Perguntas de novato idiota


kurotenshi

Recommended Posts

Foi-me dado um aquario de dimensões bastante grandes (1 mt 45cm 45cm) mas o dono pouco conseguiu ajudar.
Ele tinah peixes de agua quente mas que vou-me ficar pela àgua fria.
É um aquario identico (senão mesmo igual) a este 863074593_1_1000x700_aqurio-com-mvel-sin


O meu problema é quer não entendo nada disto.
Ele vem com um filtro sera fil 120 e uma bomba (a bomba suponho que seja de ar mas não sei a marca)
Supostamente estariam todos dentro daquele mamarracho preto que está no canto superior direito mas nem sei a ordem em que deveriam estar.
O problema é mesmo o mamarracho de 3 divisões que não faço ideia para que serve alem de só ocupar espaço.
Alguém me pode ajudar? TOdo o aquario está por começar a montar e o material parece estar todo em perfeita s condições.
Onde meto o filtro e a bomba neste mamaracho? Esta caixa preta parece estar colada ao vidro e não a posso remover, mas queria
Acham que posso meter uma fita de leds? as lampadas no sistema aquecem muito a àgua de certeza e estava a pensar instalar uma fita de leds.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te preocupes com a disposição, consegues desmontar a biobox num instante, há quem passe um fio de pesca no silicone, eu no meu antigo puxei com força (e cuidado) e ele descolou. O que ficar tiras com uma lâmina de barbear ou X-acto

 

Tapatalking

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um aquario de 200 litros, aconselho-te a leres bastante aqui no fórum e a perguntar opiniões ao pessoal, tens aí pano para bastantes mangas!

Boa continuação, abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Com um aquário desses porque não montares com água

quente?? deves ler muito,saber como fazeres o ciclo do

azoto,,leres tudo sobre a aquáriofilia,tens aqui no Fórum

tudo o que deves saber,e deves ter muita calma,pensares

bem o que vais fazer,para evitares gastares €uros,em coisas

que depois não te vão ser utiles.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas de todos.
A mim tinham-me dito (o antigo dono) que o aquário seria de 100 litros...

Ignace o meu problema é mesmo o medo de partir o aquário ou rachar. :D

Álvaro Silva, sei que o melhor tendo em conta as dimensões do aquário seria a àgua quente, tanto que era assim antes de vir para as minhas mãos.
Mas quero conter-me para já nos custos e o aquecimento custa umas belas notas mensais.
Até tenho o material completo para o fazer de àgua quente caso deseje, mas a contenção monetária de momento é mais importante, daí até ir instalar as fitas LED rgb para poupar um bocado . Aqui onde moro não preciso preocupar-me muito com temperaturas demasiado frias ou demasiado quentes e como sou um iniciante (ou mesmo um completo idiota) nestas andanças acho que é melhor ficar-me plos peixinhos de àgua fria.
E sim já li muito aqui no aquariofilia, aliás quase todo o conhecimento que tenho sobre combinações de peixes e afins foi adquirido aqui. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho bem colocares fitas led, fica bonito, menos dispendioso, podes fazer tu sem pagar a ninguém e se colocares plantas de pouca necessidade de luz: anúbias, elódias, etc, consegues criar um ambiente natural sem colocar substrato fértil e sem necessidade de muitas horas de luz por dia.

 

Eu apostava em areia de filtro de piscina, à venda nas grandes superfícies sacos de 20kg à volta de 8 euros.

Bem lavada fica impecável, é inerte e mantém parâmetros estáveis.

 

Tem peixes de água fria a preços em conta: Coridoras paleatus, tanichthys albonubes, peixe paraíso: macropodus opercularis; eu não optava por carpas: tendem a crescer, são peixes de lago.

 

Lê e questiona e sem gastar muito ficas com um hobby que tu e os outros vão apreciar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho bem colocares fitas led, fica bonito, menos dispendioso, podes fazer tu sem pagar a ninguém e se colocares plantas de pouca necessidade de luz: anúbias, elódias, etc, consegues criar um ambiente natural sem colocar substrato fértil e sem necessidade de muitas horas de luz por dia.

 

Eu apostava em areia de filtro de piscina, à venda nas grandes superfícies sacos de 20kg à volta de 8 euros.

Bem lavada fica impecável, é inerte e mantém parâmetros estáveis.

 

Tem peixes de água fria a preços em conta: Coridoras paleatus, tanichthys albonubes, peixe paraíso: macropodus opercularis; eu não optava por carpas: tendem a crescer, são peixes de lago.

 

Lê e questiona e sem gastar muito ficas com um hobby que tu e os outros vão apreciar.

 

 

Obrigado pelos conselhos, memphis, serão levados em conta.

 

Por acaso inicialmente pensei em carpas porque são o meu peixe preferido, mas depois de ver as dimensões não quero estar a tratar mal o bicho.

Os peixes que recomendas são engraçados e estava a pensar comprar um Coridoras.

Mas apesar de serem sujos creio que me vou ficar por algumas subspécies de carassius auratus, para iniciantes como eu talvez seja a melhor opção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com Carassius auratus não tenho experiência, não posso falar.

Os que te aconselhei foram recomendados por pessoal aqui do fórum e a verdade que convivem bem e estão bem adaptados.

 

Para mim água fria é também uma novidade, alterei recentemente o meu aquário para reduzir os custos de o manter, isto não está bom para ninguém.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá kurotenshi!

 

O teu aquário é igual ao meu, apenas difere na cor...

Eu também não gostei da biobox (esse mamarracho preto) e optei por retira-la fora.

Se a quiseres retirar, não custa muito! Eu utilizei um X-acto grande e robusto, com a lamina toda de fora e muito cuidado cortei devagarinho o silicone por baixo e ao lado esquerdo.

Depois com jeitinho, cortei pelo lado do vidro que não vais conseguir cortar facilmente, mas é possível por dentro da biobox. Levantas um pouco (forças, mas não em demasia e um bocadinho antes de partir...) do lado que já tens cortado e metes a mão por dentro da biobox para ir cortando o silicone ao mesmo tempo que forças a caixa.

Ela vai acabar por ceder e sair sem partir.

 

Por outro lado, se para já não quiseres ou puderes despender de verba (a vida custa a todos e o dinheiro é "caro"), podes utilizar a biobox!

Deixo-te aqui uma imagem que encontrei na net, para veres a sua montagem:

 

sol_aquatlantis_biobox2_1.jpg

 

Claro que se optares por agua fria, retiras o aquecedor.

 

O nosso amigo menphis falou de areia de piscina (filtro), e é um fundo de aquário bonito sim.

Porém é um sarilho para limpar o lixo... quando aspiras essa areia vem toda atrás... é um martírio.

Eu comprei areão de rio (aquele mais amarelado) no Jumbo. Se bem me lembro era 4,65€ o saco de 5kg.

Para esse aquário, se não meteres substrato fértil precisarás de uns 25kg, para o areão chegar à altura do perfil de alumínio...

Eu optei por colocar, mas como não posso gastar demasiado por agora, usei húmus de minhoca comprado no Leroy.

Há bastantes artigos na net a ensinar como se prepara o húmus para o aquário, e vai dar muito trabalho se escolheres fazer.

Um saco de 10L de húmus custa 5€, e chega para meter debaixo do areão.

Dá uma olhada no meu tópico, que meti algumas fotografias sobre isto. Pode ser que ajude!

 

Abraço e boa sorte :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tive no aquário areão de rio, e não gostei nada; as coridoras ficaram completamente sem bigodes, aqueles tentáculos à frente da boca, por o areão ser mais rijo.

Com a areia de filtro conseguem procurar comida à vontade sem danos.

De facto ao sifonar o fundo vem alguma areia para trás, mas não é critico, e quando acontece reponho-a no aquário.

Noto os parâmetros mais estáveis e nunca mais ficaram dejetos e outras porcarias no fundo do areão como acontecia antes; se tiver que remontar o aquário vou colocar o mesmo tipo de areia.

 

Se puderes investe num filtro externo; se não mantém para já a biobox e vai na mesma resultar - não deves é povoar demasiado o aquário, coloca pouca comida e tem em consideração que estes peixes golden sujam bastante.

Editado por memphis4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.