Muitas dúvidas na iniciação à aquariofilia!!!! Help!


Urd7777

Recommended Posts

Olá olá.

 

Finalmente acabei o meu móvel do aquário (podem ver o projeto na secção de DIY's aqui do fórum) portanto acho que posso começar a concentrar-me no aquário propriamente dito.

 

Ora bem, antes de mais, um pouco de contextualização.

 

Comprei casa recentemente e quando me mudei, descobri que os antigos moradores tinham deixado um aquário abandonado na garagem. Após uma breve inspecção, descobri que o mesmo tinha o vidro do fundo partido. Descolei os vidros todos, mandei cortar um vidro novo e colar tudo outra vez. O aquário tem alguns troncos e areia que foram deixados lá. De resto, só tenho areia que fui apanhar ao rio, uns troncozitos, os plásticos para o filtro do fundo e lâmpada, se não estou em erro, fluorescente de 40watts.

 

O meu objectivo ao montar este aquário é dar uma casa nova aos meus peixinhos dourados, que foram comprados pequeninos, mas estão umas verdadeiras sardinhas. Neste momento estão num aquário de 60L, portanto quero proporcionar-lhes mais espaço.

 

Bem, portanto, info que vos posso dar, e perguntas ....MUITAS perguntas para vos colocar.

 

Medidas do aquário: 122cm * 38cm * 38 cm

Litros: cerca de 185L

PH da água da torneira: 7

temperatura que os peixes costumam estar: 25º

 

Filtro: a decidir. Estava inclinada a comprar um Eheim Professional 3 250 / ou então um Eheim Professionel 4 250

Plantas: neste momento não tenho nenhumas.

Peixes: neste momento tenho apenas 2 peixes dourados, 2 limpa fundos e 2 limpa vidros.

 

Portanto...perguntas, perguntas, perguntas...

 

É mais fácil numerar...

 

1- Posso aproveitar o material que ficou no aquário que deixaram na casa? Se sim, devo lavá-lo/desinfectá-lo? Com o que?

2- Devo lavar / desinfectar a areia que trouxe do rio? De que forma?

3 - Tendo em conta os dados acima mencionados, qual o filtro externo mais indicado, na zona dos 150€ +-?

4 - Quais as plantas mais indicadas para ter neste aquário, tendo em consideração os peixes que tenho?

5 - A iluminação é suficiente? Neste momento está colocada a um palmo de distância do aquário, mas posso alterar a altura da mesma a qualquer momento.

6 - tenho de manter a mesma temperatura da água que tinha no aquário pequenino, correto? Para tal, devo comprar um termóstato maior, ou o do aquário de 60L chega?

7 - Filtro externo e filtro de fundo combinam? Ou devo usar apenas 1 ou o outro?

8 - Posso adicionar mais peixes, ou estes já são suficientes para um aquário deste tamanho?

9 - Sugestões ou outras coisas que me estejam a escapar =)

 

Fica aqui uma foto do sítio onde vai ficar o aqua, uma com a luz ligada, outra com ela desligada.

Editado por Urd7777
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Posso manter os 2 aquários, sim, mas qual seria o objectivo disso?

 

Li no link que os peixes dourados deveriam ter a água entre 15 a 20º. Já os tenho há +3 anos com temperatura nos 23-25º. Se baixar será que eles não vão estranhar e morrer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, nesse caso acho melhor manteres.

Podem é não durar 20 anos. :)

Mas concordo contigo. Se estão habituados é melhor manter.

É uma questão de encontrares espécies compatíveis com os parâmetros do teu aquário e que sejam pequenas.

Acho que mais um cardume de 6 a 8 peixes que não ultrapassem os 7/8 cm não vai fazer mal.

Desde que tenhas uma boa filtragem e vigies os nitratos.

Mais vale assim do que entregá-los a alguém que não cuide bem deles.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que não. :)

Os dourados no grande.

E como os vais manter nessa temperatura, talvez possas juntar os outros, caso não te dê jeito manter dois aquários.

 

Aconselho-te os sites Seriouslyfish e Planetinverts .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom eu tenho um 2213 no meu aqua de 68 litros que inicialmente tinha comprado para o de 200 litros,então todos aqui no forum diziam que não dava porque era fraco,e o fabricante dizia que era suficiente então fiz muita pesquisa,e pensei que talvez o pessoal teria razão,e comprei o 2217,é verdade que doi,ainda mais porque eu ja tinha comprado o outro,mas você não faz ideia da diferença entre eles,um caudal realmente grande e agua muito mais limpa,mas espera por mais opiniões,eu agora sei que fiz oque devia ter feito no inicio,teria poupado se nao me engano 59 euros que foi o preço do 2213,porque no aqua pequeno eu ja tinha um interno que vai ser encostado em breve.

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece-me bom também...

Só me lembro de ter lido algures que era mais fácil de encontrar depois material filtrante para repor para os Eheim...não sei se será verdade ou não :/

Até acho mais o contrário já se arranja melhor para a jbl. Recomendo e vi a bom preço num site a dias

comprei um eheim 2217 119 euros na fishplanet há um mês mês e meio,acho que seria a opção ideal.

 

Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom eu tenho um 2213 no meu aqua de 68 litros que inicialmente tinha comprado para o de 200 litros,então todos aqui no forum diziam que não dava porque era fraco,e o fabricante dizia que era suficiente então fiz muita pesquisa,e pensei que talvez o pessoal teria razão,e comprei o 2217,é verdade que doi,ainda mais porque eu ja tinha comprado o outro,mas você não faz ideia da diferença entre eles,um caudal realmente grande e agua muito mais limpa,mas espera por mais opiniões,eu agora sei que fiz oque devia ter feito no inicio,teria poupado se nao me engano 59 euros que foi o preço do 2213,porque no aqua pequeno eu ja tinha um interno que vai ser encostado em breve.

 

abraço

 

 

O 2213 não estava nas minhas opções!

O 2217 talvez :)

 

Ms ainda gostaria de saber a diferença entr o JBL e901, e o professional 3 e 4 da Eheim... e o 2217 também...

Tem de haver alguma diferença entre eles.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quando andava a procura de um substituto para o 2213 tambem fui em uma loja que tinha o e901 e nesta loja estava muito caro 154 ou 159 nao me lembro bem,foi no forum almada,e os membros aqui do forum ja diziam que era no limite para este aqua e que estava muito caro,eu acho que ele é compativel com o 2215 da eheim e o 1501 da JBL é compativel com o 2217,acho que é tudo questao de litragem por hora que tem que dar umas 4,5 vezes os litros do aqua, vai neste site e faça umas simulaçoes com os filtros e especies que voce vai ver a diferença http://aqadvisor.com/

 

espero que voce tire suas duvidas ele me ajudou tambem,nao acho que a info dele esteja 100% correta mas da para ter uma ideia de compatibilidade de especies,quantidade de vivos e qualidadde da filtragem.

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sobre o matrial que tens,podes guardares isso que tu chamas de plasticos de fundo,

isso e um filtro biologico que já não se usa,e ate acumula muito lixo,sobre a areia

lavas com água quente na banheira,e depois deitas sobre a areia água a ferver,

deixas arrefecer,e esta pronta para ir para o aquário,o resto se houver troncos,

lavas o tronco,e fazes a mesma coisa água a ferver sobre o tronco,e fica bom,

tens e que por o tronco dentro de um balde que não tenha servido com quimicos,

seija limpo (novo) para o tronco em supar,e ir ao fundo,o resto das respostas,

já há ai pessoal que te esta a ajudar.

 

 

Cump: Álvaro Silva

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui vai uma ajuda..

1 e 2 - podes aproveitar tudo com excepção do filtro de fundo. Materiais e areia lavados normalmente com água quente, n é necessário inventar. Materiais em água corrente, areia num balde ou algo assim.

3- eu ia para a linha profissional mas a versão 350, tens peixes q sujam e crescem muito e filtração neste caso é importante.

4- aqui é difícil, a iluminação e os peixes n ajudam, principalmente os peixes q provavelmente vão tentar petiscar as plantas. Experimenta umas anubias... Para as condições q tens n punha mais nada

5 - a iluminação é parca, mas para ter um peixes dourados e umas anubias provavelmente chega. Comprava uma lâmpada nova caso essa tenha vindo com a calha e n saibas qt tempo tem. Uma de 10000k

6 - n sabemos q peixes tens. Os dourados sem termostato, são peixes de água fria, os q chamas limpa fundo e vidros, devem ser de água quente. Devias ter um termostato para manter a água a 25c.

7- n. Só filtro externo

8 - podes, tens é de ter em consideração q os peixes dourados vão continuar a crescer e a comer tudo o q lhes caiba na boca.

9- honestamente acho q devias pensar se queres ter um aquário de água quente ou fria, se fria metes mais uns qts peixinhos deixa a luz q tens e siga. Se queres água quente, dá esses q tens e já podes pensar noutro tipo de peixes, noutro tipo de plantas, um biótopo mais elaborado, mais natura e consequentemente mais bonito. Para isto necessitarás de rever o aquecimento a iluminação o tipo de substrato que usas.

 

 

 

 

via ZX Spectrum 48k

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos esclarecimentos.

 

Ora bem, questões:

 

- a lâmpada não é velha. Comprei-a há meses atrás. Tenho de ver melhor a especificação da mesma. Pena que joguei fora a caixinha.

- Não se esqueçam que são só 2 peixes dourados. Será que são assim tão porcalhões?! (ai os javardos!!! XD)

- Eu gostaria de ter aquário de água fria, mas será que os peixes dourados iriam aguentar a transição para água fria? Se aguentassem, deixava os limpa fundos e limpa vidros no aquário pequeno, com água quente, e só migrava os dourados.

Já agora, em que limites de temperatura são considerados "água fria" e "água quente"?

Editado por Urd7777
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim... Em princípio n terás grandes problemas. Afinal são peixes de água fria. Aquando da mudança para esse aquário tinha a água a temperatura a q estão habituados e depois deixava arrefecer a água naturalmente.

 

via ZX Spectrum 48k

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peixes de água quente a água anda por volta dos 24 a 27C - temperatura ideal, dependendo da espécie e geralmente n gostam de grandes variações. Os de água fria toleram uma variação maior e em geral n necessitando de aquecimento da água

 

via ZX Spectrum 48k

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok.

Portanto o plano seria o seguinte:

- no aquário menor deixava o limpa vidros e o limpa fundos - e este ficava com água quente

- no aquário maior transferia os e peixes dourados - e este ficava com agua fria.

 

Assim já teria maior margem de manobra com a fauna/flora, correto?

 

Seria isto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Update disto...

 

Resolvi largar mão do filtro externo e construi um sump... Só me falta colar 2 vidro internos (acabou-se o silicone -__-) e tá pronto a bombar. Fiz com sistema overflow.

 

Ora bem, para por algumas plantinhas no aqua, estive a ler que precisava de colocar substrato.

 

Na loja perto de casa vendem o JBL Manado a bom preço. Mas li que é um substrato inerte.

Isso quer dizer que para além do substrato inerte, também preciso ter um substrato fértil por baixo?

 

Já agora, as plantinhas a principio irão ser dwarf hairgrass no fundo, umas elogeas e anubias espalhadas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.