300L discus Heckel blue face "rio unini"


CesarBenta

Recommended Posts

Boa tarde

 

Este aquario surgiu na tentativa de fazer um biótipo amazônico para discus selvagens, acabando por sofrer algumas alterações porque não consigo ver um aquário se, plantas, mas lá tentei reproduzir ao máximo e inserindo apenas espécies Sul amaricanas, sendo algumas wild e outras espécies criadas em cativeiro mas iguais às selvagens.

 

SETUP

 

Aquário: 1.50C x 0.40L x 0,50A

 

Filtragem: - Sump 0.80C x 0.40L x 0.40A

- bomba retorno Eheim 3200 l\h

- esponjas + lá filtrante + zeolite + cerâmicas + folhas de amendoeira

 

Aquecimento: Eheim jaguer 300w (26 a 27)

 

Iluminação: calha T5 2x 80W (apenas esta uma lâmpada ligada) (12.00 as 22.00)

 

Substrato inerte: areia filtro de piscina (25kg)

 

Hardscape: - raízes redmorewood com fartura

- folhas de Carvalho com fartura

- pinhas de amieiro com fartura

 

Flora: - vallisnerias spiralis.

- anubias barteri var ( barteri; nana e nana petit )

- fetos Java

- echinodoros

- cryptocorines indonésii e wendtti green

- ninpheas lotus

 

Fauna: - 6x discus Heckel blue facil ( wild )

- 6x dicrossus filamentosus ( wild )

- 11x tetra cardinais ( wild ) ( a acrescentar mais )

- 1x nannacara anômala ( a acrescentar 2 fêmeas )

- 4x ottocinculoa affinis ( wild ) ( a acrescentar mais )

- 1x L450 ( a acrescentar mais L's )

- 2x ancistrus sp.

- 13x corydoras metae

- 5x corydoras panda ( a acrescentar mais )

 

Alimentação: várias vezes ao dia em pequenas proporções

- papa congelada

- artemia: congelada e ( viva a arranjar )

- granulados: tropical d'allio e d-50 plus ( Numa luta acesa para os habituar a comer )

- Pastilhas: sera vipachips ( Arranjar mais variedade )

- Flocos ( não penso dar )

 

TPAs: 1x por semana de 60L ( 40L água da fonte + 20L água da companhia )

- parâmetros da água: ( PH 5.5 - 6 ) ( KH 3d ) ( GH < 3 ) ( NO2 0mg\l ) ( NO3 10mg/l )

 

As fotografias não são as melhores porque como os discus ainda foram colocados ontem à noite, hoje tiveram o dia todo às escuras para se ambientarem, mas já estão descontraídos e já devoraram a papa :P

 

Geral:

 

MWMgGh.jpg

 

Discus

 

r0dKpT.jpg

 

Cumprimentos e obrigado

 

Cesar Benta

Editado por CesarBenta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aprovado!! Vou acompanhar sem discus ! Um também terei discus selvagens , são menos vistosos e termos de cores e verdade mas são qualquer coisa fogo !

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

Comprei a 2 dias 6 discus Heckel selvagens do rio unini, em menos de 24H os sacaninhas já se encontravam a vontade no aquário, comem a papa com tamanha vontade que até da vontade de ver, e mais impressionante algo que nunca vi em discus híbridos, onde vai 1 vão os outros 5 atrás, sempre unidos correndo o aquário como um verdadeiro cardume.

 

Só que é aqui que está o meu dilema, para isto acontecer a luz do aquário tem de tar desligada, ficando o aquário as escuras e só dando para ver com a luz da sala ligada, porque mal ligo a luz do aquário o comportamento deles muda, encostam se ao tronco grande, tiram a cor acastanhada do corpo ficando apenas visível os reflectis azulados lindíssimos que teem no corpo, camuflando-se a claridade que fica no aquário, outro aspecto impressionante que fiquei impressionada, a facilidade com que eles alteram as cores do corpo para se enquadrarem no meio ambiente.

 

Mas adiante quero a vossa opinião, retiro as plantas do aquário, mudo a calha para uma prai de 40w só pa presente e faço um biótipo à risca, ou tento adaptalos a luz que o aquário tem que é de 160w? Alguém já teve experiências com discus selvagens? Os meus teem de 9-11 cm ainda tem muito que crescer.

 

Cumprimentos e obrigado pelas opiniões .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem os selvagens que tenho visto em aquário normalmente não estão em aquários com muita luz. Falo em específico do tanque que q casa dos discus tem de 2metros na loja e de uns outros que estão na bateria .

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirei uma lâmpada de 80w que tinha a cor mais azulada e deixei a outra, eles reagiram melhor quando a liguei mas meteram se a mesma à frente do tronco que faz sombra, a única diferanca e que não ficaram tão esbranquicados como quando tinha as 2 ligadas, mas de resto estão saudaveis e devoram td o que cai la pa dentro. Vamos ver se se ambientam, menos não posso fazer ou fico com o aquário as escuras.

 

Cumprimentos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem resultou ter retirado a luz azul, parece que ganharam outra vida :0 já andam pelo aquário todo, mas é impressionante como andam sempre mas sempre juntos nunca vi nenhum afastado do grupo o.O nem os bêbados são tão fiéis ao grupo como aquilo...

 

outro dos comportamentos que é algo que me impressionou e que com luz ligada eles ficam com o corpo claro sobressaindo os azuis brilhantes e as ricas pretas características enquanto que com luz apagada eles mudam o corpo para um castanho ficando difícil de os ver sem luz, e fazem estas mudanças a velocidade com que se apaga a luz o.O .

 

Em breve postarei um vídeo de como eles se comportam.

 

Quanto à alimentação devoram a papa e artemia congela num piscar de olhos mas o granulado que tenho da será apenas o cospem, já mendei vir 2 variedades da tropical para discus a ver se eles aceitam melhor

 

Cumprimentos e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei imenso parabéns!! Esse Aqua está com um ar super natural e brutal ao mesmo tempo!! Óptimo ver esses teus discus já a ambientarem diria até que já me pareceu vê los reagir a ti!! Um dia vou ter uns wild, fizeste me ficar já a magicar a cena toda ahah

 

Diz me uma coisa , como vais manter o ph baixo com as mudas de água ??

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Sim os discus já reagem quando me veem, mal entro pela porta da sala. Eles até vibram a pensar que vou dar de comer, e mal meto a mão dentro de água se eu deixasse ficava com os dedos todos mordidos kkk :P no vídeo eles já tinham o papo cheio e por isso que n entraram logo em paranóia por comida kk :P

 

O PH ta estável na casa dos 5.5 com duresas baixas, apenas junto água da companhia pa subir um pouco as durezas pk da fonte sai com pH na casa dos 5 e com durezas muito reduzias, assim com a mistura consigo arranjar uns parâmetros mais estáveis e consistentes :)

 

Selvagens e outro nível mas tem de ser em cardume de pelo menos 5, porque se metes 1 ou 2 de cada nação eles vão andar a vaguear separados pelo aquário, e esses 6 eu podia filmar 24h por dia, eles só se separam pá dormir com td desligado como acontece na natureza, ficando escuros e no fundo, mas mal acordam reagrupam e ganham cores mais claras e não se separarm o dia todo. Enquanto os híbridos andam perdidos, isto foi o que mais me fascinou, o comportamento super natural deles em aquário. Mas mais uma vez digo, selvagens e manter uma estirpe só e de preferência comprar todos de uma vez, eu não trocava este nem por discus híbridos que ganhassem competições, e valessem fortunas.

 

Em todos estes anos que andei na aquariofilia, está foi sem dúvida a melhor ideia que já tive.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí uma grande cena concordo Eheh

 

Tens grande sorte na água então tens ph ideal para mante los ta óptimo então. Eu aqui com ph de 7 ia ver me mais à rasca...

 

Concordo com as tuas opiniões a cerca dos selvagens sem dúvida ! Mas pronto por agora estou muito bem assim :)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei tropical d50 e tropical d'allio tou a ver que vão as 2 po olx inteirinhas kkkkkk hoje misturei com papa mas parece-me que eles andaram a comer a papa e mal sentiam o granulado voltavam a cuspir a ver vamos.

 

Senao olha faço umas variedades diferentes de papa e faço-lhes a vontade

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo aquário César e parabéns pelas tuas escolhas, tens aí um cardume de fazer inveja, sim senhora, muito bonitos. Também gostei do layout, vou acompanhar, não deixes de actualizar com fotos e vídeos.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Vera :) , estou a gostar muito deste projecto e foi a realização de um sonho antigo em manter espécies selvagens ou com as suas cores naturais mesmo criadas em cativeiro.

 

Aqui fica um vidiozito dos glutões ca da casa :)

 

Agora andam em dieta a ver se comem o granulado, já vi eles a engolir alguns, mas continuar a cuspir muito.

 

Obrigado e cumprimentos

 

Cesar benta

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado amarelinho :)

 

Dannigs eles andam por lá, mas sempre longe dos discus kkk :P

 

Egas de todas as espécies que já mandrive dentro de africanos e amaricanos, está foi a melhor escolha que eu já fiz

 

Cumprimentos :)

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa noite pessoal

Venho aqui atualizar o tópico com uma fotos da bicharada do aquario :)

 

A fauna ta praticamente completa, apenas irá entrar mais uns L's assim que o sr Vasconcelos receber diferentes e deseja quero agradecer a ele porque 90% da fauna e proveniente de lá e até hoje 0 mortes :)

 

A agirá de fonte tem-se mantido bastante estável e tou a gostar da experiência.

 

Espero que gostem e comentem e desculpem a qualidade mas n tenho geito nenhum Pa fotografia e os peixes não dizem "cheese" Pa facilitar :P

 

Discu Heckel blue face "rio unini" (6x)

5GLPMU.jpg

 

Tetra cardinais "wild" (20x)

YRH8z4.jpg

 

Dicrossus filamentosus macho (1x)

TUeX2v.jpg

 

Dicrossus filamentosus fêmea (5x)

8sV9GB.jpg

 

Nannacara anômala macho (1x)

HeU6C6.jpg

 

Nannacara anômala fêmea (2x)

DgZRtv.jpg

 

Ancistrus Cp. Machos (2x)

FdA2D2.jpg

 

L450 (1x)

DP24T4.jpg

 

L201 (1x)

5WsHOx.jpg

 

Ottocinculos affinis "wild" (12x)

nEszqp.jpg

 

Ottocinculos negro (1x)

RAd7P2.jpg

 

Corydoras panda (5x) e Metae (13x)

UViFMF.jpg

 

Cumprimentos e obrigado

Editado por CesarBenta
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.