Projecto Plantado 50L


Diogo Griff

Recommended Posts

Viva companheiros!

Venho hoje não só apresentar o meu novo projecto mas também pedir a vossa intervenção. É a primeira vez que me aventuro para os lados dos plantados, pelo que muitas dúvidas têm surgido. Vamos ao que interessa:

SETUP:

Data de montagem: 20/11/2015
Medidas= 60x30x30

Substrato= húmus de minhoca + substrato de basalto 5-6mm

Iluminação= calha com lâmpada 15W

Hardscape= Troncos tratados por mim + pedras tratadas por mim

CO2 = DIY 2 bolhas/segundo

 

PARAMETROS:

NO3 = 0

NO2 = >7º

KH = 6º

pH = 6.5 - 7

Cl2 = 0

(aqua quick test)

T=26ºC

FLORA:

Bacopa caroliniana

rotala rotundifólia

sagitaria subulata

echinodorus bleheri

feto de java

hygrophila polysperma

 

FAUNA:

(Aqui surgem algumas questões) de momento tenho:

1 comedor de algas siamês
2 sewellia lineolata

1 ancistrus (8cm)

1 Bunocephalus coracoideus

//

Queria ainda adicionar um casal ramirezi e se necessário uma equipa de caracois + camarões.

 

Não sei em primeiro lugar se o ancistrus deveria passar para outro aquário por já ser adulto e poder interferir na flora (tenho um maior com ciclideos-que também receio devido à agressividade)

e em segundo se colocar os ramirezi, os planorbis e os red cherry vai superlotar ou interferir negativamente.

 

Agradeço a vossa participação, sempre aberto a sugestões!

 

 

PS: Fotos em breve!

Editado por Diogo Griff
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fotos!! :drool3:

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Diogo

 

Em primeiro lugar tenho que concordar com o meu conterrâneo Rui, manda fotos nisso !!!!

 

Um aquário plantado significa sempre passar por algumas dificuldades para manter o equilíbrio mas é muito recompensador.

 

Acho que devias repensar alguns aspectos da montagem que estás a fazer:

-Iluminação- 15w é manifestamente pouco mesmo que não optes por plantas muito exigentes...

-co2- Já utilizei co2 de botija mas também já utilizei co2 diy. Co2 de botija é incomparavelmente melhor mas o diy é uma experiência muito interessante e é uma forma de testares o mundo dos plantados sem gastar muito em co2. Vais ver que um conta bolhas é muito importante pois no co2 caseiro tens sempre um começo forte demais e um final muito fraco e sem conta bolhas não consegues dominar a mistura.

-Harscape- provavelmente não te vou dar novidade nenhuma mas certifica-te de que as pedras

Não têm origem calcária para não alterarem o ph, a dureza e consequentemente a absorção de co2.

-Plantas- Esse aquário não é muito grande portanto para a maioria dos estilos não é recomendável que uses plantas de folha muito grande. Se quiseres colação fotos de aquarios que gostes e o pessoal certamente poderá sugerir-te as plantas menos exigentes para mais facilmente atingires os teus objectivos.

-Peixes- Os Ramirezi são peixes muito bonitos mas que até se ambientarem são muito sensíveis, não será recomendável colocar Ramirezi nesse aquario nos próximos meses. Os Ramirezi tal como a maioria dos cíclicos vão comer qualquer camarão que lhes caiba na boca.

Voltando ao equilíbrio... Enquanto não melhorares a Luz esquece o co2 por a única coisa que vais conseguir é alimentar algas.

 

Nisto dos plantados é preciso ir com calma, planear bem e não dar um passo maior do que as pernas.

 

Força no teu projecto

 

Ps: não sei se alguém já te disse mas posta fotos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Suponho que tenhas trocado os resultados do NO2 com o NO3.

Ramirezis só daqui a uns 5 ou 6 meses, é o meu conselho.

O NO3 pode andar nas 20ppm.

Fosfatas nas 2 ppm.

 

Vimos

 

José

Ah! Dependendo do q queres fazer, essa luz pode não ser suficiente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.