Iluminação


PVColaco

Recommended Posts

Boa tarde

 

O meu nome é Pedro, estou a pensar montar um aquário plantado 80*30*40(C*L*A)

 

Cheguei a ter esse aquário de 96 litros montado com uma calha com duas T5 de 24W e desenrascava para o que eu queria..

 

O que pretendia saber é se atualmente há soluções mais económicas e com esta capacidade de iluminação ou superior.

 

Pensei em adquirir uma Zetlight Lancia ZP4000-742 Plant com 2300 lumens e consumo de 28W. Será suficiente?

 

Também vi uma Odyssea Dual Pro T5HO Series 60/80 com 2x24W.. mais barata (metade do preço)

 

Alguém tem experiência com estas calhas que me possa ajudar?

 

Obrigado desde já..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

A Odyssea é mais barata, ou parece mais barata?

Acho que percebes onde quero chegar.

 

Há aqui pessoal muito satisfeito com a Zetlight, em particular devido às opções disponíveis de controlo da luz.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tipo de montagem queres fazer? Eu uso exactamente esse modelo e estou satisfeito. Quando falas em soluções económicas, estás te a referir ao preço da calha ou consumo? Se for no preço da calha, talvez ficasses mais bem servido com uma calha pl-l ou t5/t8, bons rendimentos com preços mais baixos que Led.

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A calha da zetlight tem 2300 lúmens.. Eu estava a pensar num plantado low tech sem plantas tapete ou muito exigentes e em princípio com adição de co2 caseiro numa primeira fase e mais tarde quem sabe um kit.. Estou a pensar por exemplo em plantas da tropica referência "laranja".. Serão os 2300 lúmens suficientes? No aquário anterior que eu tinha tinha 0,56w litro e era relativamente pouco, agora não sei se com a calha zetlight consigo melhor que isso.. Para ser sincero preferia os led embora não sei se são fiáveis..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas outras marcas não é igual? Eu conheço a zetlight, eles têm inclusive alguns projectos profissionais, agora este é o meu primeiro produto, não sei a durabilidade, mas que não vejo falhas, nem na construção nem no funcionamento, não vejo. Por mim parece bem melhor que odyssea.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lowtech, chega e sobra. Isto é o meu aquário, não é a foto mais recente mas é a única que tenho no tablet. Podes ver no meu tópico uma mais recente. 17d972ac92e46cf538cbf1e3474189b2.jpg

 

Onde comprar essas calhas de leds como tens na foto do teu aquário? A bom preço.

 

Já pesquisei mas os preços são muito altos.

 

Cpms

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As minhas comprei na ecoarium, dentro do género estas até são "baratas". Mais barato tens as chihiro, no entanto acho que a medida maior são 60cm. Também são mais potentes, acho.

Existe a chihiros A1201 custa praticamente o mesmo que a zetlight salvo erro mas tem mais lumens. O problema é que quando isso parar na alfândega não sei quanto cobram . Se não já tinha a comprado

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa, não sabia que haviam tão grandes, mas o aquário em questão tem só 80, há alguma para essa medida?

 

Edit : só agora é que reparei que não foi o OP que colocou a questão!

Editado por ignace
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que vi só existe até 60cm e depois a de 120cm.

Mas ha agora umas bacanas europeias que um gajo do Norte vende vou colocar link

 

 

Calha Ptero Ray 2550 / 45-50 LED

https://olx.pt/anuncio/calha-ptero-ray-2550-45-50-led-IDyDtQr.html

 

 

A maior e de 90-100cm . Em termos de lumens e consumos achei brutais e a construção assemelha se as chihiros e as da ADA. Podem mandar mails o vendedor e impecável até já me mandou foto da de 100cm que ele usa montada no Aqua dele e a luz e qualquer coisa!

Editado por amarelinho92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente fica mais barata que a zetlight.. são 40 € de diferença na medida para o meu aqua de 80cm.. mas alguém já experimentou? quando a esmola é grande o pobre desconfia.. além disso só dá um ano de garantia..

Editado por PVColaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente fica mais barata que a zetlight.. são 40 € de diferença na medida para o meu aqua de 80cm.. mas alguém já experimentou? quando a esmola é grande o pobre desconfia.. além disso só dá um ano de garantia..

Eu apenas vi foto montada . Isso é marca recente europeia , por isso em princípio segue padrões de fabrico exigidos pelas UE. A zetlight é mais completa devido aos leds azuis e vermelhos, permite ligar controlador, etc isso também se paga claro e já tem muito nome. Eu penso que as calhas Ptero que indiquei funcionarão bem, a parte da garantia e mais chato...

 

Aqui fica a foto que me enviou

 

29343173e9fd72b94061d82d74b63a61.jpg

 

Acho que tem potencial

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só ainda não arrisquei comprar por não ter como a suportar, meu aquario e de 120cm por isso a de 1metro teria de ser elevada mas é impossível pendurar no tecto

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha deve ser leve, podias fazer uma estrutura com os tubos de alumínio que há no aki. Não são caros e têm vários acessórios, tipo t's e curvas, em plástico de encaixe. . E também acho que têm bom aspecto.

 

Interessantes essas calhas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A calha deve ser leve, podias fazer uma estrutura com os tubos de alumínio que há no aki. Não são caros e têm vários acessórios, tipo t's e curvas, em plástico de encaixe. . E também acho que têm bom aspecto.

 

Interessantes essas calhas.

Não era mau pensado não . Não sou grande engenhocas mas foi ponderar isso

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais