Como erradicar lemma minor (duckweed)


tat

Recommended Posts

Boas,

 

Estou farto de ter sempre a superficie do meu aquario com esta planta flutuante.

Falo da lemma minor, este trevozinho:

 

0000124_aquarium_plants_lemna_minor_duck

 

Tenho um aquario razoavelmente grande, com 300Litros, e por mais que tente, nunca consigo remover todos os trevos. Fica sempre algum escondido, e quando dou por mim, já tenho o aquario tapado novamente. É quase praga.

 

Sabem de alguma forma para erradicar isto?

Eu sei que os peixes de agua fria comem isto, mas e em aquario de agua quente (28ºC), que alternativas tenho?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha com alguma paciência, fui tirando com a rede até que irradiquei completamente a planta.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pede um eheim skim 350 emprestado e resolves isso num dia ;)

 

Usam-se skimmers em aquarios de agua doce? Qual a utilidade desse aparelho? funciona como um filtro interno?

Olha com alguma paciência, fui tirando com a rede até que irradiquei completamente a planta.

 

Enviado do meu GETAWAY através de Tapatalk

 

Pois....

Estou a ver que é a unica hipotese.

Mas é incrivelmente dificil, tens de estar sempre em cima.

É que aquilo tem um crescimento exponencial, cada trevo dá origem a mais 3, ou algo assim. É considerado praga em muito lado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota: A planta chama-se "Lemna" (com "n") ou simplesmente "lentilha".

Usa peixes: As Jordanella floridae comem as Lemna todas mas muitos outros peixes o fazem também, como provavelmente as mollies.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Usam-se skimmers em aquarios de agua doce? Qual a utilidade desse aparelho? funciona como um filtro interno?

(....)

 

É um skimmer de superfície e sim para água doce, e tem como objectivo eliminar a película de gordura que se cria quando não existe muita agitação na água.

 

O colector é flutuante e recolhe também folhas mortas soltas em suspensão, o que motiva a constante limpeza do mesmo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nota: A planta chama-se "Lemna" (com "n") ou simplesmente "lentilha".

 

Usa peixes: As Jordanella floridae comem as Lemna todas mas muitos outros peixes o fazem também, como provavelmente as mollies.

 

Miguel

 

Obrigado pela correção gramatical Miguel.

Relativamente as Jordanella floridae, thanks but no thanks.

Extremamente agressivos, não é peixe que se aconselhe para um comunitário.....

 

Te garanto que não existem tantos peixes assim a comer esta planta, que se tornou uma praga. Vou continuar a minha busca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é que seja inestético.

No entanto torna-se chato andar todas as semanas andar a remover a maldita erva.

Mas principalmente, tenho as plantas com carências evidentes. E nem são plantas exigentes, falo de anubias ou valisnerias. Parecem ter carência de ferro.

Não tenho a certeza nas creio que a lemna minor poderá estar a absorver os nutrientes todos da coluna da água. ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jordanella extremamente agressivos? A sério? :) Suponho que nunca os mantiveste :) É um peixe INOFENSIVO, embora os machos defendam territórios e os ovos na época da reprodução.São certamente mais inofensivos que, por exemplo, um kribensis.

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus Escalares comem Lemna, não sei se ajuda.. Acho que os meus Kribensis também a mordiscam..

Obrigado!

Kribensis está fora de hipotese, acho que nao se adaptariam ao estilo do meu aquario, que é tipo sul-americano.

Escalares é uma alternativa interessante, se bem que receio que a sua convivencia com os discos que aqui habitam, poderia nao ser a melhor.

Jordanella extremamente agressivos? A sério? :) Suponho que nunca os mantiveste :) É um peixe INOFENSIVO, embora os machos defendam territórios e os ovos na época da reprodução.São certamente mais inofensivos que, por exemplo, um kribensis.

 

Miguel

 

Não, nunca tive.

Baseio a minha opinião no que li na net.

Por vezes corre tudo ás mil maravilhas e é um peixe muito pacifico, outras vezes é um verdadeiro demonio. Os peixes têm a sua personalidade, e por tu aparentemente teres tido sorte, não quer dizer que outros a tenham.

 

Podes conferir alguns dos testemunhos

Fonte: http://tinyurl.com/gkr6tr8

I was suprised how territorial these fish could be. I added a male and female to my 500 L tank, which contains shoals of tetras, corys and rams. Within a week I had lost all my male rams (the females are fine but lonely). A pugnacious male fish. If you have dwarf cichlids then think very hard before you add a pair of these. I would say no.

 

 

Not a community fish! I bought three males and returned them after three days! They settled in nicely and went to town on the algae in my 100 liter tank. However, they aggressively pursued my three panda corys and my two guppies, tearing chunks out of their fins, and also were attacking my other plants that I did not want destroyed.

 

 

I now have a tank entirely devoted to one particularly troublesome male flag fish who refuses live peacefully with any other fish. We are currently nursing those were not mercilessly killed but merely stressed and damaged. I think he may be just a rotten individual as I have heard good things about this fish and for the first month we had him he was absolutely fine.

 

 

Obrigado pela ajuda de qualquer forma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre possível encontrar na net citações a dizer seja o que for.

 

Provalmente também se encontram citações a dizer que um guppy é agressivo :) ora deixa cá ver... pesquisando por Guppies Aggressive....

 

Bingo, a pesquisa retornou 241 000 resultados... um dos primeiros é este:

 

Need help - My guppy is too agressive
(..)

The male guppy bullied another male guppy to death. He was chasing him all over the tank and nipping his fins - he eventually died.

Read more: http://www.city-data.com/forum/fish/1233038-need- help-my-guppy-too-agressive.html#ixzz3wt4bvGbK

 

 

 

Deixa cá ver o que dizem para Jordanellas Aggressive...

 

29 Resultados... Só?! Oops, parece que os guppies são MUITO MAIS AGRESSIVOS que os Jordas :) :smile: :)

 

Bom, descartando os disparates da net, o facto é que tenho mandido Jordanellas de diversas estirpes ao longo de mais de duas décadas, inclusivamente de estirpes que apanhei na natureza, na própria Florida e são peixes moderadamente pacíficos. O macho guarda um território mas é normalmente mais calmo que um krib a fazê-lo.

 

Portanto já sabes, faças o que fizeres não mantenhas GUPPIES... são tremendamente agressivos, de acordo com 241 000 resultados do Google.

 

 

Miguel

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre possível encontrar na net citações a dizer seja o que for.

 

Provalmente também se encontram citações a dizer que um guppy é agressivo :) ora deixa cá ver... pesquisando por Guppies Aggressive....

 

Bingo, a pesquisa retornou 241 000 resultados... um dos primeiros é este:

 

 

Deixa cá ver o que dizem para Jordanellas Aggressive...

 

29 Resultados... Só?! Oops, parece que os guppies são MUITO MAIS AGRESSIVOS que os Jordas :) :smile: :)

 

Bom, descartando os disparates da net, o facto é que tenho mandido Jordanellas de diversas estirpes ao longo de mais de duas décadas, inclusivamente de estirpes que apanhei na natureza, na própria Florida e são peixes moderadamente pacíficos. O macho guarda um território mas é normalmente mais calmo que um krib a fazê-lo.

 

Portanto já sabes, faças o que fizeres não mantenhas GUPPIES... são tremendamente agressivos, de acordo com 241 000 resultados do Google.

 

 

Miguel

 

 

E sabias que se pesquisares por 'pope francis is a alien', encontras 848,000 resultados? Ainda há mais gente a achar que o Papa é um alien, do que a acharem que os guppies são agressivos...

É pá, respondeste de uma forma agressiva, e arrogante, nem vale a pena continuar.

 

Boa semana para ti.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim, particularmente em aquariofilia, gosto aprender coisas novas, presto atenção e frequentemente admiro quem tem a pachorra de partilhar conhecimentos sobre um milhão e meio de coisas que eu não sei e é muito fácil não saber esse milhão e meio de coisas, só de espécies de peixes usáveis em aquariofilia são muitas dezenas de milhares, fora plantas, camarões, caracois e eu sei lá mais o quê.

 

Se eu ficasse ofendido cada vez que alguém com mais experiência numa área concreta me corrige e me ensina coisas provavelmente não escolheria a aquariofilia como hobby, porque isso acontece-me a cada momento.

 

 

Miguel

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim, particularmente em aquariofilia, gosto aprender coisas novas, presto atenção e frequentemente admiro quem tem a pachorra de partilhar conhecimentos sobre um milhão e meio de coisas que eu não sei e é muito fácil não saber esse milhão e meio de coisas, só de espécies de peixes usáveis em aquariofilia são muitas dezenas de milhares, fora plantas, camarões, caracois e eu sei lá mais o quê.

 

Se eu ficasse ofendido cada vez que alguém com mais experiência numa área concreta me corrige e me ensina coisas provavelmente não escolheria a aquariofilia como hobby, porque isso acontece-me a cada momento.

 

 

Miguel

 

A bem dizer, tu acabaste por te corrigir a ti próprio, começaste por indicar que era um "peixe inofensivo", para a seguir já o classificar como "moderadamente pacíficos".

 

Também posso ter escolhido mal as palavras, ao classifica-lo como extremamente agressivo.

 

Seja como fôr, fiquei a conhecer uma nova especie de peixe, agradeço-te por isso.

Mesmo se nesta fase, não o venha adquirir para evitar qualquer risco de conflito, fica na short-list para futura aquisição.

 

Cumprimentos e boa semana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais