Ajuda com sistema de co2


JPoriginal

Recommended Posts

Boas pessoal, decidi fazer um upgrade no meu aquário de camarões, e então queria introduzir co2 no aqua, já aindei aqui a ver no fórum e optei por fazer um kit caseiro com a receita do fermento.
O material que já tenho é:
- garrafas de 2L ( as da coca-cola)
- válvulas (penso que a valvula que tenho seja anti retorno)
- receita.
O material que ainda não tenho é:
- difusor (custa 6,90 no olx)
- tubos para co2
- manómetro

As minhas dúvidas são:
Quanto tempo dura a receita?
Quais os perigos do co2 ?
Quais os benefícios do co2 para além do melhor desenvolvimento das plantas?
Vou precisar de outra fertilização, se sim qual? (apenas tenho jbl manado e rocha vulcânica como substrato)

Desde já agradeço a vossa ajuda.
Cumps, João Pedro.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!

 

Para começar gostava de saber que tipo de plantas tens, para saber se é benéfico ou não avançares para CO2.

Eu pessoalmente fiquei mesmo muito desmotivado ao montar um CO2 caseiro... só me trouxe problemas, muito mais algas e tudo mais.

Bem os grandes benefícios do CO2 realmente é o crescimento das plantas, a cor das plantas, conseguires fazer grandes tapetes e torna-los densos.

Os grandes problemas do CO2 caseiro são não conseguires controlar o fluxo de CO2, ou seja haver muita flutuação e muita variação de niveis de CO2, tens o CO2 ligado 24h porque não dá para cortar durante a noite, o CO2 baixa o pH o que com o caseiro por não conseguires controlar o caudal é um bocado difícil de prever. E as receitas duram muito muito pouco (pelo menos as que testei).

 

Precisas de outra fertilização, porque vais acelerar o metabolismo das plantas, logo vais ter de lhes dar os nutrientes que elas precisam!

Aconselho fertilização da tropica! Qualidade preço muito boa!

Atenção os difusores baratos nem sempre são bons e não fazem o trabalho como deve ser! O objectivo do difusor é conseguir partir o CO2 em micro bolhinhas capazes de se dissolver na agua.

 

Por isso antes de avançar para o CO2 pensa bem nas plantas que tens e vê se realmente rende meteres o CO2.

 

Aguardo resposta

 

Abraço! :D

Editado por João Tiago
  • Votar + 1

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João, as plantas que pertendo por são anubias nana e talvez um tapete que nao sejamuito exigente em termos de cuidados, o que me aconselhas?

Achas que para este tipo de plantas preciso de co2?

Cumps, João Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anubias nao precisas nada mesmo nada de CO2. Tapete pouco exigente é sempre um "problema", ora bem... tens ... riccia fluitans que podes prender em pequenas redes e fazer um belo tapete :) tens musgos... mas nao fica com aquele aspeto de tapete tipo glosso ou monte carlo ou cuba...

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoalmente nao conheco essa marca, nunca usei...

Sim plantas do genero das anubias ou seja risoma não precisas de substrato fertil obviamente nem precisas de CO2 para as manter!

 

Abraço

Brevemente... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais