Parecia Ictio mas agora...


Sophie_CG

Recommended Posts

Boa noite,

 

Recentemente recebi dois escamas de pérola que tenho mantido num aquário com aproximadamente 7 litros.

 

No terceiro dia reparei que um dos peixinhos, o Teco, estava muito quieto no topo da água, tinha pontinhos brancos na barbatana traseira e parecia ter "pele de galinha" em todo o corpo. Preocupada que não estivesse a receber oxigénio suficiente e que fosse alguma doença, troquei a água (que trato com Eco-vita Safe Water) e fui à loja de animais onde comprei uma planta e o tratamento para o Ictio (da EXIT). Para além disso construí uma bomba de ar caseira que tenho usado frequentemente.

 

Comecei o tratamento há 4 dias, porém o Teco ainda tem manchas na barbatana, está muito quieto e desconfio que não come NADA, o que me está a deixar bastante preocupada.

 

O que acham que deva fazer? Disseram-me para no 6º dia de tratamento trocar a água, só por isso ainda não o fiz. Também tenho mantido o aquário a 20º com um aquecedor ao lado ligado o dia inteiro, dado que não tenho um termostato.

 

Deixo em anexo algumas fotos do Teco.

 

Obrigada pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consigo ver bem, mas numa das fotos não me parece ictio.

 

Consegues tirar uma foto com o peixe na lateral? Se conseguires o mais focada possível.

 

Já agora coloca o setup do aqua, equipamentos que tens dimensões, fauna e plantas que tens, etc.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está a foto o mais focada que consegui: https://www.dropbox.com/s/gho7kfq1vy7u0cv/CAM02214.jpg?dl=0

 

Comprei hoje um termostato de 25 W da Tropico, o aquário tem 14 cm (altura) x 24 cm (comprimento) x 18 cm (largura) e mais nada. Depois só decorações e uma planta que também deixo aqui: https://www.dropbox.com/s/ibrlrwgpm3zzxcr/CAM02215.jpg?dl=0

 

O filtro está encomendado, mas para já não o tenho.


Não sei se será costiose, mas essa doença também explica os pontinhos brancos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite, lamento.

Sophie é muito difícil conseguires salvar um peixe nessas condições, fizeste com certeza o que pudeste, tens é de perceber o que de mal aconteceu para provocar essa situação.

Acho que devias repensar a fauna para esse aquário, as dimensões são extremamente curtas para manter um peixe de água fria seja ele qual for. Os peixes de água fria sujam muito a água quanto menor o aquário mais difícil é mantê-lo estável.

Abre um tópico nos primeiros passos de água doce e explora e pesquisa o que te vão dizendo, para retirares o máximo partido e sucesso com esse aquário, do que precisares podes contar com a minha ajuda, não desmoralizes, e parte para uma aventura nova com um aqua maior por exemplo!

 

Saudações sportinguistas, lol

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelas sugestões! Tenho a certeza que fiz o que podia, mas mesmo assim não foi suficiente :?

 

Agora estou com medo que o parasita passe para o meu outro peixinho, o Tico. Ele não tem falta de apetite, nem "preguiça" ou pontinhos brancos, só parece que tem "pele" a sair. Pode já ser um bocadinho paranóia mas deixo aqui uma foto só para me tranquilizar (ou não :?): https://www.dropbox.com/s/oum9gqszjiyr9o5/CAM02220.jpg?dl=0

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:sad2: O que é que aconselha?

Hoje é o último dia do tratamento em que o EXIT aconselhava a trocar 50% da água (o que já fiz). Não será bom recomeçar de novo sem uma pausa, certo?

 

A água está a 21º (na loja disseram-me para não ultrapassar os 25º pois os peixes são de água fria e então não convém) e tem sal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois,

 

No que toca a peixes de agua fria, não sei como se trata... A ver se outro user consegue ajudar.

Os de água quente, coloco a 30º enquanto faço o tratamento com o ESHA EXit e é tiro e queda.

Ah, a luz fica apagada durante os 3 dias e só lhes dou de comer ao 2º dia.

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só agora tive oportunidade de ver este tópico, segundo as fotos a única doença que conheço parecida com essa é a hidropsia, se for o caso é difícil a cura.....digo ser parecida porque a hidropsia provoca o levantamento de todas as escamas do corpo o que pelas fotos não parece ser o teu caso!

 

Hidropsia:

hidropsia.jpg

 

Caso infelizmente esse também venha a morrer, aconselho-te a limpar bem o aquário fervendo todos os objectos pertencentes antes de colocar nova fauna.

 

Boa sorte para o Tico ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada pelos conselhos!

Já não estou com muita esperança para o Tico, começou a "nadar de lado" lentamente e não reage muito a estímulos. Pus-lhe agora comida e também não lhe tocou.

 

Espero sinceramente que melhore, mas não sei :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Devias fazer uma pausa de pelo menos um dia, utiliza o esha 2000 conjuntamente com o esha exit durante 3dias, no final faz uma TPA de 40% e adiciona bio nitrivec da sera.

Pode ser que ainda vá a tempo, não tinhas falado que tinhas os dois peixes juntos, é uma doença altamente contagiosa.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais