"O Canavial" - 1º aquário


João Ramalhete

Recommended Posts

Boas

 

Felizmente já me consegui ver livre das algas. Algumas plantas ficaram um pouco fracas devido ao roubo dos nutrientes e devido à valente poda que tive que fazer.

 

Já comecei a colocar peixes aos poucos:

3 otocinclus para me limparem as plantas

2 casais guppys endler black bar (2m e 2f)

1 casal poppondettas

 

Este sabado vou colocar 10 neons e 2 casais de tetra diamantes

 

Quando puder vou colocar fotos (brevemente)

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já imaginava que não tivesses algas e ainda bem, isso é comum numa nova montagem, embora que deves continuar com as tpa's regularmente, lembra-te que a cada tpa que fazes estas a fazer um "reset" aos nutrientes em excesso, já é meio caminho andado para não teres algas ;)

 

Tem atenção ao espaço de tempo que colocas os peixes, no mínimo espera 1 semana entre cada colocação para dares tempo às bactérias de se multiplicarem consoante a nova quantidade de fauna existente.

 

Ficamos à espera de novas fotos! ;)

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Desculpem não ter feito mais updates mais cedo. Mas cá vai...

 

Depois de vencer a praga de algas eis algumas fotos do mês passado:

 

WP_20160412_21_48_52_Pro.jpg

 

WP_20160412_21_49_49_Pro.jpg

 

WP_20160412_21_50_27_Pro.jpg

 

WP_20160412_21_50_41_Pro.jpg

 

WP_20160412_21_51_19_Pro.jpg

 

WP_20160412_21_51_30_Pro.jpg

 

WP_20160412_21_56_22_Pro.jpg

 

Começo a pensar que o sistema de CO2 que utilizo é um pouco fraco.

As plantas parece que já não crescem mais em altura.

A valisneria nana parece que não tem força, as folhas ficam sempre tombadas. Ela multiplica-se mas não cresce em altura.

A rotundifolia enfraqueceu muito se calhar vou ter de comprar mais.

 

Entretanto já tive alevinos das guppies (2 vezes) e já coloquei 10 neons.

Tenho que fazer o update este fim de semana depois da limpeza e TPA.

 

Acho o aquario um pouco desarrumado...

 

Dicas são muito bem vindas

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu já usei esse sistema de Co2 e não fiquei satisfeito, após ter adquirido um sistema pressurizado notei diferença em apenas 1 semana, como tens medido os níveis de Co2? é importante ter um drop checker para controlar.

 

Como estás a fertilizar isso?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Toda a gente tem a mesma opinião relativamente ao CO2. Quando acabar as latas vou mudar para o pressurizado.

 

Fertilizo com com o fertilizer verde da tropica, 3 bombadas 2x por semana e já pus os root tablets da tropica tambem.

Relativamente ao CO2, encho a campanula 1x por dia de manha...

 

É que parece que as plantas não têm força para crescer para cima...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, posto isso, não será de todo problemas de fertilização até ver, penso que será mesmo pela falta de Co2, se vais adquirir um pressurizado não alteres mais nenhum parâmetro, ou seja, primeiro fazes a alteração do sistema de Co2 e deixas os parâmetros estabilizarem, porque imaginando que alteras Co2 + qtd fertilização + horas luz/potência é bem capaz de ter um boom de algas....

 

Em relação à composição do layout está bom é tudo uma questão de deixar a flora apoderar-se do seu espaço ;)

 

..ah, e não te esqueças de comprar um drop checker!

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Adorei a ideia do canavial, bastante original e incomum nestas paragens. Foi uma agradável surpresa ter visto isto. Muitos parabens pelo conceito. Para quem não tinha experiência, efectuar logo este projecto e plantado trata-se de um acto de coragem que é de louvar.

 

Agora vamos aquela parte que nem sempre é agradável mas faz parte. Espero que entendas as minhas linhas como um acto de amizade.

 

Dou-te a minha honesta opinião. Como sempre faço sustentado na minha própria experiência.

 

Estás a cometer erros em toda a linha. E vê-se bem por estas ultimas fotos, que tens eventualmente replantado, plantado de novo, e resultados zero e gasto dinheiro em vão.. . Isso não está nada bom.

 

Se não corrigires de imediato duas coisas, vais andar a gastar mais dinheiro a medio e longo prazo e elas são:

 

CO2 e um filtro externo. (esses filtros de cascata é para brincar.. não é para plantados e ainda por cima com tapetes e CO2.) Esquece isso. Enquanto não corrigires estes dois aspectos pouco mais há a fazer.

 

Até porque tens uma MAS WAS que é uma central eléctrica de cima das plantas e a escassos centimetros da água. Com essa energia toda a puchar pelas plantas e sem CO2 estás a ver o resultado que deu. Isso já viste.

 

E essa espuma que vias no aquario era saturação da agua com CO2 porque o filtro não efectua corrente suficiente para levar o pouco CO2 que entrava pelo resto do aquario. E não me vou alongar mais nisto para não te baralhar.

 

Investe lá nesses dois items, que depois vai ver a alegria em casa.

 

Para o sistema de CO2 vais ao subforum "CO2" e tens lá um post meu que diz "Sugestão Sistema CO2"

 

Quanto ao filtro para esses 60 litros reais eu compraria o Eheim Eco Pro 300. É um filtro que anuncia 700 Litros / Hora com regulador de caudal. Será o filtro ideal para esse aquario. Cerâmicas da EQUO STILLA ou se preferir as originais que vêm com o filtro. Retirar o carvão apenas e colocar lã.

 

Alguns esclarecimentos sobre o que li até aqui pois há aí conceitos errados.

 

Fertilização:

 

Já fertilizo com o Tropica Plant growth specialized fertilizer (fosfato)

 

 

O "Specialized" da Tropica é um fertilizante ALL In ONe. Não é fosfatos. É a trilogia NPK e micro elementos. Na giria : Tem tudo!

A dose que tens dado por semana tem sido fraquinha. O que não ajudou as plantas no combate/luta com as algas.

 

Numa situação normal com CO2 a nivel a dose indicada para o teu aquario será de 6 bombadas dia para começar. Poderá posteriormente ter que subir mediante o crescimento da flora ou ter que se trabalhar a dose de N e P em conjunção com o Tropica Premium.

Recordo que as bombadas da Trópica não correspondem a 1 ML como na maioria dos doseadores das outras marcas. Mas sim 1.2. Ml

 

Capsulas? Não metas mais disso que é uma ilusão.

 

E faço TPA de 50% 2x por semana

 

 

Ora bem.. embora isto seja um erro grande.. tem sido o que de certa forma te tem safado face aos desiquilibrios do aquario. Repara que o teu aquario leva 60 litros reais. Se fazes duas TPA de 50% é como se mudasses a agua toda do aquario todas as semanas. Não é isso que se pretende nem consegues estabilizar um aquario a fazer este regime de TPA. É como se estivesses todas as semanas a iniciar uma montagem. Mas pronto.. Ha males que vêm por bem.

 

Numa situação normal este regime de TPA está errado. Aconselho-te a fazeres TPA de 20 litros duas vezes por semana e não uma de 30 litros semanal. Para não destabilizar demais o aquario. Não haver uma alteração de parametros brusca.

Acredita que quer peixes quer plantas agradecem.

 

Para já: CO2 e filtro.

 

Nota: A minha recomendação do filtro e do sistema de Co2 já é uma recomendaçao a pensar no futuro. Se daqui para amanhã quiseres evoluir para um aquario até 120 litros já tens filtro. E esse sistema de Co2 que recomendo é para qualquer aquario com dimensões acima do teu.

 

No sistema proposto de CO2 podes poupar no difusor: Ao inves de um difusor ADA ou DO!AQUA que custa uma fortuna, compra um "VIV" de 30 ou 40 mm de 40 euros. Para o teu aquario dá na perfeição.

 

Cumprimentos.

Editado por PAFS

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas PAFS

 

 

Ora essa, eu considero-me um novato ainda... Agradeço imenso as críticas construtivas!!! :)

Aliás qualquer um me pode rasgar aqui todo, se for o caso disso, que não levo a mal. Afinal de contas estamos a discutir a vida de seres vivos.

 

Pois, já me tinham dito aqui e ali que o CO2 que uso é fraco. Por isso é que a flora esta completamente estagnada

 

Só queria corrigir uma questão, agora faço TPAs de 25% (15L) uma vez por semana (ao Domingo). Devo ter escrito mal.

Se fizer duas TPAs de 20 litros por semana isso equivale a cerca de 66% da agua do aquário que será trocada por semana... Não será excessivo?

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.