Aquario para aquaponia


Recommended Posts

Boas, tinha um aquário parado há imenso tempo e decidi reaviva-lo utilizando um sistema nada convencional... aquaponia, estive a ver no forum e não encontro nada...

 

o aquario tem uns 12 litros já tá a fazer o ciclo de azoto mas gostava de ter opiniões sobre ele,

 

algumas fotos mais a baixo do aquário atual e da montagem, será adequado colocar um casal de coisa laila ?

 

Não é o primeiro aquário visto que tenho um em casa dos meus pais com 60l escalares e etc

 

Gostava de ouvir opiniões obrigado

 

2hRosb.jpg
TXKotM.jpgtx2mXj.jpg
Editado por Martim Costa Seco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Explicas melhor esse conceito? Que não conheço. Red cherrys sim e são na boa não precisas de grande coisa ;) colisas com eles nem pensar vai correr mal eu acho Martim.

 

O aquário em si ta muito clean mas engraçado ;)

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado, eu tb sou com um bocado de receio de meter os coisa, mas ainda não os tinha posto apenas porque a loja tá a espera que venham... pq achas que não ponha ?

 

Quanto ao conceito é na verdade muito simples, tenho uma bomba a mandar agua para o vaso, este tem argila expandida e um tubo ladrão no lado contrario, a argila e as plantas colocadas em cima servem basicamente de um filtro biológico gigante, as plantas estão em hidroponia ou seja sem terra, "alimentam-se" dos nitratos e amônia libertado pelos peixes.

 

já tinha ouvido falar deste sistema e resolvi experimentar, o que tem de bom é uma capacidade de filtragem gigante, suporta mais peixes, e a manutenção resume se a TPA's e acrescentar agua de vez em quando

 

Tou a pensar acrescentar um pouco maus de plantas só que ainda não comprei, estas roubei do aquário do meu pai... (tirando as da frente as outras têm substrato )

 

Aqui está o resumo

 

rzuxT0.jpg

Editado por Martim Costa Seco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia desse sistema é bastante interessante se realmente consumir bem os excessos na água e bem fixe !!

 

Ora bem as colisas não acho adequadas porque quase de certeza que te vão limpar esses Reds que é um mimo! Já nem falando dos pequenos . Terias de ter muita vegetação para proteção e ainda assim iam andar sempre atrás deles quando os vissem. Isto penso eu como já tive um casal em tempos e vi que são gulosas pra alimento.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz mais umas alterações no aquário, musgo de java, um tronco de java, 2 otto, e acho que já nasceram red cherry pq comprei 12 e já tenho 18...

 

Quanto ao sistema de aquaponia no inicio não resultou muito bem com o manjericão... só sobraram 2 pés mas esses estão bastante bem, fiz também um sistema de iluminação DIY com 2 leds de 5W, 4000k, cri>80 e 400lumen, o que acham da evolução ?

 

Recomendam colocar mais alguma coisa ?

 

Iq3D4s.jpg

0lRG9O.jpgW5qP7A.jpg
1f7p2t.jpg
PbSokr.jpg
ZnZOpC.jpg
NxNy9h.jpgEdTF3F.jpg
Editado por Martim Costa Seco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Algum tempo depois decidi arriscar colocar os coisas, foi a razão original do aquário... os camarões vieram pq achei piada... achei que os camarões iriam ser comidos de imediato mas mesmo assim coloquei bastantes esconderijos, e não é por surpresa que hj quando fazia a TPA e podava as plantas que encontro uns 8 camarões bebes no balde da tpa e mais 3 dentro do aquário ? e alem disso o coisa macho anda a tentar fazer ninho, começa mas não acaba... recomeça noutro sitio... alguém me consegue explicar porquê ?

4qMFRk.jpg

 

antes da poda:

sh96Nb.jpg

depois da poda:

dRvnfF.jpg

 

 

Fauna atual:

1 colisa lalia macho

2 colisa lalia fêmeas

2 otto

+/- 8 red cherry

+/- 6 whild ( acho...)

mais de 11 bébés de camarão... não consigo perceber de quais...

 

SI9twk.jpg

 

Flora atual :

 

Elódias ( crescem rápido e escondem os bebês )

Musgo de java

Anubis ana

1 parecida com a melodia, se me pudessem ajudar a identificar agradecia.

uko5ZM.jpg

1 que tb gostava de saber :-/ a que é visível em ambos os "vasos de barro"

imensas "lentilhas de agua" acho eu... as flutuantes

 

Quanto ao filtro de aquaponia por enquanto acho que está a funcionar muito bem apesar de não ter ainda muitas plantas lá...

 

O que acham ? e o que posso melhorar ?

Editado por Martim Costa Seco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normal a situação das colisas elas com as condições certas entram em modo engate/reprodução Ahah pode e não resultar , eles colocam ovos em bolhas no topo do Aqua tipo os betas salvo erro

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, bem eu também tinha intenção de fazer um sistema de Aquaponia, mas como tenho quintal e para um sistema bem feito teria de ser com o tão conhecio "sifon bell", epá estou a montar o meu de 120 e quem sabe daqui a uns tempos não faça algo.

 

Começas a ter plantas a mais no aquario e depois o nutrientes não chegam a cima :P. Aconselho a tirar as lentinhas que elas absorvem montes de nutrientes que supostamente vais querer para as plantas em cima. Em relação à luz, ela é bem mais importante em cima que no Aquario em sí. Acabei por comer toda a info sobre o assunto e nãoo por em prática xD..

 

Parabéns pelo projeto :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, bem eu também tinha intenção de fazer um sistema de Aquaponia, mas como tenho quintal e para um sistema bem feito teria de ser com o tão conhecio "sifon bell", epá estou a montar o meu de 120 e quem sabe daqui a uns tempos não faça algo.

 

Começas a ter plantas a mais no aquario e depois o nutrientes não chegam a cima :P. Aconselho a tirar as lentinhas que elas absorvem montes de nutrientes que supostamente vais querer para as plantas em cima. Em relação à luz, ela é bem mais importante em cima que no Aquario em sí. Acabei por comer toda a info sobre o assunto e nãoo por em prática xD..

 

Parabéns pelo projeto :D

Eu pensei fazer um sino bell mas sendo o aquário muito pequeno isso ia me provocar grande variação na cota de agua e dai ter utilizado o sistema continuo.

Tendo o aquário numa divisão que quase não apanha luz solar as plantas não têm estado muito bem e dai também ter posto mais no aquário... Quero por um sistema de iluminação por cima para o vaso mas ainda não percebi como o fazer da melhor maneira nem que luz usar... Qd o fizer parte das plantas de baixo nomeadamente as lentilhas irão sair...

Que plantas aconselharias a utilizar para a aquaponia ?

Se o fizeres partilha !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pensei fazer um sino bell mas sendo o aquário muito pequeno isso ia me provocar grande variação na cota de agua e dai ter utilizado o sistema continuo.

Tendo o aquário numa divisão que quase não apanha luz solar as plantas não têm estado muito bem e dai também ter posto mais no aquário... Quero por um sistema de iluminação por cima para o vaso mas ainda não percebi como o fazer da melhor maneira nem que luz usar... Qd o fizer parte das plantas de baixo nomeadamente as lentilhas irão sair...

Que plantas aconselharias a utilizar para a aquaponia ?

Se o fizeres partilha !!

Em relação à Luz faz um pesquisa no google sobre Grow Lamps, é o que algum pessoal usa, há quem use normais mas com maior potência.

A teoria da Aquaponia é cultivares as plantas/vegetais para consumo próprio. No entanto é um conceito fixe porque como as plantas absorvem os nutrientes extra faz com que não tenhamos de mudar a água, tens um gajo no youtube que diz que n muda a água do aquario à 1 ano, e todos os outros dizem que só têm de adicionar (visto que ela vai sendo absorvida pelas plantas e também existe alguma evaporação.

Isso do sifão sim faz demasiado movimento e barulho.

Em relação a plantas específicas as que se desenvolvem mais é a hortelã, no entanto alfaces são uma boa opção. (plantas de hidroponia basicamente, visto que as tuas raízes vão ter sempre água.

Shade_Tolerant_Plantssml.jpg

 

Já agora, vais precisar disto secalhar :P.. (sinais de falta de nutrientes, podes usar fertilizantes naturais à base de algas que tu próprio os podes fazer)

 

Micronutrient_Deficiencies1.png

Editado por dbcardo
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim compra já no mercado maiores :P.. E planta-as de maneira a deixar apenas uma pequena parte da raiz em baixo de água. Não queres controlar melhor a altura da água no canteiro ? Com um tubo, como se fosses colocar o sifão mas sem sifão, só o tubo. Ou assim já tens um bom nível de água ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

na primeira fotografia não se nota muito bem mas o tubo de saída da agua tem a altura do vaso direto ou seja uns 5 cm de altura, supostamente acho que deve ser essa a altura de agua que tenho. Só quando comprar alguma planta é que terei o trabalho de tirar as cerâmicas para ver o nível da agua...

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Infelizmente não consigo acrescentar nada de novo ao seu aquario, mas tenho de lhe dar os parabens, de muitos que ja vi o seu está muito engraçado, com o espaço que tem criou algo muito bonito.

 

Parabens

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Infelizmente não consigo acrescentar nada de novo ao seu aquario, mas tenho de lhe dar os parabens, de muitos que ja vi o seu está muito engraçado, com o espaço que tem criou algo muito bonito.

 

Parabens

 

Cumprimentos

 

Pedro Leitão

 

obrigado :)

Não precisas de tirar a ceramica (que vá é argila lol), basta arrastares um bocadinho. Como está isso ?

 

Aquilo tem mais de 10 cm de bolinhas... não é nada fácil chegar ao fundo...

 

Porem tenho umas duvidas...

 

como sei se de facto as colisas já meteram os ovos ? têm ninho e o macho mudou para uma postura muito mais de estar no ninho escondido a proteger e so sai ou para comer ou para vir morder as fêmeas em vez de estar sempre a traz da fêmea...

 

o aquaria tem 22 cm de altura sendo que nesta altura tem uns 18 de agua, posso adicionar agua ao aquário ou devo deixar baixar ainda mais um pouco por causa dos bebes ?

 

Que já me está a chatear imenso mas acho que a resposta é obvia é se posso cortar as plantas/ tirar algumas flutuantes do aquário... agora está uma selva gigante que não me deixa ver nada do lado direito do aquário...

 

Não é pergunta :P mas os camarões bebe que nasceram já cresceram bastante e não foram (pelo menos todos) comidos pelos peixes, conto mais de 4 mas podiam estar 100 que não os via...

 

5º Quantas horas de luz pode o aquário ter ? tenho umas pequenas algas no tronco e no vidro, não sei se aumento se diminuo...

 

6º tenho mesmo de arranjar luz decente para a aquaponia que nada sobrevive... este quarto só vê um bocado se sol de junho a agosto...

 

7º que planta é a que está a frente do lado direito ?

 

Deixo vos umas fotos espero que gostem.

 

Sugestões e criticas aceitam se :)

Deixo vos mais umas fotos do aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquilo tem mais de 10 cm de bolinhas... não é nada fácil chegar ao fundo...

 

Porem tenho umas duvidas...

 

como sei se de facto as colisas já meteram os ovos ? têm ninho e o macho mudou para uma postura muito mais de estar no ninho escondido a proteger e so sai ou para comer ou para vir morder as fêmeas em vez de estar sempre a traz da fêmea...

R: Se o macho está assim é porque já está a proteger os ovos.

o aquaria tem 22 cm de altura sendo que nesta altura tem uns 18 de agua, posso adicionar agua ao aquário ou devo deixar baixar ainda mais um pouco por causa dos bebes ?

R: Isto responde às perguntas seguintes.. não mexas em nada até os putos nascerem lol. Não é por mais um tempinho, mas podes adicionar 2 cm de água.

Que já me está a chatear imenso mas acho que a resposta é obvia é se posso cortar as plantas/ tirar algumas flutuantes do aquário... agora está uma selva gigante que não me deixa ver nada do lado direito do aquário...

 

Não é pergunta :P mas os camarões bebe que nasceram já cresceram bastante e não foram (pelo menos todos) comidos pelos peixes, conto mais de 4 mas podiam estar 100 que não os via...

 

5º Quantas horas de luz pode o aquário ter ? tenho umas pequenas algas no tronco e no vidro, não sei se aumento se diminuo...

R:Não sou pro na área mas podes diminuir a luz e se tiveres CO2 também diminui um pouco só. E limpa o vidro.. mas só depois dos putos nascerem.

 

6º tenho mesmo de arranjar luz decente para a aquaponia que nada sobrevive... este quarto só vê um bocado se sol de junho a agosto...

 

7º que planta é a que está a frente do lado direito ?

N consigo ajudar aqui

 

Deixo vos umas fotos espero que gostem.

 

Sugestões e criticas aceitam se :)

Deixo vos mais umas fotos do aquário :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto aos pequenos se existirem tenta ver ovos ou então esperas ahah

 

A água se adicionares faz muito devagarinho mesmo ...

 

Podes podar plantas sim claro

 

Horas de luz , ora bem pelo menos 6/7h deves colocar.

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho 10 horas, sei que pode ser menos mas como queria que as plantas crescessem bastante no inicio pq tinha poucas... vou tirar um pouco então... Co2 não uso...

 

Quanto aos pequenos... nem o macho vejo devido ao molho de grelos no caminho :/

Editado por Martim Costa Seco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.