sala o que faz com que a maria nao vá na cantiga.

 

Ja tive um de um metro mas despacheio, demasiado riscado. Este tava equipado com uma calha 2x39w!

 

Já me tinha falado nas pll 55w, mas achei que era demasiada fruta pro aquario e daí pensar em 2x36w.

Tava a pensar adquirir uma boyu de 80cm baratinha e fazer alteraçao para pll 2x36w.

Seria colocar uma frente á outra para dar o cumprimento do aquario.

 

Mas tou a ver que a coisa vai dar ao mesmo, alteraçao nao vai ser muita e deitados á rua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas.

 

E se for com uma T5 3x24W com 80cm e a seguinte disposição de lâmpadas?

Será que já deixo de ter problemas?

 

A de 39W está fora de questão por motivos estéticos.

823093151_7_644x461_calha-de-iluminao-3-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais