As Ilhas Esquecidas - aquário de perto


Quo

Recommended Posts

A gorgonia está comigo há 4 meses, não sei é muito tempo para gorgonias, para coral no geral é pouco tempo para crescimentos. Hoje com um bocado de tempo, dei-lhe um cocktail para ver se espevita crescimento. Cada polipo parece ser uma unidade independente que captura comida.

foto de ontem,

 

 

 

 

Olá fico a guardar notícias acerca da evolução.

 

Abraço e obrigado

César Silvério

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o coral tem apenas 9 cm de altura na sua maior extensão, duas ramificações e uma terceira em formação a partir da base. Estive a pesquisar melhor o coral e

aparece com as seguintes necessidades

 

Menelia sp (Golden Gorgonia)
Light : * ahermatypic
Current : <-><-> - <-><-><->
Remark : Lives on fringing reef's slope.
In moderately exposed and very turbid water.
Need proper feeding and lateral current.
10-200 m deep.
traduzido de islandes:
Esta gorgonia dourada Menelia é muito bonita. Precisa de ser diligentemente alimentada, mas também possui bacterias fotossintéticas e requer alta iluminação. É para utilizadores avançados.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quo,

 

Penso que se pode adaptar ao meu aquário que apesar de ter muitos SPSs, tem nutrientes peixes de um aqua montado há 8 anos.

 

Quando achares oportuno cortar um pedaço, por favor contacta.

 

Abraço

Editado por csi
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reprodução Heteroxenia


15 ABRIL

zsq2iu.jpg


22 FEVEREIRO

21e6lqv.jpg

a separação da cria do coral-mãe é evidente e uma evolução quase diária, a pulsação também aumentou. Ou seja, será mesmo possivel vender.


há anonimos que vem os meus topicos e ja vender xenias como se fossem heteroxenias no OLX. são muito diferentes de xenias - a cor das heteroxenias é vermelha, as xenias são cor mais vulgar (beje), as heteroxenias são gigantes, e de particular interesse para quem tem dificuldade em manter xenias, que serão os utilizadores mais avançados, as xenias vivem melhor em aquarios mal cuidados, as heteroxenias são mais faceis de manter por todos, novatos e avançados, visto que vivem bem no meu aquario, em que há controlo de NO3/PO4 e KH/Ca/pH. E as xenias não gostam de cuidados num e noutro campo. tanto que tive já algumas tentativas de manter xenias sem sucesso e esta foi a primeira heteroxenia e seria a ultima comprada em loja devido ao preço elevado.



seriatopora hystrix

15 ABRIL

24bj68m.jpg

1 FEVEREIRO

2yytafn.jpg

é mesmo o mesmo coral!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Palythoa "Jack Frost" vs Palythoa "Green Button"

2uj58r9.jpg
jack frost são as azuladas e Green Button as verdes classicas

Duncan vs Duncan Ultra Green
33ae5bn.jpg

Os duncan ultra green têm também o esqueleto verde fluorescente, apesar de não visivel na imagem, ao passo que as normais nem parecem ter esqueleto vivo

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pedro, tenho-te a dizer que estou a acompanhar o teu tópico com atenção, também pudera com umas fotos fantásticas como estas, é mesmo de babar! :drool3:

Estou a adorar, não percebo quase nada de salgados, como não os posso ter, á que acompanhar os dos outros.

Obrigada pela tua partilha e cá fico á espera de muitas actualizações, e fotos, claro que é isso que o pessoal mais gosta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vera! nunca é igual ao vivo Vera, :naughty: porque as cores, fluorescencias, profundidade, o movimento e fascinio de diversidade de vida não são capturados pela camara. Por isso não conseguiras por fotos a experiencia de ver um aquario destes ao vivo (visto com atenção).

A diversidade de vida é aterradora e é mais fácil de ter do que pensas e mais barato. Como é algo um pouquinho mais demorado, complexo e há muito negocio nisto fazem-te pensar que é inatingível a nivel tecnico ou financeiro... treta!

 

podes gastar milhares de euros e não ter um aquario funcional e gastar algumas centenas e ter um grande aquario. Precisas de conhecimento e boa orientação, isso é verdade. Segue sempre conselhos de quem tem um aquario que vejas que esteja funcional há pelo menos um ano. Com isto evitas o ruido da internet.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Coral árvore
Klyxum simplex
2r4rehx.jpg


Provavel Discosoma malacensis em reprodução por fissão
Provavelmentemente dado ser um coralimorfe (não são corais moles!) em linha ténue entre os discosoma/actinodiscus e os rhodactis... estive em mudanças de aquario, para zona com menos luz e circulação; o meu aquario tem zonas muito diversas em circulação/luz, posso estar a atrapalhar.

212ua36.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Padrão de circulação

303lrhl.jpg

 

 

Frags de Pavona Freak Hair

Fraguei um pequeno frag de pavona em 3 pedaços. É coral duro da familia dos corais-cactos: Veio à boleia com outro coral. E vale bem mais que o coral comprado. :naughty:

2jakvo5.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se partem os frag's??? Pergunta ignorante, nunca me lembrei de perguntar. Tem algum segredo, é como nos apetece...

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como se partem os frag's??? Pergunta ignorante, nunca me lembrei de perguntar. Tem algum segredo, é como nos apetece...

 

Saudações sportinguistas, Lol.

Olá Vera!

 

De diversas formas. Depende do tipo de coral.

Eu aprendi vendo videos no youtube e principalmente observando e fazendo perguntas nas lojas pois no youtube não consegues "sentir a coisa" e depois em casa dás cabo do coral. (Experiência própria e dolorosa)

Tens ainda o caso limite do grande Machado de Sousa que faz "frags" de 1polipo apenas... fragar no limite!!!

 

Saudações,

AR

 

Sent from my GT-I9301I using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quem é o machado de sousa...

 

pois é vera. Se não se conhece o hobby e os corais será dificil de perceber. Não acho que tenha grande segredo... nem grande perigo desde que sabendo-se o que está a fazer e exista qualidade de água. só nos ultimos dias fiz de alveopora, pavona e clavularia papaya. Esta sinularia está pronta, não dividi pois não sei se querem e antes vale estar toda junta em termos espeteticos para o aquario. Varia conforme é mole, LPS, SPS, cogumelos, zoanthus... tudo diferente. E não pode ser feito de qualquer maneira e há corais que não se devem fragar. Há corais que não dá para fragar bem e os mais faceis de todos são os SPS, esse é que é tiro e queda. O que há mais riscos para o coral são os moles, para a nossa saude os zoanthus/palys, os que requer mais trabalho são os LPS.

 

A net é um pau de dois bicos, é uma mina de ouro e um perigo. :)

 

uma nova Euphyllia aussie e pelo tronco-base diferente de outras euphyllias, arrisquei e paguei mais por isso. Apesar de saber que há da Indonesia a serem vendidas como australialianas. Mas não tenho conseguido encontrar nada igual. Se alguém - com verdadeira exp no hobby souber - agradecia.

aspecto em Luz Branca+Azul

em luz azul: pontas rosa fluorescente base dos tentaculos verde fluorescente

2hhq87m.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah mas sim percebi o que quizeste dizer, por isso é que a malta que começa vai para os corais mais fáceis. Entendi, explicaram muito bem. Eu sei umas coisas mas poucas, isto quando não se tem Salgados e se tem Doces, é difícil aprofundar tudo. Este mundo, é mesmo muito vasto. Dá para saber um pouquinho de tudo um pouco. Faço os possíveis...

 

Lol, o machado de Sousa é um expert nos Salgados, tive o prazer de o conhecer e assistir a um ou duas palestras dele. Se não estou em erro esteve presente nas duas edições de aquariofilia de Salva- terra de Magos. Muito conhecedor e interessante de se ouvir, havias de gostar de o conhecer. Não tenho a certeza agora, não me lembro se é mesmo biólogo ou se é apenas hobista.

 

Saudações sportinguistas, Lol.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os SPS não são os corais mais faceis, são os que se fragam mais facilmente e o que mais verás em trocas.

 

aqui dois pequenos frags de corais faceis, um que fiz há 15 dias (de green star polyps) e outro acabado de fazer de Clavularia Papaya. Vendo-os assim e crescendo mais um pouco e ninguém comprado aumenta-se o preço de troca ligeiramente, pois já valera mais quando estiver com mais polipos. Tinha a crescer muito e decidi mudar de sitio, restou isto e aproveitei para fazer um frag. Já está a rebitar, dentro em breve, com tempo, abre mais e enche todo o frag plug.

34nlhlz.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

SPS
à frente: Stylophora milka, Seriatopora hystrix
atras: Turbinaria remiformis "Pagoda", Montiopora capitata
292pnbb.jpg

pequenos frags de

Montipora capricornis "Neon Green" (prato)
Montipora capitata

Seriatopora gutattus

Pavona "Freak Hair"
1zybinl.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A euphyllia acima foi identificada com recurso ao Australian Institute of Marine Science e ajuda da Advanced Aquarist, que desaconselha seguir imagens online devido a erros de identificação de boa parte das fotos no google. Trata-se mesmo de uma Euphyllia australiana, denominada coral-uva Euphyllia cristata.

 

coloquei há dias um novo frag de pavona.

 

SPS spot
2exqwyc.jpg
na imagem:
Hydnophora sp. "Neon Green" - Stylophora milka - Seriatopora hystrix - Seriatopora guttatus - Montipora capitata - Montipora digitata - Montipora capricornis "Neon Green" - Echinopora lamellosa "Hollywood stunner" - Turbinaria reniformis - Pavona maldivensis "Orange" - Pavona "Freak hair"
Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá CSI, tenho tido algum crescimento... mas pouco, apesar de algum esforço nesse sentido. Está com 10 cm de altura e já com um terceiro ramo de 1 cm. Pelo que o frag seria pequeno e não muito barato. Além disso perdiam-se polipos para fazer a ancoragem da gorgonia (caso desejes ancoragem ou frag solto).

 

Pela nossa conversa e pesquisas feitas entretanto: entre hobbyistas é considerada coral NPS-facil, ou seja mais dificil que a maioria dos LPS e SPS, mas mais facil de manter que outras gorgonias NPS. O pessoal no hobby também diz que aceitam corrente turbulenta e não apenas linear . O que tenho verificado. Contudo, chegou a estar uns dias com uma bomba com o dobro da potencia e corrente linear - devio a avaria da bomba de circulação- e o coral deu mostras de ter gostado bastante.

 

foto de hoje e depois de limpar o vidro e ter-lhes tocado... continuavam abertas.

o terceiro ramo que nasceu

Gorgonia Golden Polyps

14azsjl.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

alguns corais fáceis e bonitos que tenho no aquário

 

Discosoma Black Dot

29p583p.jpg

 

 

Euphyllia yayaemensis

Euphyllia cristata

Zoanthus monster mash

Sinularia sp

Rhodactis sp. Green

2iu7vix.jpg

 

Euphyllia cristata

avrmvq.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma maravilha mesmo Vera a diversidade. parece um milagre...

Caulastrea . Actinodiscus striatus . Actinodiscus Blue . Actinodiscus Striped. Zoanthus Fire&Icevik2ua.jpg



Micromussa lordhowensis (Acan Lord)

uma colagem e invensão minha com um coral popular. Tentei dar a uma zona do aquário um look extraterrestre ;)
245euma.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.