Mangueiras entupidas com uma espécie de alga!


Limeiras

Recommended Posts

Boa noite e Boas Festas para todos os aquariofilistas.

 

Desde há já algum tempo que venho a culpar o meu filtro externo, CristalProfi e900 da JBL, pelo mau desempenho; constantemente com baixo caudal, mesmo com o filtro limpo e matérias filtrantes novas e/ou lavadas. O desespero era já tanto que só pensava em o substituir por um outro.

 

Hoje descobri o que vinha a reduzir drasticamente o caudal da agua que saía do filtro; as tubagens estavam entupidas de uma espécie de alga gelatinosa rosa/laranja. Já vos aconteceu isto?

 

O mais estranho é que as mangueiras foram limpas há relativamente pouco tempo, logo não me ocorria que poderiam estar entupidas.

 

Como todas as soluções não resultavam, resolvi verificar as tubagens, com a ajuda de uma luz, e qual não o meu espanto que vejo as tubagens completamente entupidas de todo o tipo de porcaria. Limpei-as, com a ajuda de um kit de limpeza para tubagens, próprio para aquariofilia e saí das tubagens quantidades enormes da tal alga, que cresce nas paredes das tubagens e impede que as partículas em suspensão na coluna de agua cheguem ao filtro, o que faz diminuir o caudal da agua que saí do filtro para o aquário e claro a oxigenação!

 

Além da limpeza, mais alguém tem alguma sugestão para este problema?

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

É normal com o tempo as mangueiras ganharem sujidade, e a fazer é mesmo limpar.

 

Desde a ultima vez que as limpaste, quanto tempo passou?

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Hoje, 04-01-2016, precisamente 15 dias depois, voltei a ter necessidade de limpar as tubagens em profundidade. O problema foi exactamente o mesmo; o crescimento de uma alga gelatinosa de cor rosada nas mangueiras do filtro externo, o que faz diminuir. de forma acentuada, o caudal da agua que entra no aquário. O mais estranho é que a mangueira mais entupida é a da saída!

 

Em muitos anos de aquariofilia é a primeira vez que isto me acontece.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na próxima manutenção tira uma fotos ou melhor faz um video mesmo com o telemóvel e aloja no youtube e posta aqui para vermos.

 

Não estou mesmo a ver que vegetação gelatinosa de cor rosada possa ser mas alguém há de saber

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje, 04-01-2016, precisamente 15 dias depois, voltei a ter necessidade de limpar as tubagens em profundidade. O problema foi exactamente o mesmo; o crescimento de uma alga gelatinosa de cor rosada nas mangueiras do filtro externo, o que faz diminuir. de forma acentuada, o caudal da agua que entra no aquário. O mais estranho é que a mangueira mais entupida é a da saída!

 

Em muitos anos de aquariofilia é a primeira vez que isto me acontece.

Boas

Eu também tenho esse problema mas é esverdeada, no meu caso limpei há 2/3 semanas e já está a começar a ficar como estava mas eu tenho quase 100% de certeza que é derivado da luz que incide nas mangueiras já que a parte que está escondida não está tão suja como a parte perto do in e outflow do aqua, esta área está sempre exposta à luz quer do aqua quer da iluminação da sala... Tou a pensar resolver isto de vez protegendo as mangueiras com aquelas esponjas que servem para proteger tubagens, existem em cinza não são muito feias e até evita a descida da temperatura da água.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou curioso, quando possível um vídeos disso ;)

 

Tenho mangueiras transparentes com lily pipes e apanham mais luz que as mangueiras verdes.

 

Vão se sujando é certo, mas leva mais ou menos 2 a 3 meses até pegar naquilo para limpar...

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

oi rapaziada eu tava com o mesmo problema alem de nao ter uv ainda o meu novo aquua de 420l num mes as algas taparam quaise o aqua nao sei se seria do substrato a luz 8h mas bateu me uma ideia minha esposa tem aquela maquina de unhas de gel gggggggg pedi emprestado dado gggg e dei 3 voltas na mangueira do filtro e coloquei dentro ...resultado fantastico 36w resultou do dia pra noite nao tem invençao rapido sem problema de fugas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Sergio Paulo Pinto Alves, não entendi muito bem a sua ideia. Pode ser um pouco mais explicito? De que maquina está a falar realmente? O que realmente fez nas mangueiras? Será que nos pode explicar melhor? Obrigado!

 

Actualizando este "post"

 

Neste momento as mangueiras já se encontram entupidas pela presença da tal alga. Estamos a 23-01-2016 e desde da ultima vez que limpei as mangueiras, passaram exactamente 19 dias.

 

Amanhã (24-01-2014) irei proceder à limpeza das mangueiras, tentarei fazer um video de toda a operação (o que não prometo!).

 

As mangueiras do meu aqua não são atingidas pela luz do mesmo e nem pela luz natural, uma vez que as mesmas sem encontram escondidas na parte de trás do aqua e do respectivo móvel e estando o vidro de trás do aqua tapado com uma película de vinil preto, a luz não incide nas mangueiras, pelo que a razão do aparecimento desta alga não poderá ser da luz, como aqui já foi avançado.

 

A simples lavagem das mangueiras não resolve este problema, pelo menos a longo prazo, uma vez que estas voltam a se desenvolver neste ambiente. A solução poderá passar pela utilização do peróxido de hidrogénio (agua-oxigenada) na desinfecção das mangueiras, após a lavagem. Caso o problema se mantenha, optarei pela troca das mesmas.

 

Brevemente darei mais novidades.

Um abraço,

Limeiras

 

https://www.facebook.com/#!/Limeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, dá-te assim tanto trabalho?

Porque não encaras isso como parte manutenção?

Qualquer aquário plantado suja as mangueiras, já que as plantas (seres vivos) libertam "sujidade."

Eu também costumo limpar a mangueira de sucção do meu filtro todos os meses.

Levo-a para o puliban e injecto água com a bicha do chuveiro.

Depois é só chupar a água do aquário e repor o funcionamento do filtro.

São uns 15 minutos que certamente não fazem diferença.

 

Cumps

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.