Calha Led DIY


Filipe Sampaio

Recommended Posts

Boas pessoal.

 

Como já tinha dito em outros tópicos estou a construir uma calha led para um novo projecto que vou iniciar em breve ( espero ).

Apesar de ainda não estar 100% concluída achei que já tinha material suficiente para abrir o topico.

 

Para este projecto vou utilizar:

- Armadura para lampada t5

- Power leds 3w :

-Brancos 6500k

-Vermelhos

-Azuis

-Massa termica

-Cola Epoxi

 

Para começar as fotos do material:

 

A calha:

 

armadura-fluorescente_zpsezenpv5e.jpg

 

Os Leds:

 

POWER%20LED%203W_zpsm36hyz3k.jpg

 

A cola e a pasta Termica:

 

IMG_20151206_194158_zpstsvbaiyx.jpg

 

 

Primeiro comecei por desmontar a calha ficando so com a armadura e o refletor:

 

IMG_20151130_155954_zpsjpresdcb.jpg

 

Depois é hora de medir e cortar:

 

IMG_20151130_151500_zpsnrcet9il.jpg

 

IMG_20151130_151450_zpseigwoqjg.jpg

 

Depois de cortada a estrutura, os topos e o refletor comecei a fazer as marcações no refletor para os leds:

Foto com a experiencia da broca e para ver como ficava no final:

 

IMG_20151130_161652_zpsxc5osukq.jpg

IMG_20151130_161559_zps2lfb0w0q.jpg

IMG_20151130_161538_zpser7baxoq.jpg

 

Depois de satisfeito com as medidas e com o resultado furei o reflector com o padrão que já tinha definido anteriormente:

 

IMG_20151202_163339_zpspb1ko4k1.jpg

 

Feitos os furos coloquei os leds na parte de trás do refletor com a parte do dissipador para cima, já com massa termica, e coloquei a barra de aluminio por cima dos leds. Como as leds ficam cerca de 0.5cm de fora da barra coloquei a cola epoxi nessa zona para colar os leds na barra.

Passados 10 minutos virei a barra tirei o refletor e este foi o resultado:

 

IMG_20151206_194303_zpsqkye5gbs.jpg

IMG_20151206_194313_zpsobgehgst.jpg

 

Feito isto e depois dos azuis colados e reforçar alguns que não ficaram muito bem colados hora da solda.

Primeiro teste:

 

IMG_20151207_162426_zpscu5irmpp.jpg

 

Depois se algumas horas, um dedo queimado e alguns metros de fio o resultado:

 

IMG_20151209_153331_zpseoggxohn.jpg

IMG_20151209_153342_zpsfpokrezr.jpg

 

Com o refletor:

 

IMG_20151209_153812_zps6rimcg9g.jpg

 

O resultado (quase) final:

 

IMG_20151209_175304_zpsntnyf2ld.jpg

 

Agora falta fixar o refletor ao aluminio,amanhã ja compro os parafusos e falta lixar tudo e pintar de preto.

 

Eu sei que faltam algumas fotos mais detalhadas de alguns passos mas como eu vou fazer outra igual depois tiro mais fotos

 

Espero que gostem, e como sempre alguma sugestão ou duvida estejam à vontade de comentar.

 

E falta só dizer que a calha vai ficar ligada a um controlador que por acaso já está em discussão aqui:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=246927#entry1363050

 

Cumps

 

 

  • Votar + 3

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia, epa gostei bastante da ideia e está bastante simples !! Quase que me atrevo a dizer que irei também experimentar fazer uma , se não for abuso, quanto gastaste? Esses leds eu vi no ebay. Mandaste vir de lá pela China?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Amarelinho92

Obrigado pelo comentario.

Sim é bastante simples em relação aos gastos foi mais ou menos isto:

-Leds 10€

-Callha 15€

-Fonte 10€

-Aluninio 9€

-Varios 5€

 

Ou seja gastei cerca de 50€ numa calha com um metro e com 3600 lumens fora os vemelhos e os azuis.

No total, como vou fazer duas, contando com o controlador vou gastar entre 100 e 120 euros.

 

Cumps

 

Ps: sim foi tudo comprado no ebay menos a armação e a barra de aluminio que são de Lerroy

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Top tou a curtir do material! Nada disso ficou retido em alfândega ?

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Tenho comprado muita coisa no ebay e até hoje não tive problemas

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho comprado muita coisa no ebay e até hoje não tive problemas

Acho que vou me meter numa cena como a tua, não sou gênio nenhum em electrónica mas dá para perceber mais ou menos o pouco que vi do teu projecto e o meu da lhe bem a electricidade é capaz de me ajudar bem

 

 

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Projecto muito fixe vou acompanhar ;)
Quero ver é isso a bombar com o controlador :naughty:

Depois se poderes mete ai o esquema das ligações ao controlador hehehehehehe

 

Cumprimentos

Cumprimentos

 

Freixo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Alcaide

Obrigado

Sim para ter luz constante basta ter a fonte de alimentação.

O controlador vou usar para regular a intensidade e simular o nascer e o pôr do sol.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que se deve referir á calha, acho que metia ai umas ventoinhas , pois os leds aquecem para caraças!!!!

o alumínio usado como dissipador devia ter alhetas para dissipar melhor o calor.

não testou isso com lentes?

pode meter uma foto com a calha em cima do aquário?

com quantos w ficou?

 

parabéns tá com bom aspeto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que se deve referir á calha, acho que metia ai umas ventoinhas , pois os leds aquecem para caraças!!!!

o alumínio usado como dissipador devia ter alhetas para dissipar melhor o calor.

não testou isso com lentes?

pode meter uma foto com a calha em cima do aquário?

com quantos w ficou?

 

parabéns tá com bom aspeto.

Boas Ki_Ko

Antes de mais obrigado... :smile2:

Em relação ás lentes os leds já têm incluídas lentes de 120 graus por isso acho que não precisa de mais.

 

Em relação ao aquecimento os leds já têm dissipadores ( aquelas estrelas pretas ) por isso o alumínio usado já funciona como segundo dissipador mas de qualquer forma também já tinha pensado nisso e embora durante os testes não tenha notado muito aquecimento já cá tenho umas ventoinhas que vou montar por precaução ligadas a um regulador.

Os watts tenho:

54W nos brancos

24W nos vermelhos

12W nos Azuis

mas no final ficou com 3600 lumens.... :smile2:

Quanto ao colocar em cima do aquário ainda vamos ter de esperar mais algum tempo :confused4: pois só lá para o final de Janeiro é que ele vem cá para casa.

Agora vou ver se passo à fase da construção do móvel.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Com 90 watts e com eese "dissipador" diria que sem arrefecimento ,esses leds vão queimar num ápice ... essas estrelas dão realmente dissipadores mas não chegam para arrefecer isso...

Eu numa calha de 55 leds de 3 w puxados a 2 watts tenho 3 ventoinhas e aquilo aquece como o caneco ...

Mas arrefece tb...

Pense nisso

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nelsom

Eu nos testes que fiz não notei muito aqucimento mas de qualquer das formas vou colocar ventoinhas dentro da calha ligadas com controladores de velocidade depois ajusto a velocidade com a temperatura.

 

Obrigado pela dica.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

está-se aqui a formar um bom diy. sim as estrelas não servem de muito a superfície é mínima. 90w em led é muita coisa...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boa tarde.

 

Desde já esta aqui um excelente tópico, que já ajudou-me a mim e com a certeza de mais pessoas também.

 

Estou também a planear como fazer uma calha de led's para mim (quase uma replica da tua), a minha é para um aquário de 100cm por 60cm e estou a planear usar:

 

15 leds brancos

4 leds azuis

4 leds vermelhos

 

Por isso gostava de fazer-te uma pergunta, que é a potencia da fonte de alimentação que usas-te, tive a ver o link que colocas-te aqui mas aparece la umas quantas fontes e gostava de saber era os volts e os amperes?

 

 

Fico a aguardar uma resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Desde já esta aqui um excelente tópico, que já ajudou-me a mim e com a certeza de mais pessoas também.

 

Estou também a planear como fazer uma calha de led's para mim (quase uma replica da tua), a minha é para um aquário de 100cm por 60cm e estou a planear usar:

 

15 leds brancos

4 leds azuis

4 leds vermelhos

 

Por isso gostava de fazer-te uma pergunta, que é a potencia da fonte de alimentação que usas-te, tive a ver o link que colocas-te aqui mas aparece la umas quantas fontes e gostava de saber era os volts e os amperes?

 

 

Fico a aguardar uma resposta.

Boas amigo

Desde já obrigado pelos comentários e fico feliz em ver que este tópico ajudou alguém...afinal é esse o objectivo... :smile2::smile2:

A fonte eu usei de 24v e 3A, mas depende sempre da forma como ligas os leds.

Se precisares de ajuda dispõe.

 

Cumps

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais