Troncos de videira verdes


pauleta_nwo

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

estou com uma duvida no tratamento de troncos de videira. Cortei uns troncos de uma videira que ainda estava na terra, portanto os troncos não estão secos. Entretanto coloquei-os dentro de uma banheira submersos com água e sal durante 3 semanas (mudada a cada semana) e água limpa uma outra semana. A água, talvez devido há quantidade, não me parece estar a ficar muito castanha. O que reparei é que em algumas partes dos troncos surgiu uma substância gelatinosa.

Tenho lido uns posts a dizer que se deve ferver antes de colocar o aquário e outros posts a dizer o contrário, que é prejudicial para a longevidade do tronco.

A questão estética não é importante para mim, estou é com receio que os troncos apodreçam de forma rápida e que a água comece a cheirar mal. A minha intenção é aproximar-me de um biótopo amazónico e mesmo que surjam alguns fungos não há problema. Pode sempre ser resolvido com equipas de limpeza.

 

Acham que posso avançar com a colocação no aquário?

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pauleta

O tronco devia de estar bem seco,se poderes tenta cozer

o tronco em lume,ajuda a ficar um pouco mais seco,e ajuda

a casca a sair,depois e lavares o tronco bem,e bota no aqua,

deverás e que teres que por uma pedra em cima para ele

ficar no lugar,ate ficar cheio de água e não subir.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como o pessoal em cima já referiu, coloca uns pauzinhos à volta da banheira e deita lume ahah ... deixa a noite toda. Se não também te digo que os meus foram para o aquario e essa substância é doce e os peixes e camarões comem e adoram. Isso basicamente é bolor e fungos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a questão dos fungos não me preocupa nem sequer o facto de a água poder não ficar cristalina que, pelo que li no tópico acima indicado, é benéfico para o habitat e para a qualidade da água.

 

Já retirei o tronco da água e deixei escorrer, parece-me que está com o aspecto de "seco/morto", talvez devido ao tratamento com o sal. Estou mesmo tentado a avançar com a montagem, que vai ser muito simples só com areia de sílica e os ditos troncos. Pelo que se algo correr mal também os posso retirar durante a ciclagem....

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a questão dos fungos não me preocupa nem sequer o facto de a água poder não ficar cristalina que, pelo que li no tópico acima indicado, é benéfico para o habitat e para a qualidade da água.

 

Já retirei o tronco da água e deixei escorrer, parece-me que está com o aspecto de "seco/morto", talvez devido ao tratamento com o sal. Estou mesmo tentado a avançar com a montagem, que vai ser muito simples só com areia de sílica e os ditos troncos. Pelo que se algo correr mal também os posso retirar durante a ciclagem....

E mostrares o raio do tronco xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Os troncos mesmo depois de fervidos,eles ficam sempre

com os fungos brancos,parece algodão,isso acaba por

desaparecer,não faz mal algum,apenas e inestético.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, se tiveres camarões eles comem isso muito bem. Não te esqueças de tirar as partes mais moles das videiras. EU sei que talvez não fique tão bonito (apesar de no meu caso ter ficado), mas ferve para amolecer a casca e tira bem toda (dá muito trabalho sim), caso contrário vais ficar sempre com um aquario de água amarelinha..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

e a história dos troncos continua...

 

acabei por avançar com a montagem e já leva quase 1 mês a ciclar. Eis que surge uma situação engraçada, um dos troncos começou a rebentar (nuns galhos que ficaram fora de água) e agora tenho uma videira a nascer no aquário, já com folhas e tudo! Ao que parece os troncos não chegaram a morrer por completo. Pergunto se esta situação poderá ser prejudicial para a química da água?

Os troncos também estão a fungar bastante mas isso eu já esperava e não me causa preocupação.

 

O aquário está ainda com muita luz mas estou a contar que as plantas flutuantes preencham toda a superfície e reduzam a intensidade luminosa debaixo de água.

 

Deixo vos as imagens.

 

IMG_5593_zps5cchs6zc.jpg

 

IMG_5597_zpsfghvtqoh.jpg

Editado por pauleta_nwo
  • Votar + 1

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá... eu acho que esta é inédita!!!

Um aquário que vai dar uvas... nunca tal li sobre este assunto!

 

Eu chamava alguém para me montar uma latada, e deixava crescer.

Fazia a vindima e convidava o pessoal do forum para uma prova de vinhos!!!!!

 

 

ps: não resisti... esta é mesmo uma situação caricata... fartei-me de rir!!!! :D

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom loooool. pá eu acho que não é de todo prejudicial, é capaz de ser benéfico até pode ser que a videira absorva todos os nitritos a amónia e ficas com uma especie de aquaponia ahah.

 

Faz uns testes à água e vê como ela está, por favor se estiver tudo bem, faz uma estrutura super simples em cima para a videira trepar xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu até gosto do efeito...

 

Os testes:

Ph: 7 (Não estou a conseguir baixar mais, até já adicionei bolinhas de turfa no filtro. Talvez a areia de filtro de piscina que usei não seja 100% pura)

Kh: 3

Gh: Não sei porque o meu teste está manhoso...

NO2: < 0.05

No3: +- 5

 

Tenho de arranjar uns ottos para começar a comer os fungos.

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fora de brincadeira, que já me ri um bocado, acho melhor retirares os galhos/troncos verdes, vais ter a dita seiva da madeira sempre a sair e isso é que pode ser prejudicial, daí sempre utilizarmos os troncos bem secos.

 

Um tronco de videira demora cerca de seis meses a secar.

 

Os fungos que nós temos nos troncos secos não são prejudiciais aos peixes, nada que uns otocinclus não comam.

 

Esta é a minha opinião.

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas se eu cortar apenas os galhos que rebentaram há tona de água, será que o tronco não acabará por morrer completamente com o passar do tempo? Debaixo de água parece um tronco morto.

 

Mais alguma opinião?

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas se eu cortar apenas os galhos que rebentaram há tona de água, será que o tronco não acabará por morrer completamente com o passar do tempo? Debaixo de água parece um tronco morto.

 

Mais alguma opinião?

Não isso é que não mesmo..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas olha lá, cortado já ele está, ou não é? No entanto continuou a desenvolver-se, não é?

Se queres entrar numa de experiência, tu é que sabes.

 

Porque é que será que aos anos não há relatos de quem tenha mantido troncos verdes num aquário com sucesso?

 

Saudações sportinguistas, lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eheheheh muito bom o tronco a rebentar! :)

 

Honestamente ignorava e, tendo o aquário aberto, até tentaria tirar partido disso.

 

Estamos a falar de uma videira ou seja não haverá resina. O que há dentro da videira é o que existe em todas as outras plantas vasculares, a seiva. Essa seiva é o que existe nas tuas plantas aquáticas (excluindo musgos, algas e outras briófitas). Há dois tipos de seiva, a seiva bruta produzida com o que a planta absorve do meio envolvente (neste caso do teu aquário) e a seiva elaborada produzida pela fotossíntese (através desses rebentos). O tronco com o rebento poderá é desenvolver algumas raízes o que até pode ficar porreiro e proporcionar um aspecto mais natural para os futuros habitantes.

 

Portanto tens as vantagens de estar a captar nutrientes do aquário e a dar um aspecto mais único ao mesmo!

 

Força nisso e vai postando fotos! :D

Editado por Pedro_
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Eheheheh muito bom o tronco a rebentar! :)

 

Honestamente ignorava e, tendo o aquário aberto, até tentaria tirar partido disso.

 

Estamos a falar de uma videira ou seja não haverá resina. O que há dentro da videira é o que existe em todas as outras plantas vasculares, a seiva. Essa seiva é o que existe nas tuas plantas aquáticas (excluindo musgos, algas e outras briófitas). Há dois tipos de seiva, a seiva bruta produzida com o que a planta absorve do meio envolvente (neste caso do teu aquário) e a seiva elaborada produzida pela fotossíntese (através desses rebentos). O tronco com o rebento poderá é desenvolver algumas raízes o que até pode ficar porreiro e proporcionar um aspecto mais natural para os futuros habitantes.

 

Portanto tens as vantagens de estar a captar nutrientes do aquário e a dar um aspecto mais único ao mesmo!

 

Força nisso e vai postando fotos! :D

Tb partilho a opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Afinal de contas como ficou o tronco? tiraste? ou deixaste crescer para a poda?

 

Estou a começar agora no mundo da aquariofilia, a começar mesmo, porque até agora só tenho um aquario de 96lts vazio eh eh eh

e gostei da tua ideia, caso resulte pretndo aplicar no meu aqua.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

acho que vou retirar os troncos e secá-los como deve ser. Estão a cheirar a podre.... Além disso a areia que está em contacto com eles ficou preta.

 

Será que secando-os bem ainda se aproveitam?

Cumprimentos,

Tiago Oliveira

 

Lost Coast

Link to comment
Partilhar nas redes sociais