URGENTE - Botia palhaço


Jart

Recommended Posts

Boas, desculpem o urgente mas o meu botia palhaço encontram-se assim a uns dias. Hoje finalmente apanhei-o e coloquei na maternidade. Nao sei o que ele tem será que me podem ajudar? Obrigado. Vou publicar um video

https://vid.me/2a9I

A substancia branca é batata, disseram-me que fazia bem para eles engordarem e visto que ele nao tem comido nada coloquei a ver se ele come. Este guerreiro ja ficou completamente coberto de ictio e sobreviveu, queria ver se não era desta. Obrigado a todos

INF AUX: Ele tanto tinha um comportamento normal, como colocava a cabeça no meio das pedras e ficava assim horas a fio, imovel no mesmo sitio.

INF AUX: Ele tanto tinha um comportamento normal, como colocava a cabeça no meio das pedras e ficava assim horas a fio, imovel no mesmo sitio.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece problema na bexiga nadatoria! Pesquisa sobre isso que eu não sei bem como possas agir eficazmente. Mas acho que devia ir para outro aquário a parte estar aí stressa o bicho e aí não vai resistir de certeza

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pelo video parece a "Clown Loach SKINNY DISEASE"

 

Não conheço ao certo a doença nem forma de tratamento... Segundo li nem será uma doença ao certo, mas um síndrome ou quadro de sintomas que podem ter origem em vários tipo de infecções.

 

Tenta pesquisar pelos termos que indiquei e compara fotos e vídeos.

 

Custa ver o bótia assim, já tive 6 meninos desses e eram lindos, mas cresceram e foram para uma casa maior de 700 litros...

 

Em que condições os mantens? Tamanho do aquário, condições da água, filtragem, manutenções, quantos bótias tens...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho num aquario comunitario bem plantado de 180L. É isso que temo que seja qualidade da água mas outros peixes aguentam-se bem. Tenho CO2 8h por dia juntamente com a luz. Filtro é da fluval 204 se n tou em erro. Faço tpas semanais de 10-20L. Neste momento só tenho 1 botia paquistanes, os companheiros deste morreram quando tive um surto de ictio. Uma questao eu tenho bomba de ar no aquario, será que é desnecessarii visto que o aquario é destapado e está bem plantado? Bem podem apagar o post o botia faleceu esta manhã. Obrigado a quem tentou me ajudar

Editado por Jart
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse peixe não come ha quanto tempo? Que lhe costumas dar para comer?

 

E se for o que penso, não se vai safar nem com tratamentos, ja deve ser tarde demais. ;(

 

Mas, nao custa tentar:

 

DOENÇA - Costia.
CAUSAS E SINTOMAS - Falta de apetite. Manchas esbranquiçadas. Ramificações vermelhas nas nadadeiras.
TRATAMENTO - Aplique um fungicida de largo espectro OU um parasiticida de ação rápida. Trocar 20% da água do aquário.
DOENÇA - Dactylogyrus ou Gyrodactylus.
CAUSAS E SINTOMAS - Falta de apetite. Inflamação e inchação nas brânquias . Turvação dos olhos. Respiração ofegante.
TRATAMENTO - aplicar um parasiticida de ação rápida.
DOENÇA - Tuberculose ou Barriga seca.
CAUSAS E SINTOMAS - O peixe fica magro com o ventre retraído. Pode ser causado por alimentação de má qualidade ou pouco variada.
TRATAMENTO - Aplicar um antibiótico de largo espectro. Trocar 20% da água do aquário.
Se já o compraste muito magro é a ultima doença que referi, caso o tenhas comprado saudavel tenho quase a certeza que será a segunda doença.
Tirei deste site:
Uma dica(s):
Aumenta o nível de oxigénio do aquário.
Faz um teste aos nitritos e aos nitratos.
Faz uma tpa de 20%
Não sei se o azul metileno funciona, mas "sal" nem que te obriguem a colocar no aqua não o faças, esse bicho morre logo, a menos que vá diluído na água e mesmo assim eu não arrisco com as minhas corys.
ps: Eu sei que nao tem nada haver com a doença do peixe em questão, mas esse co2 a 6:00h chega perfeitamente pois ao fim das 6:00H de luz e co2 a(s) planta(s) ja não absorve(m) nada do meio.
Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem podem apagar o post o botia faleceu esta manhã. Obrigado a quem tentou me ajudar

Uau... so vi agora mesmo que o bicho morreu, nao tinha lido antes de ter respondido.

Mas calma! O teu problema pode ser o problema de muitos!

 

Vá, não desanimes e responde à questão pf:

 

Que lhe costumas dar para comer?

Já o compraste o peixe assim magro ou compraste-o saudável?

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Costumo dar a comida normal, os flocos portanto. De vez em quando coloco comprimidos para peixes de fundo e mais esporadicamente batata durante 1 dia. Ja comprei 3 botias palhaço e morreram, dois deles por causa do ictio(ja vinham contaminados da loja) mas tratei do problema e infelizmente so sobreviveu este. Tenho um botia paquistanes que passa o dia todo a comer algas e a nadar, aparenta estar bem de saude sempre animado. Nao sei o que possa ser

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ser sincero, devido ao tamanho dos botias, nunca foram peixes que estivesse com atenção quando dou uma volta nas lojas de animais.

Mas após este tópico involuntariamente quando fui à loja de animais do maiashopping encontrei lá botias palhaço para espanto meu tinham o mesmo aspeto que a tua, magros, sem cor viva, guelras ligeiramente avermelhadas e ictio.

 

O aspeto delas era este:

Untitled_zpsqvafoowp.jpg

 

Fiz uma pequena pesquisa e deveriam ser assim:

1113-8495301839-8a8b3eccf8-z_zpsn6s4exqc

 

 

1º foto: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=205971

  • Votar + 1

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Tive 6 meninos desses e sempre foram roliços como o da segunda foto :)

 

Botia palhaço magro e com o abdómen "recolhido" indica um quadro de "Clown Loach SKINNY DISEASE", como referi não sei sobre o problema ou tratamento, apenas que apresenta esse sintoma.

 

As origens podem ser infecções ou parasitas, pelo que, na falta de melhor opinião, sugiro que o colega pesquise pelos termos que indiquei.

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Tive 6 meninos desses e sempre foram roliços como o da segunda foto :)

 

Botia palhaço magro e com o abdómen "recolhido" indica um quadro de "Clown Loach SKINNY DISEASE", como referi não sei sobre o problema ou tratamento, apenas que apresenta esse sintoma.

 

As origens podem ser infecções ou parasitas, pelo que, na falta de melhor opinião, sugiro que o colega pesquise pelos termos que indiquei.

 

Boas! Tudo bem?

 

No que toca à "Clown Loach SKINNY DISEASE" não será o mesmo que a que referi? :

 

DOENÇA - Tuberculose ou Barriga seca.

CAUSAS E SINTOMAS - O peixe fica magro com o ventre retraído. Pode ser causado por alimentação de má qualidade ou pouco variada.

TRATAMENTO - Aplicar um antibiótico de largo espectro. Trocar 20% da água do aquário.

 

São tantas as doenças que fico confuso :unsure:

  • Votar + 1

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa ;)

 

Tinha saltado esse post sem querer...

 

Ainda foste mais ao pormenor ;)

 

 

Na boa, mas não era a isso que me referia. A doença que disseste é a mesma que eu disse ou será outra? Por exemplo como nós temos, tipo "gripe e pneumonia" entendes?

Podem ser parecidas as doenças mas diferentes no tratamento, etc...

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu acho que é um mal comum dos botias em Portugal. Quando vejo um gordinho pedem 10-15 por ele. Enfim, compra-se peixes e tem que se vender o aquario ehehe.

 

Hehehehehe, alto preço-alta qualidade, mas às vezes nem isso.

Enfim, tens algum tópico com fotos do teu aquário, montagem, etc??

Se tiveres manda link, gostava de ver os teus peixinhos, plantas,... :)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Os bótias palhaço continuam a ser dos peixes mais incompreendidos do hobby. A maioria dos que se vêem nas lojas não têm sequer tamanho para serem vendidos, e os que se vêm no mercado estão muitas vezes doentes. Não são peixes tão frágeis como se pensa, infelizmente são vendidos como "solução milagrosa" para erradicar caracóis, e os fornecedores não têm escrúpulos em reproduzi-los intensivamente com apoio a tratamentos hormonais (actividade bastante comun em muitas das espécies mais vendidas). De modo a fazerem lucro, quanto mais rápido os venderem, melhor, daí se verem tantas lojas com exemplares mínusculos e doentes.

 

Há pouca informação de jeito sobre esta espécie, muitas pessoas vêm-no como uma espécie banal, mas se conseguirmos ver além do preconceito, são talvez dos peixes mais interessantes do hobby.

 

- Não são exterminadores de caracois. Entre um caracol e flocos ou pastilhas, o caracol fica para último.

- São peixes de cardume. Mantidos sozinhos não duram muito tempo. Deixam de aparecer durante o dia quando forem maiores, e eventualmente morrem bem mais cedo do que deviam. 5 é o minimo

- Sabiam que vivem mais de 20 anos? É um investimento a longo prazo, mas aposto que nas lojas nunca referem este pormenor.

- Crescem até aos 30 cm. Crescem muito rapidamente nos primeiros 5 ou 6 anos, até aos 15 cm +/-. Como têm tempo, o crescimento abranda consideravelmente depois disso, mas crescem. São um peixe maciço em adulto e precisam de espaço.

- O ictio é uma das doenças mais fáceis de tratar nesses peixes... Só se percebe que morram disso, se já estiverem muito fragilizados.

 

Adquirir bótias palhaço não deve ser uma decisão a tomar de ânimo leve. É um investimento de muitos anos, e é necessário um aquário bem grande para manter 5 ou 6 peixes desses. Se estivermos empenhados, eles recompensam nos com alguns comportamentos muito giros de observar. Bem mais interessantes dos que grande parte das espécies do hobby.

 

Eu deixei de ler posts onde se fala de bótias, custa muito ler uma e outra vez as mesmas barbaridades. Basta ler um pouco e pesquisar para se saber tudo o que é preciso. Neste tópico abri uma exceção porque me pareceu haver gente genuinamente interessada nos bichos ;)

 

Abraços

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Os bótias palhaço continuam a ser dos peixes mais incompreendidos do hobby. A maioria dos que se vêem nas lojas não têm sequer tamanho para serem vendidos, e os que se vêm no mercado estão muitas vezes doentes. Não são peixes tão frágeis como se pensa, infelizmente são vendidos como "solução milagrosa" para erradicar caracóis, e os fornecedores não têm escrúpulos em reproduzi-los intensivamente com apoio a tratamentos hormonais (actividade bastante comun em muitas das espécies mais vendidas). De modo a fazerem lucro, quanto mais rápido os venderem, melhor, daí se verem tantas lojas com exemplares mínusculos e doentes.

 

Há pouca informação de jeito sobre esta espécie, muitas pessoas vêm-no como uma espécie banal, mas se conseguirmos ver além do preconceito, são talvez dos peixes mais interessantes do hobby.

 

- Não são exterminadores de caracois. Entre um caracol e flocos ou pastilhas, o caracol fica para último.

- São peixes de cardume. Mantidos sozinhos não duram muito tempo. Deixam de aparecer durante o dia quando forem maiores, e eventualmente morrem bem mais cedo do que deviam. 5 é o minimo

- Sabiam que vivem mais de 20 anos? É um investimento a longo prazo, mas aposto que nas lojas nunca referem este pormenor.

- Crescem até aos 30 cm. Crescem muito rapidamente nos primeiros 5 ou 6 anos, até aos 15 cm +/-. Como têm tempo, o crescimento abranda consideravelmente depois disso, mas crescem. São um peixe maciço em adulto e precisam de espaço.

- O ictio é uma das doenças mais fáceis de tratar nesses peixes... Só se percebe que morram disso, se já estiverem muito fragilizados.

 

Adquirir bótias palhaço não deve ser uma decisão a tomar de ânimo leve. É um investimento de muitos anos, e é necessário um aquário bem grande para manter 5 ou 6 peixes desses. Se estivermos empenhados, eles recompensam nos com alguns comportamentos muito giros de observar. Bem mais interessantes dos que grande parte das espécies do hobby.

 

Eu deixei de ler posts onde se fala de bótias, custa muito ler uma e outra vez as mesmas barbaridades. Basta ler um pouco e pesquisar para se saber tudo o que é preciso. Neste tópico abri uma exceção porque me pareceu haver gente genuinamente interessada nos bichos ;)

 

Abraços

Agradeço desde já o grande esclarecimento que deu referente a espécie. Muita da informação que há na internet encontra-se incorreta(esperança de vida 3 anos, etc) quando deveriam referir que podem viver muito mais. Esse ponto que referiu das lojas é uma coisa que ja tinha reparado a uns anos, visto que ja vi filmagens destes seres vivos tanto em aquarios como no seu habitat e não têm uma aparência tão fragil como os que encontramos em lojas.

 

Cumprimentos,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho muito gosto em esclarecer ;)

 

É uma espécie que mantenho há cerca de 6 anos, e acho que dão uma vida fantástica ao aquário. Para já só tenho 5, mas espero um dia ter um cardume de 10 ou 12 peixes. Obviamente num aquário adequado a eles :naughty:

 

Abraço

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais