Identificação de Praga-Ajuda.


Jorgelopes16

Recommended Posts

Boa Noite,

 

Gostaria da vossa ajuda na identificação desta praga.

 

Disseram-me que eram planarias.

 

Comprei o medicamento e não morreram.

 

Agradecia a vossa ajuda.

 

obg

 

http://vid1070.photobucket.com/albums/u484/comprasjmsl/video-1455471451_zpsl0wyhhes.mp4

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confere são planarias já tive também e são terríveis pra matar e matavam me camarões à balda! Elas são lixadas de matar , eu acabei por desistir e desmontar o aquario e ferver tudo. A nível de tratamentos é lixado , segundo já vi existem tratamentos pra mata las especificamente mas nunca experimentei. Sobe a temperatura se poderes para 29/30. Que fauna tens??? Podes usar se calhar sal grosso pra ver se mata , o esha 2000(salvo erro) também as mata. O problema é que quando as matava os ovos não morriam e passado uns tempos apareciam de novo por isso fervi tudo

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Não deves esmagar as planarias,porque por cada bocado

do bicho outras aparecem,eu também acho que o melhor

que tens que fazer,e mesmo desmanchares o aquário e

ferveres tudo o que pode ser fervido,lavares bem o aqua,

e depois montares tudo novamente.

 

Comp: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge,

 

As planárias são fruto de sobrealimentação, é muito comum em aquários de camarões de água doce, há outras pragas que também aparecem mas são inofensivas e basta reduzir a alimentação que as mesmas também desaparecem, agora as planárias é um processo totalmente diferente.

 

Dá uma vista de olhos neste link pode ser que ajude, tens lá alguns medicamentos e procedimentos:

 

http://emporioaquatico.com/2012/11/20/como-acabar-com-as-planarias/

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sem qualquer duvida, eu no seu caso seguiria o caminho proposto em cima; "fogo" nisso!

 

Já agora e para os experientes neste assunto; qual a relacao entre o aparecimento deste verme com o facto de haver camaroes ou comida em excesso no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual a relacao entre o aparecimento deste verme com o facto de haver camaroes ou comida em excesso no aquário?

 

As planárias aparecem em aquários só com camarões por falta de predadores aka peixes que as comam. E sim, aparecem por excesso de alimentação, seja planárias seja outros micro vermes seja caracóis ;)

 

Eu já tive uma vez um ataque de planárias e na altura usei o no-planaria, matou as planárias mas também alguns caracois e provavemente isso provocou um aumento de amónia o que terá causado algumas baixas nos camarões...

 

o ideal será com uma pipeta ir apanhando as planárias inteiras, não garante a sua exterminação mas também não vai haver baixas colaterais!

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu usei o planaria stop.

 

Será que é necessário usar outro?

 

 

Ora, eu ainda tenho planárias num dos meus aquários, sempre que quero fazer uma troca de algum objeto, menos plantas, desse aquario para outro tenho sempre que ferver.. :confused4:

 

Podes tentar eliminar as planárias das seguintes formas:

  • Aumentar a temperatura a 30ºC, mas não elimina as planárias na totalidade, por experiência própria já tive a água a 32ºC, desapareceu maioria mas ficaram ainda alguns.

  • Agua gelada, é bom para lavar as plantas e outros acessórios, retira as planárias, ovos de planárias, ovos de caracóis, entre outros. Consiste em encheres um recipiente de agua gelada e ao mergulhares bem as plantas agita-las por segundos, a variação de temperatura vai fazer com que as planarias se larguem da superfície em que estiverem agarradas. Este método, pode ser usado em qualquer coisa, até mesmo no substrato(com o substrato dá muito, muito trabalho) pode ser falível no substrato mas no resto acho que até é o método mais acertado.

  • Sal; o sal para alem de matar a maioria das planarias, mata a maioria dos moluscos(ex: ampularias; planorbis corneus; ameijoas; melanoides tuberculata, e afins), mata a maioria de peixes de fundo sem escamas(ex: peixe kuhli, corydoras, botias, entre outros...), e prejudica muito os peixes quando mal doseado. (experiência própria)

  • "Remédios"(ex: no-planaria) é eficaz para quem nao tem mais moluscos no aquario, mas mesmo assim às vezes só morre maioria, reduz a taxa de moluscos presentes no aquário(ex: ampularias; helenas; planorbis corneus; ameijoas; melanoides tuberculata, etc...). Nunca tentei o no-planaria mas se for semelhante aos outros remédios acaba por não ser totalmente eficaz no que toca a eliminar outros seres vivos. (experiência própria)

  • Armadilhas: há quem compre armadilhas e quem as faça em casa com uma garrafa de 33cl, ou de diferente volume, dá-se uns cortes na garrafa com o xizato e por minúsculas frinchas, as planarias conseguem passar para alcançar o isco(ex: comida de peixe). Mas este método é também falível pois não consegue retirar na totalidade as planárias. (experiência própria)

  • Peixes; existem peixes que se ocupam de comer planárias, mas o método é falível pois nunca comerá na totalidade e para colocar esses peixes num aqua de camarões normalmente nao desaparece só as planárias.

Ou seja, de modo a fazer face a um crescimento rápido e acentuado de planárias:

  • Dosear bem a comida dada aos peixes, invertebrados, entre outros...
  • Sempre que se comprar alguma planta ou algum objeto molhado conferir se nao contêm planárias;
  • Fazer uma boa limpeza do filtro;
  • Cuidar do aquário como se deve cuidar da casa ou até mesmo de um cão ou gato, pois um aquário exige alguma dedicação, pelo menos para manter o nível de vida dos peixes, invertebrados e outros vertebrados razoável;
  • As tpas semanais 10% a 20% da água;
  • Entre muitas outras coisas.

 

Espero ter ajudado, aceito, claro, sugestões e criticas construtivas ;)

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

de tempos em tempos encontro no meu aquario um verme semelhante a esse mas castanho escuro e com uns 2 a 3 milimetros, será a mesma coisa? com o mesmo tratamento?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Além de tudo o que já foi referido, venho apenas dizer que consegui eliminar de vez esses malditos vermes com "Praziquantel" que é um antiparasitário de larguissimo espectro. Tem uma abrangencia fabulosa e eficaz sem sombra de duvida. Vejam no infarmed a informação.

 

Tal como referido e é muito importante, não andes a caçar as planarias, porque esse maldito verme assim que lhe tocas multiplica-se. Talvez não saibam mas as planarias chegam a comer partes de si mesmas para não morrrerem. Como têm um sistema de regeneração inigualavel conseguem ter esta habilitação. fantástico não é..

 

Para não facilitar quando morrem libertam uma toxina e é essa que pode limpar o sarampo a alguns dos vivos restantes.. daí que nos encontramos num beco sem saida. Para fazer o tratamento temos que manter os vivos no aquario. Não podemos correr o risco de tirar os vivos, fazer o tratament e e voltar a introduzir sob pena de voltarem as planárias.

 

É daquelas coisas que ninguem gosta de ter no seu aquario. Eu na altura infelizmente perdi uns quantos CRS :(

 

Sacrificaram-se alguns em prol de muitos outros sobreviverem..

 

Desmontar o aquario não te dá garantias de eliminação pois o verme habita tambem nos vivos.

Que adianta desmontar e meter os mesmos vivos se estes estiverem infectados?

 

Também há relatos comprovados de amigos que tiveram sucesso com o "Fluvermal".

 

Abraços

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Além de tudo o que já foi referido, venho apenas dizer que consegui eliminar de vez esses malditos vermes com "Praziquantel" que é um antiparasitário de larguissimo espectro. Tem uma abrangencia fabulosa e eficaz sem sombra de duvida. Vejam no infarmed a informação.

 

Tal como referido e é muito importante, não andes a caçar as planarias, porque esse maldito verme assim que lhe tocas multiplica-se. Talvez não saibam mas as planarias chegam a comer partes de si mesmas para não morrrerem. Como têm um sistema de regeneração inigualavel conseguem ter esta habilitação. fantástico não é..

 

Para não facilitar quando morrem libertam uma toxina e é essa que pode limpar o sarampo a alguns dos vivos restantes.. daí que nos encontramos num beco sem saida. Para fazer o tratamento temos que manter os vivos no aquario. Não podemos correr o risco de tirar os vivos, fazer o tratament e e voltar a introduzir sob pena de voltarem as planárias.

