Nano reef o Inicio :)


Hugo Amorim

Recommended Posts

Olá boa noite, tendo ja um aquario de agua doce a muitos anos, decidi agora começar por uma coisa pequenina nos salgados.

Comprei entao um KIT sera marin Biotop Cube 130.

Basicamente tenho entao :

Iluminaçao: 2 x PL-T5 24 W azul/branco

Bomba de retorno: STP 1000

Escumador: bubble magus 3.5

Cerca de 8 Kg de rocha viva.

 

Esta neste momento com cerca de uma semana a ciclar, com adiçao de bacterias e o escumador off, ligo as luzes algumas horas diarias e pouco mais.

 

Gostava agora da vossa opiniao ... e criticas em relaçao a tudo :) uma vez que é o primeiro e ja tendo lido muita informaçao, escapa sempre qualquer coisa :)

 

IMG 20160131 214122

IMG 20160124 230459

IMG 20160131 214203

IMG 20160131 214107

IMG 20160124 230626

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Para já tudo parece bem é mesmo o relax e dado que metes-te RV podes meter alguns invertebrados na areia sempre anima a coisa.

Usa a wave mais a direito (tipo 60º).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ola boa noite, muito obrigado pela dica ja vou dar um toque na circulação.

Entretanto ontem fez mais ou menos o tempo de fim de ciclo e fiz a mediçao dos parametros da agua, tenho feito todas as semanas uma TPA e tenho desde á duas uma equipa de limpeza e umas ( tufo ) Xenias.

Alimento a equipa de limpeza com uns bocadinhos de camarao ... iam morrer de fome ... hehehe ontem comprei granulado e dou umas quantas bolinhas pequenas.

Estes valores sao medidos apos uma semana da TPA

PH-7.2

Nh4 <0.05

No2 - 0.05

No3- 10

KH - 7

 

Acho que posso começar a adicionar vivos, começo por um peixes ou corais ???

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ui não me parece

Tens o ph e o kh muito baixo para um marinho, mas os entendidos que se pronunciem

 

Deves ter o ph entre 8/8.5

E o kh entre os 8/12

 

Enviado do meu Oneplus 2

Editado por PTautocolantes Pta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Se o ciclo já está feito e de facto parece pois tens amónia e nitritos baixos e já apareceram nitratos, podes começar a meter vivos, mas devagar; aconselho-te também a comprares testes de cálcio, magnésio e fosfatos (este electrónico, pois os colorimétricos não são de fiar).

 

Os valores de Kh recomendados para um aquário marinho com corais são entre 7 e 12 e é muito importante para os corais, sobretudo a estabilidade do Kh.

 

Eu prefiro usar valores perto dos valores da água natural:

 

Kh - 7/7,5 , Ca - 400/420 , Mg - 1250-1300.

 

O ph não é muito relevante e normalmente se o Kh e o cálcio estiverem equilibrados, está tudo bem (eu nunca meço).

 

 

Espero que não venhas a ter problemas de temperatura com esse aquário no Verão, está atento; os aquários tapados são pouco indicados para a agua salgada, sobretudo se vais pôr corais, portanto está atento e abre-lhe a tampa.

 

Abraço e vai devagar

Editado por csi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda :) quem começa é sempre complicado por muito que se leia.

CSI tem alguma ideia de onde posso adquirir pelo menos o teste electronico de fosfatos ? Os outros compro em qualquer loja aqui em lisboa .... mas electronico nunca reparei.

A minha casa nao tem mudanças de temperatura muito grandes ... vamos ver quando chegar o verao :)

 

Pode-se dizer que seja mais ou menos seguro adicionar dois Palhaços ou um coral mole ?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo,

 

Penso que podes adicionar os peixes e o coral.

 

Quanto ao teste de fosfatos, qualquer boa loja tem; chama-se Hanna Checker low range.

 

Tenta na Acquahobby em Alfragide que tem de certeza.

 

Também aí encontras bom aconselhamento.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...