As Ilhas Esquecidas - aquário de perto


Quo

Recommended Posts

montado em Maio de 2014, alterado em Maio de 2015
objetivo: diversidade de vida
este aquário segue o meu proprio estilo e um estilo de reefing menos tradicional.

Uso sistema e doseamentos de carbono para controlo de nutrientes e criação de bacterias para cadeia alimentar. Recife misto (zoantídeos, coralimorfes, moles, duros LPS/SPS) com invertebrados moveis (camarões, eremitas,...) e sésseis (sabellas, esponjas, ascídeas/tunicados). Alguns peixes.

Aquario:100x30x40 (120 litros)
CA: 400 ppm
KH:10 dKH
Mg:?]
No3: 5 ppm
Po4: 0.10 ppm
Salinidade: 1026
Temperatura:26ºc
Hardscape: Rocha viva/morta (metade): normal e Pukani
Areia Viva Nature's Ocean Live Aragonite Reef Sand
Tipo de luz:LEDs reguláveis SunSepct 165W ETC-005 40 cm 120º105 W
canal 1 (dia): Branco Frio (9000~14000K), Branco Neutro (5500~8000K), Branco Quente (3000~4500K), Vermelho 660nm, Verde 520nm
Canal 2 (amanhecer, noite e mix): Azul (460~470nm), Royal Blue 450nm, UV (400~420nm)
LED (dia): Diversa LED EXTRA 100 cm 6500K 26W
Corrente (fraca/média/forte):Média-Forte Indirecta. Bomba circulação TUNZE Turbelle nanostream 6020 2500 l/h 4W
Escumador: Tunze DOC Skimmer 9004 150 l/h 4W
Aquecedor: Eheim Jager 100W
Sistema (Kiss/Pellets/Carbono/Triton/balling): Carbono / Biopellets
Aditivos (sim/não): sim. Vários.
TPAs (% por semana): 5% por semana ou 10% quinzenal Água Natural Cabo S. André PVarzim.
Reposição: Água OI/DI - Osmose Deionisada - Aquili NPS 4 estágios
Outras notas: Eheim 2213 3 litros 440 l/h 8W
Seachem Matrix 1L, Dupla Marin Biopellets, Friscer Active Carbon PRO


Styllophora milka
3537d5v.jpg

Euphyllia paradivisa & Euphyllia parancora
f51yq.jpg


Cálice Hollywood stunner & Clavularias
é possível que seja "Sprungs Stunner ORA"
clavularias: Clavularia viridis "Verde Néon" e Clavularia "Papaya"
28qzq4y.jpg

Platygyra sp. "Alien Maze Brain"
9gvjm1.jpg

camarões limpadores e palhaço-tomate hospedando sabella
5b8hed.jpg

Tunicado a defecar
2my69sw.jpg

ameijoa
qy7bk3.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva quo..bom material.;) e peças bonitas pelo que vi....falta uma geral do aquário:-) pelo que vi tem um filtro exterior...usa o que?

Pergunto porque tenho um sistema um pouco mais pequeno e se puder melhorar melhor...

E com as tpa 5% semanais chega?

Eu costumo ouvir sempre 10%..,

Ficam estas perguntas não como crítica claro mas para aprender mais um pouco...

Cumprs.Luís

 

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis! tenho mais vivos que isso, objetivo é mostrar aquarios aos poucos e mostrar corais que possam não conhecer para troca. É o mais caro no hobby.

 

Em equipamento apenas posso recomendar Tunze, é uma marca já conceituada há muito tempo no mercado, mas merece todo o nome que tem e os seus produtos fazem a diferença. Bom equipamento, gastam pouco e bom preço. Outras marcas... hmmm... adiante.

TPA: A regra basica dos recifes é 5% semanal, 10% quinzenal ou 20% mensal. Acho 20% muito, 10% semanal não é nada má ideia, mas 5% chega-me.

filtro externo: questão mais complicada. Esta opção não servirá para toda a gente, especialmente novatos que tenderão por exemplo a deixar aquelas esponjas, criando problemas. Tudo o que esse filtro tinha foi removido e substituído por matérias para água salgada reef-safe. Tenho lá Matrix, biopellets, Oxido de Ferro Granulado e Carvão granulado em sacos de filtro aquamedic. Para o meu sistema é importante, tenho que combater aleopatia e fornecer nutrição a vários seres filtrantes. No filtro tenho também as minhas principais colonias de anfíopodes brancos, cinzas e mysis.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.bom saber...eu já tinha pensado no filtro.. Sabendo que não usaria esponjas nem lã,faltava me saber o que usar..pensei em. Siporax..mas depois também pensei que se calhar mais valia estar quieto..não pretendo ter nada muito exigente...e estando as cois as à correr bem,em equipa que ganha não se mexe..:) com o tempo vou vendo..

O material tem toda a razão...apostei numa jebao rw4... Epa a bomba até e porreira e faz umas coisas engraçadas..mas pouco mais de 6 meses e já foi para garantia..já se sabe..paga se menos por alguma razão :-D

E entretanto mais 2 peças porreiras,a cynarina é brutal;-)

Zoanthus idem,nas eu sou suspeito porque adoro zoanthus..

Cumprs.Luís

 

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cynarina é o meu coral favorito, porque cuido dela. Já passou um mau bocado quando tive o KH a voar.... Mas também curto acans e outros cerebros e actinodiscus/rodhactis. Bom... gosto de tudo :)

 

Já tive uma bomba chinesa, potente... não tive queixa fora gastar eletricidade a mais, e ser muito unidireccional. Lá tiveste azar.

 

Agora uso a nova bomba Tunze 6020, com circulação giratoria e indireta, isto porque eu sou fã de cogumelos e LPS e não gosto de ver a bomba. E esta era perfeita, não foi simplesmente pela marca. Se bem que tunze é outro nivel, não é só nome. Em agua doce tenho ha alguns anos as Hydor korallia 4400, são fiaveis, bem construidas e gastam pouca energia. Mas tens que as por à mostra, já estas não, podes esconder.

 

a tunze 6020

Tunze_Nanostream_6020.jpg

 

forma de uso (não é o meu aqua, foto de net)

nanostream-6020-tunze-2.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:-D :-D por acaso só tive. conhecimento destas bombas quando a minha avariou..se tivesse sabido antes...sem dúvida que era para aí que ia...esta contente com a bomba?e não são muito caras pois não..?

 

Enviado do meu E2303 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o teu aquario também dava bem. São baratas. O modelo superior que é 6040 é que é mais caro, pois vem com um sistema de ondulação. Uso há um ano. A bomba foi apresentada na Interzoo na Alemanha em 2014 poucos meses depois já tinha a bomba :D

 

 

https://reefbuilders.com/2014/08/19/tunze-nanostream-6020-pump/

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais umas do meu aqua, a minha menina sabella que já está comigo desde Agosto de 2013. Já veio grande, mas ficou enorme. tenho outras pequeninas e medias. Ao lado esponja verde.

Sabellastarte spectabilis
15wz52h.jpg

 

eq8abq.jpg



Caulastrea furcata Neon Green
7142ll.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bonitas essas fotos da sabella.

Relativamente à esponja adicionas algum fitoplancton ou as mudas com água natural são suficientes ? Pergunto isto porque comprei recentemente uma esponja azul e queria ver se ela não morria à fome. Costumo fazer mudas com água salinada e raramente com água do mar.

Tens a esponja num local com muita ou pouca luz ? Eu coloquei a minha numa zona em que parte apanha luz e outra parte fica mais à sombra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Antonio tenho várias esponjas: brancas, cinzas, verde, laranjas... Algumas ocultas. Outras apenas no fundo.

 

uso água do mar sem filtrar por isso mesmo, depois sigo o esquema de doseamento de carbono por biopellets ou vodka/vinagre para produção de bacterias e desligo o escumador em certas alturas. Dou mexilhão esfarelado e ovos de lagosta para corais, penso que isso tudo deve ajudar.

 

não tenho usado phytoplancton... o interesse são bacterias e particulas de comida na água. plancton comercial: Estou tentado a experiementar Salifert Coral Food.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como tenho conseguido manter tunicados (tenho um gigante e outro grande é outros pequenos), decidi arriscar uma colónia nova de ascídeas azuis. São pequenos... por isso também ando a ver mais formas de introduzir mais nutrientes.

 

são 5 ao tudo.

 

Clavelina caerulea

w9flmd.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na parte de baixo

protopalythoa cf. mutuki Jack Frost

na parte de cima

protopalythoa mutuki Green Button

w2n3nc.jpg

 

 

 

Gorgonia Rusty

rcnfon.jpg

Editado por Quo
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Heteroxenia
coral como a xénia mas mais resistente, mais bonito, maior e com pulsação
2rhkxsp.jpg

Gorgonia Golden Polyps
25atag5.jpg

Cynarina Phantom
160esuw.jpg

 

SPS spot. O meu aquario é essencialmente LPS, moles e cogumelos, mas tenho alguns SPS passei a ter mais recentemente

20hvguw.jpg

 

 

O aquário. fotos das ilhas principais

2j668ty.jpg

 

2a64m1e.jpgeulono.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

testes feitos (já não fazia há meses)

 

dens. 1026
temp. 26C
kH 8.0 dKH alk 2.85 meq/L
NO3 ~2 mg/l
PO4 0.03 - 0.1 mg/l

 

apesar de tudo estar ok fiz TPA 10% já não fazia há 3 semanas. O aquario passou por umas distrações minhas, esquecimento de ligar bomba... que levou ao aparecimento de algas - que nunca tive, e stress elevado, mas está agora tudo bem.

 

Alien spot

Platygyra sp. "Alien Maze Brain"
Favites flexuosa "White Eye Favia"
Favites pentagona "War coral"
Mycedium robokaki "Raspberry eye chalice" -frag novo de um cálice fantastico, mas caiu à pouco em cima do favites, apesar de estar colado, deve ter sido algum eremita :|

33xc2gp.jpg

film-page-feature-image-front-main-stage

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quo,

 

Magnificas algumas das peças que aí tens; parabéns!!!

 

Quando quiseres/puderes fazer um frag dessa gorgónia fotossintética, por favor contacta-me, pois gostaria muito de ter um pedaço dela no meu aquário; provavelmente terei aqui também alguma coisa que te interesse, ou poderei tentar comprá-la

 

Abraço

César Silvério.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

antes tinha mais fosfatos, mas não sei se por causa da Pukani. Era um aquario negligenciado,praticamente só com peixes. Na altura em que coloquei usava oxido de ferro e fazia doseamento de carbonos, atualmente uso biopellets. Pukani é uma boa rocha, se fosse hoje só tinha disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Quo,

 

Magnificas algumas das peças que aí tens; parabéns!!!

 

Quando quiseres/puderes fazer um frag dessa gorgónia fotossintética, por favor contacta-me, pois gostaria muito de ter um pedaço dela no meu aquário; provavelmente terei aqui também alguma coisa que te interesse, ou poderei tentar comprá-la

 

Abraço

César Silvério.

Olá César,

 

muito gosto em ver gente que gosta de coisas diferentes :) procurei ter a maior diversidade possivel. Ainda é "pequena" a minha gorgonia e tem sido a peça que mais atenção dou no aquário, por ser tão diferente em tipo de coral, com o seu amarelo canário e não perceber bem o seu ciclo diario... Contactarei assim que fragar. Mas tenho tido crescimento - lento-, e parece que vai rebentar uma nova ramificação a partir da base. Mas que tamanho quererias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sou também fã de cogumelos, se bem que a minha obcessão passou para LPS, e ultimamente para cálices.

 

Alguns dos meus cogumelos

Actinodiscus sp. Blood red (Ultra Orange)

Rhodactis superman

Rhodactis inchoata "Resplandent blue"

etc

a rocha cheia de vida, apesar de ter esta rocha desde 2011, esteve muito tempo fora de água e regressou no ano passado ao aquario e agora fervilha de vida.

2mpdce8.jpg

2hr0r5g.jpg

 

 

Cálice Hollywood Stunner

Echinopora lamellosa

2gy0so9.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado.

E tens coralina na Pukani? Na Pukani a coralina começou a desenvolver-se logo ou só meses mais tarde?

Li sobre alguns problemas que a Pukani traz ao início, nomeadamente a libertação de fosfatos. Penso que não seria rocha viva, mas gostaria de saber pela experiência de quem a tem.

 

Saudações

Ar

 

 

Sent from my iPad using Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Pukani é leve e podes conjugar rochas diferentes parecendo uma, muito versatil, também é facil de moldar para criar espaços. Apenas 1/3 da rocha do aquario é pukani. Na net le-se tudo e mais alguma coisa... a Pukani é vendida como rocha morta, pelo que é natural que no inicio possa libertar fosfatos, no meu caso, terá sido usada na loja e depois deixada a secar pouco antes de comprar, pois trazia uma aiptasia grande viva.

 

não uso kalkwasser que beneficia a coralina rosa, uso tripple buffer e biocalcium da TMC. E a pukani está com os leds muito indirectos pelo que é predominantemente verde. Mas nenhuma das minhas rochas é completamente rosa. desenvolve-se é muita coralina vermelha nos vidros como é visivel nas fotos.

 

tenho doseado comida de coral liquida e outra comida esfarelada que é perdida no aquario, e os meus fosfatos andam por 0.03 a 0.1 mas tive durante muito tempo 0.25

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá César,

 

muito gosto em ver gente que gosta de coisas diferentes :) procurei ter a maior diversidade possivel. Ainda é "pequena" a minha gorgonia e tem sido a peça que mais atenção dou no aquário, por ser tão diferente em tipo de coral, com o seu amarelo canário e não perceber bem o seu ciclo diario... Contactarei assim que fragar. Mas tenho tido crescimento - lento-, e parece que vai rebentar uma nova ramificação a partir da base. Mas que tamanho quererias?

 

 

Olá outra vez,

 

Quo, ela é realmente muito bonita e diferente; gosto muito de gorgónias, mas deixei de comprar porque não gosto de matar animais e infelizmente as gorgónias parecem, na maior parte dos casos destinadas a morrer nos aquários; aparentemente essa está bem adaptada e foi isso que me levou a abordar-te.

 

Para além disso penso que é positivo para hobby e pratico isso, distribuirmos por vários, as melhores peças por forma a garantir, se alguma coisa corre mal, haver onde recorrer para repovoar.

 

Quanto ao tamanho, quanto maior melhor :drool3:, mas prefiro esperar que tu decidas quando cortar.

 

Abraço e obrigado

 

César Silvério

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A gorgonia está comigo há 4 meses, não sei é muito tempo para gorgonias, para coral no geral é pouco tempo para crescimentos. Hoje com um bocado de tempo, dei-lhe um cocktail para ver se espevita crescimento. Cada polipo parece ser uma unidade independente que captura comida.

foto de ontem,

2lc30v5.jpg

em maior para ver polipos individuais: http://i63.tinypic.com/e6f1hx.jpg

 

Hoje coloquei hydnopora

x1yhjl.jpg

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.