 

É daquelas coisas que ninguem gosta de ter no seu aquario. Eu na altura infelizmente perdi uns quantos CRS :(

 

Sacrificaram-se alguns em prol de muitos outros sobreviverem..

 

Desmontar o aquario não te dá garantias de eliminação pois o verme habita tambem nos vivos.

Que adianta desmontar e meter os mesmos vivos se estes estiverem infectados?

 

Também há relatos comprovados de amigos que tiveram sucesso com o "Fluvermal".

 

Abraços

 

Como é óbvio, isto sim é uma verdadeira praga, não como muitos dizem que planorbis corneus são praga. Uma praga é um certo "bicho" que a sua remoção do aquário é algo quase que como que impossível.

 

Daí eu ter referido mais acima todos aqueles fatores. :confused4:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

Esta a acontecer comigo o mesmo, no meu aquario de 400l da minha tartaruga tambem apareceu estes vermes.

O que fiz quando descobri:

Aspirei todos os resto de comer que encontrei;

Lavei o vidro todos para retirar a maior parte delas;

Mudei praticamente a agua toda do aquario para lavar o maximo restos de nutrientes para elas.

Todo este trabalho teve algum impacto, reparei que no dia seguite eles tinha diminuido o numero mas ainda nao conseguir estremina-las.

Fiz algumas pesquizas e percebi que basicamente ha 3 hipoteses de as eliminar:

1° - forma quimica, com produtos quimicos para pragas.

A desvantegem e que quando eles morrem os seus corpos vao se decompor dentro do aquario, o que vai libertar uma toxina que pode ser perjudicias para os peixes.

2° - forma natural, se arranjar predadores eles poderao comer as larvas que encontrarem assim como os restod de comida, o que ira diminuir a quantidade de nutrientes no aquario a decompor se,

Adesvantagem e que este perdadores podem nao ser compativeis com a nossa fauna.

3° - forma manual, muitas tpas, cuidados para nao dar comer a mais nem deichar resto, uma boa limpeza do filtro assim como do aquario,

Desvantagem e o trabalho que da fazer isto tudo "rezando" para que funcione.

 

Assim sendo deixo aqui o que vo fazer e depois partilho resultado:

A limpeza do meu aquario assim como filtro ja esta feita, cuidado com o comer ja esto a ter... Agora vo arranjar predadores compativeis com a minha tartaruga, opcao..... Corydoras.

As corydoras eu ja vi que se dao com tartarugas, sao rapidas, levantao tudo o que estiver posto no fundo do aquario assim como comem tudo o que for ao fundo de comer, esgravatao todos os buraquinhos onde couberam o que fara com que encontrei alguns ovos, tambem irao comer todos os que tiverem nos resto.

 

Resumindo, corydoras para resolver o problema mais a limpeza do aqua.... O resultado eu depois partilho com todos.

 

Ps: tenho tambem um aqua platado de 40 com alguma fauna assim como corydoras e o facto e que tenho muitos restos de comer, elas tratao do assunto da limpeza e a verdade e que nao ha sinal de planarias no meu aqua40L.

 

Abraço a todos

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

... acho que nao vao ser as corydoras que vao ajudar a combater a praga das planárias mas... nunca se sabe

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal, ja passo algum tempo desde da experiencia e tenho a dizer que resulto!

No meu aqua de 400L que era de uma tartaruga, eu adicionei 8 corydoras e um pleco... Numa semana esta equipa limpo tudo o que tinha no aquario.

Sim, eu sei que tartaruga e peixes nao se dao... Suportamente. O facto e que no meu aqua esta tudo perfeito, nao tenho mortes, nem caçadas a noite ou preseguições.

As corydoras ate ja chegarao a por ovos no aqua, 3 dias depois de as ter colocado la... 130 ovos, que eu consegui contar.

Portanto, se e assim que se faz eu nao sei, li que resultava e tentei correndo o risco de a minha tartaruga fosse comer tudo (mas ela esta abituada a comer a mao e nao procurar no fundo, para alem de os peixes serem mais que ela sozinha)... Mas resulto.

Fica o testemunho pessoal

Abraço

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Editado por fabio_claud92
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Só se foi o pleco a come-las, tenho a certeza que não foi. As corydoras não comem planarias, se essas desapareceram foi coincidência ou podem simplesmente estar escondidas devido ao movimento dos peixes.

 

Boa sorte com os ovos, espero que tenham sido fertilizados! :drool3:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Pela minha experiência as helenas não comem planárias (já tentem). Já usei o No Planária e, não sei se foi por já o ter em casa à muito tempo (2 anos e tal), não matou as planárias e quase me matava a totalidade da colónia de camarões que tinha algumas centenas de camarões (fiquei com uns 10 a 20).

 

Actualmente raramente me aparecem, mas quando aparecem reduzo imediatamente a dose de comida e elas vão desaparecendo até que deixo de as ver. Tal como já foi dito, acho que nunca é demais reforçar que o excesso de alimentação e a elevada carga orgânica (demasiados dejetos e poucas plantas para os consumir) são os principais fatores para o aparecimento deste tipo de pragas. Por outro lado também são os fatores mais fáceis de controlar num aquário, a mim não me faz confusão deixar os camarões (praticamente só tenho camarões) vários dias sem comer. Apesar de quase já não ter peixes, já os tive e eles também aguentam bem se forem alimentados dia sim dia não, isso obriga-os a comer os restos todos disponíveis.

 

Para terminar o meu lema em relação aos animais de aquário é: Mais vale passarem fome do que terem comida em excesso.

 

Cumprimentos

CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
Semttulo.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas,

Acredito de que as minha corydoras nao comeram as planarias diretamente mas o pelcu ate comeu alguma. Acredito ter resolvido o meu problema com as corydoras pois elas passaram a comer todos os resto que a minha tartaruga deichava, fazendo com que as planaria ficasem sem alimento e morresem.

O pelcu, esse ia foi comendo o que apanha pelo caminho.

Ou seja a corydoras eliminaram me as planarias indiretamente.

Desde que as tenho no aqua, nunca mais tive planarias.

 

Ps:. Os ovos nao nasceram, mal por mal ainda bem, se me nascesem os ovos onde e que eu iria por tanto peixe.

Nao nasceram pk nao tinha condiçoes idiais para que tais peixinhos nascesem... Talvez para a proxima faça alguma coisa para ajudar.

 

Cumprimentos e abraço

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapata

Editado por fabio_claud92
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Acredito de que as minha corydoras nao comeram as planarias diretamente mas o pelcu ate comeu alguma. Acredito ter resolvido o meu problema com as corydoras pois elas passaram a comer todos os resto que a minha tartaruga deichava, fazendo com que as planaria ficasem sem alimento e morresem.

O pelcu, esse ia foi comendo o que apanha pelo caminho.

Ou seja a corydoras eliminaram me as planarias indiretamente.

Desde que as tenho no aqua, nunca mais tive planarias.

 

Ps:. Os ovos nao nasceram, mal por mal ainda bem, se me nascesem os ovos onde e que eu iria por tanto peixe.

Nao nasceram pk nao tinha condiçoes idiais para que tais peixinhos nascesem... Talvez para a proxima faça alguma coisa para ajudar.

 

Cumprimentos e abraço

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapata

 

Pleco* Plecostomus*

 

Acredito mais que tenha sido pelo facto de as corydoras como disseste terem ajudado na limpeza que reduziu as planrias. Continuo a não acreditar muito que esses peixes as tenham comido. Uma coisa que era porreira era se conseguisses filmar o pleco a come-las. Estou a falar porque nunca vi e gostava de ver para ficar a saber ainda mais. :coffee:

 

Pena as pequenas não terem eclodido ou sobrevivido :confused4: mas acho que ja aconteceu a todos hehehe bang

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento esto 100% livre de planarias, e contra todas as pespectativas a minha tartaruga nao incomoda os peixe.

Caso volte a ter planarias eu vo tentar filmar o processo com as corydoras e o Pleco.

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento esto 100% livre de planarias, e contra todas as pespectativas a minha tartaruga nao incomoda os peixe.

Caso volte a ter planarias eu vo tentar filmar o processo com as corydoras e o Pleco.

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

Nice!! :drool3:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais