Água turva na limpeza do filtro


Recommended Posts

Boa noite,

 

Agradeço a vossa opinião, pois hoje mexi no meu filtro Eihem (externo), para adicionar Seporax (Algovec) carvão activado de forma a limpar o tom amarelado que o tronco dá à água (faço-o esporadicamente) e uma filtração mecância ( fibra verde da sera). O filtro no seu interior tinha apenas filtração biológica (cerâmica) que mantive.

 

Ao ligar o filtro comecei gradualmente a ficar com a água turva - Esbranquiçada.

 

Não tendo nenhum conteúdo no filtro de tom branco que pudesse libertar partículas, ocorrem me apenas 2 cenários:

 

- Morte de bactérias da cerâmica (passei as por debaixo de agua para tirar sujidade

 

- Partículas de ar, do ar que se encontrava no filtro, embora já tenham passado 3 horas e água mantém- se com tendência esbranquiçada, apesar de se ver bem para dentro.

 

Agradecia desde já a vossa opinião.

 

Grata,

 

Ines

 

Aquário 240L com 2 anos, estável.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ines ,

 

Ora bem provavelmente mataste as bactérias. Nunca mas nunca se lavam as cerâmicas , aliás actualmente evito lavar o que quer que seja do filtro com água corrente, foste ainda por cima lavar a colônia. Para as limpares é sempre água do aquário ou do filtro num alguidar cerâmicas lá dentro esfregas e ta bom só mais para largarem aquelas sujidades.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amarelinho,

 

Muito obrigada. E eu estava a olhar e a ver castanho na superfície das cerâmicas e hesitei mas depois facilitei, pensei, passo rápido rápido, não deve faer mal. Mas é tão óbvio...Ph, temperaturas, Cl enfim...

 

Aquário não é para facilitar...

 

Obrigada pelo feedback

 

Cumps

 

Inês Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

A água esbranquiçada tanto surge por um surto de bactérias a mais assim como pela falta de colônias de bactérias, que também deixa a água esbranquiçada.

Dado que lavas-te as pedras por agua da rede aniquilas-te toda a colónia de bactérias contida nas pedras.

 

A somar a isso alteras-te a capacidade de filtragem e com a adição de carvão e outras coisas no filtro.

 

Portanto o mesmo é dizer que também limpas-te em demasia o filtro. Em resultado, as colónias de bactérias foram destruidas e o aquario tem que passar pelo processo de ciclagem outra vez.

Por agora é ciclar de novo com as trocas parciais..

 

O aquario vai ter que passar por todo o processo do ciclo do nitrogénio outra vez.

 

Meu conselho: No filtro só entra as cerâmicas e a lã branca. Tudo o resto está a mais.

Se o tronco dá esse tom só o tempo e as trocas parciais de agua vão atenuar. Devia ter estado mais tempo de molho antes de entrar no aquário.

 

E mesmo essas cerâmicas devias equacionar mudar.. ou umas Sera Siporax, ou Equo Stilla. Tudo o mais que anda aí no mercado é mediano. E dado que agora vais iniciar tudo é uma boa altura para mudar.

 

Os aceleradores bacteriológicos é marketing. Fica por comprovar a eficcácia deles. Alguem que cientificamente o comprove.

Do contrário há mais que provas sobre a sua INEficácia.

 

 

Cumprimentos,

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais