The Desert


Filipe Sampaio

Recommended Posts

É um assunto a pensar :) os meus diy's são quase sempre poucos trabalhosos de poucas artimanhas...lol vamos ver se me safo bem nisso, mas este do Filipe está mesmo brutal, valeu mesmo a pena o trabalho ;)

 

Cumps,

Boas

Obrigado Miguel.

Por acaso sempre tive um fascínio pelo diy.

Desde pequeno que desmonto e monto tudo que é peça ( às vezes até sobrava peças...heheh)

Daí a chegar ao ponto de começar a inventar foi um pequeno passo.

Mas nada como começar...e nada substitui o prazer de ver o projeto concluído...é muito gratificante.

 

Cumps

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Amigos

 

Neste momento tenho o meu aquario assim:

 

IMG_20160311_122412_zpsd61tvgfz.jpgIMG_20160311_122426_zpsfhh8pfpz.jpgIMG_20160311_122456_zpsmamvvvgz.jpg

 

Já reduzi o tempo de luz parei com a fertilização e não me vejo livre disto.

O que será??

 

Obrigado desde já.

 

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Fizeste alguma alteração recentemente tipo iluminação ou fertilizante?

 

Nunca usei mas segundo as informações o excel é um bom princípio para ajudar a combater essas algas.

 

Cumps,

Editado por Miguel Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Miguel

Não alterei nada está tudo igual uso o mesmo fertilizante que usava e a luz é a mesma apenas reduzi a intensidade agora.

O exel já uso desde o inicio da montagem,

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é muito estranho, embora não sejas o primeiro que isso acontece :(

 

O que eu faria para já era cortar as folhas mais afectadas e tpa's com mais frequência, não sei se diminuir o tempo de luz te vai ajudar (eu não o faria visto que já cortaste no fertilizante...já são 2 parâmetros que alteraste, mas isso sou eu....) quanto mais parâmetros alteras mais facilitas as algas...

 

Também há quem use água oxigenada parece ter bons resultados, mas não serei a melhor pessoa para te indicar como usar, para as algas sempre usei apenas um produto que é o Protalon 707 da ESHA e comigo funciona muito bem, mas é como digo, cada um a sua marca...cada um a sua mania! :)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Tenho passado pelos mesmos problemas, parece que estava a olhar para o meu Aqua!

 

Felizmente já consegui entender a biologia do meu tanque e resolvi desta forma:

 

Fertilização EI, diariamente com ambos, em vez de alternar entre micros e macros, e aumentei a dose para +30%

Aumentei co2 para ligar a luz com checker a verde claro

 

TPA de 6 em 6 dias, sendo talvez este ponto o mais importante. Se deixar assar 8 dias já me aparece essa GSA...

 

Edit: sempre que podo corto todas as folhas que ficaram com algas. Assim fica mais fácil controlar.

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Acabei agora de fazer tpa de 50% limpei tudo o que podia,fiz tratamento com agua oxigenada aumentei a intensidade da luz e fiz a fertilização normal...vamos ver como corre...

 

Obrigado

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem. Melhor, sem dúvida alguma...agora é ter paciência que a coisa vai ao sítio.

Nas anubias é difícil que as algas saiam, aconselho-te a tirar as folhas muito danificadas. Isso volta a crescer num instante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado

 

Nas anubias já consegui limpar algumas folhas agora vou ver se não aparece nas folhas novas, se assim for vou começar a cortar as outras.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, cuidado com a utilização de agua oxigenada no aquário, mata as algas e não só!

 

Não sei como estas a administrar mas para mim a melhor maneira é através de um banho no alguidar ou se for no aquário com o filtro desligado seguido de uma tpa grande.

 

Sinceramente não cortava com a fertilização, tas a limitar as plantas. Convém descobrir a causa delas, senão vais andar sempre em tratamentos.

 

Qual é a distancia da tua calha à coluna de agua?tens quanto Wats? horas de iluminação? qual é o plano de fertilização? etc

 

Pode ser normal e ter a ver com o ciclo do azoto.

 

abc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Piraya

 

A agua oxigenada eu estou a usar diretamente nas algas com uma seringa, com o filtro desligado e seguido de uma tpa de 50%

A fertilização estou a usar o metodo EI com soluções da ecoarium.

A iluminação tenho cerca de 110w em leds com cerca de 7000 lumens a 10/15 cm da agua durante 6 horas mas neste momento está a trabalhar a 80% da capacidade.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas amigos
Depois de uma luta com as algas, que durou mais de um mês e meio, parece que finalmente as coisas estão a estabilizar.
Como tal resolvi fazer uma pequena mudança.
Retirei os troncos e as anubias, que estavam a sofrer com a luz muito intensa, e coloquei umas pedras vulcânicas.
Neste momento está assim:

IMG_20160418_184013_zpsyj7dek4b.jpg

Para já o que não me está a convencer é a separação entre a areia e o substrato, por isso acho que ainda vai sofrer mais umas alterações.
Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, gostei de ver a alteração, pois a divisão também não me convenceu, está muito certinho, vê-se que teve intervenção humana, enfim está pouco natural.

Eu acho que consegues dar um jeito para bem melhor! Força.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, gostei de ver a alteração, pois a divisão também não me convenceu, está muito certinho, vê-se que teve intervenção humana, enfim está pouco natural.

Eu acho que consegues dar um jeito para bem melhor! Força.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Obrigado Vera...

Sim vou ver o que consigo fazer, já pensei em retirar a areia e deixar tudo igual mas ainda não tive aquele momento de inspiração...vou ver se ele entretanto aparece...

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde.

 

Para a separação ja pensas-te em usas xisto?

Se der metes um declive de 2 ou 3 cm a separar as 2 camadas.

Nao consigo meter aqui uma foto como eu fiz no meu, e o aspecto final ficou mt bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

Depois de uma luta intensa com as algas, que desde o inicio atacaram este aquario, declaro-me derrotado :mad::mad:

como tal desmontei o aqua, refiz o layout, deitei as plantas todas fora e comecei do zero... :unsure::unsure:

 

O estado em que ficaram:

20160524_140446_zpsq52jr14k.jpg20160524_140454_zpsmilmixi4.jpg20160524_140434_zpsd9ehoppa.jpg20160516_193353_zpsf3pyguth.jpg

 

Como tal acho por bem encerrar este topico e criar um novo para a nova montagem...

 

Em breve coloco aqui o link...

 

Obrigado a todos

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.