Nano Low (inicio)


fjcb

Recommended Posts

Boa noite,

 

estava com ideia de montar um pequeno aquário de água salgada (o primeiro) e portanto, mesmo depois de ler e pesquisar muito surgem sempre as dúvidas. A ideia é ter o mais simples no início. alguns corais moles e poucos peixes!

 

O que me dizem disto?

 

50c*0,4l*0,45a = 90 litros

 

escumador: tunze 9001? outro semelhante?

 

Iluminação: leds: 1 - Branco 6500k 2- 10 000k 36 led , 1440 lumen , 11w 3- 20 000k 920 lumen , 11w 4- 10 000k com 20 000k , 36 led 1206 lumen , 11w

Aqui é grande dúvida: não faço ideia dos leds que deva usar sendo que vi estas barras à venda e achei que podiam ser interessantes, agora quantas e quais?

ou é melhor optar por isto? http://www.aquaristikshop.com/aquaristic/Aquatlantis-Easy-LED-Universal-marine-and-reef/628510/

 

Bomba de circulação: a ver mas há muitas no mercado e acho que não será problema! Provavelmente uma Tunze turbelle 6015

 

 

Que areia de coral escolher e quantidade?

Quanta rocha viva e quanto morta? Ou toda viva?

 

Quanto à água tenho de ter um sistema de osmose? qual aconselham que seja baratinho e eficaz para este aquário?este por exemplo? Dennerle Osmose Compact 130

 

Ainda em relação ao aquário a ideia era não ter sump mas vejo que todos ou quase todos têm! É mesmo necessário? Porquê? Um aumento de 8/10 cm na parte de trás do aquário com um pente resolve? Neste caso teria de adicionar também uma bomba de retorno!

 

Aquecimento: eheim

 

Acho que não falta nada...Ou falta?

 

Bastante agradecido desde já a quem ajudar,

 

Fábio

Editado por fjcb

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

nao sou dos mais experientes mas consigo ajudar te em algumas coisas amigo

 

aconselhava te em pesquisar outro escumador este é um pouco fraco é sempre bom que o escumador tenha mais que o dobro de litragem de capacidade amigo, existem uns bons hang-on da deltec o mce 300 por exempulo ou tambem existe um da bubble magus hang-on que nao é nada mau...

 

relativamente a rocha aconselho te a iniciar so com rocha viva é sempre melhor para o ciclo de nitrogeneo, mas isso depende do teu orçamento ou entao 70% ou 50% de rocha viva atençao ao leyout para teres uma boa circyulaçao de agua no aquario...

 

o areao aconselho que seja aragonit pelo que sei é o melhor, depois o tamanho do grao é a tua escolha eu tenho sugar size e levanta muito areao com muita facilidade mas é um areao lindo...

 

quanto ao sistema de osmose aconselho te a ires a este site http://www.pet4you.net/peixes/filtragem/osmose-inversa/sistemas-de-osmose/aquili-osmose-classic-nps.html eu comprei este e estou bastante satisfeito o quarto estagio de carvao activo é bastante importante...

 

mas o melhor mesmo é teres uma sump mas por o material todo dentro da sump, fura o teu aquario num canto as brocas estao a venda no leroymerlin e é facil de fazer compras a cola pa aquario um acrilico com pente passas o tubo com um cotovelo na ponta para chupar a agua e ta feito nada do outo mondo amigo e bomba de retorno eu tenho de 2000litros por hora

 

espero ter ajudado dentro da experiencia que tenho....

 

o resto fica para os experts XD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo desde já muito obrigado pelas respostas. Vou analisar melhor o material e ler mais um bocado que parece que ainda tenho algumas coisas a aprender para começar e fazer bem é desde o início.

Obrigado mais uma vez!

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

por este preço compravas mas era esta calha de led isto é top, tambem estou a pensar comprar uma http://www.ebay.com/itm/165W-Dimmable-full-spectrum-led-aquarium-light-Marine-Reef-Coral-SPS-LPS-Lamp-/251495773757?hash=item3a8e50f63d:g:K9QAAOSwll1WxmiD

 

ja viste algum escumador ?

 

e bombas de circulaçao ?

 

como esta esta montagem ?

 

Ate Ja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas. Além de reforçar os conselhos do Jerome, apenas que passar a minha experiência com essa calha da Aquatlantis que falas no link... Por favor não compres isso, eu tenho uma e garanto que assim que a ligares em cima do aquário, vais chorar 😆 A luz é demasiado branca e a unica coisa que isso faz crescer no aquário é algas. Ainda só não a vendi porque não sou capaz de enganar ninguém 😆

As da MarsAqua do ebay são muito boas.

 

Em relação ao resto, concordo com o Jerome. Mas se vires que ter sump e material extra é impeditivo para arrancar com o projeto, arranca da forma mais simples. Isso para ter uns corais moles e um casal de palhaços, em menos de 100 litros, quase que só com tpa's regulares (com água de qualidade), aguentas isso 😉

Claro que o escumador dá sempre outra segurança

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo tonito

 

esta calha do link da mars aqua tenho visto bastantes videos no youtube e comentarios na net ainda nao tinha ouvido falar mal destas calhas, mas obrigado pelo o conselho, vou me teixar estar com a minha 6xt5 que estou super satisfeito

 

eu arranquei com um nano de 60L sem sump, com tpa semanais sem falhar e um bom sal de qualidade consegue se amigo, aconselho sempre em ter um escumador é uma grande ajuda para estabilidade da agua

 

ate ja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jerome

 

Se calhar expliquei-me mal 😜

 

A da MarsAqua é realmente muito boa e uma ótima compra, a nível de preço/qualidade é provavelmente das melhores do mercado. A que eu estava a dizer que era dinheiro mandado para o lixo, era a da Aquatlantis do primeiro link 😉

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

mas basicamente o que percisas para arrancar e deixar o aquario a ciclar durante uns 3 meses que é apartir de ai que começa devagarinho a estabilizar é

 

-areao aragonit

- rocha viva

-termostato

- termometro

- escumador

- calha ( por acaso tenh uma 4xt5 para vender )

- bombas de circulaçao, bastante !

- e pelo menos teste de amonia nitrito e nitrato e de ph

 

durante o primeiro mes nao aconselho a fazer TPA

 

força nisso amigo e qualquer duvida pergunta estamos aqui para isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Pessoal,

 

obrigadissímo pelas respostas.

de momento pus esta ideia na gaveta mas sempre já deu para aprender mais umas coisas. Um dia hei-de por em prática. ;)

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais