Limpeza recipientes da água de TPA


Scuz

Recommended Posts

Tenho 2 garrafões (sem uso anterior) de 10L onde armazeno a água para as TPA's. Depois da troca semanal encho-os e coloco o acondicionador e são guardados na caixa do contador de gás.

Reparei hoje que no fundo começa a ganhar uma espécie de verdete. Com que produto posso limpar o garrafão sem afectar a fauna de futuro?

Obrigado.

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues chegar alguma coisa tipo esfregão ou assim para limpar mesmo o verdete ? De certeza que eles não apanham luz, mas é muito estranho, são antigos ?

 

Pá eu tenho 4 garrafões de 5L há um ano e nenhum deles tem verdete..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito difícil fazer limpeza mecânica pois o gargalo é pequeno. E a luz que apanham é quando trago os garrafões para dentro no dia anterior para a água não estar tão fria.

 

Os garrafões são novos apenas servem para a água das TPA'S.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, compras uma garrafinha de agua oxigenada (1/2 L), deitas metade em cada garrafão, deixas 1 ou 2 horas a atuar, depois passas por água limpa e já está.

 

Mas para ganhar algas, em principio devem estar a apanhar com Luz (claridade), senão isso não devia acontecer.

 

abraço.

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, trazer os garrafões para dentro de casa e aguardar que a temperatura iguale a do interior da casa deve ser o suficiente para formar aquilo.

 

Não vai afectar depois os peixes?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se depois de pores a água oxigenada como te disse, durante 1 ou duas horas (podes por um pouco de água para cobrir toda a parte que tem algas), passares o garrafão por água 1 ou 2 vezes fica como novo e sem risco de afetares os peixes ou o equilíbrio biológico do aquário.

 

Contudo, (não leves a mal) se não fizeres grades trocas de água (- de 20%) podes por a água diretamente da torneira sem problemas, atenção apenas à temperatura porque uma queda grande (sobretudo agora no inverno) tens logo uma infestação de ictio à espera.

 

Abc

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Scuz,

 

Para limpeza do fundo de garrafões seja de vidro ou de plástco, eu costumo colocar 1/4 de água e um pouco de areão, depois é só agitar bem agitado, funciona muito bem ;)

 

Para evitares o crescimento dessas algas, coloca os garrafões dentro de um saco do lixo preto, para evitar qualquer luz solar, as diferenças de temperatura não te provocam algas.

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Eu tinha compreendido que as mudanças de temperatura não afectam no que toca às algas. Recordei-me de ver os tanques (grandes) de água cheios de verdete....

 

A ideia do saco é muito porreiro. Obrigado.

 

Agora fiquei intrigado no que toca a variações de temperatura no que toca a ictio. O posso considerar seguro durante uma mudança de água?

 

Eu até à data não aqueci água de modo nenhum, leva o condicionador e meto no aquário após 5/6 dias de repouso. Abri outro tópico relacionado com hidropsia num Tetra Cardinal e fora isso não tive mais nenhum acontecimento negativo no que toca a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O íctio pode ser provocado por algumas situações, por peixes provenientes de outro aquário com esse parasita ou no próprio aquário quando existem grandes descidas de temperatura, isso acontece mais na altura do inverno quando se fazem as trocas parciais de água sem as devidas precauções no controlo da temperatura.

 

A fauna não deve sofrer mais do que 3/4 graus de diferença na temperatura.

 

No inverno, quando a água tratada tem uma grande diferença da que está no aquario, agarro num garrafão de 5L e tiro +/- 1L e aqueço um pouco no microondas depois volto a colocar no garrafão, desta forma ajuda a aproximar as temperaturas, mas nunca coloco água muito fria directamente no aquário porque os peixes gostam de se meter "debaixo" da água que estamos a deitar e isso faz-lhes imenso mal.

 

Mencionas-te em outro tópico hidropisia, deus queira que não.....desconheço qualquer cura para essa doença, nesse caso a única coisa que pode ajudar é uma água bem limpa (havia antigamente um medicamento que se chamava algo como "maricyn 2" ou "miracyn 2" já não me recordo.., que ajudava a "travar" essa doença)

 

Mesmo assim desejo-te sorte com esse tetra.

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente o tetra não resistiu, pedi opinião a alguém com conhecimento e disse que estava num estado já muito avançado e que seria praticamente impossível de sobreviver.

 

Mais uma vez obrigado pelas dicas, na próxima TPA irei colocar em prática.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais