Colisa lalia - Colisa anã


R.F.S.F.

Recommended Posts

Boas! :)

Procurei por todo o forum, e esta espécie não contava que não tivesse uma ficha. :tapfoot:biggrin.png' alt=':biggn:'>

Assim, para dar mais um pouco de vida a esta zona do forum, trago-vos este pacifico e deslumbrante espécime, a Colisa anã (Nome usado em Portugal).

 

Foto:

Colisa%20lalia_zpslbdlpjg3.jpg

Família: Osphronemidae
Género: Colisa
Nome cientifico: Colisa lalia
Origem/Distribuição: Sudeste Asiático
Sociabilidade com peixes da mesma espécie : Excelente
Sociabilidade com outros peixes(1): Muito boa.
Tamanho adulto: 6cm (seis centímetros) o macho e 4cm (quatro centímetros) a fêmea
Parâmetros da água:
-Temperatura: 22ºC - 26ºC / 71,6-78,8 °F (compreendido entre vinte e dois graus celsius e os vinte e oito graus celsius / compreendido entre setenta e um virgula seis graus fahrenheit e oitenta e oito virgula oito graus fahrenheit)
-Ph: 6,0 - 7,5 (compreendido entre seis e sete e virgula cinco)
Dimensões mínimas do aquário: +60L (mais de sessenta litros)
Alimentação: A sua dieta deverá ser composta por daphnias, tubifex, artemia salina, rotiferos, larvas de mosquito, cyclops, microvermes, todos os tipos de comida viva, espinafre cozido, flocos (ração industrial) e comida congelada.
Número de elementos de cardume aconselhável: Indiferente
Dimorfismo Sexual: As fêmeas tem um tom prateado, em comparação com o macho não tem praticamente nenhuma cor viva, a cor dominante é o cinza ou a prata usualmente pode conter riscas azuis muito ténues. Os machos são bem coloridos em que as duas cores dominantes é o azul e o avermelhado.
Reprodução: A sua reprodução é muito similar à reprodução dos peixes bettas. Para que a sua reprodução ocorra o aquario deve estar densamente plantado, de preferência deve conter bastantes plantas flutuantes, musgos e plantas que facilmente são arrancadas. Muito importante, a corrente do filtro deve ser bastante fraca. O casal deve ser bem alimentado durante um certo período de tempo com alimento vivo variado. Aumentar a temperatura do aquario para os 27ºC-30ºC. Após tudo isto feito dar-se-á a construção do ninho por parte do macho. O ninho é uma espécie de papa flutuante composta por bolhas, plantas, folhas e afins. Assim que o ninho estiver construído a fêmea irá analisa-lo e sucessivamente reprova-lo ou aceita-lo. Após a aceitação do ninho a fêmea coloca-se por debaixo deste de modo a que o macho finalize essa etapa, o macho enrosca-se na fêmea até que ela expulse os ovos(2) fecundados pelo macho, o macho rapidamente suga os ovos e coloca-os no ninho de bolhas. A fêmea deve ser retirada do aquario em uso assim que o macho já não se interessar por ela. Assim que os alevins nascerem, ao fim de 24h a 48h deve ser retirado o macho ficando sozinhos no aqua. As tpas semanais são indispensáveis, 10%-20%, assim como uma bomba de ar com regulador do ar, a força do ar emanado para dentro do aquario deve ser fraco. Os alevins deverão ser alimentados com daphnias, tubifex, artemia salina, rotiferos, larvas de mosquito, cyclops, microvermes, todos os tipos de comida viva, espinafre cozido, flocos triturados(ração industrial).
Sugestões:
Introduzir no aquário só com o ciclo de azoto completo.
Nadam na região media do aquário.
Pesquisar antes de comprar.
Nota(s):
Sociabilidade com outros peixes(1)- O macho pode ser ligeiramente agressivo, principalmente com crustáceos.
ovos(2)- Desovas individuais podem gerar até 600 a 700 ovos.
Bibliografia:
Informação baseada em: Manual dos Peixes, autor: David Goodwin, editora- Editorial Estampa 2003
Web grafia:
6 - Colisa lalia
-Rui Ferreira
26-12-2016
Sugestões??? :)

 

Editado por Vera Santos
Tag; Pin;Lock
  • Gosto 1

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.