Algas no Aquario - AJUDA


rubmor

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Vim aqui pedir - vos ajuda pois o meu aquário ganhou muitas algas.

 

Será que alguém tem algum conselho para eu me livrar delas?

 

Aquario:100 Cm X 50 cm X 50 cm

Litragem: 250 litros

Filtro: sera Bioactive 400 + UV

 

Obrigado pela ajuda :)

 

aae7900b1d5b19fa0230646dd8c3f8c6.jpg

 

43602eaeb801c3be95e0ebe72f944508.jpg

 

b02b5e1629a3982dcd376b48e8a56664.jpg

 

cae2d01eaaec54e78e803fcc3639ad84.jpg

 

8029f57fa30d8fc767b2eede26333cb1.jpg

 

0f153682cb190d8aaf0b28bec9bf99d3.jpg

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, isso não são "algumas" algas...Isso está infestado!

 

Qual a frequencia das TPA's?

Há quanto tempo não limpa o filtro?

Quando foi a última sifonagem?

Quantas horas de luz diárias?

 

É que a fauna que tem nem é assim tanta que cause muitos detritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, isso não são "algumas" algas...Isso está infestado!

 

Qual a frequencia das TPA's?

Há quanto tempo não limpa o filtro?

Quando foi a última sifonagem?

Quantas horas de luz diárias?

 

É que a fauna que tem nem é assim tanta que cause muitos detritos.

 

 

Antes das algas aparecerem fazia tpa de 70 litros mais ou menos de 15 em 15 dias. Agora tenho feito tpas de 25 litros todos os dias.

 

Eu tinha posto a iluminação do aquário para 12 horas diarias, mas ultimamente pus para serem só 6 horas por dia.

 

A ultima vez que limpei o filtro foi a cerca de 1 mês e meio atras.

 

Eu nao consigo fazer sinfonagens pois mal a mangueira chega perto do substrato ele e sugado para o balde (o substrato é o JBL manado)

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz algum tipo de fertilização?

 

Esse tipo de algas costumam aparecer quando nos descuramos com a manutenção do aquário...e acabamos por ter picos de nitratos, que associados à luz (12h é demasiadooooo) fazem com que as filamentosas disparem, pois há nutrientes a mais na água.

 

6h de luz está bom.

 

Quanto à sifonagem, é mais pelo que o pessoal fala, eu nunca fiz nos meus aquários (mas são densamente plantados).

 

Eu aconselhava a cortar as folhas que estão muito atacadas, retirar os tronco e limpá-los.

 

Pode ainda tratar com àgua oxigenada diretamente nas algas (diretamente com uma seringa) com o filtro desligado, deixar atuar por 10min e fazer uma tpa de 50% imediatamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz algum tipo de fertilização?

 

Esse tipo de algas costumam aparecer quando nos descuramos com a manutenção do aquário...e acabamos por ter picos de nitratos, que associados à luz (12h é demasiadooooo) fazem com que as filamentosas disparem, pois há nutrientes a mais na água.

 

6h de luz está bom.

 

Quanto à sifonagem, é mais pelo que o pessoal fala, eu nunca fiz nos meus aquários (mas são densamente plantados).

 

Eu aconselhava a cortar as folhas que estão muito atacadas, retirar os tronco e limpá-los.

 

Pode ainda tratar com àgua oxigenada diretamente nas algas (diretamente com uma seringa) com o filtro desligado, deixar atuar por 10min e fazer uma tpa de 50% imediatamente.

 

Eu para fertilizar uso sera daydrops (1 vez por dia) e Sera florena (cerca de 10 ml por semana). Será que é isso que causa as algas?

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve ser por aí...

 

Aposto mesmo na questão da limpeza do filtro. Deve ser mesmo pela "higiene" do filtro....

Abra e veja como estão as esponjas e a lã. Se não limpa à mês e meio, a lã deve estar preta! A esponja, carregadinha de detritos...

Mas no estado em que estão as algas, não é reversível, pelo que devem mesmo ser atacadas ou retiradas.

Se tivesse uns peixinhos que cá conheço (SAE) eles chamavam a isso um "figo" :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não deve ser por aí...

 

Aposto mesmo na questão da limpeza do filtro. Deve ser mesmo pela "higiene" do filtro....

Abra e veja como estão as esponjas e a lã. Se não limpa à mês e meio, a lã deve estar preta! A esponja, carregadinha de detritos...

Mas no estado em que estão as algas, não é reversível, pelo que devem mesmo ser atacadas ou retiradas.

Se tivesse uns peixinhos que cá conheço (SAE) eles chamavam a isso um "figo" :)

Sera este o peixe de que fala?

Porque se for este já tenho 2 :)

 

 

3d0028d5203457390b07bfdbc5cbd4ac.jpg

 

Quanto ao tratamento com água oxigenada:

- só posso usar uma seringa cheia para o aquario todo? Ou posso usar mais? (Eu acho que 1 seringa não ia chegar pois são muitas algas).

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse mesmo! :)

 

Mas coitadinho, com tanta alga eles não conseguem dar conta do recado.

 

Convém não abusar da água oxigenada....

Nunca fiz, era bom algum "expert" ajudar nessa matéria. Ou mesmo pesquisar aqui pelo forum outro topico de alguem que o tenha feito.

 

Verifique a questão da limpeza do filtro a ver se confere com a minha teoria...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse mesmo! :)

 

Mas coitadinho, com tanta alga eles não conseguem dar conta do recado.

 

Convém não abusar da água oxigenada....

Nunca fiz, era bom algum "expert" ajudar nessa matéria. Ou mesmo pesquisar aqui pelo forum outro topico de alguem que o tenha feito.

 

Verifique a questão da limpeza do filtro a ver se confere com a minha teoria...

Realmente tinhas razão quanto ao filtro!

A esponja não esta muito suja mas a lã esta mesmo castanha. Vou limpar e mudar a lã hoje.

E também para meu espanto que encontro muitos caracóis dentro do filtro! Não sei como foram lá parar nem como sobreviveram

 

Obrigado pela ajuda!

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei como foram lá parar....pelo inflow do filtro... ehehehe

 

E como não fazias manutenção há tanto tempo, andaram aí a reproduzir... Alimento não lhes falta!

Agora já lhes vou cortar a papa toda eheh

 

Já estou a ver que tenho que fazer a manutenção ao filtro mais vezes

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou falar por mim...

 

Tenho aqua de 300L com dois filtros externos.

Todas as semanas, TPA de 50% (fertilização EI)

Sempre que faço TPA, faço manutenção de um dos filtros, alternadamente.

Lavo em água quente corrente as lãs filtrantes e as esponjas (e mato as bactérias todas, eu sei). As cerâmicas, apenas passo por água do aquário. Quando as lã começam a ficar muito sujas, troco.

Como tenho 2 filtros, bem atestados de cerâmicas, faço questão que a filtragem mecânica (esponjas e lã) esteja sempre o mais impec possível.

Para ajudar à coisa, no inflow de cada filtro, em vez daquela "campaínha", tenho uma esponja, o que não permite que folhas (e alevins de kribensis) entrem para o filtro.

 

Sei que tenho a vantagem de ter dois filtros, e acabo por ter uma excelente colónia de bacterias.

 

No teu caso, não seria tão radical com eu, mas pelo menos a lã (que retém grande parte do lixo) lava uma vx por semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou falar por mim...

 

Tenho aqua de 300L com dois filtros externos.

Todas as semanas, TPA de 50% (fertilização EI)

Sempre que faço TPA, faço manutenção de um dos filtros, alternadamente.

Lavo em água quente corrente as lãs filtrantes e as esponjas (e mato as bactérias todas, eu sei). As cerâmicas, apenas passo por água do aquário. Quando as lã começam a ficar muito sujas, troco.

Como tenho 2 filtros, bem atestados de cerâmicas, faço questão que a filtragem mecânica (esponjas e lã) esteja sempre o mais impec possível.

Para ajudar à coisa, no inflow de cada filtro, em vez daquela "campaínha", tenho uma esponja, o que não permite que folhas (e alevins de kribensis) entrem para o filtro.

 

Sei que tenho a vantagem de ter dois filtros, e acabo por ter uma excelente colónia de bacterias.

 

No teu caso, não seria tão radical com eu, mas pelo menos a lã (que retém grande parte do lixo) lava uma vx por semana.

Obrigado pelas dicas! :)

 

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tens ideia do valor dos nitratos?

Como está o desenvolvimento das plantas?

 

Cumps

 

José

 

Olá!

 

não, não tenho o teste de nitratos :/

A plantas ate se estão a desenvolver bem.

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes estar com nitratos elevados.

Mesmo com essas TPAs todas, que pessoalmente acho demais tendo em conta a pouca fauna para o tamanho do aquário, o facto de o filtro não estar limpo pode motivar um valor alto de nitratos, como já foi aqui referido.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes estar com nitratos elevados.

Mesmo com essas TPAs todas, que pessoalmente acho demais tendo em conta a pouca fauna para o tamanho do aquário, o facto de o filtro não estar limpo pode motivar um valor alto de nitratos, como já foi aqui referido.

 

Cumps

 

José

 

Eu estava a fazer estas TPAs porque pensava que as algas podiam diminuir assim :/

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que não vi aqui,quando do montou o aqua?

Tive um problema parecido,e tenho quase certeza que você está dando muita comida,diminua a comida duas tpas por semana aí de uns 30 ou 40 litros,mantenha as 6 horas de luz,eu demorei aí uns dois a três meses para me livrar delas,quer dizer estão recuando ainda,e não usei remédio nem sacrifiquei plantas.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa que não vi aqui,quando do montou o aqua?

Tive um problema parecido,e tenho quase certeza que você está dando muita comida,diminua a comida duas tpas por semana aí de uns 30 ou 40 litros,mantenha as 6 horas de luz,eu demorei aí uns dois a três meses para me livrar delas,quer dizer estão recuando ainda,e não usei remédio nem sacrifiquei plantas.

 

Boa sorte

A montagem foi dia 22 de Dezembro.

 

Obrigado pelas dicas :)

 

Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk

:smile2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.