Fertilização em Low-tech e algas


Miguel Oliveira

Recommended Posts

Pois tenho. :sad2:

 

Para já vou adicionar uma planta e parei entretanto de fertilizar com o Flourish até adquirir um teste de PO4.

Reduzi também o ciclo de TPAs de 7 para 4 dias.

 

Depois logo verei como fazer, mas provavelmente irei passar a adicionar também Seachem Excel (Carbono liquido).

Para já está fora de questão o CO2 (gasoso), pois primeiro terá que vir um filtro externo.

Editado por Miguel Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz o teste de PO4 e deu 1,0 ppm (após 5 h de luz).
Os nitratos deram 15ppm no inicio do período de luz.

Amanhã já faço o teste de consumo (entre dia / noite).

Hoje também vai ser dia de TPA (4º dia) e vou aproveitar para plantar a Hygrophila stricta tai assim como acrescentar mais cerâmicas ao filtro. :priere:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já plantei os pés de Hygrophila stricta tai:

 

MIG_1359_zpsf26nhsd9.jpg

 

mas ainda se vê alguma propagação de BBA:

 

MIG_1393_zpstcrajop8.jpg

 

E nos vidros GSA:

 

MIG_1343_zps17lqnhe4.jpg

 

Agora vou ver nos próximos dias como evolui...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, eu coloca os fosfatos a 2 ppm.

Não me lembro se tens, mas comprava uns 3 Caridina Multidentata.

Depois era Green ADA Step 3, eventualmente Seachem Potassium ou ADA Brighty K, e Seachem Excel.

 

Para mim os planorbis dão resultado, desde que controlados. Eu tenho-os em conjunto com helenas e dão-me jeito.

 

Esta é a minha opinião. Mas como diz o ditado, cada um com a sua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São sempre bem vindas as opiniões. Tenho-as em conta.

 

Não tenho Amanos, apenas Red Cherrys. O Amano, pelo que me parece, é capaz de ser muito grande (até 5 cm) em comparação com os restantes habitantes que tenho no aquário, mas parece-me ser uma mais valia no combate às algas.

 

O Green Brighty STEP 3, parece-me equivalente ao Seachem Flourish, não?

Como já tenho o seachem aproveitava, caso fizesse o mesmo efeito.

Sim, pretendo, quando voltar a fertilizar acrescentar o Excel.

Sabes qual a melhor forma de, adicionando micros e carbono líquido, avaliar o défice de K ?

 

Com as TPAs, além de estar a conseguir reduzir os nitratos, parece-se que pelo menos as GSA estão a diminuir.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, acho que o Flourish não tem potássio, já que é um macro.

Sabendo que por omissão existe tendência a faltar potássio num plantado, eu invento um pouco e adiciono aí uns 2ml de potássio 3 vezes por semana.

Os micros são muito importantes, porque uma deficiência de magnésio impede um bom aproveitamento do potássio.

Tal como nós não processamos a vitamina D sem luz.

Salvo erro, podes usar o ADA Green Brighty Step 3 quase sem mais nada. O que possas adicionar, irá depender da exigência do Aquário.

Quanto ao Flourish é apenas micros. Se obtiveres o resto através da fauna (menos o potássio), tudo bem.

 

Eu estou a utilizar o ADA Green Brighty Step 2, mas adiciono mais coisas, incluindo potássio e ferro (o ADA também tem ferro) porque tenho muitas plantas e faço várias podas por mês.

Até adiciono fosfatos, mesmo tendo uma boa fauna.

Ontem comprei o ADA Green Gain para ajudar as plantas após as podas.

 

Cumps.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

No seguinte link encontrei esta composição: http://www.aquariumlife.com.au/archive/index.php/t-49117.html

 

(...) Seachem Flourish (Composition in % by metric weight with mg/L conversion)(1ppm = 1mg/L)

Fe = 1% = 10000 mg/L

B = 0.009% = 90 mg/L

Cu = 0.0001% = 1 mg/L

Mn = 0.0118% = 118 mg/L

Mo = 0.0009% = 9 mg/L

Zn = 0.0007% = 7 mg/L

Co = 0.0004% = 4 mg/L

Mg = 0.11% = 1100 mg/L

S = 0.2773% = 2773 mg/L

K = 0.37% = 3700 mg/L

Ca = 0.14% = 1400 mg/L

Cl = 1.15% = 11500 mg/L

Na = 0.13% = 1300 mg/L

N = 0.07% = 700 mg/L

PO4 = 0.01% = 100 mg/L

 

Fe gluconate chelator, all others unchelated (ionic form in water)

 

Reference: http://www.seachem.com/Products/product_pages/Flourish.html

Reference Notes: A complete derivation and composition is listed on the seachem website. Note the presence of protein hydrolysates - unsure of what these are or why they are included. (...)

 

E também encontrei outros sites com informação idêntica:

http://www.theplantedtank.co.uk/traces.htm

http://www.fishlore.com/fishforum/plant-fertilizers/180151-seachem-fertilizers-what-they-do.html

 

Tendo este último o seguinte texto:

(...) Flourish Comprehensive is sometimes labeled as just Flourish and it is an all around fertilizer with a little of everything including a small amount of macro ferts Nitrogen-N and Phosphorus-P, while containing a decent amount of Potassium-K and some of the micro ferts (iron, magnesium, boron, etc). It is a great all around fert to start with and will do well for most easy low-tech and low light tanks. This product is great for tanks with fish as they assume the fish waste and food are providing most of the N and P. (...)

 

Aparentemente o Seachem Flourish tem um pouco de Potássio, agora se é em quantidade suficiente é que não sei.

 

Hoje, já medi no final do dia os nitratos e os fosfatos e deram:

 

NO3: 10ppm

PO4: 2ppm

 

Acho estranho, o PO4, ter aumentado de 1ppm antes da TPA para 2ppm 24h após a TPA... poderá ter a haver com a alimentação dada 3 horas antes?

 

 

Amanhã vou tentar medir no inicio do dia (ao ligar a luz) para ver a diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os fosfatos advêm das fezes dos peixes.

Acho que para o teu aquário, 2ppm estão bem.

 

Creio que com um filtro externo e melhoria da circulação, as coisas vão melhorar.

Se notares buracos nas folhas, possívelmente será falta de potássio.

 

Está atento ao tom do verde i.e. se escurece ou se amarelece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK. Como venho dizendo, nos próximos dias serão de observação, após ter alterado algumas coisas para baixar os nitratos (TPAs mais frequentes, novas cerâmicas no filtro interno e nova planta).

Depois vou tentar voltar às TPAs semanais e volto então a verificar as algas/estado das plantas (buracos, cores como dizes das folhas...) para ver se tenho ou posso fertilizar com o fluorish/excel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já tenho alguns valores que, espero me ajudem a compreender melhor o consumo de nutrientes no meu aquario, e para isso agradeço os vossos conselhos.

 

Fiz os testes diariamente, perto do inicio do periodo das luzes ligadas (15H) e no final do mesmo (23h). Entre as 9h e as 15h o aquario recebe um pouco de luz indirecta vinda da janela, mas não passa de alguma claridade.

 

O primeiro teste foi 24h após a TPA.

 

dia hora NO3 PO4

 

1 23h 10 2

2 15h 15 1,5

2 23h 8 1,5

3 9h 10 1,5

3 23h 10 1,7

4 não fiz teste

4 23h 15 1,2

5 11h 18 1,5

5 23h 20 1

 

Alguns valores que sao apresentados são valores intermedios entre escalas de cores, pois por vezes não é muito facil interpretar.

Para já penso que é claro que a partir do quarto dia os valores dos nitratos começam a disparar, ao passo que os fosfatos tendem a baixar. Não sei se deveria ser assim, mas tenho algumas duvidas sobre o real significado.

 

penso que irei estender um pouco os testes e avaliar os sete dias.

 

relativamente às recentes alterações, penso que os pés de higrophila poderão ainda nao estar estabelecidos, pois embora as folhas estejam bonitas e eriçadas, apresentam uma coloração um pouco palida.

o filtro mantem um bom fluxo, graças à troca das ceramicas.

 

Relativamente às algas, parece me que estão a manter se. Eu não as cheguei a remover manualmente, provavelmente terei que o fazer.

 

Aguardo as vossas opiniões, principalmente sobre se deverei ou não fertilizar micros e/ou introduzir co2 (excell).

Editado por Miguel Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mais fácil compreensão dos testes efectuados, junto um gráfico com os mesmos.

grafico_zpsbywew8kz.jpg

Hoje, sexto dia, não pude fazer o teste no inicio do período de luz, mas conto fazer no fim do mesmo.

Há variações que poderão parecer mais pronunciadas pela dificuldade da própria leitura em si, e pela minha interpretação das cores. O teste de PO4 apenas lê até aos 2ppm no máximo. :confused4:

 

Aparentemente, apenas entre o 1º e o 2º dia é que há um real consumo de nitratos, sendo o seu valor sempre crescente nos dias seguintes, embora haja uma pausa durante o período de luz.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Hoje, no sétimo dia após a última TPA (irei fazer uma hoje), fiz testes antes e depois do período de luz e deram o seguinte:

 

14h00 (período de luz começa às 15h)

NO3 - 18 ppm

PO4 - 1,7 ppm

 

23h00

NO3 - 10 ppm

PO4 - 1,5 ppm

 

Aparentemente a adição da planta e/ou de novas cerâmicas está a dar resultados, pois ao fim de uma semana a presença de nitratos é quase a mesma do que é habitual no dia a seguir a uma TPA.

Será indicativo que terei que adicionar nitratos através de fertilização?

 

Estou a pensar adicionar o Seachem excel para ajudar a combater as algas que continuam com alguma presença, mas tenho algum receio relativamente ao impacto que poderá ter na fauna, nomeadamente nas corydoras panda jovens e nos RCS.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola em relação á hygrophila eu só conheco a polysperma, a unica que tenho. Cresce a boa velocidade se bem aliimentada. Essa areia de piscina não é muito boa para plantar porque fica muito compactada e nao deixa as raizes crescerem. Essa gravilha de xisto tem que espessura? Não digo que não tenhas resultados com essa areia porque as plantas tb se alimentam pelas folhas mas a adaptaçao será lenta. Plantas flutuantes, gostas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Sim, a areia sei que não dá para plantar.

 

Em relação ao xisto, não sei se a pergunta é a espessura individual de cada pedra ou se da altura do substrato de gravilha, mas penso que cada pedra tem +/- 5mm, tendo o substrato composto pelas pedras de xisto uma altura de +/- 2cm.

 

Após a colocação da planta, já me apareceram algumas folhas soltas na água, por isso parece-me que alguns dos pés (uns 6 no total) não estão a vingar.

Também apareceram alguns pontos castanhos nas folhas mais baixas, no entanto, estão a aparecer e crescer novos rebentos no centro do ramo principal, com boa velocidade (numa semana as novas folhas ficam completas).

 

Por não ter espaço na zona central do aquário para colocar a nova planta, onde a luz é mais forte, tive que a plantar numa zona mais escura, o que poderá não ajudar crescer tão bem.

 

Gosto de plantas flutuantes, mas como uso o aquário tapado (a calha de leds está na tampa), não me parece que sejam apelativas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, para já voltei a fertilizar com o Seachem Flourish mantendo o controle sobre os nitratos e os fosfatos, e aparentemente não estão a aparecer novas algas (GSA e BBA). Os níveis, à mesma hora, de NO3 estão entre os 10 e os 15 e os PO4 entre os 1.4 e os 1.7, consoante seja inicio da semana (após TPA) ou no dia da TPA (antes).

A nível de consumo, posso adiantar que no ultimo teste que fiz, ao sétimo dia (antes da TPA semanal), o consumo do período de luz foi de 8ppm de NO3 e de 0,2 PO4.

Ainda não adicionei carbono líquido porque ainda não comprei, nem o potássio, mas posso vos mostrar fotos de algumas folhas que mostram sinais claros de carências.

 

Folha (velha) do feto de java

MIG_2612_zpsgt3voad3.jpg

 

Folhas (velhas) da anubia

MIG_2613_zpsh1mcvpqo.jpg

 

Folhas com problemas e folha mais nova (mais acima) com bom aspeto

MIG_2618_zpsda8jrdp4.jpg

Neste caso, a folha de baixo que está mais no centro (a primeira da esquerda na zona central), parece-me que tem os veios centrais da folha mais escuros do que o resto da mesma. É normal? Não encontro esse sintoma nos vários sites de referência.

 

Por fim, o que me alarma mais, é a planta nova (Hygrophila stricta tai), que já mostra sinais de deficiência em algumas folhas 20 dias após a plantação

MIG_2604_zps6gszj0kk.jpg

 

Pelos vossas mensagens no geral, penso que o caminho será adicionar Potássio para estas deficiências e carbono (líquido no meu caso) para controlar as algas, mas tenho dúvidas no que toca às quantidades.

 

Seguindo as directrizes da marca, fertilizaria assim:

 

Seachem Flourish (micros) - 5ml por cada 250Lt - 1 ml no meu caso (55Lts) semanalmente, após TPA

 

Seachem Potassium - 5ml por cada 125Lt (2mg/l segundo fabricante) - 2,2 ml para 55Lts, duas a três vezes por semana

 

Seachem Excel - 5ml por cada 200Lt - 1,25 ml para 55Lts, dia sim dia não

 

 

Além destas dúvidas, pergunto, como não tenho teste de Potassio, não corro o risco de sobre-fertilizar? Quais os sintomas se der potássio a mais?

 

Agradeço o vosso tempo e as vossas opiniões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes dar uma leitura no redfield ratio. Tens nitratos e PO4 elevados e as plantas se nao crescem nao absorvem isso ou seja aparecem algas a usufruir desses nutrientes a mais. Tens de equilibrar a luz com os ferts onde se inclui o co2 com o tipo de plantas que tens. As tpas frequentes também controlam nutrientes que as plantas nao usam.

 

Tapaquê?!?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá SS,

 

obrigado pela dica do redfield ratio. De facto, no inicio tinha um desequilíbrio entre os no3 e os po4 (20:1 ou menos), comprovados pelo aparecimento das algas. Mas penso que consegui ultrapassar essa fase, ou pelo menos percebê-la, tendo baixado os nitratos para os 10 a 15 ppm, e controlado os fosfatos que se mantêm entre os 1,3 a 2ppm, ficando com uma relação entre os dois de 10:1.

 

O meu problema, para já, é perceber quais as carencias as plantas estao a ter (que se tem acentuado), e o que deverei fazer.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Utilizas ferro e outros micros?

Sem micros, as plantas não processam os macros como deve ser.

É um pouco talvez como ingerirmos vitamina D e não apanharmos luz solar.

 

Cumps.

 

José

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Bringer, depois de ter conseguido baixar os nitratos e perceber como é que anda de fosfatos voltei a fertilizar semanalmente com o Seachem Flourish (que tenho aqui), 1ml por semana.

No entanto, estou decidido a adicionar carbono (líquido), de forma a ajudar a aumentar o consumo de nutrientes e ao mesmo tempo combater as algas, mas também irei adicionar Potássio (possivelmente seachem), tal como foi referido pelas várias respostas que me deram.

Cada vez verifico mais folhas com buracos nos vários tipos de plantas que tenho (anúbia, feto de java e na Hygrophila stricta), que creio que seja falta de potássio e/ou micros (magnésio??).

 

Assim, controlando os nitratos / fosfatos, penso que poderei ir adicionando os dois (K e CO2) de forma a perceber se há melhorias.

O que acham?

 

E relativamente à fauna (Corydoras, tetras, otos e camarões), sei que deverei ter cuidado com o Excel, mas relativamente ao potássio, posso fertilizar à vontade seguindo as quantidades recomendadas pelo fabricante, sem perigo para a fauna?

Editado por Miguel Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já comecei a fertilizar Potássio e também já comecei a colocar o Excel, mas agora surgem-me algumas dúvidas adicionais, como por exemplo se o valor indicado pelo fabricante (Seachem) está de acordo com as necessidades do meu aquário.

 

Flourish (micros) - (indicado*: 1 ml - uma a duas vezes por semana) Estou a colocar 1 ml semanalmente com a TPA

Potássio - (indicado*: 2 ml - duas a três vezes por semana)Estou a adicionar 1 ml três vezes por semana

Excel - (indicado*: 1,25 ml - diário ou dia sim dia não)Estou a adicionar 1 ml três vezes por semana (dia sim dia não)

* Já convertendo para a litragem do meu aqua

 

Os testes indicam (dia seguinte à TPA):

NO3: 10 ppm

PO4: 1,5 ppm

 

O Potássio e o Excel coloco juntos de manhã, umas horas antes do foto-periodo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais