PetFestival - Aquário Sorteado


Magns

Recommended Posts

Boas Maria

Eu ao ver o teu aquário,ate os cabelos se arripiaram,isto

porque eu há serca de uns dois anos,fiquei com o meu

aquário também a sim,e tive que o desmanchar todo,e

fazer uma limpeza enorme,espero que consigas resolver

esse horrivel probelema,acho que vais conseguir,deixo

aqui isto que podes ler,e ficares a saber um pouco mais

dessas bandidas, https://zieraquarium.wordpress.com/2014/09/05/alga-peteca-black-beard-algae-bba/

muito boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje andei a fazer uns testes, já nem sei desde quando não faço, mas as caixas tinham bastante pó...

 

António, Obrigada pelas palavras e sim acredito que com tempo e a vossa ajuda e apoio (porque tem sindo incansável, desde que atualizei com o desastre natural) a coisa vai ao sitio. Em relação ao substrato ao refazer o aquário tive que usar o manado, porque todos os substratos do anterior se misturaram e foi impossível salva fosse o que fosse.

 

Tugz, Agora que entendi... tens toda a razão ahah. Os 28 graus não os consigo baixar, o termostato esta para 24 e passa a vida a acender. Na tua opinião então devia desligar o Co2 (também para o poupar) até refazer a montagem no inicio do próximo ano? Obrigada pela ajuda, e sim os peixes andam supersatisfeitos e nada importados com a catástrofe eheh

 

Alvaro, Obrigada pelo link, acho que vou optar também por desmanchar tudo, mas só no inicio do próximo ano.

 

Testes e Resultados:

São apenas estes os testes que tenho, sim talvez alguns desnecessários e alguns em falta...

Testes e Resultados:

 

PH - 8.5

Amonia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 5

Carbonatos - 9

 

O ph e carbonatos estão altíssimos certo? Como acerto isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Magns,

 

Como já não falta muito para o fim de ano, desliga o CO2, retira e limpa os equipamento. Poupa isso. Mantem 5 horitas de luz apenas. Se por ventura o aquario estiver numa zona da casa onde penetre luz do dia tanto melhor. Lus do dia apenas e não directa solar.

 

Dá uma poda às plantas para retirar o maximo de algas. Não tenhas medo da tesoura. ;) Dá-lhe com alma!

 

Dá uma limpeza às coisas no sentido de oferecer melhores condições à fauna.

 

Regula o termostato para obteres 25/26 no aqua. Vai acertanto isso porque já se viu que há aí um desfasamento entre a marca do Termo e o real. Embora esse termometro.. não seja lá muito de fiar.

 

E sobretudo vai fazendo pequenas mudas de água que só com isso vais ver as melhorias.

 

Duas a três vezes por semana tenta mudar 20 litritos de cada vez. O mesmo é dizer 30 % da água.

 

A água da nossa zona é rica em nutrientes. Sem CO2 e com pouca luz e com os nutrientes que temos na agua de rede da margem sul, até ao final do ano ainda vais ficar surpreendida com a lenta mas bonita recuperação.

 

Também Ficas com uma ideia do que te esperava em termos de tempo e morosidade para recuperares isso na integra. (daí o que te recomendei)

 

Faz isto que garantes uma boa casa para os vivos. E com sorte ainda teremos alguma surpresa lá para fins de Janeiro.

 

Ao menos isto: Retiras uma boa aprendizagem daqui. :)

 

E não te preocupes com PH´s e afins. Deixa lá isso. Não te percas.

 

Só não mudes agua ao aquario no dia em que ao abrires a torneira te venha cheiro a cloro. :)

Já te deve ter acpontecido certamente. Na nossa zona é comum estas coisas..

 

Eu antes de cada muda de água até deixo a torneira a correr uns minutos.

 

Abração.

 

 

Já agora.. os detalhes..

Quando fores podar desliga o filtro. E se puderes passa uma escova de arame nas pedras depois da poda.

 

Com jeitinho escova as pedras. Sempre retira um pouco ou muito dessa BBA.

 

A seguir retirar todos os detritos da água.

 

Depois Mudar 30 % da água.

 

Ligar o filtro novamente.

 

Até Janeiro não mexas no filtro. Já o limpas-te ontem ou anteontem não lhe mexas mais.

 

Abração

Editado por António Nunes

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim esse co2 num aquário não fertilizado é o motivo dessa desgraça. Repara tu nem nitratos tens , os outros macro nutrientes estão nas lonas certamente.

 

Quanto ao termostato se ta a 24 e da 28 então mete a 22 , e depois se ainda tiver alto metes a 21, tenta meter isso a 24 graus.... Epah tens de ser mais espevitada, se isso ta a dar mais temperatura que o termostato então diminuis a temperatura do termostato....

 

Essa ninguém te precisava de dizer chegavas lá PoR ti

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma, estamos a aqui para ajudar! Subscrevo tudo o que o Paulo já disse, inclusive a possível não fiabilidade desse termómetro. Se conseguires arranjar outro termómetro para fazer um termo de comparação melhor, assim ficarás a saber que leitura de temperatura estás a fazer. Passo a passo esse aquário vai-se recompor, neste hobby a paciência é a nossa maior aliada.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes, fazendo uma atualização, sem fotos para já porque o photbucket está em baixo.

 

PAFS, é sempre um prazer ler os seus comentários, consigo sempre aprender, e fazer um guia step by step, aqui no notepad eheh. Muito obrigada. Entretanto vou tentar seguir à risca as dicas.

 

TUGZ

Obrigada, o Pafs também já tinha aconselhado a desligar e é o que vou fazer por enquanto. O termostato... deixo uma explicação em baixo eheh

 

Ismael Figueira

Obrigada pelo comentário, e pelo interesse no tópico. Acredito que isto melhora até janeiro, e aí bem pensado e planeado, espero que com a vossa ajuda leva uma boa volta.

 

Em relação ao filtro, que já tinham perguntado como está montado, tem esponja, lã e cerâmicas. E está tipo sandwich, Lã-Esponja-Cerâmicas-Esponja-lã. Entretanto retirei os musgos, aquilo estava um ninho de porcaria, ainda não podei, mas com o retirar dos musgos apercebi-me do erro... O TERMOSTATO QUEIMOU!! Ainda estive na duvida mas com a ajuda do António Nunes ficou confirmado. Por isso já la está um novo :)

Editado por Magns
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem, até que no geral o aspecto está satisfatório . Aconselho uma boa limpeza nos vidros (esse otto adora mas já tem que chegue no hardscape :smile2: ), e a retirada dessa "spray bar" que está na flauta do filtro pois está a estrangular o fluxo do mesmo.

 

Cumps

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso das algas é uma desgraça. Tenho umas que me apareceram do nada é uma especie de alga preta e filamentosa que se parece como um tufos. Ter destas algas filamentosas é um autentico pesadelo, sempre que aparece um vou retirando mas existe sempre um por lá. Tento retirar mal veja para que nunca se espalhe por todo o aquário, e tenho o co2 ligado!

 

É completamente normal num aquário aparecer algo indesejado mas o que devemos fazer é pesquisar e tentar combater esses "problemas" para continuar a manter um aquário limpo e saudável. Com tempo e dedicação e o dinheiro sempre presente tudo é possível, mesmo que demore e demore e demore....

 

Gosto de como estava e esta o aquário. Não vou mentir, não gosto muito dos barbos hehehe, mas os neons estão muito bons assim como os tetras.

Eu nunca dispenso caracóis (as helenas dispenso bem) para combater as algas e ajudar na manutenção do aquário, assim como uns camarões bem trabalhadores, e claro as tpas são mesmo indispensáveis.

 

Boa sorte, fico acompanhar. :doofywave:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns pelo projecto e não desanimes!

 

Vejo que já meteste a tubagem como deve de ser e o co2 do lado certo, assim está bem melhor sem dúvida alguma, acho que foi a principal razão do insucesso da primeira tentativa.

 

Na minha opinião, que vale o que vale, com tpa´s regulares de 50% por semana, co2 certinho e uma fertilização correta isso volta tudo ao sítio.

Editado por RaposoAlves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bonito eu gosto. layout bem conseguido. Parabéns.

 

OK..não temos CO2 então toca a colocar essa luz em intensidade moderada (acho que dá certo?)

 

Tens pouco tempo, compra mais umas anubias, uns fetos ou umas cryptocores (são plantas de baixa manutenção). Enche isso com flora e vai fertilizando.

Espaça as TPAs no tempo.

Tu no fundo passaste a ter um LT (na minha modesta opinião), agora e meteres o biotopo a funcionar como deve de ser e vais ver que não te vai absorver muito tempo.

 

 

Não desistas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de agradecer uma vez mais as respostas ao tópico. Destas vez sem fotos, não mudou assim tanto...

Ismael, obrigada pela opinião, tenho um problema com a limpeza de vidros, não chego aquelas partes que se nota bem sujo porque a pedra está demasiado próxima do vidro, detalhe a ter em atenção em nova montagem.

Ignace, muito obrigada pela opinião.

R.F.S.F, as algas são realmente uma tormenta ahah, quanto aos barbos, já os tinha tido antes, versão tigre e fiquei com saudades, dão vida ao aquário, mas são bastante chatos. Em relação a caracóis sempre achei que qualquer um se tornaria uma praga e nunca tive...

RaposoAlves, Obrigada pela opinião e apoio, tpas, irei tentar fazer as tais 2 por semana pelo menos durante um tempo e depois passar para as 50% semanais. CO2 e fertilização se calhar poupo para a nova ideia de layout, tenho a cabeça cheia de ideias!

VascoFerreira, Obrigada pela opinião. Não temos Co2, certo, Luz não sei como mexer na intensidade... acho que só liga e desliga... Em relação às novas aquisições achas que faz sentido, tendo em conta que num horizonte não muito longínquo tenciono mudar o layout, pelo que já me disseram não e aconselhável passar nenhuma planta deste aquário para uma nova montagem...Desistir não, mas ando aqui cheia de ideias do que quero fazer, se se enquandra num LT ou HT não sei... mas seria algo tipo floresta, em que o verde fosse quase tanto que enjoa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não chego aquelas partes que se nota bem sujo porque a pedra está demasiado próxima do vidro,

 

 

Chegas sim.. vai ao Leroy e compra uma espatula jeitosinha.

 

Há lá varias de vários tamanhos e formatos. Escolhe uma que melhor se adapte. Mais curta, mais larga, mais comprida etc.

 

Depois é só enfiares a espatula entre a pedra e o vidro. Força um cadinho, (é coisa de milimetro :) - sem stress ) e depois claro fazes uns PUSH Up´s and Downs e voilá.. vidro limpinho. Esses focos de algas têm que bazar daí. Se não recomeçam daí mesmo.

 

Eu tenho três de formatos diferentes, para conforme o local do aquario onde pretendo ter acesso.

 

E numa delas colei uma titrinha mesmo fininha de esponja, cortada previamente á medida da espatula. Um esponja meio rija mas que não risca claro está, a dar a volta à espatula para esfregar os vidros aquando das TPA`S.

Antes da TPA passo sempre essa espatula com esponja nos vidros todos. Em 2 minutos faço uma rápida passagem pelos vidros, apenas por descargo.

 

O bom das espatulas é que podemos força-las ao ponto de dobrarem contra o vidro e friccionar para cima e para baixo e nunca partem. A pressão que fazemos na espátula e o movimento ascendente e descendente limpam o vidro com uma pinta do caraças :)Isto apenas para as partes de acesso mais dificil.

 

Outro exemplo, eu uso a espatula sem esponja para remover focos de GSA ou diatomaceas que possam aparecer por baixo do substrato ou entre o vidro e o substrato. Meto a espatula entre o vidro e o substrato e esfrego a zona em causa.

 

No restante aquario limpa-se com esponja ou espatula com esponja.

 

espatula_zpszcm0hrpn.jpg

 

Podes colar a esponja na espatula com super cola 3 na boa :) Não morre ninguem.

 

Abração

P:S. Escolhe uma espatula que seja lâmina na ponta, para ser o mais fininha possivel.

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde Maria,

 

Então e novidades? Como anda esse aquário? Espero que já tenha algumas melhorias!

 

Actualiza aí para o pessoal ver como isso está a correr.

 

Um abraço

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Eu estou como vocês também, novidades gostava de ter para dar... Assim que possível ponho umas fotos de como está o aquário agora, mas não tenho notado diminuição do aparecimento das algas, apesar de estar a fazer a TPA, neste momento uma vez por semana. Mas como já decidi quem em principio é para recomeçar, não estou a entrar em pânico, mas antes a tentar reter o máximo de informação possível para recomeçar com o mínimo de falhas possíveis... estou inclinada por exemplo em não ter hardscape, não sei se ser´´a um tiro no pé...

 

Os peixes continuam todos contentes e a comer que nem uns leões, assim que possível adiciono fotos :)

 

p.s. a dica do pafs ainda não consegui por em prática, estou a pensar usar um cartão de crédito (velho) da próxima vez

Editado por Magns
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...estou inclinada por exemplo em não ter hardscape, não sei se ser´´a um tiro no pé...

 

Os peixes continuam todos contentes e a comer que nem uns leões, assim que possível adiciono fotos :)

 

Quanto a não colocar hardscape, eu não fazia isso.

Fotos são sempre benvindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso precisa mesmo é de mais massa vegetal! Temos que combinar uma ida aí a tua casa com podas oferecidas pela malta. Quem quer ajudar? Eu tenho cá umas que posso oferecer! E falta também alguma equipa de limpeza.

O termostato não consegues colocar na vertical no vidro do lado esquerdo? E o inflow e o outflow no vidro do lado direito. Assim libertavas o vidro traseiro de equipamentos - isso está mesmo a pedir um vinil colado por trás ;)

Ah, e o nível de agua é um dedo abaixo do topo :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAFS, Utilizei +/- a dica, não encontrei uma espátula maleável o suficiente por isso, esponja num cartão antigo de um dos lados, agora dá para o melhor dos dois mundos, esponja de um lado, raspador do outro ;)

Toze, concordo plenamente! Eu quero é isto verde verde verde! E agradecia imenso essa visita com ofertas, mas e será que vale a pena? tudo quanto é hardscape está coberto de algas... Ando aqui para a frente e para trás a tentar perceber se isto poderá ter salvação, seja la como for, e a coisa até se dê sem grandes investimentos ( tá escasso), ou se o melhor é recomeçar mesmo... O termóstato penso que não cabe ao alto, mas vou tentar, visto que tenho o nível da água errado :/ Por trás tem papel de esquiço, não queria nada falso ou muito escuro, nem queria a parede amarela por trás :)

Tugz, agradeço imenso a oferta! mas digo o que disse em cima "mas e será que vale a pena? tudo quanto é hardscape está coberto de algas... Ando aqui para a frente e para trás a tentar perceber se isto poderá ter salvação, seja la como for, e a coisa até se dê sem grandes investimentos ( tá escasso), ou se o melhor é recomeçar mesmo..."

 

Aguardando ideias...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Magns,

se calhar vou dizer uma grande "baboseira", mas e se desses um banho escaldante a todo esse hardscape?

fervias tudo e escovavas,penso que tudo o que é alga ia à vida...

mantinhas se necessário o aqua só com fauna e flora durante uns dias e repunhas quando estivesse tudo limpinho...

punhas logo flora para consumir recursos e daí vias o andar da coisa...

por varias vezes li os mestres do nosso forum citar:" o melhor filtro é o natural(plantas)"...

 

espero ter ajudado em alguma coisa...

Cumps e força nisso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu para eliminar pedaços de musgo de java, que mesmo já muito tempo fora de água, sei que vão rebentar se colocar o tronco dentro de água agora, dei banho numa solução com água oxigenada. Não sei se vai resultar com o musgo mas pelo menos com as algas funcionou. Depois escovei-o e voltei a colocar nessa solução. Está de molho até amanhã e depois vai passar para um balde apenas com água quente, que vou trocar todos os dias, até ao fim-de-semana. Depois vai para um aquário para lhe colocar uns fetos e umas anubias. Tenho a certeza que com as algas funciona, vamos ver se os pedacinhos de musgo, que nem esfregando bem saem, também morrem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Todas as rochas antes de entrarem nesta montagem, (já tinha bba) estiveram em "banho maria" de agua oxigenada, sem ser diluída em agua da torneira. Não sei se ferver as coisas e/ou colocar em agua oxigenada iria resolver a situação. Daí estar a ponderar sacar todo o hardscape fora e depois nem utilizar, e por só flora...

Entretanto as alterações de arrumação dentro do aquário já foram postas em prática, assim que conseguir meto atualização fotográfica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.