1º Aquario - Aceitam-se sugestões construtivas


Pedro Leitão

Recommended Posts

Boas

 

Chamo-me Pedro, tenho 39 anos e sou de Lisboa, vou vos contar uma historia bem engraçada :

 

A minha filhota já a algum tempo queria um animal de estimação, cão não podia ser porque falta-me espaço... então ... lembrei-me de oferecer uma tartaruga !!

 

Começou bem, a minha esposa comprou uma ja com algum tempo num aquário que não fazia duas tartarugas de largura por três de comprimento... mas como não fazia ideia de como se deveria ter uma tartaruga tive de ir "googlar" com fartura.... lá cheguei a conclusão que a minha tartaruga vivia no equivalente a um humano viver num espaço de 1,5 metros por 2 metros..... ok, era inadmissível....

La fui eu cheio de boas intenções e comprei um aquário, um aquapor 60 , juntamente com um filtro para a agua, "comprei tudo no continente, dá para ter uma ideia do filtro, certo :sleepiness2: .. " feliz voltei para casa...

 

Tratei de por 15 cm de agua tartaruga la para dentro e tudo pareceu bem.... ate que voltei a perceber atraves de alguns sites de tartarugas que nada estava bem... era preciso luz UVB, luz de aquecimento e agua aquecida....

 

La deixei o aquário de lado e construí uma pequena mansão para a tartaruga com todas as comodidades que consegui, mas, agora tinha um aquário de 60cm a ocupar espaço.... então lembrei-me, porque não ter peixes, a miúda ia adorar e eu ficava entretido.

 

La comecei a tratar disso, neste momento tem:

 

Varias Plantas - Desculpem mas ainda estou a tentar perceber o que são

2 (Casal) - Espadas (acho eu) mas a gaija é uma parideira de primeira... ja tenho uns 5 a mais....

2 (Casal) - (não me lembro do nome)

1 - Limpa vidros - Cosmo.... qualquer coisa

6 - Guppys bebes

 

Termostato 75w eheim

Filtro Eheim PickUp 160

Luz - T4 de 6400k

Luz de Led para sobressair as cores ..... :smilecolros:

Silica media/pequena

 

Filtro Eheim 250 classic plus - Para montar

 

Como devem ter percebido sou muito tenrinho nisto, mas estou feliz !!!

 

Deixo aqui fotos, sejam meiguinhos !!!

IMG_20160104_222350.jpg

 

IMG_20160107_223443.jpg

 

IMG_20160110_230129.jpg

 

IMG_20160126_224245.jpg

 

IMG_20160126_224257.jpg

 

IMG_20160127_214405.jpg

 

IMG_20160130_153805.jpg

 

IMG_20160130_203421.jpg

 

IMG_20160130_153747.jpg

 

IMG_20160130_153747.jpg

 

A vizinha do lado !!!!

 

IMG_20160130_153824.jpg

 

IMG_20160130_153923.jpg

 

IMG_20160130_153855.jpg

 

IMG_20160130_203306.jpg

 

Espero que tenham gostado, fico a espera dos vossos comentarios !

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitão

Editado por Pedro Leitão
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O aquário está arranjadinho mas um bocadinho "pobrezinho", mas com tempo vais lá, eu particularmente não gosto de material artificial no aquário, sempre podes arranjar um tronco já tratado e enchias mais o aquario com plantas de fácil manutenção.

Agora do lado da tartaruga,nunca vi nada assim, fantástico e o móvel muito bem conseguido, acho que até merecia um DIY.

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Olha gostei muito da tua ideia de fazeres o móvel como esta,

esta muito bem feito,e muito bonito,a tartaruga deve estar muito

feliz,e esta muito bonito,sobre o aquário,devias de tirar todos os

objectos que não seijam naturais,e colocares ai um tronco com

musgo,e uma anubia ficava muito bonito,se bem que o aqua

esta bonito,muito simples,também tirava o papel de fundo e

colocava um de cor preta,faz sair mais as cores das plantas,

quero-te dar os parabéns pelo trabalho que fizestes,boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Obrigado pelos comentários.

Vou seguir os concelhos, para já vou trocar o papel de fundo, o que tenho vinha com o aquário e acabei por usar.... Mas sim vou por papel preto.

Em relação à objectos não naturais já é minha intenção trocar por naturais, principalmente um tronco, mas não sei onde arranjar um já tratado, se alguém souber agradeço.

 

Entretanto vou ver se compro "parvulus" para povoar mais um bocado o fundo.

 

Vou também trocar o filtro pelo externo eheim 250 mas pelo que tenho lido devo deixar os dois por algum tempo a trabalhar em conjunto.

 

Penso que amanhã ou depois já devo ter novidades.

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Preciso da vossa ajuda !!

 

Estou a pensar em fazer as coisas como deve ser, mas para tal tenho de retirar tudo o que tenho dentro do aquario e recomeçar do zero .... digo isto porque não fiz ciclos nem nada, não sabia que o tinha de fazer....

 

Então o que estou a pensar, estava a pensar em arranjar uma caixa de plastico daquelas maiores e passar os peixes com a mesma agua, o filtro e o termostato, posso ?! terá de ser pelo menos por 15 dias certo ? para fazer o ciclo.

 

No aquario replantado já iria usar um substrato proprio para plantas, camada de areia por cima, tronco e o filtro externo que tenho da eheim 250 e o repectivo termostato.

 

Posso faze-lo ? tem algum inconveniente que os peixes fiquem numa caixa de plastico por 15 dias ???

 

Os peixes que inicialmente ficam dentro de agua devem ser os quais ? tenho "salvo erro" casal de espadas e casal de mollys posso usar alguns destes ?

 

Teem alguma sugestao para mim ?

 

Muito obrigado

 

Pedro Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,questões:

De onde és?

Porque 15 dias?

É que talvez possa te ajudar,e não sei quem está te aconselhando mas cuidado com alguns vendedores.

Edição..quanto a caixa de plástico não há problema,disse dos 15 dias porque na caixa também não há ciclo,e há maneira de contornar isso.espero resposta.

 

Abraço

Editado por Márcio brandao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Quando disse 15 secalhar exagerei, a ideia é refazer o aquario, retirar a agua e peixes para uma caixa com o mesmo filtro e termostato para não perder a cultura que tenho.

 

De seguida, tratar do aquario actual, agua nova, filtro, termostato, fauna, tronco, etc.

Deixar fazer o ciclo e introduzir novamente os peixes !!

 

Achas que faço mal ?!

 

Cumprimentos e obrigado pela resposta !

 

Pedro Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom,como já foi dito aqui seu projecto está espetacular,e a muda que queres fazer acho que o problema é que os peixes vão sofrer,minha opinião é que enquanto estiver sem ciclo troque aí uns 20% da água diariamente,porque se houver excesso de amónia eles vão mesmo morrer,espero ter ajudado,qualquer coisa é só dizer.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Então porque não fazes a sim,usando a mesma caixa,colocando lá os peixes,

com o filtro que tens,e o termoestato ,tudo a trabalhar como se um aquário se

tratasse,com toda a água do aquário na caixa,e peixes,depois fazes a mudança

de tudo o que queres fazer no aquário,depois de tudo pronto,colocas lá toda a

água da caixa,deixando água para os peixes não morrerem,colocas o resto de

água nova já sem cloro,e colocas termo,e filtro,e de seguida os peixes,e como

se tivesses feito um TPA maior,eu não foi há muito tempo que fiz isso,e tudo

correu bem,sem mortes,e claro que a água nova deve estar aquecida como

a outra da caixa,e natural que a água vá ficar um pouco turva,mas isso passa

umas horas depois do filtro fazer o trabalho dele.Deves fazer tudo sempre com

muita calma,para nada falhar,boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Desde já o meu grande obrigado pelos comentários e elogios!

 

Acho que não estou a perceber ou acho que não me estou a conseguir explicar.

 

Já perceberam o que pretendo fazer, ou seja quero mudar de raiz o aquario, meter substrato para plantas, areao, nova fauna e alguma decoracao, troncos.

Entretanto passar toda a bicharada para um aquário temporário com a mesma água, filtro, algum areao, tudo o que estava anteriormente no aquario. O que me querem dizer é que vou problemas com os peixes, na sua casa temporária ? Se sim, o que posso fazer para minimizar essa situação...

 

Na nova casa depois de montar tudo devo ou não introduzir um casal de peixes para ir testando a água, até fazer o ciclo, ou só fazer o ciclo sem os mesmos e depois sim introduzir os mesmos....

 

O forum tem me ajudado muito, mas algumas coisas são difíceis de entender e tenho medo de fazer mal aos bixos... Como devem ter reparado pela "mansão" da tartaruga gosto muito de animais e tentar dar consoante as minhas capacidades uma vida feliz e saudável aos mesmos....

 

Mais uma vez obrigado e desculpem se estou a ser chato.

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitao

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Álvaro

 

Grande ideia, sim senhor.

 

Posso efectivamente fazer isso, já que a caixa que comprei leva mais de metade da água do aquario, fica assim por ser um TPA de +- 50%.

 

Achas que assim minimizo o efeito sobre a bicharada?

 

Muito obrigado

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitao

 

Ps: parece que devemos ter sido vizinhos durante alguns anos... Vivi 30 anos em campolide em frente às escolas primárias .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Acho se conseguires colocares na caixa toda a água que poderes,sem ir

água suja e claro,que tudo correra bem,eu fiz não há muito tempo,olha

foi no verão que passou,e tudo correu bem,como já te disse,a sim evitas

fazeres novamente o ciclo,faz isso com calma ex vizinho, abraço.

 

Álvaro Silva :thumbup3: PS: sim e como se fizesses um TPA de+- 50%.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Como prometido junto fotos depois da alteração que queria fazer.

Vai ficar assim durante uns bons tempos, está ao meu gosto e quero ver o desenvolvimento das plantas e peixes.

 

Digam de vossa justiça !!!

 

IMG_20160207_213147.jpg

 

IMG_20160207_213251_1.jpg

 

IMG_20160207_213118.jpg

 

IMG_20160207_213312_1.jpg

 

IMG_20160207_213303_1.jpg

 

IMG_20160207_213432_1.jpg

 

IMG_20160207_213450_1.jpg

 

Espero que gostem, a bicharada parece bem disposta, tudo natural, nada artificial como anteriormente !!!

 

Aceito e agradeço sugestões/comentarios.

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitão

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhorou e muito! Está mais natural, o fundo preto dá logo outro ar e realça-te as cores das plantas e dos peixes, colocaste substrato fértil por baixo do areão para ajudar no crescimento das plantas?

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro

Agora sim,gosto do aquário como ele esta agora,nada de artificial,

esta muito mais bonito,agora ficava bem era uma Anubia atada a

esse tronco,ou fetos de Java,são plantas de baixa manutenção,

mas muito bonitas,ficava bem uma planta mais alta junto ao termo,

a sim ficava sem se ver,e pá isto e só a minha opinião,tu e que tens

que gostares do que vês.

Correu tudo bem com a mudança ?

Não ouve baixas ?

Boa sorte.

 

Comp: Álvaro Silva :thumbup3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro,

 

Está uma bela montagem, só acho que deverias ter pintado o móvel daria outra pinta :)

 

Continua, gosto por ser uma idéia diferente!

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

@Vera - Obrigado, sim coloquei, nao consigo precisar o qual foi mas foi aconselhado pelos senhores da Aquahobby, muito simpáticos e prestáveis.

 

@Bringer - agora é que me lixas-te, foi na escola mais perto da igreja, eram duas, a minha para quem sobe foi na segunda, ainda não havia a nova Campolide... Muitos anos atrás ...;)

 

@Alvaro - para já parece-me tudo bem, não tive baixas e parecem felizes.... Espero que assim continue, ia ficar efectivamente triste, adoro animais e custa-me perdê-los por falta de paciência ou ignorância, vamos fazer figas para tudo continuar a correr bem ;).

 

Ainda estou a apanhar do ar em relação à iluminação e co2, tenho 2 x12w de 6400k é uma led de 15w no espectro mais rosa, não sei quais os lumens ou "k".... E tenho sistema de co2 básico para ser um pouco como suplemento a luz... Não sei o que pensar mas como ainda é tudo júri recente vou esperar para ver...

 

Vou postar fotos semanalmente para irmos "todos juntos" verificando o evoluir do aquario, as faltas e os excessos... Agradeço sinceramente os vosso comentários para poder evoluir/melhorar o meu pedaço de céu para relaxamento apôs um dia de trabalho.

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitao

Boas

 

@Lusky - hehheehhe próxima etapa, ando a tentar descobrir um produto não tóxico para escurecer o móvel, mas não quero fazer mais que isso. Gosto da simplicidade do mesmo, mas sim um pouco de tonalidade vai criar outro ambiente!

 

Obrigado pelo comentário.

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitao

Editado por Pedro Leitão
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Tenta com aquela película autocolante com imitações de madeira, tipo mogno ou outra qualquer escura, procura no chinocas isso é barato e cola muito bem ;)

 

Assim não precisas de pintar, não sujas, não deita cheiro, não é tóxico e ainda podes tirar quando quiseres :)

 

Cumps,

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos

 

Ca estou novamente, agora assustadissimo.... acho que estão doentes... com aquela doença das pintinhas brancas.... "ictio" acho eu...

Aindo por cima é geral, neons, espadas e molys, está a aparecer na cauda e nas barbatanas... vou deixar uma fotos para ver se se percebe.. :(

 

IMG_20160209_175751_1.jpg

 

IMG_20160209_175638.jpg

 

IMG_20160209_174931.jpg

 

So me apetece chorar ..... :confused4::confused4:

 

Ja andei a ler, se for mesmo Ictio basta-me levantar a temperatura ? para quanto ???

Neste momento está a 27º, passo logo directo para 29, 30 ou vou subindo ??

 

Desculpem todas estas questões mas estou efectivamente triste ....

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Visto o estado avançado, só a subida de temperatura não chega, aconselho-te vivamente em comprar o Esha 2000 e fazeres o tratamento conforme indicações, não percas tempo à procura de soluções.......

 

Uma das causas principais do aparecimento do íctio são as mudanças bruscas de temperatura, normalmente acontece mais no inverno ao fazer as tpa's.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.