némesis


nummell

Recommended Posts

Boas,

Esta é a minha aventura para um verdadeiro plantado, com o pouco que tenho conseguido ao longo dos anos, com algumas alegrias e desilusões pelo meio, com bastantes percalços, desde a batalha com os Plecos (que consegui ganhar apos varias semanas de desespero... Mandei-os para a casa da sogra, e lá são felizes e não me arrancam mais as plantas) passando por uma desgraça no meu filtro DIY na altura que mais falta fazia... mesmo no mei de um "puxa para aqui, arrasta para ali", de plantas e troncos numa bela tarde de "nevoeiro" mas sempre a tentar ganhar esta guerra de ter um ambiente natural para os meus Endler.

Este meu aquário está longe de chegar perto de verdadeiras obras de arte que ja vi aqui por este forum (parabéns aos artistas) que nunca me passou pela cabeça ver destas coisas aqui no nosso cantinho que chamamos Portugal, mas graças a algumas referencia que tenho tirado penso que estou no bom caminho.

Por toda esta aventura que tem sido chegar onde cheguei hoje apesar de todas as dificuldades, decidi chamar este meu aquário de némesis, que um dos significados é: Adversário ou obstáculo difícil de derrotar.

 

Chega de conversa e vamos ao que interessa...

 

 

némesis
né·me·sis
(grego némesis, -eos, retribuição, ira devido a injustiça)

substantivo feminino

1. Deusa da vingança. (Com inicial maiúscula.)

2. Acção de retaliação ou de vingança.

3. Pessoa que se vinga ou quer vingança.

4. Adversário ou obstáculo difícil de derrotar.


Sinónimo Geral: NÉMESE

 

 

Data da Montagem: Abril de 2015

Aquário:
Aquatlantis 100X30X40 (120L)

Comprado em 2ª mão a um amigo

Filtragem:
JBL CristalProfi e901 Greenline

Termostato: Tetra HT 100

Iluminação:
1 Calha Aquatlantis 100cm com Lampada Flora Glo 30W + 1 Fita de Led de 3m (estrategicamente colada no interior da calha)
1 Calha Aquatlantis 100cm com Lampada Aqua Glo 30W
As calhas já vinham com o aquário

Substrato:
JBL Aquabasis Plus
JBL Manado

Fertilização:
JBL Bolas Fertilizantes
​Tropica Plant Growth Premium Fertilizer
Tropica Plant Growth SpecializedFertilizer

Hardscape:
Tronco Red Moor Pequeno
Tronco Red Moor Grande
Pedra (Não sei o tipo)
Lasca de Xisto (Não se vê por causa do musgo)

Flora:
Blyxa Japonica http://www.aquaticplantcentral.com/forumapc/plantfinder/details.php?id=123
Limnophila Sessiliflora http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Limnophilasessiliflora(047)/4472
Hygrophila Pinnatifida http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hygrophilapinnatifida(051A)/4486
Alternanthera Reineckii 'Pink' http://tropica.com/en/plants/plantdetails/4436/4436
Cryptocoryne wendtii 'Mi Oya' http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Cryptocorynewendtii'MiOya'(109D)/4563

Lilaeopsis brasiliensis http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Lilaeopsisbrasiliensis(040TC)/4460

Eleocharis Parvula http://tropica.com/en/plants/plantdetails/4572/4572
Rotala 'Bonsai' http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Rotala'Bonsai'(033ETC)/4451
Hygrophila Polysperma http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Hygrophilapolysperma(050)/4483
Echinodorus Bleheri http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Echinodorusbleheri(071)/4512
Nymphaea Lotus (Zenkeri) http://tropica.com/en/plants/plantdetails/Nymphaealotus(019)/4432

Fauna:
Endler - Black Bar - Classe P ( Poecilia cf. wingei " Cumaná " )

Molly ( Poecilia Sphenops)
Corydora Sterbai
Neon Negro (Hyphessobrycon herbertaxelrodi)

Red Cherry (Neocaridina davidi var. red)

Quaisquer dicas, sujestões e criticas são bem vindas, espero com a vossa ajuda criar um aqua agradável para as espécies residentes e quem sabe vir a ajudar ou inspirar na criação de futuros aquas por outros aquáriofilistas.

Peço desculpa da má qualidade das fotos mas de momento é o que consigo, logo que possível actualizo.

 

12741965_1075014192520266_86944628578257

 

12717196_1075014202520265_68993965497919

 

12705215_1075014185853600_65085451080998

 

12715594_1075014319186920_73529019094524

 

12729081_1075014322520253_85375187757934

 

12654384_1075014372520248_31525434242505

 

12729081_1075014385853580_32730586434458

 

Agradecimentos:
Segue uma lista de pessoas e lojas que acabaram por ter algum papel com a formação deste aquário, quer seja pela disponibilidade ou pela venda do artigo em questão, não tenho qualquer intuito de fazer publicidade, apenas quero expressar o meu agradecimento pela rapidez nas respostas e qualidade dos items adquiridos.

Espero não esquecer ninguém, e caso aconteça as minhas desculpas antecipadas, digam qualquer coisa que eu actualizo.

Bruno Miguel | Pet4You | OliAquaDream | Márcio Silva | Vitor Franco | elorga | Motta | Ignace | Theo Pedrada

Editado por nummell
  • Votar + 2

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nummell,

 

Está muito bom, gosto das plantas, acho que estão bem alocadas e os troncos têm um bom potêncial.

 

Há quanto tempo foi montado esse aquário?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nummell,

 

Está muito bom, gosto das plantas, acho que estão bem alocadas e os troncos têm um bom potêncial.

 

Há quanto tempo foi montado esse aquário?

 

Cumps,

Obrigado Miguel,

 

Tenho tido boas referências aqui no forum.

O tanque em si é o mesmo que tenho desde Setembro de 2014, mas esta montagem é de Abril de 2015 (aproveito para actualizar o tópico), na altura estava a tentar uma coisa diferente com uns troncos suspensos mas por enquanto é muita areia para a minha camioneta, talvez mais tarde tente um projecto assim, tenho andado para criar este diário desde o 1º dia mas entre o trabalho, a familia e outros contratempos não o consegui fazer antes.

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ninguém nasce ensinado nummell, e sim aqui aprende-se todos os dias ;)

 

Podes sempre ir melhorando e moldando o teu aqua, na minha opinião deixaria crescer mais a limnophila sessiliflora da parte de trás podando e replantando apenas atrás, tenta não deixar crescer muito as plantas que tens a meio plano e na frente para que não se tapem umas às outras.

 

O aqua tem de estar a teu gosto, mas no meu ponto de vista faltam aí algumas pedras, acho que faria uma grande diferença, mas isso são gostos :)

 

Para já a única ferramenta que podes ter para ir melhorando é mesmo uma tesoura bem afiada e ir podando consoante o molde que idealizas, vai vendo alguns exemplos aqui no fórum da composição das plantas vais ver que ganhas outra noção.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia é essa, a limnophila sessiliflora em principio irá ficar só na parte de trás do lado esquerdo ate + ou - 1/3 do aquário, as que estão na parte central devo tirar e puxar a Alternanthera Reineckii 'Pink' para trás.

Só neste fim de semana é que instalei o filtro novo e umas quantas plantas que chegaram, tive de andar no corte e costura para espalhar um pouco as plantas pelo aquário, agora devagarinho vou podando e ajustando conforme necessário, o que ainda deve demorar pois não tenho co2 e pelo que tenho visto para obter os resultados que pretendo vou precisar, mas por agora esta fora de questão derivado ao "corte orçamental".

As pedras ainda estou na duvida, já pensei em por mais mas ainda não vi nada que me dê o "click".

Como este aquário tem sido devagar e devagarinho, tenho muito tempo para pensar e "ouvir" umas dicas do pessoal.

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto de como está, tem um aspecto natural. Cuidado é com a cryptocoryne e a lotus por exemplo, vão fazer muita sombra para as plantas mais pequenas.

Obrigado Ignace, esse cantinho vai ser mais escuro de propósito, a ver se consigo manter a sombra controlada, senão terei de fazer alterações.

Editado por nummell

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na 2ª Feira o meu patrão ofereceu-me uns "mariscos" para colocar no aqua. 3 Completamente laranja e 2 transparentes que não faço a minima ideia que espécie são.
Pelo que foi lendo por aqui os camarões são uma grande aquisição para a equipa de limpeza (que ainda é pequena, mas melhores dias virão) e os 5 que tenho em breve se transformarão numa jantarada, quer dizer, numa grande familia de camarões felizes, fotos não consigo tirar, no primeiro dia ainda vi 2 laranjas depois disso vi hoje, enquanto vim almoçar, um laranja novamente.

A ver se consigo umas fotos com o telefone da Maria no fim de semana pois o meu tem a lente riscada e as fotos sabem sempre meio enevoadas, isto se tiver a sorte de os ver, pois aquela rapaziada anda sempre refundida.

Vamos ver se consigo actualizar este tópico com umas fotos, vontade não falta, falta é uma camera de jeito e um pouco de treino, porque já vi que com o meu telefone não consigo, mas com o da Maria nunca se sabe.


Abraço a todos os que seguem este humilde tópico, que espero que um dia possa vir a ser um desses tópicos mais mexidos com aqueles aquários lindíssimos com uma fauna e flora extremamente saudáveis.

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo teu aquário!

Sugeria-te apenas algumas plantas mais baixas para tentar melhorar a transição para zona frontal e dar profundidade ao aquário.
Quanto ao resto, tem todo o potencial para ires moldando ao teu gosto.

 

Consegues identificar por aqui quais os teus camarões?
http://www.planetinverts.com/shrimp_species.html

 

Maior sucesso para o teu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelo link F1982,

Não consegui encontrar, de qualquer forma acho que daqui por uns dias ja estarão mais ambientados e ja se devem deixar ver mais, a ver se nessa altura os consigo fotografar e tentar identificar.

Ando a juntar umas coroas para colocar Staurogyne repens e um pouco Alternanthera reineckii 'Mini' nessa parte central mais vazia, mas de momento estou meio que com duvidadas pois como não tenho co2 fico com receio de estar a meter mais plantas e sobrecarregar o ecossistema pois ainda não consegui assistir à fotossintese no meu aqua como tenho visto por ai nas fotos do pessoal com as plantas a produzir oxigénio.

Vamos ver se as finanças melhoram para dar um grau no aqua.

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequena actualização com umas fotos de um dos camarões, se alguém conseguir identificar a espécie eu agradeço.

Pelo que me foi dito as fêmeas são as laranja e os machos são transparentes, não sei se ajuda!
Já tentei identificar mas não consigo nem com o link do F1982 nem com o post do Menano http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=221540.

E a aventura continua...

 

11659397_1080109965344022_71939694329996

 

12744079_1080109938677358_59535673655749

Editado por nummell

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois como poderias encontrar não são caridinas, são neocaridinas davidi red cherry's, os famosos red's que toda a gente fala, muito bons para começar nos camarões, são resistentes e multiplicam-se que nem coelhos.

Eu gosto muito, tens aí uma fêmea com muito boas cores, agora não puseste foi a foto dos laranjas.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Está a ficar muito porreiro...

Só te vou dar um conselho que me deram a mim, recentemente também comprei um filtro JBL mas o e1501 e como é sabido os JBL têm fama de perder caudal, tira a spay bar e usa o bico de pato ficas com muito melhor circulação no aquário.

Os camarões é como disse a Vera, os transparentes devem ser wilds...

 

Cumps

Editado por Filipe Sampaio

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois como poderias encontrar não são caridinas, são neocaridinas davidi red cherry's, os famosos red's que toda a gente fala, muito bons para começar nos camarões, são resistentes e multiplicam-se que nem coelhos.

Eu gosto muito, tens aí uma fêmea com muito boas cores, agora não puseste foi a foto dos laranjas.

 

Saudações sportinguistas, lol

 

Obrigado Vera, esses que estão nas fotos são os laranjas que falo, a qualidade das fotos não ajuda a perceber, mas com os dias já estão a ficar mais avermelhados.

Fiz uma pesquisa e os tais transparentes são os juvenis. Afinal tenho 3 adultos e 2 juvenis. Obrigado pela dica

 

Boas

Está a ficar muito porreiro...

Só te vou dar um conselho que me deram a mim, recentemente também comprei um filtro JBL mas o e1501 e como é sabido os JBL têm fama de perder caudal, tira a spay bar e usa o bico de pato ficas com muito melhor circulação no aquário.

Os camarões é como disse a Vera, os transparentes devem ser wilds...

 

Cumps

Obrigado pela dica Filipe,

Tinha montado as flautas pois na altura pareceu-me o melhor a fazer para criar uma ondulação à superfície, mas já troquei pelo bico, sinceramente não noto grande diferença em termos de caudal.

Para mim este 901 está óptimo, filtra muito bem, e a corrente está perfeita, pois tenho endler e a rapaziada parece que gosta de aguas mais calma.

Editado por nummell

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem foi dia de TPA e troca das matérias filtrantes do filtro, quis trocar ja pois ja deu tempo de colonizar as novas matérias com as bacterias que ja tinha, visto que o material ja estava excessivamente usado.

Surpresa inesperada! 12 alvelins a residir no filtro, ja estão no aqua, a ver se não se deixam aspirar outra vez, os camarões já se deixam ver mais um pouco, parecem-me bem ambientados ao aquário, a ver se logo à noite quando tiver tudo a dormir bato umas fotos com o telefone da Maria.

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nummell,

 

agora que tens camarões tem atenção sempre que limpas o filtro, por norma encontro sempre 3 ou 4 alojados na lã.

 

Dentro de pouco tempo vais começar a ver camarões por todos os cantos, os meus aparecem à descarada quando a comida começa a chegar ao chão....

 

 

Parabéns pela montagem, as plantas parecem estar em grande forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Nummell,

 

agora que tens camarões tem atenção sempre que limpas o filtro, por norma encontro sempre 3 ou 4 alojados na lã.

 

Dentro de pouco tempo vais começar a ver camarões por todos os cantos, os meus aparecem à descarada quando a comida começa a chegar ao chão....

 

 

Parabéns pela montagem, as plantas parecem estar em grande forma.

Boas ANAIV

Pois já tinha lido e ouvido historias de encontram de tudo um pouco nos filtros, nunca pensei que logo à 1ª ia encontrar 12 alvelins ;)

Consegui apanhar todos, tive quase uma hora na "limpeza" do filtro mas valeu a pena.

 

Estou um pouco desmoralizado em relação às plantas, não estão más, mas também não estão boas, tenho de comprar uma calha em breve mas estou em crise de €€, a ver se os tempos melhoram.

 

Coloca uma esponja na saida do filtro...

Boas Filipe Sampaio

Estou a começar a pensar nisso pois cerca de 70% da minha população tem tamanho para ser "aspirada"

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas nummell,

 

E novidades dessa natureza há? :) Tens dado muito à tesoura?!

 

Penso que os teus alevins já devem ter um tamanho razoável, ou seja, já se captam bem numa foto não! lool

 

Vai dando novidades.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

Peço desculpa pela ausência, mas por motivos de saúde familiares não tenho conseguido vir muito aqui. 

O némesis está completamente alterado, desde o tanque ao hardscape, pois por motivos de espaço fui forçado a ficar só com um Aqua e acabei por ficar com o mais pequeno, em breve dou novidades.

Aqua: némesis

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.