Ajuda - Substrato


R.F.S.F.

Recommended Posts

Boas!


Eu tenho uma aqua de 160L montado desde agosto de 2015 só com uns 7 neons chineses e muita vegetação.



A minha duvida é:


O substrato que tenho é: Aqua Soil AMAZONIA + Elos PremiumSoil Terra


Ou seja, estes dois substratos juntos, servem para colocar algum tipo de camarão sem ser red cherry, e já agora, se também dá para colocar red cherrys? :unsure::confused4:



Ajuda pf



ada-aqua-soil-amazonia-9-l_zps6hqmk4em.j


terrablack_zpsafat0zyv.jpg




Nao sei se fiz asneira em ter misturado os dois, qual deles dá realmente para vários tipos de camarões... :unsure:


FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de medir os parametros da agua, o substrato usa se para tentar chegar a valores de parametros ideais para os camarões.

Mas, para criar certos camarões eu vi que existem marcas de substrato especificas, já agora sabes dizer-me alguma?

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

eu já utilizei vários tipos como o fluval shrimp, help e o da sirakura red bee sand e para mim são todos iguais porque passado algum tempo eles vão perdendo as suas propriedades .

por isso é preciso utilizar alguns tipos de coisas tais como gh+ e algumas coisas para baixar o ph ( pinhas de amieiro, folhas terminalia catappa, há muitas mais coisas para baixar o ph )

o que a maioria do pessoal utiliza nos seus aquários é o da ADA .

agora tens é que ver os tipos de camarões que queres e os parâmetros para eles.

espero que te tenha ajudado

cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

eu já utilizei vários tipos como o fluval shrimp, help e o da sirakura red bee sand e para mim são todos iguais porque passado algum tempo eles vão perdendo as suas propriedades .

por isso é preciso utilizar alguns tipos de coisas tais como gh+ e algumas coisas para baixar o ph ( pinhas de amieiro, folhas terminalia catappa, há muitas mais coisas para baixar o ph )

o que a maioria do pessoal utiliza nos seus aquários é o da ADA .

agora tens é que ver os tipos de camarões que queres e os parâmetros para eles.

espero que te tenha ajudado

cumprimentos

 

Obrigado pelas dicas, isso de perder as propriedades não fazia ideia, mas faz sentido por causa das tpas.

Para crs qual recomendas?

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

eu sendo sincero contigo nem eu sei ao certo.

deixa que mais pessoas te dêem opinião .

É que já tentei varias vezes "entrar" neste mundo dos camarões mas não tenho tido sorte nenhuma... Já experimentei red cherrys, dizem que se reproduzem como ratos mas não tive essa sorte...

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me que tens de dar mais informação para te poderem responder a uma pergunta dessas.

 

Que espécies de camarões estás a pensar? Quais as dimensões do aquário? Que filtragem vai ter? Quais os parâmetros da água que vais usar para as TPA's?

 

Não precisas de um areão XPTO para ter camarões. Ajuda porque te vai estabilizar os parâmetros da água, principalmente para espécies mais exigentes, mas garanto-te que não é por causa disso que não tiveste sorte com os red cherrys.

 

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me que tens de dar mais informação para te poderem responder a uma pergunta dessas.

 

Que espécies de camarões estás a pensar? Quais as dimensões do aquário? Que filtragem vai ter? Quais os parâmetros da água que vais usar para as TPA's?

 

Não precisas de um areão XPTO para ter camarões. Ajuda porque te vai estabilizar os parâmetros da água, principalmente para espécies mais exigentes, mas garanto-te que não é por causa disso que não tiveste sorte com os red cherrys.

 

Cumps.

 

*Eu tenho um filtro da SERA 250

*O meu aquario tem 160L 100x40x40

*O substrato foi o que referi a cima, Aqua Soil AMAZONIA + Elos PremiumSoil Terra

*A fauna para já planorbis corneus, melanoides tuberculata, neons chineses e um Oto affinis, mas se tiver que retirar retiro.

*A fauna: lemna minor; salvinia natans; limnobium laevigatum; echinodorus bleheri; foxtail; cabomba; naja guadalupensis; rotala rotundifolia; ludwigia repens rubin; marsilea hirsuta; eleocharis parvula; valisneria; sagittaria sabulata; cryptocoryne wendtii green; cryptocoryne beckettii; anubias anas; microsorum windelov; feto de java; musgo christmas; Ceratopteris thalictroides.

*Tpas: uma vez por semana 10% da água com água com repouso de uma semana.

*Hardscape: Um tronco.

*iluminação: Calha Odyssea Dual Pro T5HO Series 90/100

*Co2 de botija com difusor e afins.

*Aquecimento: 200W 22cº-23cº

 

Eu queria ou crs ou red cherry com aquelas cores fortes e sólidas.

 

Acho que está tudo...

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Vou só fazer algumas observações... não quer dizer que sejam a causa, mas podem-te ajudar a identificar o problema:

*A fauna para já planorbis corneus, melanoides tuberculata, neons chineses e um Oto affinis, mas se tiver que retirar retiro.

 

Neons + camarões = mariscada. Apesar de provavelmente não fazerem mal aos adultos, as crias vão acabar por ser comidas.

*Co2 de botija com difusor e afins.

 

CO2 implica fertilização... não? Como estão os teus níveis de nitratos? Os camarões são muito sensíveis a nitratos e mais ainda ao cobre presente nos micros.

*Tpas: uma vez por semana 10% da água com água com repouso de uma semana.

 

Por norma, num aquário high-tech, faz-se 50% de TPA por semana... com 10% consegues manter os parâmetros aceitáveis para camarões? Já agora... sempre fiz TPA's com água directamente da torneira (com algum cuidado com a temperatura)... os camarões nunca-se queixaram.

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou só fazer algumas observações... não quer dizer que sejam a causa, mas podem-te ajudar a identificar o problema:

 

 

Neons + camarões = mariscada. Apesar de provavelmente não fazerem mal aos adultos, as crias vão acabar por ser comidas.

 

 

CO2 implica fertilização... não? Como estão os teus níveis de nitratos? Os camarões são muito sensíveis a nitratos e mais ainda ao cobre presente nos micros.

 

 

Por norma, num aquário high-tech, faz-se 50% de TPA por semana... com 10% consegues manter os parâmetros aceitáveis para camarões? Já agora... sempre fiz TPA's com água directamente da torneira (com algum cuidado com a temperatura)... os camarões nunca-se queixaram.

 

Cumps.

 

Ok...Obrigado pelas dicas, vou ter que comprar novos testes... Mas talvez não seja muito rentável manter essa espécie para o aqua que tenho.

Vou ter que me ficar, para já, sem marisco ;)

 

Obrigado a todos pelas vossas opiniões e conselhos ;)

Abraço!

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu estive a ler mais umas coisas sobre substratos e se tivermos cuidado com ele, ele mantem sempre os seus parâmetros e não perde a sua qualidade.

Se quiseres um ph baixo no aquário deves ter o quaidado de fazer as TPA's com água com ph baixo e ires adicionando algumas coisas que eu já te referi.

Muitos de nós aqui no fórum utilização água engarrafada ou água de osnose.

Espero que te tenha ajudado mais uma vez.

Cumprimentos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José prada não aconselhava directamente da torneira por causa da cloramina e de possíveis metais pesados , o melhor será sempre deixar repousar 48h e eu aplico "Prime" da seachem para eliminá-los

Já agora R.F.S.F. um conselho apenas os parâmetros são apenas uma referência não tem de ser seguido ao milésimo o que interessa é manter sempre os parâmetros ou seja se não pretendes colocar água de osmose , eu tinha em atenção se a água da torneira tem os parâmetros para os camarões que pretendes .

Não sou nada apologista de alterar os parâmetros da água com outros elementos.

O ideal é ter sempre os mesmos parâmetros, a água que entra já deve ter os parâmetros da que já está dentro do aquário e a mesma temperatura para não haver alterações , isto é o ideal mas....

Já agora o Amazónia é excelente para os caridina longemani

O elos junto com o Amazónia é que não era necessário a meu ver

 

Enviado do meu GT-S7582 através de Tapatalk

E como diz o José , os neons vão adorar os novos vizinhos, e na minha opinião e só minha, camarões e fertilizantes não combinam

 

Enviado do meu GT-S7582 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Eu estive a ler mais umas coisas sobre substratos e se tivermos cuidado com ele, ele mantem sempre os seus parâmetros e não perde a sua qualidade.

Se quiseres um ph baixo no aquário deves ter o quaidado de fazer as TPA's com água com ph baixo e ires adicionando algumas coisas que eu já te referi.

Muitos de nós aqui no fórum utilização água engarrafada ou água de osnose.

Espero que te tenha ajudado mais uma vez.

Cumprimentos

 

José prada não aconselhava directamente da torneira por causa da cloramina e de possíveis metais pesados , o melhor será sempre deixar repousar 48h e eu aplico "Prime" da seachem para eliminá-los

Já agora R.F.S.F. um conselho apenas os parâmetros são apenas uma referência não tem de ser seguido ao milésimo o que interessa é manter sempre os parâmetros ou seja se não pretendes colocar água de osmose , eu tinha em atenção se a água da torneira tem os parâmetros para os camarões que pretendes .

Não sou nada apologista de alterar os parâmetros da água com outros elementos.

O ideal é ter sempre os mesmos parâmetros, a água que entra já deve ter os parâmetros da que já está dentro do aquário e a mesma temperatura para não haver alterações , isto é o ideal mas....

Já agora o Amazónia é excelente para os caridina longemani

O elos junto com o Amazónia é que não era necessário a meu ver

 

Enviado do meu GT-S7582 através de Tapatalk

E como diz o José , os neons vão adorar os novos vizinhos, e na minha opinião e só minha, camarões e fertilizantes não combinam

 

Enviado do meu GT-S7582 através de Tapatalk

 

Obrigado pelas vossas opinioes.

Este aquário talvez o deixe so para "enfeitar" vou tentar num mais pequeno quando tiver musgo em força.

O facto de ter misturado os dois substratos foi que na aquoporto, não estou a dizer mal da loja, so a comentar pois tem preços muito bons e qualidade a cima de tudo, o lojista disse que o da elos(9L) era bom para o meu aqua e que chegava para essas medidas, para espanto meu, quando o pus no aquário era muito baixinho tinha cerca de 1cm de altura, toca a ir á loja, visto que nao tinha mais elos recomendou-me o da amazonia, disse que era a mesma coisa apenas mais barato e que podia misturar, ok, foi o que fiz, mas não sei se fiz borrada, pois de substratos pouco entendo... Por isso nisto do substrato não sei fui ligeiramente burladoo.. :( :sad:

 

 

 

 

ps: vi na net e caridina longemani = crs?

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

José prada não aconselhava directamente da torneira por causa da cloramina e de possíveis metais pesados , o melhor será sempre deixar repousar 48h e eu aplico "Prime" da seachem para eliminá-los


Só para esclarecer, não aconselhei... só disse que o faço. :sorry:

Isto porque estamos a falar de um aquário de 160l (no meu caso tenho um de 350l) e fazer qualquer coisa como 50% de TPA's são 80l de água... não é fácil ter sítio para manter em repouso. E acho que é preferível fazer a TPA de 50% directo da torneira do que fazer só de 10% porque não há água para mais (e fazer mais que uma TPA por semana, nem sempre há disponibilidade). Mas estamos a falar de um plantado high tech com camarões (red cherry que o R.F.S.R. diz que não consegue manter).

Para alguma coisa mais específica, concordo plenamente contigo. :cool2:

Este aquário talvez o deixe so para "enfeitar" vou tentar num mais pequeno quando tiver musgo em força.


Isso é o ideal... um aquário só para os camarões.

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José não estava a dizer isso, eu estava mesmo era a te aconselhar :naughty:

 

 

 

 

O facto de ter misturado os dois substratos foi que na aquoporto, não estou a dizer mal da loja, so a comentar pois tem preços muito bons e qualidade a cima de tudo, o lojista disse que o da elos(9L) era bom para o meu aqua e que chegava para essas medidas, para espanto meu, quando o pus no aquário era muito baixinho tinha cerca de 1cm de altura, toca a ir á loja, visto que nao tinha mais elos recomendou-me o da amazonia, disse que era a mesma coisa apenas mais barato e que podia misturar, ok, foi o que fiz, mas não sei se fiz borrada, pois de substratos pouco entendo... Por isso nisto do substrato não sei fui ligeiramente burladoo.. :( :sad:

 

Não foste nada burlado o mister Vasconcelos é 5* .

O que estava a dizer era mesmo isso, são os dois iguais, não havia necessidade de colocares os dois, mas agora já percebi o porquê.

 

 

ps: vi na net e caridina longemani = crs?

 

CRS ou CBS ou da mesma família lol pais, mães, filhos, primos, netos, avós,..... :naughty: :naughty: :naughty: :naughty: :naughty:

 

 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Só para esclarecer, não aconselhei... só disse que o faço. :sorry:

 

Isto porque estamos a falar de um aquário de 160l (no meu caso tenho um de 350l) e fazer qualquer coisa como 50% de TPA's são 80l de água... não é fácil ter sítio para manter em repouso. E acho que é preferível fazer a TPA de 50% directo da torneira do que fazer só de 10% porque não há água para mais (e fazer mais que uma TPA por semana, nem sempre há disponibilidade). Mas estamos a falar de um plantado high tech com camarões (red cherry que o R.F.S.R. diz que não consegue manter).

 

Para alguma coisa mais específica, concordo plenamente contigo. :cool2:

 

 

Isso é o ideal... um aquário só para os camarões.

 

Cumps.

 

 

Obrigado :)

 

 

Não quero abusar do titulo, mas como depois mantenho o musgo no aquário sem ter co2 nem fertilizantes? Ele vai começar a ficar muito fraco e fino.

As lâmpadas têm que ser especificas para os red cherry ou para os crs? Não pode ser aquelas de 6500k? É que andei a ver e

o preço que se paga nas lojas pelas calhas, penso que tmb tem muito haver com o design e afins, eu nao me importo de ter uma tabua de madeira por cima do aquário com lâmpadas, 6500k, compradas numa loja de materiais de instrução e isoladas da humidade e fica a metade do preço ou até menos...
O aquário tem que ter um mínimo de litros? Do tipo, mínimo 30l para cima?
O filtro esse pode ser em esponja ou tem que ser em cascata?

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não quero abusar do titulo, mas como depois mantenho o musgo no aquário sem ter co2 nem fertilizantes? Ele vai começar a ficar muito fraco e fino.


Os musgos não precisam de muita luz nem de CO2 e fertilizantes. Podes muito bem ter (e deves, como diz o Paulo Conceição, camarões e fertilizantes não combinam) um low-tech para os camarões com musgo e outras plantas de baixa manutenção.

As lâmpadas têm que ser especificas para os red cherry ou para os crs? Não pode ser aquelas de 6500k? É que andei a ver e

o preço que se paga nas lojas pelas calhas, penso que tmb tem muito haver com o design e afins, eu nao me importo de ter uma tabua de madeira por cima do aquário com lâmpadas, 6500k, compradas numa loja de materiais de instrução e isoladas da humidade e fica a metade do preço ou até menos...

 

Não, as lâmpadas específicas são para os plantados mais high-tech. Acho que os camarões nem gostam de luz muito forte. Uma calha de leds pode ser uma boa alternativa... para aquários pequenos encontras a preço acessível.

O aquário tem que ter um mínimo de litros? Do tipo, mínimo 30l para cima?

 

Não existe um tamanho mínimo... depende um bocado da espécie e da quantidade que vais ter. Quanto maior a litragem, mais fácil é de manter os parâmetros correctos o que é sempre uma grande vantagem. Mas sim, eu diria que 30l no mínimo, pelo menos para começar.

O filtro esse pode ser em esponja ou tem que ser em cascata?

 

Eu não gosto de filtros de esponja... só faz filtração mecânica. Mas é só uma aversão pessoal! :naughty: Um de mochila sempre consegues pôr mais alguma matéria filtrante. Um externo é ainda melhor, mas para aquário pequenos não há muita escolha e são um bocado caros, pelo que são menos usados. Como os camarões são algo sensíveis, quanto melhor o sistema de filtragem, menos potenciais problemas.

Também importante é fazer as coisas com calma. Montagem do aquário, ciclo bem feito e introdução dos animais aos poucos de cada vez.

Cumps.

  • Votar + 1

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais