Iluminação em fita de LED


Recommended Posts

Boas

 

 

Vou optar por fazer eu próprio a iluminação do meu aquário no sentido de obter uma solução mais barata mas mais eficiente.

No entanto, estou com algumas duvidas relativamente à potência que preciso numa solução em LED.

 

O aquario tem 64 litros e as medidas são 60x30x36cm. A iluminação vai ficar a 10cm do topo do aquario. A cerca de 40cm do substrato.

A côr da luz é de 6500k e pretendo ter um aquario muito plantado que permita receber mesmo as plantas mais exigentes.

Não vou meter bomba de CO2.

 

A minha ideia é colocar duas tiras de meio metro de LED de 24W/m de potência (24W no total).

Acham esta potência é adequada para o que pretendo? Ou devo aumentar?

 

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde João,

 

Não sou expert em Led, nem eletricidade, nem iluminação....

 

No entanto uma coisa posso informar:

 

"A côr da luz é de 6500k e pretendo ter um aquario muito plantado que permita receber mesmo as plantas mais exigentes.

Não vou meter bomba de CO2."

De plantas já percebo um bocadinho, mesmo por experiência própria...se tiver dúvidas consulte o meu tópico.

O que está a negrito e sublinhado, não é viável! De maneira alguma conseguirá ter as plantas mais exigentes sem injecção de CO2!

Se quiser estragar dinheiro e ter plantas sem cor e a apodrecer, força, mas o conselho está dado...

Cumptos

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde João,

 

Não sou expert em Led, nem eletricidade, nem iluminação....

 

No entanto uma coisa posso informar:

 

"A côr da luz é de 6500k e pretendo ter um aquario muito plantado que permita receber mesmo as plantas mais exigentes.

Não vou meter bomba de CO2."

De plantas já percebo um bocadinho, mesmo por experiência própria...se tiver dúvidas consulte o meu tópico.

O que está a negrito e sublinhado, não é viável! De maneira alguma conseguirá ter as plantas mais exigentes sem injecção de CO2!

Se quiser estragar dinheiro e ter plantas sem cor e a apodrecer, força, mas o conselho está dado...

Cumptos

venho só apoiar o que foi dito,mesmo que ponha substrato mesmo algumas de fácil manutenção não vingam,é melhor repensar o projecto.
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas.

 

Desculpem, mas exprimi-me mal. Queria dizer plantas exigentes em termos de luz.

Não vou colocar plantas que necessitam obrigatóriamente de CO2.

 

Quanto à quantidade de plantas também tenho que verificar o que será viável...

 

Relativamente à potência, segundo alguns manuais basicos, 1W por litro é o ideal. Mas tenho encontrado alguma informação um pouco diferente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Encontrei um kit de fitas LED para aquarios (MASWAS) que me vai ficar em conta. O kit tem duas fitas LED, uma de cor branca e outra com cores que ajuda na fotossintese.

 

No entanto, este kit tem duas opções de espectro luminoso, um com 6000K e outro com 8000K.

Qual o mais indicado para um aquário de água quente doce (peixes tropicais)?

 

Já li que o ideal são 6500K, mas a marca aconcelha os 8000K para o que pretendo.

 

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se leste com atenção, verificaste que uma das tiras promove melhor a forossíntese.

Os 8000K permitem uma maior profundidade da luz (bom para quem tem plantas de tapete e colunas de água com por exemplo 40cm).

Daí os 6000K estarem indicados para terrários, embora como se sabe a luz para um terrário também está relacionada com os animais que o habitam.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pelas respostas.

 

Desculpem, mas exprimi-me mal. Queria dizer plantas exigentes em termos de luz.

Não vou colocar plantas que necessitam obrigatóriamente de CO2.

 

Quanto à quantidade de plantas também tenho que verificar o que será viável...

 

Relativamente à potência, segundo alguns manuais basicos, 1W por litro é o ideal. Mas tenho encontrado alguma informação um pouco diferente.

Se a planta for exigente em termos de luz também o há-de ser em co2. Para plantas fáceis essas fitas devem chegar.

 

A regra de 1w/l não se aplica aos leds, aliás acho que já não se aplica mesmo.

Sabes os lumen dessa fita?

Editado por ignace
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aquário tenho uma fita leds de 80cm modelo 5630 de 6400k. Chega perfeitamente e se não chegasse ainda tinha mais 4m de rolo... Tudo por 5€.

O sistema que uso esta ligado a um arduino que simula o nascer e o por do sol. Brevemente vou acrescentar uma fita rgb, já a tenho, que vai fazer esta simulação do nascer e por do sol com os tons laranja e avermelhados. 4h a subir, desliga e fica a fita branca, depois de volta a descer com a fita rgb.

Abraço

 

Enviado do meu LG-H420 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas João

Para aquilo que pretendes tens de ter pelo menos 50 lumens por litro.

 

Cumps

 

Enviado do meu V3 através de Tapatalk

 

Boas,

 

Filipe, é verdade, seguindo as guide lines, mas na minha opinião não é algo tão linear...

 

É que existem outros factores, e os lumens não é como um medicamento que se dissolve por litro... A altura a que a luz está também importa, e a mesma luz numa aquário com 40cm de altura será diferente de um com 60cm de altura apesar de puderem ter a mesma litragem.

 

Dou o meu exemplo tenho duas calhas de 3500 (total 7000) LM, para +/- 260 litros úteis, o que dá mais ao menos 26 LM por litro e não tenho qualquer falta de luz, alias já tive a 100% de intensidade e agora está novamente a 85% e com CO2 na ordem dos 25ppm tenho equilíbrio e saúde nas plantas ;)

 

Temos aqui presentes mais dois exemplos, o Bringer em 80 litros tem 2700 LM e tem um matagal muito bom, o Ignace para +/- 120 litros tem um calha igual as minhas na medida de 80cm com 2300 LM e nem a usa a 100% e os resultados falam por si ;)

 

O João refere que não vai usar CO2, por isso muita luz sem CO2? Não faz falta ;)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de alguma pesquisa, e graças a vocês, chego a conclusão que tenho que ir testando, mas nao ando longe. Como a luz é FVM tenho essa possibilidade.

A dica dos lumens foi optima porque assim falamos todos a mesma lingua, seja em LED ou lampadas tradicionais.

 

Gracias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, só queria acrescentar uma coisa ao que disse antes,

Muita luz sem CO2 não faz falta, mas as plantas terão de ser adequadas...

Eventualmente da para ter um aquario com muitos fetos, musgos anubias e uma outra planta...

Mas referiste:

(...)pretendo ter um aquario muito plantado que permita receber mesmo as plantas mais exigentes.
(...)


Para isso terás mesmo de estudar a tríade Luz+CO2+Fertilização.

Não te demovo do projecto DIY, pelo contrário, mas considera o resto e não ponhas de parte o CO2 por parecer um bicho papão,tens kits económicos, ou redutores usados em conta e compras um extintor. Fertilização também a consegues barata.

Abraço e da um olhinho pelo fórum e pesquisa. O melhor estudo de um projecto leva a uma maior economia pois fazem -se menos asneiras e não se deita dinheiro fora, e é nisso que sou mestre, pois já deitei muito :rolleyes:

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.