Duvidas de noob


Daniel_Alves

Recommended Posts

Boa tarde a todos!

 

Estou em fase de construção de um lago que tem em geral 2,30x1,20x0,50m. Ja fiz a escavação, coloquei tubagem de escoamento e vou agora passar para a fase da colocação de plastico e da tela epdm.

 

Vai ser lago de agua parada, não vai ter filtros nem bombas...

 

Pelo que ja estudei, uma boa forma será colocar plantas oxigenantes (elodeas, vallisneria, rabo de raposa, lentilha d'agua) e peixes que comam nutrientes ou algas que nasçam...

 

Pelo tamanho do lago (leva nem 2.000litros) não pode levar carpas (também penso que para o que quero não seria ajustado).

 

As minhas duvidas são:

 

- na plantação destas plantas, posso colocar areão e pedras para as fixar no fundo e a elas coloco-as assim limpas (sem substrato, terra, etc)? ou terei de coloca-las no vaso em que vêm ou então prende-las no areão mas com a terra que traz (a terra sujaria a agua não)?

 

- que tipo de peixes me recomendariam colocar neste tipo de lago (sem filtragens, bombas e de agua parada)? temperaturas de 35º verão e 0 a 5º inverno.

 

Os procedimentos a ter apos a construção do lago quais seriam:

 

1) encher e deixar alguns dias a agua em repouso colocando posteriormente as plantas e ao fim de mais alguns dias os peixes?

 

2) outro procedimento como poder colocar já tudo?

 

Uma ultima questão (sei que são muitas mas quero fazer tudo nos conformes)

 

Posso fazer a plantação e colocação dos peixes nesta época de inverno?

 

Muito obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Não tenho lagos nem entendo nada do assunto.

No entanto, não ter sequer uma bomba de circulação vai correr mal. No inverno, com a geada e as baixas temperaturas, a superfície do lago vai congelar, como consequencia, peixes mortos...plantas também não se devem safar...

 

Mas aguarde opinião de quem perceba mais do assunto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou de Vila do conde, bem perto de Viana.

O tempo aqui e aí é igual, por isso digo...

Basta experimentar deixar um balde cheio de agua durante a noite a partir de Janeiro, é sagradinho que de manhã tem 1 ou 2 cm de gelo à superificie.

 

Cumptos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

safaste bem com uma tarta adulta. com peixeirada nao estou a ver... mas vou seguir este topico porque tambem vou construir um lago para tartas e assim vejo o que o pessoal vai dizendo

 

cheers

 

[o edit foi apenas para seguir o tópico 😝]

Editado por sfgf
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

penso que sim, um amigo meu teve a dele sempre na rua (somos da margem sul) e ela apenas morreu porque ja era velhota. em relaçao as plantas nao sei e é por isso que vou seguir o tópico. quero ver se arranjo uma soluçao tambem

 

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu para já não percebo nada de lagos,mas sobre as plantas

li por ai,que se forem plantadas em vazos,mas que por cima

da terra tem que levar pedras pequenas a tapar a terra onde

não ouver plantas,a sim a água não leva a terra,e não suja,

agora tudo o resto já não sei,mas faz uma pesquisa pela net,

vais emcontrar imformação.

 

Cump: Álvaro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas...

 

agora era mesmo saber se não morrem com criação de geada...

 

comprando uma tartaruga tambem terei de lhe fazer/comprar um abrigo para estas temperaturas não? ela na agua ou fora dela com o frio e queda de geadas ainda morre, digo eu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao consigo escavar muito mais...

 

uma forma de evitar geada no lago seria um bocado de madeira a flutuar, não!? ou não resolveria?

 

tambem poderia criar uma cobertura para evitar que caisse geada diretamente no lago.

 

queria era saber se em casos extremos que plantas, peixes e tartarugas aguentariam à geada num lago de agua parada... se nada disso aguenta entao é tapar o buraco novamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre consegues manter mais um pouco a temperatura, mas so testando para veres o efeito que fara. nao sei onde foi, mas ja li aqui algures pelo forum as especies que aguentam o inverno em portugal, tenta fazer uma pesquisa aqui no forum. e ja gora da uma vista de olhos nos projetos diy e procura a estufa do severum que la no topico ele tem os seus lagos exteriores e vais conseguir tirar mais algumas duvidas que tenhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja estive a ver o topico dos peixes que aguentam o inverno em portugal mas reside a duvida: aguentam em que circunstancias? as temperaturas da localização das pessoas que relatam baixa aos 0º? como é o lago? temperatura das aguas? é de agua parada ou tem bomba? chega a gear o lago?

 

ha muito pormenor que não está bem explicado no topico e uma pessoa que percebe menos de 0 disto fica às aranhas :blink:

 

edit: nao estou a encontrar o topic

Editado por Daniel_Alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso mesmo que pensei.

 

tenho de comprar um termometro para medir os graus que vai tendo a agua e depois irei pesquisando para ver os peixes que se aguentam aquelas temperaturas...

 

se nao houver qualquer peixe terei de me virar para as tartarugas.

 

nao acumulando gelo no lago as plantas ja aguentarão correto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se o lago for bem plantado as plantas tratam das algas .

com aguas muito frias e colocando plantas que resistam , o que pode acontecer é as plantas desenvolverem lentamente, mas em principio nao havendo gelo elas resistem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.