Ajuda a descobrir causa de morte de Molly 2 Fotos


pedro_jocade

Recommended Posts

boa tarde tenho um aquário de 60L tenho o pH 7.0 temperatura a 26 e comprei na semana passada um casal de mollys uma morreu hoje, na altura em que a comprei estavam ambos de boa saúde não tinha peixes mortos onde os comprei, deixo aqui 2 fotos do peixe

alguém me consegue ajudar?

IMG_2220_zps6rjvvayl.jpg

 

 

 

 

 

 

 

IMG_2221_zpswbakyall.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Pelas fotos não é facil, o peixe parece-me normal.

 

Informe pf o seguinte:

 

Quanto tempo tem o aquario montado?

Qual a frequencia de TPA's?

Qual a fauna que tem no aqua?

Tem plantas no aquario? Fertiliza?

Que filtragem tem e capacidade da mesma?

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aquario esta montado a 4 semanas tendo feito ciclo cerca de 3 semanas, usei fertelizante nas plantas da sera pastilhas que se coloca na raiz da planta, em relacao ao filtro tb é da marca sera é um filtro interior com capacidade para filtrar 380l por hora

desculpe sou novo nestas areas e nao sei o que é a frequencia de TPA's?

 

IMG_2223_zpslsmxrifx.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA = Troca Parcial de Água

 

Devem ser feitas semanalmente cerca de 30 a 40%. Podem ser bisemanais, se for mais conveniente em proporções mais pequenas.

 

O areao que colocou é areia de coral?!?

 

Se ainda não fez nenhuma TPA desde que iniciou o aquario deve ter nível excessivos de nitratos, possivelmente amónia, etc...

 

Tem testes para além do PH?

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ainda nao fiz troca da agua do aquario. como deve ser feita essa troca? so fiz teste do PH e era de 7.0 mas nao fiz mais nenhum teste nem tenho outro tipo de teste que nao de PH recomenda algum???

Editado por pedro_jocade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convém ter os seguintes testes:

 

NO3 (Nitratos)

NO2 (Nitritos)

GH (Dureza Agua)

KH (Dureza Agua)

PH

NH3 (Amónia)

CL (Cloro)

 

Os ultimos dois são dispensáveis, mas se os tiver, melhor ainda.

 

O seu problema no aquario é mesmo esse, não fez qualquer troca de água. De certeza que tem amónia na mesma, os peixes não aguentam esse gás. Nem os peixes nem animal algum...

 

Faça o quanto antes um TPA de 50%.... e mais 20% nos próximos 6 dias, dia sim dia não a ver se a coisa estabiliza. Se tiver um acondicionador de água não esqueça de usar, para eliminar o cloro da agua da rede.

 

Não esquecer que a água a introduzir não deve ter uma diferença de temperatura de mais de 2º, caso contrário irá criar outros problemas aos peixes, com ictio, por exemplo.

 

Só agora é que vi, somos vizinhos!!! KAKAKAKA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito obrigado pela ajuda vou proceder então a mudança de 50% da agua mas tenho uma duvida que é a seguinte

ao alterar a agua o ph não vai alterar?

a agua para não ter uma diferença muito grande de temperatura o que acocelha fazer?

pois somos só agora é que vi tb :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua da companhia é de 7.0 (testado e comprovado)

 

O ph é o dos fatores menos importante no aquario, não lhe dês tanto valor... O importante é não haver oscilações grandes e repentinas no mesmo.

 

No meu aqua de 300L, o meu PH varia entre 6 e 7 todos os dias! Por causa da injeção de CO2.

 

Como o aquario é pequeno, podes usar garrafões e enches com água da torneira aquecida pelo esquentador.

Usa um termómetro para verificar a temperatura da água.

Relembro que não deve ultrapassar os 2º de diferença com a água do aqua. preferencialmente para menos (como tens a 26º, no minimo a 24º)

 

Se usares um bidão é mais facil temperares a água porque tens mais volume para ir ajustando. Dentro do garrafão só consegues medir perto da rolha e depois fica dificil ajustar.

 

Eu uso um bidão de 60L.

Editado por jhlbjp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O pessoal já deu bons concelhos.

Agora é assim, existem algumas marcas de renome nas quais podemos confiar para tratar a água e manter as coisas equilibradas, nomeadamente a nível biológico.

Sem querer passar a publicidade, aconselho Seachem Prime e Seachem Stability.

Não vou dizer que seja o melho do mundo, mas que é bom é. E ao contrário do que possa parecer, não é caro.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reforço o que o Bringer disse, o prime não é nada caro pois a dosagem necessária é pequena dura muito mesmo, sobre a qualidade é mesmo muito bom!

 

 

Eu faço uma TPA de 130 litros e reponho água directamente da torneira e a fauna fica na boa como se nada passasse, com todos os outros acondicionadores isso não acontecia...

 

O Prime também ajuda a inibir a amonia e nitritos o que ajuda em caso de problemas, com o ciclo.

 

A combinação com o stability é excelente e funciona!

 

Bringer e não se trata de publicidade, quando usamos tanta coisa e finalmente temos algo que se destaca acho que devemos aconselhar ;)

 

O fórum é local de partilha e também passa por aí, eu pelo menos agradeço que o façam comigo ;)

 

Boas festas e divirtam-se com moderação!

 

Abraço

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.