Nível de amonia Alto! Preciso Ajuda!


nukas

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Sou novo no forum, e desculpem se me esqueci de alguma coisa antes de postar isto.

Preciso realmente da vossa ajuda para tentar perceber o que se está a passar com está dolorosa experiência de montar um aqua...lol

Comprei um Aqua de 80Lts e estou com problemas de amonia.
Confesso que tenho apreendido muitissimo neste forum, mas mesmo assim preciso de vossa opinião.

O setup do Aqua (actual):

80 Lt

Filtro Sera Bio active 130+UV (meti tudo novo)

Termostato Sera 100W

Bomba sera air 110 plus com pedra difusora na ponta.

Illuminaçao 2 lâmpadas 24w(só tenho plantas artificiais)

Areão comprado na loja

 

http://i207.photobucket.com/albums/bb131/malamen29/20151214_001540_zps4arm9eks.jpg

Antes de montar o aquário tentei informar-me o mais que pude mas penso que cometi certos erros de quem não está habituado.

Lavei bem o aquário, lavei o areao comprei umas decorações e comprei agua do lidl.

 

Liguei tudo e deixei o aquario sem nada a trabalhar sem peixes quase 3 semanas.

 

Nessa altura nem sabia da necessidade do teste de amonia, só dava atenção ao teste de Ph.

 

Chegou o dia de comprar os peixinhos, medi o ph outra vez estava por volta do 7 temperatura por volta dos 26º.

 

Comprei logo uns qtos peixes.

 

6 guppys (2 machos e 4 femeas)

3 Escalares

2 limpa vidros

4 neons

2 especie pristella

 

 

Após 3 dias verifico que 5 guppys morreram, alertou-me logo e fui informar-me ao vendedor,

ele disse-me para comprar então o teste de amonia, e trocar 80% agua com aspiração do fundo, adicionar um produto chamado sera Aquatan e depois de repor os 80% da agua adicionar sera bio nitrivec e umas gotas sera filter biostart.

Ele recomendou que nas próximas semanas de 3 em 3 dias mudar cerca de 30% de agua.

Esqueci-me de referir que entretanto mudei para àgua da companhia por isso o uso do sera aquatan.

O problema é que mesmo após 2 semanas sempre a fazer TPA's de 30% o amônio que teima em aparecer com valores relativamente a 0.5mg/l, Ph entre 7 e 7.5.

 

Após a troca de 80% água morreram os 4 neons, os outros estão aparentemente bem.

 

Após a morte dos neons recuperei o corpo dos 3 não encontrava o outro, retirei o areao todo e lavei-o fiz mais uma TPA de 80% com os devidos produtos acima referidos(Aquatan, bio nitrivec, filter biostart).

 

O problema que tenho é mesmo após isso tudo e TPA's de 30% de 3 em 3 dias o niveis de Ph tendem a aumentar e o de amonia também.

 

Expus outra vez o problema ao vendedor e ele recomendou meter um produto chamado sera toxivec para baixar os valores do ph.

 

Não sei mais o que fazer, estou a gastar $$ e não estou a ver melhorias.

 

Os peixes que sobraram estão aparentemente bem, mas estou com receio de comprar mais e morrerem.

 

A minha filhota adora os guppys e os neons :drool3:

 

Desculpem o mega-post.

 

Cumpts.

Editado por nukas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas nukas

Tudo aponta para um ciclo de azoto mal feito.

Agora tens de ter paciência e alguns cuidados.

Primeiro não voltes a lavar o areão so estás a eliminar bactérias .

Não compres mais peixes.

Vai mudando cerca de 20% da água de 3 em 3 dias e adicionando o bionitrivec a cada muda de água.

O resto é só paciência e vai monitorizando os parâmetros.

 

Cumps

 

Enviado do meu K013 através de Tapatalk

  • Votar + 2

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nukas

 

Pelo que percebi disseste que só tens plantas artificiais...mas se colocasses umas plantas naturais(baixa manutenção, de início) iriam ser uma grande ajuda na estabilização do ambiente do aquário.

 

Mas vai fazendo o que o Filipe Sampaio te sugeriu e tem em atenção um dos "mandamentos" da aquariofilia: a paciência...muita paciência... :)

Editado por bettaa
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Em princípio 3 semanas serve para o primeiro ciclo, desde que bem feito. Tal não parece ter sido o caso, como já foi referido.

Colocar tantos peixes de uma vez também não ajuda e nem as plantas artificiais.

Atenção para não colocar comida em demasia e não comprar comida de fraca qualidade ( grandes superfícies e logistas fatelas que só querem vender).

Para o ciclo ter sido completo em 3 semanas, deveriam ou convinha terem sido usadas as tais bactérias do Bionitrivec.

Assim como colocar um pouco de comida na água para que estas se alimentassem.

Não te preocupes muito com o PH. Mais vale nos 7,5 e estável que andar a alterar.

Tens é de comprar espécies que não preecisem de um PH muito diferente de 7, tais como ciclídeos africanos ou alguns apistogramas.

A Sera é uma marca como boa reputação e produtos honestos ( a maior parte da alimentação que dou aos meus peixes é da Sera), mas para tratar a água prefiro a Seachem.

Agora uma opinião muito pessoal. Um pouco de gravilha vulcânica, que pode ser comprada num centro bonsai, é barato e muito bom para alojar bactérias. Espalhar um pouco em alguns locais dá um aspecto engraçado e é bom. É o que acho.

 

Cumps

 

José

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos feedbacks, a comida é marca sera.

Vou então pensar em meter umas plantas naturais.

 

Só acho estranho é quase ter gasto 1 frasco de bio nitrivec e nunca estabilizar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Só acrescento mais uma dica, ás dicas boas que já foram dadas ;)

 

Não conheço esse filtro, mas penso que dá para desligar o UV, se for possivel desliga-o por agora até teres o ciclo completo e a colónia de bactérias estabelecida no filtro.

 

As bactérias que irão processar a amonia em nitritos e depois em nitratos, não se encontram só nas matérias filtrantes do filtro, elas colonizam todas as superfícies, sendo que no filtro é a quantidade substancial se vai estabelecer e é ai que nos interessa, mas...

 

Como referi elas colonizam tudo e existem na coluna da água. O UV é usado como esterilizador mas tanto elimina bactérias patogénicas como as benéficas para o nosso filtro e equilíbrio e nesta fase do ciclo poderá ser prejudicial, inclusive as que adicionas sejam de que marca for, vão-se diluir na água e eventualmente contribuir para que se estabeleçam no filtro mas o UV vai prejudicar nesta fase.

 

Em súmula :) Quando tiveres o ciclo completo e níveis de amónia a 0 logo ligas o UV, pois elas já estão nas massas filtrantes a receber amonia e nitritos e fazem o trabalho delas onde é necessário.

 

 

EDIT:

 

Só mais esta, e corrijam se estiver em erro, as bactérias benéficas desenvolvem-se em quantidade proporcional à "comida" que têm (amónia e nitritos), por isso alguns colegas aconselham a durante o mês em que se faz o ciclo sem fauna, colocar de vez em quando um pedaço de comida para se decompor e originar amónia.

 

No teu caso, o ciclo eventualmente não estaria completo pelo uso do UV e de um momento para o outro introduzes uma quantidade de fauna muito grande, o que deveria ter sido de forma gradual e com testes de amónia feitos e resultados a 0

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No teu caso, aspiraria o fundo.

Sobrará sempre algo para as bactérias.

 

O meu aquário não é aspirado há uns 4 meses, mas são casos diferentes.

 

Cumps.

 

José

 

Bringer o teu não é aspirado há 4 meses mas tens o filtro estabelecido e a fauna também deve contribuir para remexer a sujidade sendo esta apanhada pelo filtro :)

 

Como dizes, acho que o nukas deve de ir limpado e trocando a agua por forma a não atingir níveis toxicose de amónia e nitritos

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tornei a fazer uma tpa de 30% tornei a fazer o teste de amonia e continua no verde claro (0.5)

Chiça isto irrita um pouco

 

As consequências das "asneiras" são chatas... é preciso paciência agora até isso ficar ok ;)

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá Nukas

 

Pelo que percebi disseste que só tens plantas artificiais...mas se colocasses umas plantas naturais(baixa manutenção, de início) iriam ser uma grande ajuda na estabilização do ambiente do aquário.

 

Mas vai fazendo o que o Filipe Sampaio te sugeriu e tem em atenção um dos "mandamentos" da aquariofilia: a paciência...muita paciência... :)

quais as melhores plantas a colocar (baixa manutenção)? e quais os cuidados que devemos ter?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho as anubias, elodias, musgo de java... tens mais mas essas para mim são mesmo as mais fáceis, luz chega... mesmo sem substrato e sem adubos só com luz e areão as elodias crescem uns 10 cm por 3/4 dias... já não tinha a algum tempo e agora num aquário novo coloquei e fiquei admirado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho as anubias, elodias, musgo de java... tens mais mas essas para mim são mesmo as mais fáceis, luz chega... mesmo sem substrato e sem adubos só com luz e areão as elodias crescem uns 10 cm por 3/4 dias... já não tinha a algum tempo e agora num aquário novo coloquei e fiquei admirado...

e não precisa de CO2? eu nao sei que tipo de solo tenho,é este: 3m3yRi.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelos feedbacks.

 

Segui o conselho do Bringer e comprei uns testes da Seachem.

 

Ora aqui vai a minha duvida, no teste de gotas da Sera a amónia está um pouco alta e assim continua desde o inicio do tópico, com o teste da seachem está bom.

 

Agora fico na duvida...

 

Deixo o link dos testes:

http://www.seachem.com/Products/Testing.html

 

Comprei os 2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.