Mudar para 120L água fria


memphis4

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Decidi iniciar este tópico para obter conselhos relativamente à mudança que pretendo fazer.

Tenho um aquario tropical 80x40x40, neste momento habitado por 1 discu orange, 2 escalares, 1 ramirezzi azul, 2 ramirezzi dourados, 10 rasbora arlequim, 3 coridoras e 2 ancistrus.

Tenho filtro Eheim 2213 (classic 250), um termostáto 150W, uma calha de iluminação feita por mim com fitas led brancas de 6500K, azul actinic e vermelha. Tenho um filtro interno com UV e uma bombar de ar para decoração.

Uso areia de filtro de piscina e plantas só tenho anúbias, embora muitas, amarradas a rochas e tronco de ameeiro.

 

Faço TPAs de 30% semanais e mantenho os parametros estáveis com ph 6,5 e temp 29ºC.

 

Acontece que noto um desbaste na conta da electricidade no inverno, apesar de ter programador para a luz e filtro UV, tenho esferovite debaixo do aquário e está posicionado longe de janelas ou locais frios.

 

 

Pretendo por isso mudar radicalmente os custos e para tal estou a ponderar refazer o aquário.

Construí já um fundo 3d com esferovite e cimento, que tenho há 15 dias "de molho" num tanque, com mudas de água, para estabilizar o aumento de ph provocado pelo cimento.

Dentro de uns dias irei colocá-lo no aquário, sendo que nessa altura provavalmente eliminarei o aquecedor passando para peixes de água fria.

Não quero maltratar os meus peixes no processo por isso irei apenas trocá-los na loja ou com alguém particular.

 

 

As minhas questões são:

- Que diferenças e cuidados terei que ter com o aquario / peixes de água fria em comparação com o que faço agora?

- Que peixes são mais adequados, atendendo a que não pretendo povoar muito o aquario (quero 5-6 peixes no máximo)? Não quero peixes de lago que cresçam demasiado, apenas até 10cm no máximo.

Atendendo a que não poderei manter os ancistrus, existe algum peixe de água fria que coma algas e contribua para a estabilidade do aquario da mesma forma?

 

Agradeço a ajuda que possam dar.

 

 

Fotos recentes aquando de TPA.

DSC_0073_zps8b0109ff.jpgDSC_0079_zps19e579ab.jpg

Editado por memphis4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com essa medida de aqua de 80cm de frente em água fria eu diria para teres apenas corydoras paleatus e tanicitys albonubes, as restantes espécies que conheço e tenho de águas frias gymnogeophagus, precisam de mais espaço que o que tens, tal como qualquer peixe da familia "carassius aurautus" como os, cometas, orandas, kinguios, etc.

 

Acima de tudo pesquisa bem antes de comprares seja o que for pois o que tinhas já era totalmente inadequado para esse tamanho de aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Com essa medida de aqua de 80cm de frente em água fria eu diria para teres apenas corydoras paleatus e tanicitys albonubes, as restantes espécies que conheço e tenho de águas frias gymnogeophagus, precisam de mais espaço que o que tens, tal como qualquer peixe da familia "carassius aurautus" como os, cometas, orandas, kinguios, etc.

 

Acima de tudo pesquisa bem antes de comprares seja o que for pois o que tinhas já era totalmente inadequado para esse tamanho de aqua.

 

Tanicitys albonubes, se não me engano é vulgarmente chamado Neon Chinês?!

E as Corys dão-se em agua fria? Tenho lido que devem ser mantidas a 18º-28ºC (temperatura óptima: 23ºC)..

Precisamente e com consciência por ter noção que o aquário é pequeno é que pretendo conselhos antes de fazer alterações. No entanto são 120L, o que é melhor do que os vulgares globos ou aquários de 40-60 litros onde peixes vivem durante muito tempo. Não querendo fazer comparações apenas me interessa um aquário estável com peixes em numero e tamanho adequado ao espaço que posso proporcionar.

Obrigado S.S., se puderes dar mais algumas indicações agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Atendendo ao que já te disse e aos conhecimentos que tenho é o que te posso aconselhar, globos e aquas menores que o teu dão para alguns peixes vermelhos viverem até a coisa rebentar. Se queres qualidade de vida para a tua fauna e não ter problemas escolhe espécies mais adequadas.

 

Sabias que os peixes vermelhos não têm aparelho digestivo e são altamente sujões? e que podem viver 20 anos e ter mais de 20cm de comprido? achas mesmo que em 80cm (apenas 4x o comprimento do peixe) ele vai nadar q.b.?

 

As Paleatus aguentam bem aguas frias, nota que os meus aquas dentro de casa sem qualquer aquecimento andam ainda na ordem dos 18º e mesmo no passado já tive menos e sem problemas.

 

E são neons chineses sim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Atendendo ao que já te disse e aos conhecimentos que tenho é o que te posso aconselhar, globos e aquas menores que o teu dão para alguns peixes vermelhos viverem até a coisa rebentar. Se queres qualidade de vida para a tua fauna e não ter problemas escolhe espécies mais adequadas.

 

Obrigado pelos conselhos, a minha intenção é mesmo esta. Não quero peixes de lago que cresçam demasiado, apenas um pequeno cardume de peixes de pequeno porte que embelezem a paisagem que quero criar com o fundo 3d e com as plantas. Mas como não percebo nada de peixes de água fria.. daí estar a questionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Não sei se já reparaste neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=122071penso que será uma boa ajuda.

Boa aquariofilia

Ricardo José

 

http://www.boutiquedosdoces.com - Um doce para cada momento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Vou dar a minha opinião por uma perspectiva diferente; claro que só tu tens noção do dinheiro que podes dispender.

Partamos do princípio que gostas de ter um aquário de água quente e que a mudança se deve apenas à componente financeira, não por gostares mais ou quereres experimentar peixes de água fria.

 

Suponho que esses 29°C são por causa do discus

A quantidade de peixes não é nada demais para o tamanho do aquário.

Então e se vendesses o discus e regulasses a temperatura até aos 26°C no espaço de uns 15 dias.

Caso não fizesse diferença e como não tens muita lotação, podias encher o aquário com menos uns 2cm de água. Sempre eram menos 6 litros para aquecer.

 

Se quiseres ir mesmo para água fria, acho que deves de usar aquecedor à mesma.

Regulas é por exemplo para 20°C ou o que for mais adequado, para que os peixes se sintam o mais confortáveis possível.

 

Cumps.

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta água fria é fria mesma á temperatura ambiente, as especies precisam do ciclo natural, mais frio de inverno e mais quente de verão.

 

Quanto á lista tem algumas coisas compativeis para o aqua em questão mas a maioria dificil de obter ou demasiado grande.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu percebo pouco ou nada de peixes de água fria. Suponho que a maior parte dos peixes colocados nos aquários, sejam de lagoas, lagos e riachos, ou quando muito rios.

Os de mar podem migrar para não estarem sujeitos a certas temperaturas extremas.

Tens razão no facto de o ciclo da temperatura poder ser importante, o meu ponto de vista seria por exemplo colocar o termóstato nos vá lá...17 para evitar q a temperatura baixasse de um certo limite.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Malta água fria é fria mesma á temperatura ambiente, as especies precisam do ciclo natural, mais frio de inverno e mais quente de verão.

 

Quanto á lista tem algumas coisas compativeis para o aqua em questão mas a maioria dificil de obter ou demasiado grande.

 

 

Bem, eu percebo pouco ou nada de peixes de água fria. Suponho que a maior parte dos peixes colocados nos aquários, sejam de lagoas, lagos e riachos, ou quando muito rios.

Os de mar podem migrar para não estarem sujeitos a certas temperaturas extremas.

Tens razão no facto de o ciclo da temperatura poder ser importante, o meu ponto de vista seria por exemplo colocar o termóstato nos vá lá...17 para evitar q a temperatura baixasse de um certo limite.

 

O aquário em questão está na sala de estar e não é de esperar que desça além dos 18º.

Entretanto já retirei os peixes, fiz um acordo com uma loja local, o dono ficou com os peixes para si próprio e à troca vai-me fornecer um cardume de Neon chinês e coridoras.

 

Gostaria de colocar também um peixe ligeiramente maior 7-8cm, de cor forte. Devo fazê-lo ou não é adequado misturar com os neons?

 

Obrigado a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Gymnogeophagus por exemplo até gostam de temperaturas bem baixas de inverno, há quem os tenha em lagos que chegam a temperaturas perto do negativo de inverno. Uma das preocupações que tenho é que o meu aqua ainda não baixou dos 18º e devia para eles depois na primavera mostrarem todo o seu fulgor e criarem após este periodo menos activo de inverno.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma espécie que não conhecia, nunca vi por cá.

Muito bonito, de comportamento pacifico, a ponderar caso encontre.

 

Estou a ponderar colocar alguns red cherrys, acrescentar mais , talvez elódias e algum musgo de java.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.