Ajuda na Montagem de um Aquario de 60L


pedro_jocade

Recommended Posts

Bom dia a toda a comunidade sou novo nesta área e por isso vinha solicitar a vossa ajuda para tornar um Aquário de 60L um espaço para alojar novos inquilinos, não possuo equipamentos de filtragem de agua simplesmente tenho o termómetro de aquecimento de agua

 

 

aquario_zpsc9aegisz.jpg

com votos de um santo Natal
Pedro Silva
Editado por pedro_jocade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Como tens termoestato vou assumir que queres peixes tropicais...

 

Tens orçamento?

Queres plantas naturais? De alta ou baixa manutenção?

 

Devido ao design do aquário aconcelho a colocares um filtro externo. Filtro tens que colocar sempre.

Tens que comprar os condicionadores de agua e os testes.

 

Tens que saber bem o queres e ler algumas coisas.

Começa por aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380

 

Isto será o mínimo...

 

Relativamente ao que está dentro do aquário, se fosse eu, mantinha o substrato (cascalho) e tirava tudo o resto. Em seguida fazia-me à estrada e arranjava umas rochas bacanas (hardscape).

O xisto e o basalto arranjas bem. Mas tens que as lavar adequadamente. Ou então compras...

 

Mais uma vez lê. Tens tudo disponível na net.

 

Especifica o que queres e o pessoal aqui ajuda-te.

 

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal

-gostava de por peixes de agua quente

-plantas naturais, quais aconselham??

que tipo de filtro recomendam???

os peixes de que forma tem que ser escolhidos?

Editado por pedro_jocade
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Filtro- filtro externo (Sera, JBL...tens muitos, vê nas lojas)

 

Plantas de facil manutenção - cabomba, anubia, musgos. Tens dezenas - pesquisa

Plantas mais exigentes - vais precisar de bomba de CO2

 

Peixes - A quantidade recomendada é calculada segundo o ratio de 1cm de peixe adulto por cada litro de água. Exemplo: um Neon cresce até 2,5cm por isso precisas de 2,5l de água para esse peixe. Com 24 Neons ocupas os 60l

- Os mais comuns normalmente dão-se bem uns com os outros: platys, guppies, neons, corydoras, mollys, rasboras...

- Tenta ocupar o aquario de forma equilibrada, pois há peixes de fundo (corydoras), de meia água (rasboras) e de superficie (guppies)

 

Lê aquele post que referi na integra. Vê também o link do post. Tens lá tudo.

Depois aconcelho-te vivamente a ver outros aquários já feitos. Vê as galerias aqui do forum.

Escolhe um que gostes e o pessoal diz-te logo exactamente aquilo que precisas.

 

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Só um pequeno reparo, parece-me que a estante onde tens o aquário é um pouco frágil, verifica se ela tem capacidade para aguentar o peso do aquário quando este estiver completo. Não sei precisar o peso, mas imagina os 60L mais alguma decoração...

Boa sorte com o teu projecto e bem-vindo a este maravilhoso mundo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação às plantas que aqui mencionaram, estou de acordo, crescem bem e não são exigentes no que toca a iluminação e manutenção.

 

Quero apenas corrigir uma pequena informação:

 

......

Plantas de facil manutenção - cabomba, anubia, musgos. Tens dezenas - pesquisa

Plantas mais exigentes - vais precisar de bomba de CO2

.......

 

As bombas de ar não produzem Co2 mas sim O2:

 

Co2 = Dióxido de Carbono

O2 = Oxigénio

 

Ainda assim, não aconselho essas bombas visto ser mais um aparelho ligado à electricidade, basta teres agitação na superficie da água para haver dissolução de oxigénio na coluna de água.

 

Para plantas mais exigentes, terias de optar por um sistema de CO2, luz e uma fertilização adequada para a espécies e quantidades de plantas adquiridas, agora se não pretenderes plantados, uma lâmpada de +/- 20w + termostato 75w + e um filtro que tenha um caudal de 450l/h no mínimo já te safas.

 

Em relação à fauna, antes de adquirir aconselho-te verificares primeiro o pH da água da tua torneira e só depois seleccionar espécies que se enquadrem nesses parâmetros para não teres problemas com o subir e descer o pH.

 

Concordo com o que o João Ramalhete disse, eu também retirava tudo o que fosse artificial e colocaria tudo o que fosse natural, como pedras e troncos.

Retirava também esse fundo e colocava um fundo todo preto, mas gostos são gostos e o teu aquário deve estar conforme o teu gosto ;)

 

Pensa nisso, faz o teste ao pH da tua água e depois vê que espécies podes adquirir, entretanto já podes deixar a água a ciclar e lembra-te....não coloques peixes antes do ciclo estar completo, podes desiludir-te com as baixas dos teus peixes.

 

Boa aquariofilia! ;)

 

Cumps,

Editado por Lusky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia pessoal em relação ao fundo neste momento não vou alterar quem sabe se lhe apanho o gosto e mais tarde substituo o aquario por um maior. :) queria ajuda numa questão

as pedras/troncos que se compram em loja como se limpam antes de introduzir o aquário?

o termostato um de 75w é suficiente ou 100w é melhor? marca faz diferença?

depois de introduzidas as plantas, tronco, pedras quanto tempo tenho que deixar o aquario sozinho sem ter peixes?

 

votos de um santo Natal

Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola pessoal mais uma vez deixo aqui uma foto actualizada do aquário neste momento devido a questões de orçamento disponível para este protejo e como tb estamos em época Natalícia optei por um filtro interior da Sera fotografia_zpsaqm3owfg.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse aquário está muito mal posicionado. Na zona onde se encontra, pelo que me parece, junto a uma janela, é para ter problemas de algas, limpar os vidros diariamente, desistir do hobbie, por isso, aviso desde já para evitar estes erros, colocar o aquário numa zona do compartimento em que não tenha contacto com luz direta do Sol

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ja colocas-te os condicionadores na água? Quais os parametros da água? fizeste testes? (ph, dureza, nitritos, nitratos)

 

O tempo que deixas o aquário tem a ver com o ciclo de azoto. E falta aí um peixinho resistente para poderes fazer isso.

Normalmente demora cerca de um mês. Mas depende dos testes.

Pesquisa no link que te referi, esta lá tudo explicado.

 

Fica bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boa tarde a todos tinha o aquário ao lado de uma janela onde lhe dava a claridade em alguma partes do dia esse erro ja foi corrigido.

neste momento já foi colocado no aquário:

-substrato

-tronco

-2 pedras

-plantas

-um filtro interior

-termostato

-termómetro interior

e esta com agua a fazer o ciclo

 

quanto tempo tenho que deixar o aquário vazio sem peixes a fazer ciclo???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas Pedro,

 

Reparei que ainda ninguém te respondeu à tua última questão, o ciclo demora +/- 30 dias no mínimo, entre a 3ª e a 4ª semana podes colocar 1 ou 2 peixes que sejam resistentes (ex.: corydora) para concluírem o ciclo e avançar com a reprodução das bactérias.

 

Como está o teu aquário?

 

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.