Iniciação Aquário Fluval Edge


Djuganight

Recommended Posts

A indicação das TPA do aquário é só em operações de manutenção periódicas. Quando aos substratos, não falam nisto. Meti uma base de JBL Aquabasis e em cima o Fluval Stratum.

Esta manhã a água já está a 24° e o panorama é este

IMG_20160125_083017_zpsiddrhymq.jpg

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

O que te posso dizer é que quando aquilo começar a apanhar luz, o meu problema será ter luz a mais e não a menos, olha de tal forma que até estou a equacionar trocar os cortinados para não andar sempre a baixar e levantar a persiana ;)

Cumps;
Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este substrato fértil JBL aquabsis Plus é um autêntico stress.

Está-me a sujar esta porcaria toda. Ouve uma planta que se soltou, tirei um pouco de água para pode voltar a plantar, é a água ficou tipo aspecto de um lamaçal. O JBL está a vir todo para cima ea misturar-se com o Fluval Stratum. Agora que começa a assentar vejo que as plantas, tronco etc estão cobertos desta porcaria.

Eu pergunto, se terei feito alguma coisa mal ou é mesmo este substrato fértil que não presta?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não está muito certo, pois a cascata do filtro mesmo no mínimo está a remexer isso tudo. Mas tem 2kg de stratum que dá cerca de 2 dedos mais ou menos

Para teres uma ideia da desgraça que isto está

IMG_20160125_224354_zpsdi1s4nde.jpg

O stratum é preto mas parece coberto de pó.

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, dois dedos é pouco, acrescenta um dedo.

Sobe um pouco o nível da água para diminuir o efeito de cascata.

Também podes reduzir o caudal do filtro.

Lembra-te de que adquiriste marcas que supostamente têm qualidade.

Por isso é mais provável que sejas tu que estejas a fazer algo menos bem.

Vai fazendo as coisas com calma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O nível está no máximo é o caudal no mínimo caso contrário aquilo parecia um tsunami ali dentro.

Agora o JBL, aquilo é suposto ser assim en pó, mesmo depois de molhado? Aquilo parece e mexe-se na água como se estivesse seco. Estou a pensar refazer tudo este fim de semana. Algum inconveniente se não meter o JBL?

 

Tenho a certeza que sou eu que não estou a fazer alguma coisa bem, à excepção do JBL, até custa a crer que aquilo seja assim tão volátil.

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, eu suponho que muito pessoal daqui use o Aquabasis e se dê bem.

Também posso dizer que quando montei o meu aquário, vi o Stratum e aconselharam-me na mesma loja a comprar o H.E.L.P. Advanced Soil.

No meu aquário tenho Power Sand no fundo e Tropica Plant Growth como férteis.

Por cima tenho vários, incluindo o help Shrimp, Tropica Aquarium Soil e ELOS Terra Brown.

Qual é mesmo a altura desse aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto. Acho que vou só meter o Stratum e esquecer o JBL.

Até porque os modelos de aquascaping que vi onde utilizavam o Strarum, não meteram fértil nenhum. Foi mesmo só mesmo o Stratum .

Poderei depois fertilizar a flora com fertilizante líquido, certo?

 

Pelo que tenho estado a ler, não fiz nada de errado. O stress, aparentemente, são mesmo os substratos férteis. Quando se mexe no solo, por exemplo para ajeitar uma plantas ou afins, aquilo é facilmente agitado, sujando o aquário todo e deixando a água turva durante muito tempo.

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fértil deve ter pelo menos de 5 a 7 cm de inerte por cima.

Depois de montar, nas primeiras semanas, deve-se evitar ao máximo mexer no substrato para deixar formar uma película que julgo chama-se bio-filme que vai ajudar a isolar o fértil para evitar a passagem de nutrientes para a água...

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha duvida é se é ou não possível fazer aquacultura sem substrato fértil.

Ou então colocar outro não tão volátil. Eu não quero mais aquela porcaria no meu aquário, por mais que seja o melhor do mundo. Para mim é o pior. Tenho o aquário de pântanas com o Stratum todos cheio de pó e este que é um substrato em bolinhas negras tão bonito. Já para não falar to ambiente geral plantas carregadas de pó e tudo cheio de detritos e pequenas limalhas de madeira, tipo puas, em todo o lado.

Estou mesmo aborrecido com isto e só me apetece atirar o aquário pela janela.

Está com um aspecto horrível por causa desta "m" de substrato fértil

Editado por Djuganight
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim possível é, tens é de ter em atenção o tipo de plantas que escolhes.

Se for das mais exigentes podes ter problemas mas há muitas que se dão bem sem fértil.

Cumps

Usa o site da tropica como guia...

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado.

este fim de semana vou à segunda volta e vou ser teimoso e aplicar o fértil novamente, mas desta vez vou deixar de molho ambos os substratos a partir de hoje.

Sábado, dependendo da consistência do JBL logo decido se o vou aplicar ou não.

Como o substrato Fluval Stratum é levezinho e pouco compactante, talvez não seja o mais indicado para se colocar por cima do do JBL....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver devias estudar o layout, ver onde queres as plantas e o tronco, fazer tudo com cuidado, utilizas uma pinça para plantar e não remexer muito no fundo e depois não mexas mais...

Tenho um aqua plantado com plantas de fácil manutenção, por isso não tenho muita experiência mas acho que o substrato fértil e iluminação são muito importantes. Pelo que me apercebo tens pouca iluminação, ou melhor, ela não chega a todas as partes do aqua, parece mais forte no centro e não penses na luz exterior porque essa só faz o aqua ganhar algas que depois são difíceis de combater.

Acho uma loucura o preço desse aquário, vou mandar fazer um de 150X60X50 por esse preço, mas são escolhas e obviamente respeito e sejamos sinceros, é esteticamente muito bonito.

Vou acompanhar o teu tópico, depois coloca fotos para nos irmos ajudando uns aos outros.

 

Enviado do meu Aquaris E6 através de Tapatalk

opel.gif

ubb_opel1.pngfcportouserbarzq7.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.