Corydoras sterbay todas mortas


Bringer

Recommended Posts

Olá,

 

Tinha 3 cortadoras há quase um ano e uma nascida há pouco tempo.

Morreram todas nos últimos 3 dias, assim como mais uns 4 peixes , incluindo 2 danios.

Os nitratos, ph, nitritos e amónia estão bem.

A única coisa que fiz diferente foi dar tubifex congelado da Ocean Nutrition.

Na Aquahobby onde foram feitos os testes (a comida foi comprada noutra loja), dizem que o mais provável é a comida estar estragada.

Já alguém teve experiência semelhante?

E agora provar que a comida não está em condições?

Não vou levar a embalagem ao Instituto Ricardo Jorge...

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tinha 3 cortadoras há quase um ano e uma nascida há pouco tempo.

Morreram todas nos últimos 3 dias, assim como mais uns 4 peixes , incluindo 2 danios.

Os nitratos, ph, nitritos e amónia estão bem.

A única coisa que fiz diferente foi dar tubifex congelado da Ocean Nutrition.

Na Aquahobby onde foram feitos os testes (a comida foi comprada noutra loja), dizem que o mais provável é a comida estar estragada.

Já alguém teve experiência semelhante?

E agora provar que a comida não está em condições?

Não vou levar a embalagem ao Instituto Ricardo Jorge...

 

Cumps

 

José

 

O melhor seria testar essa comida num outro aquário em que tenhas por exemplo daphnias ou assim, podes fazer o mesmo com a agua.

Estas são usadas em laboratórios para analisar aguas, por isso...

E o prazo de validade?

Adicionaste alguma planta recente ao aquário recentemente?

Pode ser envenenamento, não terias que passar esse tubifez por agua corrente?

 

Eu lavo sempre o tubifex e crio-o vivo, o congelado faço o mesmo, mas isso sou eu.

 

 

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Está bem na validade.

Adicionei duas plantas novas, mas já há uma semana, e isto foi repentino.

Agora vou parar com esta comida e ver o que sucede.

Vou ler melhor a embalagem.

Na Aquahobby, onde uma vez adquiri comida congelada e correu tudo bem, fui informado q só têm uma marca porque as outras vêm de longe e há o perigo de descongelar pelo caminho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

 

isso é uma chatice, sei bem, eu crio C. sterbai e tem-me acontecido uma vez com os meus Grindal (eu sei que não é a mesma coisa). Mas tive grindal 3 anos e finalmente se contaminaram com alguma bactéria e mourram perto de 40 putos :(

Não consegui safar-lhes com nenhuma medicação!!!!!

 

É super difícil descobrir qual foi o motivo (por se calhar não fosse o tubifex).

 

em teoria o tubifex congelado em muitas marcas como ocean nutrition é irradiado (UV). Isso deveria matar a maioria de bacterias, fungos e virus. Insistir que é muito difícil encontrar a fonte da contaminação. Ainda se quiseras experimentar a dar esse tubifex a guppies, ninguêm te garante que não seja uma doença específica de corys ou que os guppies sejam resistentes. Enfim, que é uma chatice mas e quase impossível encontrar a causa se não hºá síntomas específicos nos peixes.

 

Sorte com isso e vamos ver se corre tudo melhor.

 

Infelizmente cada aquário é um mundo e os conselhos são como caldos de galinha, devem ser contrastados, comparados e a fonte verificada e ainda assim, nunca vamos ter 100% certeza, Quanto mais velho o aquário mais possibilidades de que todo corra bêm.

 

abraço

 

Pol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pol,

 

Bem, parece que as mortes pararam.

Este fim-de-semana comprei 3 paleatus e até agora parecem estar bem.

Convém me ter corydoras porque o meu aquário não é aspirado. Elas fazem parte da fauna que ajuda a manter o aquário limpo.

Obviamente que recebem alimentação adequada.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas José,

 

podes meter aqui uma foto desse aquário com todos os detalhes possíveis a vista?

Eu no aquário das corys aspiro semanalmente o chão, no 300l faço isso 1 x mês por ser plantado e mais complicado :P

A ver se há sorte e todo corre bêm.

cmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

obg pelo vídeo, tens um aquário muito bem montado, não tenho nada que dizer sobre esse assunto :D

um comentário mínimo: tens muitos peixes bem gordinhos, não estarás a alimentar em excesso (os Danios e os platys parecem-me mesmo bem cheios :D). Comento isso porque se sobrealimentaras, as corys tem tendência a conseguir grandes doses de alimento no chão, se não fosse o caso poderia ser alguma infecção bacteriana ou parasitas intestinais.

Deixo essa ideia ahi, agora eu deixaria o assunto assim e se voltasse a acontecer tratava com algum medicamento tipo ESHA 2000.

 

Boa sorte,

 

P.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, de facto não resisto a dar algum comer a mais, até já confundiram os meus Platys com mollys balão.😂

Mas não foi por isso que os meus peixes morreram, e não foram só as corydoras.

 

O facto é que desde que parei com o Tubifex congelado da Ocean Nutrition comprado na Fishplanet, não tive mais mortes.

As corydoras que comprei há uma semana estão bem.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos ver se há sorte e tudo corre bêm.

Se achas foi o tubifex, deita fora, mas é difícil confirmar essa hipotese como bem comentas no início: (Não vou levar a embalagem ao Instituto Ricardo Jorge...).

O tema da alimentação em excesso: podes dar 5-10 vezes ao dia em pequena quantidade. Eu garanto que podes ter os peixes nesse aquário mínimo 1 semana sem comer e não vá a acontecer nada (não faças se tens alevinos :D ). Eu alguns dias deixo sem dar comida ao comunitário de propósito. Ou quando vou de ferias, o meu amigo vem só cada 2 dias.

 

Boa sorte com isso e desejo não tenhas que meter mais tópicos deste estilo :( é uma (palavra censurada) quando as coisas não correm bêm.

 

Bom fim de semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais