[DIY] TPA Simplex


Pedro Bernardo

Recommended Posts

Fiz hoje uma TPA e comecei a utilizar um acondicionador novo, o Prime da Seachem.

 

Utilizava o Aquatan da Sera, mas era necessário adicionar 5 ml por cada 20l, o prime são 5 ml para 200l

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade Pedro, também só conheci esse da seachem depois de comprar um grande da sera.

Consegue,nos dizer qual a poupança qie vais fazer com esse novo acondicionados ?

Ou seja o custo do produto inicial vs para quantos L dá esse frasco e quanto tempo vai durar nessas TPAs sem teres de andar sempre a ver como vai o frasco .

E outra questão, como doseias ? Por gotas, a olho ? Com uma seringa da farmácia de 2.5ml?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou dosear com seringa como sempre fiz...

 

O aquatan 500ml custou 16 euros

O Prime 500ml custou 17 euros

 

O aquatan é necessário adicionar 5ml para cada 20l de água.

 

O Prime basta 5ml para 200l

 

O aquatan eu adicionava cerca de 30ml a pensar apenas na água adicionada.

 

O Prime é para adicionar sempre o volume do aquário se for directamente para o aquário, ou se for para tratar antes num recipiente apenas o volume desse recipiente.

 

Eu vou adicionar sempre 6 ml de Prime a cada TPA em vez dos 30ml do aquatan...

 

No meu caso...

 

Aquatan 500ml da para 16 TPA's

Prime 500ml da para 83 TPA's

  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...

 

Se as contas não me falham dá para mais de um ano ;)

 

Vou só corrigir o preço, foi 19.62 euros (meio litro) e não 17 euros como tinha referido

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma curiosidade, tenho um Tetrâ ex 1200, queria mudar as mangueiras, minhas ja tao velhas e duras, posso comprar na drogaria? Umas transparentes. Fica sempre mais barato do qe se for a marca. Nao comprei porque tenho receio qe tenha algum quimico

 

Cumpts

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mendes89

Poder comprar podes que não tem problema nenhum mas eu comprei à pouco tempo e o que notei é que a espessura da mangueira é menor e se a sim for tem muita tendência a quebrar.

Se podes aqui para os lados de Gaia passa na Ecoarium que eles vendem mangueira transparente a metro de ótima qualidade.

 

É parabéns Pedro tenho acompanhado os teus projetos e são do melhor uma verdadeira inspiração.

Obrigado por partilhares connosco.

 

Cumps

  • Votar + 1

large.20180216_220821.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Mendes89

Poder comprar podes que não tem problema nenhum mas eu comprei à pouco tempo e o que notei é que a espessura da mangueira é menor e se a sim for tem muita tendência a quebrar.

Se podes aqui para os lados de Gaia passa na Ecoarium que eles vendem mangueira transparente a metro de ótima qualidade.

 

É parabéns Pedro tenho acompanhado os teus projetos e são do melhor uma verdadeira inspiração.

Obrigado por partilhares connosco.

 

Cumps

 

As minhas são de lá ;) São efectivamente uns milímetros menos espessas, mas de óptima qualidade.

 

Obrigado pelo cometário ;)

 

Grande Abraço

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hum ok obrigado, sim sou de Matosinhos, propriamente São Mamede infesta ;) mas Gaia conheço pouco. A mangueira e de silicone, à silicone qe n pode estar na agua por causa da sua composição. Tenho ter em atenção a algo?

 

Enviado do meu VF-895N através de Tapatalk

Editado por Mendes89
                                                             [sharedmedia=gallery:images:34838]
                                                    https://www.facebook.com/ParadisePlantsAquarium

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

UPDATE

 

Conforme tinha exposto no tópico do New Dream

 

Fiz este DIY para facilitar na TPA, mas depois montei os lily pipe e só ai verifiquei que o intake não tinha profundidade suficiente e iria entrar ar...

 

Problemas....


Já tinha os lily pipes outflow e agora chegaram os inflow... Já estão montados e só agora reparei num problema...

Antes utilizava o intake ou inflow do filtro para puxar a água que retirava na TPA saído por uma derivação do outflow...

Mas os tubos eram os dois grandes e feios mas chegavam ambos ao fundo, agora com os lily não consigo chegar aos 50% de mudança de água, chego só aos 30% (são curtos), mais que isso entra ar e desferra o filtro...

Pessoal com a aquas de 50 cm de alto e com lily como faz?

Fertelizo pelo método E.I. até agora sempre com TPA de 50%.

A partida acho que se ajustar a dose vai correr bem só mudando 30%, mas gostava de mais opiniões por favor

Abraço

 

 

 

IMG_9492_zpsqabvu31p.jpg

 

Alguns colegas ajudaram e uma das sugestões era desligar o filtro e depois de encher o aquário voltar a ligar.... E tudo bem se não quisesse utilizar este sistema e utilizasse a convencional mangueira, mas ai era trabalho para deitar fora com este DIY...

 

IMG_9509_zpsbwi8jrgs.jpg

 

Solução passou por uma MIX ;)

 

A água vai sair na mesma pelo aplique DIY que montei e impulsionada pelo filtro... Quando o nível da água chegar ao intake do lily, desligo os filtros e fecho as torneiras.

 

Ora o aplique, está montado à saída do filtro pequeno e depois deste vai para o lily out flow.

 

O que fiz foi adicionar uma pequena mangueira dentro do lily out flow, e assim apesar da água baixar o nível, essa porção do sistema fica ferrada, e desligando o filtro e fechando a torneira deste, a gravidade fará o resto e irá sugar a água por ai ;)

 

Usei mangueira de 12/16, aqueci e estiquei, e arrefeci com água fria, diminuindo assim a secção da mangueira e ficando com uma forma cónica, ideal para introduzir no out flow sem desferrar

 

IMG_9494_zps8ihcnkta.jpg

 

No outra ponto coloquei uma intake com uma pequena esponja por dentro para não aspirar os camarões

 

IMG_9495_zpstyikflhs.jpg

 

 

 

Introduzi a ponta alongada e mais estreita dentro do out flow e a outra ponta dentro de água a uma nível que permita fazer a TPA de 50%

 

IMG_9512_zpsntzojjvy.jpg

 

IMG_9510_zpss7r5tgnm.jpg

 

E a coisa funciona ;)

 

IMG_9513_zps3wiwulcw.jpg

 

 

Tal como antes, depois de retirar a água necessária, retiro esta extensão do lily, ligo a mangueira de despejo a torneira e reponho a pela mesma via, quando estiver cheio, abro as torneiras e ligo os filtros ;)

 

Continua a ser mais prático e isto só será necessário no meu caso se quiser uma TPA de 50%, pois posso fazer duas de 30% por semana, pois o nível fica no ponto, e também porque tenho um lily pipe curto no filtro pequeno, quem tiver maiores nem tem de se preocupar ;)

Editado por Pedro Bernardo
  • Votar + 1

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

 

Bolas vc tem com cada ideia :dance:
o que é certo é que funciona e é muito mais fácil hehehehe

 

 

Cumprimentos

 

Bom, mas mesmo bom era ter a casa em construção e deixar logo um ponto de água e esgoto, ai sim era TPA do melhor, abre torneira, fecha torneira, e vice versa e estava TPA feita, mas assim também funciona e não há gostas no chão ;)

 

 

 

Grande máquina, não deves ter mais nada para fazer ;)

 

Por acaso até tenho e muito ;)

 

Para a semana já te arranjo também que fazer ;)

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

 

Boas

 

 

Bom, mas mesmo bom era ter a casa em construção e deixar logo um ponto de água e esgoto, ai sim era TPA do melhor, abre torneira, fecha torneira, e vice versa e estava TPA feita, mas assim também funciona e não há gostas no chão ;)

 

 

 

 

Por acaso até tenho e muito ;)

 

Para a semana já te arranjo também que fazer ;)

Com um depósito no telhado para a água perder cloro e o sol ir aquecendo.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com um depósito no telhado para a água perder cloro e o sol ir aquecendo.

O deposito convem é que esteja sempre fechado mas nao isolado, o seja, deve conter furos para respirar, mas nao deve apanhar com os raios solares pois isso iria ajudar a que a agua ganhasse algas, coisa que nao quermos no aqua sao algas.

mas é uma boa ideia :)

FICHAS --> Oto affinis - Pristela - Danio Gigante - Dáfnia Pulex - Tubifex tubifex - Colisa lalia - Oto zebra - Camarão Camaleão - Anentome helena



bowdownFaz reciclagem, não poluas os rios, não poluas os mares, não poluas a terra. bowdown


:Fade-colorSê feliz fazendo os outros felizes, não estragues o que não é só teu. :Fade-color


Link to comment
Partilhar nas redes sociais