Natureza


h2k

Recommended Posts

Boas pessoal, bem venho apresentar o meu 1º aquário plantado... Comecei neste mundo no ano passado quanto comprei o meu 1º aquário e o montei, basicamente só depois de entrar no fórum é que aprendi todos os erros que tinha feito... Bem resumindo foram erros atrás de erros, desde colocar plantas sem Co2, substrato, luz suficiente, pragas de algas, caracóis, kit de aquário etc....

 

Desde que entrei no fórum tenho aprendido muito e fiquei com o bixinho da aquariofilia, então decide investir e avancei tentado assim por em prática o que tenho lido e aprendido por aqui... Aqui fica o meu Setup:

 

Data de Montagem: 28-11-15 (sendo que usei toda a água do aquário que já estava montado à 1 ano, aproveitando assim todas as bactérias)
Aquário: Aqualed 60x30x30 64L
Iluminação: 2 calhas de Led DIY (Estou à espera de mais Leds, irá ficar com 4)
Filtragem: Eheim eco pro 130
Hardscape: Pedra (não sei qual o tipo) e tronco de videira
Substrato: Sistema completo Plant groth e aquasoil da Tropica
Fertilização: EI + Seachem excell + Tropica specialized + Co2 pressurizado Tropica plant groth nano (Irá passar para extintor em breve)
Fauna: 5 neos + 5 harlequins + 2 corys + 1 otocinclus + 5 caradinas japonicas + 1 platty (ideias da maria será para sair eheh) + 1 guppy (será para sair também)
Testes: NO2 - 0, NO3 - 20, GH - 10, kh - 7, pH - 6,5 (tiras)
Flora:
- MYRIOPHYLLUM MATOGROSSENSE
- TAXIMPHYLLUM BARBIERI
- ALTERNANTHERA REINECKII
- ALTERNANTHERA REINECKII MINI
- ROTALA BONSAI
- MYRIOPHYLLUM SP. RED
Fotos:
IMG_3649.jpg
IMG_3651.jpg
IMG_3652.jpg
IMG_3653.jpg
Vista de cima:
IMG_3655.jpg
De longe:
IMG_3661.jpg
Editado por h2k
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O layout irá mudar um pouco mas será basicamente o que la está...

 

Uso o tropica porque comprei antes da fertilização EI e estou com medo que seja pouca, tenho dado o tropica 2 bombadas por semana...

 

Mas será para parar sim, só mais agora numa fase inicial como ainda tenho pouca luz

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou deixar a minha opinião, e é só isso mesmo a minha opinião, pois o aquário tem de agradar é ao dono! :)

As pedras até gosto da composição. O tronco só experimentando outras posições, não que esteja mal, mas acho piada a ramificação que sobe e acho que ficava melhor se rodasses de forma a ficar mas descentrado para a direita... Essa parte de cima, quando o musgo propagar irá parecer uma árvore. Mas lá está, é difícil em duas dimensões pela imagem perceber as possibilidades.

Digo para deslocares para a direita com a ideia de como foco central e visual trabalhares algumas plantas e o contraste entre elas.

Sobre as plantas que tens a Alternanthera reineckii acho que não fica bem atrás das pedras, ficaria melhor à direita atrás do tronco, mas essa planta nem seria uma primeira opção, pois tem folhas grandes e o aquário é "pequeno".

Atrás das pedras, e de encontro ao que disse antes, uma planta mais fina e com mais detalhe davam outra dimensão a essa zona... Tipo árvores em montanhas... por exemplo a Myriophyllum mattogrossense que tens.

A Alternanthera reineckii mini fica melhor agrupada e assim fará um moita, por exemplo na base da zona central por cima a seguir a esta uma mais alta verde como a Hemianthus micranthemoides e a seguir uma ludwigia palustris ficava lindo... ou em vez da palustris a Myriophyllum sp. red que tens.

A bonsai agrupada á direita e depois com podas davas um declive mais alto junto ao vidro a descer até ao solo...

Mas como te disse, o aquário é para te agradar e todos temos gostos diferentes, mas são ideias para pensares ;)

Mas como já falamos por MP, deixa isso crescer agora, para as plantas não se ressentirem e terás tempo para as perceber melhor, dimensões, cores e possíveis composições.

Abraço, tópico a seguir ;)

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois a Alternanthera reineckii não foi ideia minha, foi mais ideia da patroa :/

 

Vamos la ver o que consigo fazer com ela, mas lá está com as folhas grandes que ela tem condiciona-me um bocado, porque quando começar a crescer ir-me tapar as outras dai a ter encostado mais ao canto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

O que disse antes foram opiniões de cenários para considerares, atenção que não estou a dizer que o que tens, está mal ;)

 

Mas tenho uma dica que devias seguir... :rolleyes: Esse fundo azul, não fica ai bem! Um fundo preto dá outra dimensão e destaque as plantas, nem seria necessário colar vinil, basta uma placa de PVC preta ou mesmo uma cartolina faz o efeito.

 

Como disse gosto e acho que tem potencial e continua o bom trabalho

Editado por Pedro Bernardo

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

.........

 

Testes: NO2 - 20, NO3 - 0, GH - 10, kh - 7, pH - 6,5 (tiras)
.......

 

Olá h2k,

 

Muito bom, como diz o Pedro Bernardo "começaste com o pé direito!" e com o tempo vais aperfeiçoando ;)

 

Só tenho uma questão, não te terás enganado ao escrever os valores e trocado o NO2 pelo NO3?

 

É só uma questão mesmo, porque se for verdade para estares com bons parâmetros deveria estar ao contrário ;)

 

Parabéns pela montagem! :)

 

Cumps,

Editado por Lusky
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É capaz porque os testes que tenho são de tiras, e na altura apontei os valores num papel e deitei a tira fora... Tenho de confirmar quando chegar a casa ;) mas provavelmente enganei-me pq eles estão um ao pé do outro...

 

A fertilização por enquanto estou assim deixa la ver se entretanto notar alguma diferença nas plantas (algas etc...) muda-se... Por enquanto nestes 1º dias parece estarem-se a desenvolver bem...

 

Pessoal só uma questão quando vão de fim de semana para fora ou férias (no meu caso irei de fim de semana prolongado), como fazem com a fertilização? Aumentam a dose na sexta?? ou continuam normalmente sendo que de sábado a segunda n irei conseguir dar nada

Editado por h2k
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correcto tou alternando, fiz ontem uma TPA cerca de 50%...

 

Hoje ainda consigo dar amanha até segunda é que já não

Editado por h2k
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Eu costumo fertelizar de manhã ainda com a luz desligada...

 

Quando me ausento, se for no inicio o ciclo, logo a seguir a TPA dou uma dose reforçada. Se for quase próximo da TPA nem me preocupo com isso...

 

Mas isso para dois ou três dias. Para o uma semana completa deixo as doses de comida e fertelizante preparadas e tenho quem venha dar.

 

Mas deixa ver mais opiniões

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com o tropica acho que podes dar a dose semanal de uma só vez a seguir a TPA sem problemas...

 

Pois sou capaz de dar hoje umas 2 ou 3 bombadas para aguentar estes 3 dias sem EI

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva h2k,

Parabéns pela montagem.... apenas ia no mesmo sentido do que já foi dito aqui, penso que esse tronco tem de ser fundido com as rochas. As rochas tem uma disposição engraçada mas o tronco como está fica desgarrado. Tenta conjuga-lo com as rochas.

 

Fora isso continua e vai dando novidades.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado ;) o tronco vou ver se o consigo por de outra forma...

 

Mas bem neste fim de semana que estive fora pelos vistos a garrafinha do meu co2 de 95gr foi-se... Realmente bem que dizem que não vale a pena apostar nestas garrafas que n duram nada...

 

Concluindo eu já comprei um extintor, válvula selenoide, válvula ajuste fino etc.... Mas agora surgiu-me uma duvida, quando comprei a válvula selenoide vinha com ela um regulador/redutor para extintor, mas é só de um manómetro... Alguém me consegue dizer que cumpre a sua função temporariamente até eu arranjar um novo manómetro??

 

Segue as fotos do mesmo:

 

IMG_5934.jpg

 

IMG_5935.jpg

 

IMG_5936.jpg

 

IMG_5939.jpg

 

É que só me vai ser possível comprar um novo redutor no final do mês e se este aguentasse com a pressão do extintor punha este a funcionar até la, porque senão as plantas vão-se ressentir :/

 

Se alguém me conseguir ajudar agradeço pessoal ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem aqui ficam as novidades, apesar de ter tido um problema com o co2, estando atualmente sem ele, também tive que retirar a parreira, já algum tempo que notava a água com um cheiro a mofo e o pior veio ao de cima quando vou ver os tubos do filtro estavam completamente castanhos, tive de retirar lavar tudo... A parreira ainda estava a largar lixo, e devia estar a apodrecer pois levou tratamento de água a ferver e ficou de molho em sal cerca de 2 meses, enfim saltou fora também não gostava muito de a ver...

 

Irá sofrer uma alterações no layout e vou acrescentar umas pedras do lado direito (ainda estou a escolher quais irão ser), neste momento tenho uma pipa que tinha no outro aquário só para não ficar muito vazio aquele lado, mas será para sair em principio para a semana...

 

Também foi acrescentado mais 2 calhas de led, estando atualmente com 4.

 

Também para a semana conto de já ter o co2 a bombar de novo... Apesar disto tudo as plantas parecem estar a crescer normalmente...

 

Ficam algumas fotos.

 

IMG_5940.jpg

 

IMG_5942.jpg

 

IMG_5944.jpg

 

IMG_5946.jpg

 

IMG_5947.jpg

 

Agora ideias para pedras? Tinha pensado numas pequenas a fazer contras-te com o conjunto grande que tenho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para as pedras compra da mesma qualidade....

O teu lado esquerdo já está muito bom, agora do lado direito podes continuar com o mesmo tipo de pedras, mas cada vez com menor dimensão e com algumas deitadas..assim dá a sensação de uma paisagem rochosa natural.

Ficas com um layout triangular muito bem conseguido.

Com as plantas vais gradualmente fechandos os espaços sempre com a noção que ao pé de rochas maiores podem ficar plantas maiores e ao pé de rochas pequenas plantes pequenas

 

Vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

DÀs um pouco mais de diagonal a essas pedras, e pões várias caídas iguais a essas por aí, mais pequenas como para ficar mais em harmonia as pedras diminuindo de tamanho até ficarem bem pequenas e vão acabado engolidas pelas plantas... Experimenta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.