Ajuda com o PH a descer demais


formigalx

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um aquario com camarões com o substrato ADA Amazonia, 2 troncos , fetos de java , anubias anãs e musgo.

 

A minha agua sai com o PH a 7 da torneira, ao fim de 1 semana já está nos 6 e depois continua por ai abaixo até ficar perto dos 5.

 

Já meti uma pedra calcária e ontem pus conchas partidas e não há maneira dele parar de descer.

 

O que poderá estar a causar isto e como poderei parar esta descida de PH?

 

Tenho Red Cherrys e Babaultis e eles aguentam-se mas cada vez que tento inserir CRS ou CBS, morrem todos.

 

Este éra uma aquario em que mantive umacolonia bastante grande de CRS e CBS, mas a certa altura tive que me ausentar do pais e quem ficou a tratar deles deixou-os morrer todos, eu não sabendo do que se tinha tratado, desfiz o aquario e fervi os troncos e o substrato e voltei a montar. Desde ai nunca mais consegui manter CRS....

 

A nivel de amonia, nitratos, nitritos e temperatura (23º), está tudo bem, em relação a KH, não tenho teste.

 

Alguem que me possa dar uma ajuda, eu agrdeço

 

20151201_102752.jpg
20151201_102803.jpg
20151201_102819.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Comprei hoje um teste de KH da Sera e deu-me o resultado de 2ºdhk, tanto nos aquarios como na torneira.

 

Penso que é por causa do valor muito baixo de KH que o PH desce tanto, o que posso fazer para aumentar e manter o KH mais alto ?

 

Obrigado

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite

Bom penso que virá alguém com mais conhecimentos para dar uma ajuda duradoura.

No entanto e, para ajudar rápidamente a subir o Ph e Kh, basta usar um pouco de bicarbonato de sódio dissolvido num copo de água e adicionar lentamente e ir medindo até ao valor desejado.

Normalmente as pedras calcárias resolvem o assunto e de forma duradoura mas poderá existir algo no aquário que faça baixar o PH dessa forma.

Mas faça isto para já, entretanto vão aparecer mais sugestões.

cumprimentos

Editado por afonso321
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas

 

Tenho um aquario com camarões com o substrato ADA Amazonia, 2 troncos , fetos de java , anubias anãs e musgo.

 

A minha agua sai com o PH a 7 da torneira, ao fim de 1 semana já está nos 6 e depois continua por ai abaixo até ficar perto dos 5.

 

Já meti uma pedra calcária e ontem pus conchas partidas e não há maneira dele parar de descer.

 

O que poderá estar a causar isto e como poderei parar esta descida de PH?

 

Tenho Red Cherrys e Babaultis e eles aguentam-se mas cada vez que tento inserir CRS ou CBS, morrem todos.

 

Este éra uma aquario em que mantive umacolonia bastante grande de CRS e CBS, mas a certa altura tive que me ausentar do pais e quem ficou a tratar deles deixou-os morrer todos, eu não sabendo do que se tinha tratado, desfiz o aquario e fervi os troncos e o substrato e voltei a montar. Desde ai nunca mais consegui manter CRS....

 

A nivel de amonia, nitratos, nitritos e temperatura (23º), está tudo bem, em relação a KH, não tenho teste.

 

Alguem que me possa dar uma ajuda, eu agrdeço

 

 

Até pode nem ter nada a haver, mas só por curiosidade, quanto tempo têm essas montagens?

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Até pode nem ter nada a haver, mas só por curiosidade, quanto tempo têm essas montagens?

Boas

 

Os aquarios foram remontados á 8 meses e depois troquei toda a agua novamente á cerca de 3 meses para tentar resolver a situação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a entender... Como é possível isso eestar a acontecer... Eu acho isso muito estranho mas não será do substrato? E se fizesses uma experiência. Enchias um copo de água e colocava lá o substrato e vias se seria dai o aumento da acidez na água. O que acontece frequentemente é que existe testes que não são exatos ou por estarem estragados ou por outras causas, já me aconteceu.

Mesmo o substrato ser o mesmo algo se pode ter passado... Mas envenenamento, já pensaste? Do tipo alguém que tenha limpo os aquários com detergente ou algo tenha poluído o aquário e seja difícil de remover...

E se colocasses daquelas pedrinhas de cálcio para tartarugas a ver se aumentava? Mal não faz visto que os camarões também necessitam de cálcio...

Editado por R.F.S.F.

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não estou a entender... Como é possível isso eestar a acontecer... Eu acho isso muito estranho mas não será do substrato? E se fizesses uma experiência. Enchias um copo de água e colocava lá o substrato e vias se seria dai o aumento da acidez na água. O que acontece frequentemente é que existe testes que não são exatos ou por estarem estragados ou por outras causas, já me aconteceu.

Mesmo o substrato ser o mesmo algo se pode ter passado... Mas envenenamento, já pensaste? Do tipo alguém que tenha limpo os aquários com detergente ou algo tenha poluído o aquário e seja difícil de remover...

E se colocasses daquelas pedrinhas de cálcio para tartarugas a ver se aumentava? Mal não faz visto que os camarões também necessitam de cálcio...

Boas

 

Não é do substrato porque está-me a acontecer o mesmo nos 3 aquários e os outros, 1 tem akadama (comunitário) e o outro areia de coral (Malawi).

 

Entretanto acrescentei areia de coral ao Malawi e pus conchas esmigalhadas + um pouco de areia de coral, na filtragem dos 3 para ver o que acontece.

 

O teste que estou a usar é o da SERA e comprei-o ontem. Testei tanto a agua dos aquários como a da torneira e todos os resultados foram á volta de 2ºdhk para os aquarios e 3ºdkH para a torneira.

 

De qualquer forma acho que 3ºdkH para a água da torneira é pouco.

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se percebi bem o ph passado uns dias fica-se nos 5 e o kh nos 2, certo? Se os CRS/CBS forem introduzidos e habituados lentamente a esse ph não deverá haver problema desde que não haja mudanças de ph bruscas.

 

Não sei qual o tamanho/idade dos CRS/CBS que tentou induzir mas adultos deverão ter menor capacidade de adaptação aos novos parâmetros se calhar tentaria com juvenis. Se mesmo assim não resultar deverá haver outro problema que não seja o ph/kh.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acumulação de matéria orgânica pode ser uma possibilidade. Como é a rotina de manutenção dos aquários (TPA's, limpeza da sump, aspiração do substrato...)?

 

Em relação aos nitratos, o que é que consideras "está tudo bem"?

 

Pergunta parva... fazes injecção de CO2?

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acumulação de matéria orgânica pode ser uma possibilidade. Como é a rotina de manutenção dos aquários (TPA's, limpeza da sump, aspiração do substrato...)?

 

Em relação aos nitratos, o que é que consideras "está tudo bem"?

 

Pergunta parva... fazes injeção de CO2?

 

Cumps.

Boas

 

Em relação á limpeza, como disse atrás, refiz o aquário todo, como tal limpei tudo incluindo o substrato e desde então nunca tive mais do que 30 camarões vivos nos aquários ao mesmo tempo, não faço injeção de CO2 e faço TPA 1 vez por semana.

 

Na 6ª feira adicionei um saquinho com um pouco de areão de coral na sump e ontem fiz uma TPA de cerca de 20%.

 

Neste momento os valores são os seguintes :

 

PH - 7º

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 5/10

dkH - 2º

Temperatura - 23º

 

Cumps.

Boas,

 

Se percebi bem o ph passado uns dias fica-se nos 5 e o kh nos 2, certo? Se os CRS/CBS forem introduzidos e habituados lentamente a esse ph não deverá haver problema desde que não haja mudanças de ph bruscas.

 

Não sei qual o tamanho/idade dos CRS/CBS que tentou induzir mas adultos deverão ter menor capacidade de adaptação aos novos parâmetros se calhar tentaria com juvenis. Se mesmo assim não resultar deverá haver outro problema que não seja o ph/kh.

 

Cumprimentos

Boas

 

Os que inseri eram todos juvenis/adultos, vindos de um bom criados aqui do forum e morreram todos.

 

Cumps.

Editado por formigalx
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação á limpeza, como disse atrás, refiz o aquário todo, como tal limpei tudo incluindo o substrato e desde então nunca tive mais do que 30 camarões vivos nos aquários ao mesmo tempo, não faço injeção de CO2 e faço TPA 1 vez por semana.

 

Na 6ª feira adicionei um saquinho com um pouco de areão de coral na sump e ontem fiz uma TPA de cerca de 20%.

 

Neste momento os valores são os seguintes :

 

PH - 7º

Amónia - 0

Nitritos - 0

Nitratos - 5/10

dkH - 2º

Temperatura - 23º

 

Cumps.

Boas

 

Os que inseri eram todos juvenis/adultos, vindos de um bom criados aqui do forum e morreram todos.

 

Cumps.

 

Se calhar é mesmo isso, da próxima vez eu tentaria introduzir juvenis (1cm mais coisa menos coisa) e fazendo uma aclimatação gota-a-gota.

Já agora tenta arranjar maneira de medir o GH.

Editado por Pedro_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

(...) desfiz o aquario e fervi os troncos e o substrato e voltei a montar. (...)


Ferveste o substrato?! A akadama e outros substratos para plantados/camarões baixam/estabilizam o pH por volta dos 6/6,5. Será que depois de ferver o substrato não passou a acidificar a água mais do que o normal?

 

Eu tenho kH de 1 na água da torneira e mesmo com injecção de CO2 não tenho problemas... o que me leva a achar que o problema não é do kH.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ferveste o substrato?! A akadama e outros substratos para plantados/camarões baixam/estabilizam o pH por volta dos 6/6,5. Será que depois de ferver o substrato não passou a acidificar a água mais do que o normal?

 

Eu tenho kH de 1 na água da torneira e mesmo com injecção de CO2 não tenho problemas... o que me leva a achar que o problema não é do kH.

 

Cumps.

Boas

 

Poderá ser derivado a ter fervido o substrato ?

 

É que toda a minha colonia morreu quando eu me ausentei do pais por 2 meses e deixei o meu filho encarregue dos aquários, e como não sabia porque tinha morrido toda uma colonia (cerca de 150/200 CRS e CBS) e para jogar pelo seguro, refiz os aquários e fervi tudo exepto as plantas que troquei por outras...

 

 

Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... não sei, mas parece-me uma possibilidade. Não conheço ninguem que tenha fervido esse tipo de substrato.

 

Faz como o R.F.S.F. sugeriu... colocas um bocado de substrato num copo com água da torneira, esperas um dia ou dois e medes o pH para ver o efeito.

 

Cumps.

Cumps.
José Prada aka Micro-Chip

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois os substratos " vivos" não devem ser fervidos, o efeito tampão pode ter sido quebrado, mas também não sei se faz descer o ph assim dessa maneira

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais