Sump com refúgio para camarões e caracois


Recommended Posts

Boas,

 

Após várias pesquisas por toda a Internet, depara-mo que que nós aqui em Portugal não utilizamos este sistema de filtragem, incluindo invertebrados na sump. Lá por fora vê-se bastantes sumps assim, falei com o vendedor local e ele disse que nunca tinha visto, e que achava que era um setup um bocado arriscado para os camarões/caracóis.

 

Alguém que me possa dar sugestões e tirar esta dúvida? Obrigado

 

 

 

 

Editado por Vera Santos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Após várias pesquisas por toda a Internet, depara-mo que que nós aqui em Portugal não utilizamos este sistema de filtragem, incluindo invertebrados na sump. Lá por fora vê-se bastantes sumps assim, falei com o vendedor local e ele disse que nunca tinha visto, e que achava que era um setup um bocado arriscado para os camarões/caracóis.

 

Alguém que me possa dar sugestões e tirar esta dúvida? Obrigado

 

 

 

 

 

Viva,

Se são usados, devem ter utilidade mas de facto não estou a ver qual. Só costumo ver nos refúgios macroalga e rocha viva. Talvez faça sentido caso queiras deep sand bend no refúgio, mas terias de garantir que a corrente traria restos de comida suficientes para eles.

Protegê-los da bomba de retorno é apenas uma questão de ter arte e engenho, mas mesmo que tenhas apenas macroalga, tens de ter cuidado porque podem entupir o retono. Já vi caixas fechadas de acrilico dentro do sump com perfurações para deixar entrar agua e luz (diminui a corrente).

 

Abr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Interessante. Também nunca vi mas estou curioso. Onde viste isso mais concretamente?

 

Bruno Soares

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Vi no Youtube, num web site que já não me recordo o link, mas tinha a ver com aquários agua salgada e ciclidios.

 

De qualquer maneira, visto não ter respostas concretas sobre este assunto, resolvi modificar o projecto, e assim construí Sump com fluid bed, que também se vê muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se ajuda mas eu tenho uma SUMP por cima do aquario que uso para:

1º Criação de camarões (red cherrys)

2º Eliminação de nitratos (por causa dos Discus)

3º Criação de caracois

4º Filtragem com lã de vidro

 

A sump tem 100x10x10 e tem:

- Musgo de Java

- Lemna minor

- Bacopa caroliniana

- Camarões

- Caracois

 

DSC_0271_zpsyh5kumdr.jpg

  • Votar + 2

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu já tinha posto na sump de um amigo meu alguns troncos com musgos e fetos, e um casal de apistos. Com invertebrados é que nunca tinha visto.

Que beneficios ou funções adicionais é que nunca li nem achei que fosse ajudar muito na saude do aquário no geral.

Cyclonix podes por uma ou duas fotos da tua sump, só por curiosidade.

Obrigado.

 

Bruno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na foto acima consegues ter uma perspectiva maior.

 

Aqui mais ao perto:

Posted Image

 

Enviado do meu Aquaris E5 FHD através de Tapatalk

Editado por cyclonix
  • Votar + 1

Miguel

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais