Ajuda para mudança de aquário


Andreperas

Recommended Posts

Boas pessoal, tenho atualmente um aqua de 60x30x30 e vou mudar para um de 110/120x40x45.

 

Eu vou mudar todo o interior do pequeno para o grande, vou manter o filtro colonizado, substrato e tudo. Gostava de saber se posso posso por a agua do atual aquário no novo e acabar de encher com água nova até cima. ou seja passar os +- 54 litros do pequeno para o grande e completar os restantes litros com água nova, ou sera uma quantidade demasiado grande? Dos +-200 litros por os 54 do aqua antigo.

 

Espero fazer entender-me.

 

Outra questão é acerca do móvel, acerca da sua resistência para o tal aqua. deixo em baixo fotos para ajudar.

 

Será que aguenta? vou reforçar com "L" nos cantos.

 

O móvel é do IKEA, a "viga" central é de 4cm e nas laterais tem +- 2cm.

 

IMG_1493_zps3xt8scej.jpg

 

O interior:

 

IMG_1494_zpswyjalima.jpg

 

Agradeço desde já a ajuda!!

 

 

Cumps!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Bem vindo ao fórum!

 

Podes sim utilizar toda a água do aquário presente para o novo e acrescentar a nova água (tratada), deves ter em atenção as diferenças de temperatura que vais provocar ao colocares a água nova, não deves deixar que a água sofra mais do que 3º a 4º de diferença para colocares os peixes novamente na água.

 

Se não souberes a melhor maneira de o fazer, colocas os peixes em um local com a água do aquário pequeno mantendo a temperatura até teres o novo aqua preparado e com a água na temperatura normal (+/- 25º), já se sabe que quanto maior o aquário mais tempo leva para obteres a temperatura desejada, no caso de muita diferença podes sempre aquecer um pouco de água e ir colocando aos poucos até atingir os 25º.

 

Em relação ao móvel....deixa muito a desejar, eu não confiaria 110L em cima desse móvel para não ter sérios problemas :(

 

E para terminar, esse aquário está bonito, limpo, simples e respira saúde! :)

 

Seria óptimo aqui para a malta se criasses um tópico para o teu novo aquário ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel! Não são 110L mas sim 220!! Hehe quanto ao móvel ainda vou estudar a situação mas em princípio vou reforçar os cantos e colocar na pilares em alumínio por dentro a fazer de viga. São dois móveis sobrepostos mas na foto não parece mas 4 cm de largura ainda me parece bastante. Vou ver o que o pessoal diz mais.

 

É claro que vou criar um típico quando for altura do novo Aqua!!

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ops.....devo ter lido na vertilcal ;)

 

Então se sabes a minha opinião sobre os 110L então já deves imaginar sobre os 220L... :), tenta reforçar isso da melhor maneira para não teres surpresas, de resto penso que não terás dificuldades na mudança.

 

Força nisso porque estou curioso como vai ficar esse novo tanque :drool3:

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tem só atenção que certos moveis do ikeia (principalmente os mais baratos e simples, é possível que não seja o caso) a madeira não é madeira.... ou seja é só forrado a madeira, lá dentro é uma espécie de cartão aglomerado que obviamente aguenta peso mas não como a madeira, pesquisa mesmo o móvel no site do ikeia ou assim, podes sempre telefonar.

Quanto a mudança de aquário o que podes tb fazer é mudar na integra e ir acrescentando agua nova em vez de toda de uma vez, as proporções que normalmente usas na tpa, ou seja tens os 50l e acrescentas tipo 20 por dia ou assim, para os parâmetros não alterarem muito, ficas com o aquário meio cheio durante uma semana mas é menos provável que dê asneira, boa sorte com isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem atenção que 220 lt de água + peso do aquario (vidros) + rochas, areão filtros + oscilações do manuseio diário, estaremos a falar em muito perto de 280kg ou até mais.

 

Acho o móvel muito bonito, dos melhores modelos do IKEA (é a minha opinião); mas deves sem dúvida reforçar, não só com L´s nos cantos para não ceder lateralmente, mas também lhe colocaria um reforço no centro de preferência em ferro; qualquer serralheiro te faz à medida uma pequena estrutura para o reforçar.

 

Não deves facilitar, é de fato muito peso e o móvel não foi concebido para esse efeito.

 

Já agora o teu aquário parece impecável, se mantiveres a dedicação que aparenta ter no novo, vai ficar sem dúvida uma obra de arte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas memphis em relação ao reforço vai ter L's nos cantos e vou por Barras de alumínio ao alto no cento e nas laterais, vão ser em alumínio pq tenho acesso gratuito e quem me os corte por medida.

 

 

Boas Filipe em relação ao filtro para já vai ficar o mesmo, eheim 2213. Depois troco por um melhor. Em relação ao termostato vou arranjar um de 150W.

Editado por Andreperas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.